Saturday, March 06, 2010

MARIA'S CLUB CAFFE COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Maria's Club Caffe, de Alcobaça, preparou uma noite muito especial para um dia muito especial. Na segunda-feira, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher... É de ir!

TONY ALLEN ACTUA NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA

Casa da Música . Sala 2
Sábado . 6 de Março . 22 horas
Tony Allen
Co-criador do estilo Afrobeat, ao lado de Fela Kuti nos anos 60 e 70, o nigeriano Tony Allen é um dos bateristas mais influentes de sempre, não só na música africana como no jazz, funk e hip-hop. Secret Agent é o álbum a solo mais recente, que se seguiu à sua participação no projecto The Good, The Bad & The Queen, com Damon Albarn, Paul Simonon e Simon Tong. É de ir!

VALE, DE MADALENA VICTORINO COM MÚSICA DE CARLOS BICA, EM CALDAS DA RAINHA

Centro Cultural e Congressos . Caldas da Rainha . Grande Auditório

Sábado . 6 de de Março . 21h30
Domingo . 7 de Março . 16h30

Vencedor do prémio para a Melhor Coreografia a primeira edição do Prémio Autores, da SPA e RTP, o espectáculo “Vale”, de Madalena Victorino, vai ser apresentado no CCC das Caldas da Rainha a 6 e 7 de Março.

"Vale" é um projecto de criação artística regional que parte do património dos lugares e das gentes do Vale do Tejo e se conjuga com os Teatros e as comunidades onde estes hoje se integram.

Este é um espectáculo coreográfico e musical que mobiliza 13 intérpretes vindos da dança, do teatro e da música, mas também participantes locais que, com a sua dinâmica laboratorial, cria espaços de encontro e trabalho regular entre artistas e as populações: população jovem, sénior, famílias e adultos.

Nas Caldas da Rainha Madalena Victorino teve que fazer algumas alterações ao espectáculo devido à grande adesão por parte dos caldenses para participarem. Habitualmente são escolhidos 30 participantes locais, mas nas duas apresentações no CCC das Caldas da Rainha vão participar cerca de 80 pessoas.

Fiquei surpreendida com esta adesão, foi algo inédito”, comentou Madalena Victorino, explicando que vai agora reflectir sobre a melhor forma de incorporar mais pessoas da melhor forma.

É um desafio, mas cada espectáculo é sempre diferente, de acordo com a realidade de cada local. Às vezes temos pessoas de 80 anos a participar, por exemplo. Nas Caldas da Rainha apareceram pessoas mais novas”, referiu.

O projecto surge de um convite que a Artemrede fez a Madalena Victorino para criar um projecto de Arte Comunitária para o Vale do Tejo.

Um projecto que constrói um “anel” de afinidades entre teatro e território e que através do seu modo de criação, leva sectores humanos habitualmente distanciados a aproximarem-se entre si e a aproximarem-se do Teatro.

"O Teatro como casa de celebração, casa aberta e viva, em que a actividade teatral diz respeito, faz sentido, entusiasma e interessa os seus habitantes", refere a criadora.

"Vale" apresenta-se sob a forma de 4 canções coreográficas que, cheias de episódios roubados com os olhos a Alcanena, Montijo, Santarém e Sobral de Monte Agraço, se compõem numa narrativa forte e fluida de movimentos musicais e movimentos ficcionados com os corpos e a sua voz.

"Nesta terra onde o rio é mar, aprendemos que a pele tem flor, que o gado tem vida de homem, que os lençóis são de água escura, que as pedras se rebentam para fazer nascer as oliveiras, que no tomilho poisam morcegos, que o vento lava, leva e traz", adianta Madalena Victorino.

A música deste espectáculo é de Carlos Bica, mas tocada ao vivo por músicos da região.

"Todos nós conhecemos o fandango ou já tivemos a oportunidade de ouvir um vira ribatejano, no entanto teria sido muito pouco interessante restringir o programa musical deste espectáculo ao uso único de folclore característico da região ou adaptações do mesmo", comenta Carlos Bica.

Apesar de inspirado nos costumes, tradições e paisagens da região o "Vale" é muito mais do isso, "ele fala de nós e quer ser um hino à Vida".

Criação Madalena Victorino em co-criação com os intérpretes
Direcção Musical e Música Carlos Bica
Interpretação Ainhoa Vidal, Costanza Givone, João Vladimiro, Lucília Raimundo, Marta Silva, Martinho Silva e Miguel Fragata
Músicos André Silva [guitarras], Carlos Santos [baixo eléctrico], Emanuel Soares [acordeão], Isaac Achega [bateria], Luís Martins [guitarras] e Pedro Salvador [guitarras]
Assistência Artística [Dança] Marta Silva
Assistência Artística [Textos e Comunidade] Inês Barahona
Consultoria Artística Peter Michael Dietz
Desenho de Luz Cristóvão Cunha
Fotografia Hélder Cardoso
Realização de Vídeo Eva Ângelo, Hélder Cardoso e João Vladimiro
Vídeo Pedro Sousa e Luís Bombico
Vídeo Documentário Eva Ângelo
Figurinos Ainhoa Vidal
Costureira Lucília Peleias
Produção Executiva Inês Barahona
Produção Artemrede – Teatros Associados

É de ir!

CINE-TEATRO SÃO PEDRO DE ALCANENA COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Galeria de Exposições do Cine-Teatro São Pedro de Alcanena
Domingo . 7 de Março
Exposição de Pintura
16 horas - Inauguração
Pintura de Firmino Rodrigues, Joana Frazão, Maria Alzira Bento e Silva, Zulmira Bento, Saúl Roque Gameiro, Clara Rodrigues, Manuela Carvalho, Ramiro Almeida, Augusto Costa, Carla Figueiredo, Rui Gonçalves e Perpétua Frazão
Flores e Rosas
16h3o - Recital de Poesia
Poemas de Marquesa de Alorna e Natália Correia
Silvina Pereira . interpretação
Halina Berezowska . violoncelo
16h30
Tertúlia com a presença de Vanda Anastácio
A exposição estará patente até 28 de Março, no seguinte horário.
de segunda a sexta-feira, entre as 13 e as 19 horas
(encerrada aos fins-de-semana, excepto dias de espectáculo, entre as 14 e as 21h30)
É de ir!

Thursday, March 04, 2010

RITA MYWAY E DJ PERPÉTUA RAMIREZ AO VIVO, EM ALCOBAÇA, NO BECO CLUB

Rita MyWay
+
Perpétua Ramirez [women dj set]
Sábado . 6 de Março . 22 horas
Beco Club
[Alcobaca]
A noite das meninas ritas no Beco... Promete!

ANA BRITO E CUNHA APRESENTA SUPER MULHER, NA BENEDITA

Centro Cultural Gonçalves Sapinho . Benedita . Grande Auditório
Sábado . 6 de Março . 21h30
Super Mulher
com
Ana Brito e Cunha
É de ir!

JANTAR/FESTA 89º ANIVERSÁRIO DO PCP, EM ALCOBAÇA

Jantar-Festa do 89º Aniversário do PCP
Restaurante Corações Unidos - Alcobaça - 20 horas - 6 de Março
intervenção principal a cargo de
Ana Pato
(Comité Central do PCP e Direcção Nacional da JCP)
Muitos parabéns!

UM FADO PELA MADEIRA, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

“Um Fado pela Madeira” é o espectáculo musical que o Município de Alcobaça promove, este Sábado, 6 de Março, no Cine-teatro de Alcobaça, pelas 21h30, com o objectivo de angariar fundos para ajudar a reconstruir a Ilha da Madeira. Depois da catástrofe que abalou a Ilha nos últimos dias, e que emocionou os portugueses, o Município decidiu “arregaçar as mangas” e também ele trabalhar no sentido de ajudar esta Ilha associando o Fado a palavras como o Sentimento, a Saudade e a Esperança.

A iniciativa, integrada no programa “Alcobaça Amiga” (um serviço de voluntariado que será brevemente apresentado), contará com a participação de nomes do Fado como: Emanuel Soares, Acácio Norte, Diana Gil, Emanuel Moura, Idília Pedrosa, Joaquim Romão e Dâna Albergaria com os seus músicos. Estão também confirmadas as presenças do guitarrista Joaquim Domingues e do viola Eduardo Carvalho.


Para além do valor simbólico do bilhete, 10 euros, que irá reverter na íntegra para a Madeira, a organização irá colocar dois reservatórios no átrio do Cine-Teatro, onde os presentes poderão contribuir com algum donativo para além do bilhete de entrada.

É de ir!

AS LÁGRIMAS DE SALADINO, DE RUI HORTA, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Centro Cultural de Belém . Grande Auditório
5 e 6 de Março . às 21 horas
RUI HORTA – ARTISTA ASSOCIADO
AS LÁGRIMAS DE SALADINO
As Lágrimas de Saladino, a segunda criação de Rui Horta enquanto Artista Associado da Temporada, é uma peça sobre a ética e a compaixão no uso do poder. “As Lágrimas de Saladino” é o título do 10.º capítulo de As Cruzadas vistas pelos Árabes de Amin Maalouf, uma obra que reflecte sobre a visão que temos do outro, do que nos é estranho e do que nos inquieta. Na realidade, os temas “antigos” abordados na obra do escritor libanês são mais actuais do que nunca. Hoje, como há mil anos, a mesma inflexibilidade do olhar e do sentir continuam a escrever os capítulos mais sangrentos da história dos homens e a religião volta a ser o ponto de todas as discórdias. Obra ainda em processo de criação, As Lágrimas de Saladino é uma peça de grande dimensão concebida para o Grande Auditório do CCB que contará com oito bailarinos e com música ao vivo.
“Saladino entrou em Jerusalém numa sexta-feira, 2 de Outubro de 1187 (o 27 de Rajab, do ano 583 da Hégira), no próprio dia em que os muçulmanos festejavam a viagem nocturna do profeta a Jerusalém. Entrou em Jerusalém e, após 91 anos de sangrenta ocupação pelos combatentes cristãos do Ocidente, dá ordem aos seus emires e soldados para pouparem a população, os combatentes, evitar a pilhagem e o massacre, guardando os lugares de culto e anunciando que todos aí poderão rezar quando o desejarem. Ele próprio passa de um santuário a outro, chorando, rezando e prosternando-se, num acto de compaixão sem precedentes na história da humanidade.”


Amin Maalouf

Coreografia | Espaço Cénico | Desenho de Luz RUI HORTA
Música original | direcção musical JOÃO LUCAS
Intérpretes KATARZYNA SITARZ | MILÁN ÚJVÁRI | NOEMÍ VIANA GARCÍA | VÍT BARTÁK | GILLES BARON | MARCUS BALDEMAR | SILVIA BERTONCELLI | MIGUEL MOREIRA
Textos RUI HORTA | TIAGO RODRIGUES

Músicos
PAULO TEMEROSO sopros e electrónica
ANTHONY WHEELDON guitarra e electrónica
MARCO SANTOS percussão e electrónica
DJ RIDE turn-table e electrónica
JOÃO LUCAS piano e electrónica

Banda Filarmónica BANDA DA SOCIEDADE CARLISTA | MONTEMOR-O-NOVO
Apoio dramatúrgico TIAGO RODRIGUES
Direcção técnica NUNO BORDA DE ÁGUA

É de ir!


CAFÉ ZIMMERMANN TOCA CONCERTOS BRANDEBURGESES DE BACH, EM LISBOA

Fundação Calouste Gulbenkian . Grande Auditório
Domingo . 7 de Março . 19 horas
CAFÉ ZIMMERMANN
PABLO VALETTI (direcção)
CÉLINE FRISCH (direcção)
Johann Sebastian Bach
Concerto Brandeburguês Nº 2, em Fá maior, BWV 1047
Concerto Brandeburguês Nº 4, em Sol maior, BWV 1049
Concerto Brandeburguês Nº 6, em Si bemol maior, BWV 1051
Concerto para Cravo, em Fá menor, BWV 1056
Absolutamente a não perder!

Wednesday, March 03, 2010

MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA PROMOVE CONCURSO DE MÚSICA SONS DO BAÇA

Numa tentativa de promover novos valores da música em Portugal, bem como de promover a animação nas noites de Verão ao longo da extensa costa do seu concelho, a autarquia de Alcobaça aposta, para os meses de Julho e Agosto, no lançamento do 1.º Concurso de Música Sons do Baça. As eliminatórias do concurso decorrerão nas praias do concelho: Pedra do Ouro, Paredes e São Martinho do Porto, estando a sua final marcada para o dia 21 de Agosto, durante as Festas da Cidade - São Bernardo.
A participação nesse concurso está aberta a todas as bandas e/ou intérpretes nacionais ou estrangeiros, sem qualquer contrato discográfico, não estando inibida a participação de edições de autor ou temas incluídos em compilações. A idade mínima de participação é de 16 anos, e as inscrições estão abertas até 31 de Maio.
O regulamento do 1º Concurso de Música Sons do Baça está disponível em:
http://www.alcobaca.pt
www.myspace.com/sonsdobaca
sons-do-baça ( facebooK);

MULHERES NA ARQUITECTURA - UM COLÓQUIO NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Mulheres na Arquitectura

4 de Março | 10h00-18h0


Colóquio


Entrada livre

No âmbito da XII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, cujo tema

é a CAUSA PÚBLICA – O PÚBLICO E O MEDIÁTICO, o Departamento de

Arquitectura da FCTUC propõe-se constatar, analisar e comemorar a crescente

presença da mulher na Universidade e, em particular, na Arquitectura.

O colóquio MULHERES NA ARQUITECTURA tem como objectivo fazer uma

recapitulação da presença da mulher na história da arquitectura do século XX,

apresentar o trabalho de investigação de arquitectas como testemunho dessa

presença e vitalidade e debater a presença pública e a contribuição da mulher

em diversas planos – arquitectura, história, crítica, investigação – no panorama

português.









PROGRAMA

10H00 | Abertura e Apresentação do Colóquio


Lançamento da publicação Joelho 1: “Mulheres na Arquitectura”

10H30 | AS MULHERES E A CIDADE


Helena Roseta, Arquitecta, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa

11H00 | APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO:










Carla Lopes | NOVAS MEMÓRIAS


Liliana Carvalho, Plugged | INSERÇÃO MECÂNICA NA ARQUITECTURA

DESDE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL À REVOLUÇÃO DIGITAL


Filipa Cabrita | TURISMO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PAISAGEM

CULTURAL. SEDUÇÃO, SÍMBOLO, AUTENTICIDADE


Inês Antunes | CIDADE SENTIDA


Telma Silva | DAS EXPOSIÇÕES UNIVERSAIS AO SHOPPING CENTER


Joana Bem-Haja | RECYCLING MANHATTAN










13H00 | 14H30 | Almoço

14H30 | OLHAR PARA AS ESTRELAS. NOTAS SOBRE O FEMININO/MASCULINO NA ARQUITECTURA


Jorge Figueira, DA, FCTUC, CES

15H00 | RUPTURAS E CONTINUIDADES NO PROCESSO DE

FEMINIZAÇÃO DA ARQUITECTURA


Virgínia Ferreira, FEUC, CES

15H30 | MULHERES ARQUITECTAS: PARA UMA HISTÓRIA

DAS MULHERES NA ARQUITETURA


Ana Tostões, IST, Presidente do Docomomo

16H00 | UMA CASA QUE NÃO SEJA EU


Graça Abranches, Professora Secundário Aposentada










16H45 | Debate de encerramento com a participação de Paulo Varela Gomes,

DA, FCTUC,CES

17H45 | Encerramento

18H00 | Inauguração da exposição “Mulheres na Arquitectura – 13 Casos”,

Sala de Exame Privado


Participação no Colóquio: 3 créditos de “Formação opcional em Matérias de

Arquitectura”- Ordem dos Arquitectos.

Organização: Departamento de Arquitectura da FCTUC


Coordenação: Jorge Figueira

É de ir!



HERMAN JOSÉ PROMETE ARRASAR, EM LISBOA, NO MAXIME

Dias 5 e 6 de Março de 2010 o Maxime recebe com pompa e circunstância o “rei da comédia”, o único, o insubstituível, o insuperável e inoxidável Herman José!

Sejamos fancos e honestos: Herman é o maior. Não há felino que lhe chegue ao pelo. A qualidade do seu humor deixa a concorrência a milhas-náuticas. Com Herman não há coisas “fraquinhas”. É tudo ou nada! Herman é o Rei, a fina-flor do nacional (bom) humor!

O nosso eterno “Tony Silva” traz ao Maxime um espectáculo a solo, sem rede, sem filtro e sem vergonha, onde são revisitados 35 anos de uma carreira fulgurante e incontinente. “Adeus, Vou Ali Já Venho” é uma sessão de música e humor puro e duro, não aconselhável a cardíacos, fundamentalistas ou epiléticos (os incontinentes são benvindos!).

No mesmo palco onde um «artista português» demonstrou as virtudes da “Pasta Medicinal Couto”, Herman, o “artista português” por excelência vai demonstrar porque é que o “Diácono Remédios”, a “Maximiana” (que joga em casa!), ou o “Serafim Saudade” têm a virtude de fazer parte da galeria de clássicos da cultura portuguesa (lado-a-lado com o Zé Povinho, o Galo de Barcelos ou o Leão da Estrela!). Imbatível, indiscutível e imperdível.


É de ir!


RICARDO KALASH LANÇA A SOCIEDADE, NA LOUSÃ

A Câmara Municipal da Lousã, a editora Mar da Palavra e o autor, Ricardo Kalash, convidam-nos a estar presentes no lançamento editorial, na Lousã, do livro de teatro A Sociedade, em sessão pública a realizar no dia 5 de Março de 2010 (sexta-feira), pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal. A apresentação da obra será efectuada por João Escudeiro (dirigente associativo) e Isabel Palha (professora e pedagoga). É de ir!

Tuesday, March 02, 2010

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA LEVA MOZART AO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA, NO PRÓXIMO SÁBADO

Amadeus

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Soojin Moon . soprano

Eduardo Rahn . direcção musical

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

– Abertura da ópera La Clemenza di Tito, K. 621

Ecco il punto ... Non più di fiori, ária da ópera La Clemenza di Tito (Vitellia)

Bella mia fiamma ... Resta, o cara, ária de concerto, K. 528

– Abertura da ópera Idomeneo, re di Creta

Martern aller Arten, ária da ópera O Rapto do Serralho (Constanze)

– Sinfonia n.º 40 em Sol menor, K. 550

Sexta-Feira, 5 de Março, 21h00, Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa

Sábado, 6 de Março, 21h30, Mosteiro de Alcobaça

Absolutamente a não perder!


JOANA BÉRTHOLO LANÇA DIÁLOGOS PARA O FIM DO MUNDO, EM ALCÂNTARA

Livraria Ler Devagar . Lx Factory . Alcântara
(antigas instalações da gráfica Mirandela)
Quinta-Feira . 4 de Março . 18h30
lançamento do livro
Diálogos Para o Fim do Mundo
de
Joana Bértholo
o livro será apresentado por Nuno Nabais
É de ir!

ORQUESTRA GULBENKIAN INTERPRETA OS SETE PECADOS MORTAIS DE KURT WEILL, EM LISBOA

Fundação Calouste Gulbenkian . Lisboa . Grande Auditório
Quinta-Feira . 4 de Março . 21 horas
Sexta-Feira . 5 de Março . 19 horas

ORQUESTRA GULBENKIAN
LAWRENCE FOSTER (maestro)
ANGELIKA KIRCHSCHLAGER (meio-soprano)
ALFONS BRANDL (tenor)
HUBERT NETTINGER (tenor)
MICHAEL MANTAJ (barítono)
CHRISTIAN SCHMIDT (baixo)

Franz Liszt
Primeira Valsa Mephisto

Kurt Weill
Die sieben Todsünden («Os Sete Pecados Mortais»)

Sergei Prokofiev
Sinfonia Nº 3, em Dó menor, op. 44

Absolutamente a não perder, por nada!

GAIA FUNDOU CENTRO DE LÍNGUAS

Uma ideia interessante a divulgar junto de quem tem mais dificuldades em pagar!

O GAIA enquanto organização ambiental, procura desenvolver ações e projetos associados à temática da sustentabilidade.

Neste sentido é criado o Núcleo de Línguas do Centro Social do GAIA. Nasce com o objetivo de possibilitar a transmissão de conhecimento entre pessoas e de partilhar idiomas que nos permitam conhecer o mundo de uma perspectiva diferente, facilitando o acesso a material escrito, assim como beneficiar dos potenciais sociais da oralidade.

O Núcleo de Línguas facilita a integração na cultura e idioma local assim como permite a partilha de novos idiomas. Podes já usufruir das seguintes quatro classes de línguas:

Português
SÁB 10.00-12.00 por João Lourenço e João Aguiar
968360217 e 967428523, jmanelorenco@gmail.com e joao.aguiar@gaia.org.pt

Francês
QUA 19.00-21.30 - por Gauthier
210962335, trasmoscas@gmail.com

Inglês
SEX 19.00-21.00 - por João Martins
965731419, joao@gaia.org.pt

Russo
SÁB 14.00-16.00 - por Natália
927544809, mashvizza@mail.ru

Pedimos-te que contates @(s) professor(es/as) com antecedência para confirmar a tua presença na aula. Para participar nestas aulas pedimos a contribuição de 1 euro, porém encontraremos alternativa para quem não puder pagar.

GAIA – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental
Travessa da Nazaré, 21, 2º, 1100-368 Lisboa,
210962335, lisboa@gaia.org.pt, http://gaia.org.pt/lisboa

É de frequentar!

Monday, March 01, 2010

SEMINÁRIOS SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL, NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA

O Instituto Politécnico de Leiria, através do seu Centro de Investigação em Gestão para a
Sustentabilidade (CIGS), e em parceria Conselho Empresarial para o Desenvolvimento
Sustentável (BCSD), Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), Associação
Empresarial Ourém – Fátima (ACISO) e da Câmara do Comércio Luso-Sueca, promovem um
Ciclo de Seminários sobre a temática da “Responsabilidade Social e Sustentabilidade –
Desafio para as Pequenas e Médias Empresas (PME)”, durante os dias 3, 10 e 17 de Março,
na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), Campus 2 do IPL, em Leiria.
O seminário surge com o objectivo de oferecer uma oportunidade para empresários, gestores
de PME, e dirigentes do Sector Público e do Terceiro Sector, da zona Centro, de reflectirem
sobre o papel da Responsabilidade Social das Organizações (RSO) enquanto recurso
estratégico para o desenvolvimento do negócio. Assim, será apresentada a responsabilidade
empresarial ou organizacional, como um aperfeiçoamento da relação com os clientes, os
fornecedores, a comunidade em geral, na relação entre os colaboradores e a organização,
procurando os melhores processos e produtos ou serviços.
O BCSD, a Universidade Católica Portuguesa do Porto, a Sustentare e o Instituto Superior de
Contabilidade e Administração de Lisboa são algumas das entidades que aceitaram o convite
para participar este debate, sendo esperadas intervenções no domínio da Ética Empresarial, da
sua relação com a sustentabilidade ambiental; da responsabilidade empresarial como
oportunidade de inovação, fonte de motivação e fidelização de colaboradores. Será igualmente
abordado o papel dos Relatórios de Sustentabilidade e serão dados a conhecer alguns
aspectos associados ao diagnóstico da RSO em Portugal.
Com vista a testemunhar práticas, conta-se com a apresentação da Nova Delta e do Grupo
Soares da Costa, assim como, com o testemunho das empresas ínCentea, Centro Hospitalar
de S. Francisco, Roca Portugal, J. Justino das Neves, CliniFátima e Vigobloco, sediadas na
região de Leiria e Ourém.
É de participar!

DINIS MANUEL ALVES LANÇA PROMOÇÕES, SILÊNCIOS E DESVIRTUAÇÕES NA TV - A INFORMAÇÃO AO SERVIÇO DA ESTAÇÃO, EM COIMBRA

A editora Mar da Palavra e o autor, Dinis Manuel Alves, convidam-nos a estar presentes no lançamento editorial, em Coimbra, do livro Promoções, Silêncios e Desvirtuações na TV – A INFORMAÇÃO AO SERVIÇO DA ESTAÇÃO, em sessão pública a realizar na próxima quarta-feira (3 de Março de 2010, pelas 18h00), na sala de conferências (Sala Francisco de Sá de Miranda) da Casa Municipal da Cultura (na Rua Pedro Monteiro). A apresentação desta obra de ensaio em Jornalismo (que dá continuidade à colecção “Comunicar-te”, sob a chancela da Mar da Palavra) será efectuada por Francisco Rui Cádima (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa). É de ir!

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA ABRE CANDIDATURAS PARA MAIORES DE 23 ANOS

O IPL abre inscrições, de 2 de Março a 14 de Abril, para a realização de Provas Especialmente
Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do
Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos (M23).
Estas provas destinam-se a permitir às pessoas que tenham completado 23 anos de idade até
ao dia 31 de Dezembro de 2009 e que não tenham tido oportunidade de ingressar no Ensino
Superior, a possibilidade de o fazerem.
Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos
O regime de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos (regulamentado pelo
Decreto-Lei 64/2006) enquadra-se numa política de promoção de igualdade de oportunidades
no acesso a este grau de ensino, oferecendo aos candidatos a possibilidade de ingressar no
Ensino Superior a todos os que, por qualquer razão, não tenham tido essa possibilidade após a
conclusão do Ensino Secundário ou que não tenham mesmo aquele grau de ensino, mas que
tenham adquirido conhecimentos que lhes possibilitem ingressar num curso superior.
M23 no IPL em 2009
No ano 2009, candidataram-se às Provas deste regime de acesso 552 pessoas das quais,
após a realização de uma prova de cultura geral, uma prova conhecimentos específicos (com
uma parte oral e uma parte escrita) e uma entrevista, 389 obtiveram aprovação e ingressaram
nos cursos do Instituto. É de inscrever!

Sunday, February 28, 2010

THE VOCA PEOPLE NO CASINO ESTORIL

THE VOCA PEOPLE! - Oito simpáticos extra-terrestres, conhecidos pela sua musicalidade única e um forte sentido de humor estão a chegar ao Auditório dos Oceanos no Casino Lisboa! Sem instrumentos, só com as vozes, eles vão conquistá-lo com reproduções fiéis dos ritmos e das melodias dos mais conhecidos temas que marcaram a história da música. Rock, pop, jazz e música clássica, num espectáculo onde vai poder ouvir, por exemplo, Beach Boys, Michael Jackson, Britney Spears, Nirvana ou Madonna. Há quem lhes chame um fenómeno DO OUTRO MUNDO! É de ir!