Saturday, July 04, 2009

NEW KIDS ON THE BLOG: O BLOG DA PAPIRO EDITORA

A Papiro Editora abriu novas perspectivas a um conjunto de autores que procuram afirmar-se no panorama literário português e que não tiveram, ainda, oportunidade de publicar ou optaram por uma editora independente. Editando, assim, tanto escritores de renome como ainda desconhecidos do público em geral, a Papiro Editora permitiu que alguns títulos entrassem no mercado com assinalável sucesso. Esse foi, por exemplo, o caso do autor deste blogue, que já viu dois dos seus livros editados pela Papiro Editora. A Papiro Editora inaugurou agora um blogue, disponibilizando desse modo toda a informação possível sobre os novos livros que vai colocando no mercado. O endereço do blogue da Papiro Editora é o seguinte:
http://www.blogdapapiroeditora.blogspot.com/
e quem o visitar não perderá certamente o seu tempo. É de visitar!

4 ELEMENTOS: OPEN AIR POOL PARTY, EM ALCOBAÇA, NO YOUR HOTEL & SPA - HOJE MESMO!

Organizada pela Seven Events, surge neste início do verão de 2009, hoje mesmo, sábado, 4 de Julho, a festa de sob o signo dos 4 Elementos – Open Air Pool Party, a ter lugar em Alcobaça, no Your Hotel & Spa (Antigas Termas da Piedade). Com início pelas 23h30, o evento contará com uma forte componente multimédia, som e vídeo ao longo de toda a noite. A alusão aos 4 elementos - Ar, Terra, Água e Fogo - será uma constante. Com diferentes áreas irá ser possível desfrutar da beleza natural do espaço, relaxar na área Lounge e apreciar as imagens projectadas no ecrã de água. A componente musical conta com a actuação do DJ britânico Jack Beats, completando-se o cartaz com a presença de Diego Miranda, live act da dupla Blare, e com a realização de um tributo multimédia a Daft Punk a cargo de DJ Alfa, Don Falcon e VJ Alatak. A organização do evento pretende este ano transmitir ao público a sua preocupação ambiental, sendo assim as emissões de CO2 resultantes da sua realização irão ser compensadas com a plantação de cerca de 100 árvores. Pretende-se assim, anular o impacto ambiental causado pela festa e alertar para a importância desta temática. É de ir!

Friday, July 03, 2009

42ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER, NO PRÓXIMO DOMINGO

A 42ª emissão do programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana vai ser apresentada no próximo domingo, 5 de Julho, na Rádio Cister, de Alcobaça, no seu horário habitual, entre as 12 e as 13 horas. Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo José Costa e Sousa, Rui Rasquilho e Valdemar Rodrigues como comentadores residentes. Na 42ª emissão de Um Olhar Sobre a Semana estarão em debate os seguintes temas:
1. - Um ilustre ministro do nosso governo fez esta semana inusitados gestos na Assembleia da República. Pediu seguidamente a sua demissão, logo aceite, mas a verdade é que a dignidade daquela instituição foi fortemente afectada. Existe alguma justificação racional para atitudes daquele género?
2. - Há quem defenda que a noite nunca esteve tão interessante e movimentada como agora em Alcobaça, principalmente aos sábados. Outros há, porém, que defendem o contrário, nomeadamente os moradores das zonas onde se situam os mais conhecidos locais de diversão nocturna local, que se queixam de algum barulho e muita agitação nocturna junto às suas casas... Na passada semana encerrou definitivamente as portas ao público um dos mais afamados bares de Alcobaça, o Clinic, que, num seu manifesto publicamente divulgado, se queixava da falta de actuação das autoridades locais no que respeita ao cumprimento da Lei de Horários de Funcionamento... Estaremos mesmo perante uma questão com alguma gravidade ou está tudo bem quando a facturação de alguns ainda vai funcionando?
3. - O investidor norte-americano Bernard Madoff, responsável pela maior fraude de sempre no sistema financeiro, foi julgado e condenado a 150 anos de prisão, com uma rapidez e uma frontalidade invejáveis para o sistema judicial português. Poderão os portugueses ter aprendido alguma coisa com esse eficaz funcionamento da Justiça norte-americana?
Promete ser mais uma emissão a seguir com muita atenção, em que os comentadores residentes do programa não voltarão a deixar os seus créditos por mãos alheias. Podemos garanti-lo...

SAIA CURTA E CONSEQUÊNCIAS NO CENTRO CULTURAL E CONGRESSOS DE CALDAS DA RAINHA

Centro Cultural e Congressos - Caldas da Rainha
SAIA CURTA E CONSEQUÊNCIAS
Sábado - 4 de Julho - 21:30 - Grande Auditório
Cláudia Vieira e Luís Gaspar são os protagonistas da peça Saia Curta e Consequências, a partir de um texto de Hervé Devolder, com encenação de Paulo Matos. E aí vai estar uma prova de que o teatro pode ser bom e bonito: é de ir!
Alinhar ao centro

VERÃO CIÊNCIA NO IPB 2009 - ESTÁGIOS DE VERÃO GRATUITOS NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA

-Verão Ciência no IPB 2009 / estágios de Verão gratuitos / de 20 a 24 de Julho-
O "Verão Ciência no IPB 2009" é um projecto do Instituto Politécnico de Bragança - IPB, co-financiado pelo programa Ocupação Cientifica de Jovens nas Férias 2009 (http://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2009/) e tem como finalidade proporcionar gratuitamente aos estudantes do 10º, 11º e 12º anos do Ensino Secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica. De 20 a 24 de Julho, estes jovens poderão frequentar um estágio no IPB numa das seguintes áreas científicas, disponíveis em http://veraociencia.ipb.pt/:
1."Biologia e Bioquímica"
2."Tecnologias, Robótica, Electrotecnia e Electrónica"
3."Física, Química e Matemática"
4."Ciências da Saúde".
Os estágios têm duração de uma semana e são complementados com actividades socio-culturais, lazer e entretenimento... Trata-se de uma excelente oportunidade de conhecer Bragança e a sua região e de ter um convidativo estágio numa das 5 Escolas do Instituto Politécnico de Bragança. Vejam o programa do evento em http://veraociencia.ipb.pt/ ou directamente na página do Ciência Viva em
e não percam muito tempo a inscrever-se: é de ir, já!

Thursday, July 02, 2009

FESTA DA JUVENTUDE EM CAMPO MAIOR ABRE PORTAS A VÁRIOS DJ'S

Festa da Juventude - Campo Maior
1 a 5 de Julho
1 - Dj Nelson C e Dj Bubu
2 - Dj Thiga e MC Dave
3 - Dj Myster D
4 -Dj Magalie
5 - Dj Nelson C e Dj Bubu
Uma festa simplesmente imparável!

NANÁ VASCONCELOS MINISTRA ORGANIC WORKSHOP NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA

Casa da Música - Porto
Sala 2
Sábado - 4 de Julho - 11 horas
Organic Workshop - Naná Vasconcelos
Um dos melhores percussionistas do mundo, Naná Vasconcelos, vai ministrar na Casa da Música um workshop sobre o corpo humano enquanto instrumento musical e imensa caixa de ritmos. Ao longo de um dia propõe-se um modelo de trabalho divertido e naturalmente dinâmico ­- uma "aeróbica musical", como lhe chama o ilustre músico brasileiro. Para o workshop basta levar o corpo e a vontade, tudo o resto nasce com a ajuda e raça deste pernambucano. É de frequentar!

FESTIVAL EIXORAP, EM VILA NOVA DE GAIA

Está ai e completamente gratuito um autentico Festival! Vejam só: EixoRap, Portugal e Galiza juntos em dois dias junto ao mar, ou seja tudo conjugado para um momento inesquecível. Apareçam !!
3 e 4 de Julho – Vila Nova de Gaia
Festival EixoRap
Entrada livre !!!!
Inicio dos Concertos às 18 horas

Sexta, 3 de julho -
Sábado, 4 de julio

Pániko en las Calles (Galicia)
Drumdrama (Galicia)

Dr. Nelsassin (Portugal)
Recarga(Portugal)

Valda (Galicia)
Rack Eterno (Galicia)

Seilaesencia (Galicia)
Kaixo Sama Vs LCesar (Galicia)

Syzygy (Portugal)
Imperio Norte (Galicia-Portugal)

El Puto Coke (Galicia)
Woyza (Galicia)

Dealema (Portugal)
Mind da Gap (Portugal)

É de ir: absolutamente!

OS MONÓLOGOS DA MARIJUANA, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Alinhar ao centroCine-Teatro de Alcobaça
Sábado - 4 de Julho - 22 horas

OS MONÓLOGOS DA MARIJUANA
COLECTIVO TEATRAL: A Kind of Black Box

Depois do sucesso de “LOST IN SPACE” e da participação do trio na “polémica”
“BÍBLIA, TODA PALAVRA DE DEUS – SINTETIZADA”, os três actores regressam com este texto de Arj Barker, Doug Benson e Tony Camin, “MONÓLOGOS DA MARIJUANA”.
Uma das obras mais aplaudidas na off-Broadway Nova-iorquina no ano de 2003, e que desde então tem feito sucesso em todos os países por onde passa, tais como, Argentina, Chile, Brasil, Venezuela, Espanha, encontra agora a sua adaptação para Portugal. O texto não é uma apologia ao consumo de marijuana, e muito menos de outras drogas, mas sim uma obra onde as três personagens reflectem de uma forma irónica e com muito humor, sobre o “universo” que rodeia a controversa marijuana.
Os prós, os contras, as contradições, as crenças, as ilusões, os mitos e mistérios, os ritos e rituais, enfim, o raciocínio da sociedade moderna em relação a este “fruto proibido”, é neste espectáculo enaltecido e posto em causa. Em aproximadamente sessenta minutos, poderá assistir-se a uma montagem mordaz e muito actual, discutindo com muito humor, sem qualquer pretensão activista nem pródrogas, este fenómeno social em ascensão. Qualquer pessoa, quer apoie o consumo e legalização da mesma ou não, será incapaz de resistir a esta divertida peça… Quem fuma ri, quem não fuma ri ainda mais!
De Arj Barker, Doug Benson e Tony Camin.
Tradução Ana Seoane
Interpretação e Adaptação João Craveiro, Paulo Duarte Ribeiro e Tobias Monteiro
Direcção Yuri Kurkotchensky
Som Manuel Lobo
Operação de Luz e Som Paulo Santos, Hugo Moita Claro, Gaetan Bresson
Design e Fotos Frederico Saraiva, Pedro M. Leitão, IDWork_Sofia Catarino
Produção Marisa Coelho/ K.B.B.
Promoção K.B.B. e Maria Joana
Apoios Encena, OnCast, Cogumelo Mágico
M/18
Preço: 8€
(20% desconto: Estudantes, maiores de 65 anos e detentores do Cartão de Crédito Clássic e Premier CCA)
É de ir!

IRMÃOS CATITA FAZEM 69ª FESTA BIKINI, EM LISBOA, NO CABARET MAXIME

Dia 4 de JULHO, ei-la que regressa, garbosa e viçosa, menina e moça ao CABARET MAXIME! É a 69ª FESTA BIKINI, uma celebração anual em honra da estação quente – sempre um bom pretexto para celebrar – disfarçada pelo manto diáfano da “festinha de verão”, tão estúpida como todas as festas de verão, seja “da espuma”, da “roupa branca”, da “t-shirt molhada” ou “do cabelo estúpidamente parecido com o do Ronaldo (o careca, não o outro...)”. Meros pretextos para a venda legal de álcool a miúdos e graúdos... Os nadadores-salvadores de serviço são os inafogáveis IRMÃOS CATITA que, depois do Cú ao léu em Carcavelos e Mamas & rambóia em Tróia promovem agora um festim sob o lema Molhar o grelo no Mindelo – uma orgia de praia onde elas vão de BIKINI, e eles vão de tanga. Como de costume há ingressos e bebidas grátis para garotas em bikini, topless – ou até em bottomless – e toda uma variedade de atractivos que tornam esta festa um must da silly season, deixando o Allgarve – e os seus Allarves – num cantinho! Ronaldo já confirmou presença, Paris Texas já reservou dez mesas, Amy “Vinho-da-casa”, idem, e até Xixi Caneças está na lista de convidados! Junte-se também a este magote de socialites da treta e venha divertir-se à grande, por entre mono e bikinis. Compareça e estoire a cabeça! (texto: Gimba)
cabaret maxime - pç. alegria, 58 - lisboa
abertura portas 22h - espectáculo 23h30
É de ir!

Wednesday, July 01, 2009

LES BALLETS C DE LA B NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Centro Cultural de Belém
Grande Auditório - 3 e 4 de Julho - 21 horas
LES BALLETS C DE LA B
PITIÉ!
ALAIN PLATEL/FABRIZIO CASSOL
No seguimento da experiência de vsprs, espectáculo de 2006 em que também foram co-autores, Pitié!, o magnífico novo trabalho de Cossol e Platel confere à obra-prima de Bach uma inesperada dimensão de sensualidade, cor e calor.
«A Paixão segundo São Mateus é uma obra em que não se deve tocar. No entanto, foi exactamente o que nós fizemos, o compositor Fabrizio Cassol e eu.»
"O ser humano tende para o sofrimento mais do que para o prazer. Nesta perspectiva, as relações com a mãe - aquela que dá a vida - retomam a sua importância. Mesmo que as crianças sejam concebidas com as melhores das intenções, qualquer nascimento é uma condenação à morte."
- Alain Platel
Absolutamente imperdível!

THE ACT-UPS E DJ'S NICK NICOTINE E EL MARIACHI NO BECO CLUB, EM ALCOBAÇA

GAZ e Beco Club apresentam Rock Sessions...
THE ACT-UPS
[live act]
+
Nick Nicotine & El Mariachi
(Special guest Dj’s)
Sexta-Feira - 3 de Julho – 22.30h
BECO CLUB
Alcobaça
THE ACT-UPS
(live act]
Banda ao vivo por excelência, os ACT-UPS são um dos melhores projectos nacionais de rock’n roll. Com influências que variam entre o psicadelismo do final dos anos 60 ou o punk dos MC5, Stooges e Dirtbombs, a magia desta banda encontra-se na voz poderosa do seu vocalista e na alma com que todos se entregam em cada canção. Guitarras distorcidas a valer mas também em dose suficiente para não perdermos o sentido melódico das suas composições e é nisto, que os Act-Ups têm de bom: nunca nos cansamos de os ouvir. Editaram em Setembro do ano passado o album Play the Old Psychedelic Sounds of Today pela Groovie Records (também no formato do velhinho vinil de 12”) tendo sido considerado o melhor de sempre e um dos discos portugueses do ano. Regressam aos concertos depois de uma longa paragem e Alcobaça foi o palco escolhido para a sua (re)estreia - www.myspace.com/actups
Nick Nicotine & El Mariachi
(Dj set]
Nick Nicotine é também conhecido por ser um one-man band. Mas no que toca a colocar disquinhos, o ópio é outro e o resultado é uma noite contagiante e bem divertida. El Mariachi também toca guitarra e o rock’n roll corre-lhe nas veias. Não sabe falar espanhol fluentemente, mas quem precisa se a música é linguagem universal!! Rock’n roll, blues, surf, electro e afins, serão sonoridades a ouvir ao longo da noite e se algo completamente fora do estilo aparecer nos entretantos, pouco ou nada se notará, ou melhor, até irá cair bem…
www.myspace.com/becoclub
www.myspace.com/gazproducoes
É de ir, absolutamente!

FESTIVAL RockINTaipas, EM CALDAS DAS TAIPAS

Festival RockInTaipas
3 e 4 de Julho
Parque de Caldas das Taipas
Caldas das Taipas
O RockinTaipas está de volta! Novamente durante duas noites o rock está de volta ao Parque de Caldas das Taipas, nas margens do Rio Ave. Mesmo ao lado do Parque de Campismo da Vila. Os concertos começam pelas 22:30 e têm ENTRADA LIVRE! Depois de edições anteriores onde entre outros passaram os Linda Martini, Fat Freddy, BunnyRanch, Vicious5, Born a Lion, Coldfinger, BoiteZuleika, D3O,Sean Riley & Slowriders ,Smartini, X-Wife, Veados Com Fome, Hiena, o Festival está de volta depois de em 2008 ter sofrido uma paragem. Assim está na Hora de mais uma edição, com a mesma orientação anterior, os nomes não deixam margem para dúvidas: Vai acontecer Rock! Vai acontecer Festa! Apareçam !!
3 de Julho : The Bombazines - Interm.ission - Press-Play
4 de Julho : Katharsis - Peixe-Avião-- Hot Pink Abuse

Hot Pink Abuse - http://www.myspace.com/hotpinkabuse
The Bombazines - http://www.myspace.com/thebombazines
Katharsis - http://www.myspace.com/skatharsis
Intermi.ssion - http://www.myspace.com/iintermiission
PressPlay - http://www.myspace.com/pressplaypp
Peixe-Avião - http://www.myspace.com/peixeaviao

Links do RockInTaipas
http://www.rockintaipas.blogspot.com
http://www.myspace.com/rockintaipas
http://twitter.com/rockintaipas
http://rockintaipas.hi5.com/friend/p73788984--RockinTaipas_inTaipas--html

Caldas das Taipas – Estrada Guimarães / Braga – Entrada Livre
É de ir!

Tuesday, June 30, 2009

ARTUR PIZARRO E ORQUESTRA GULBENKIAN ENCERRAM 27º FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA

27º Festival Música em Leiria
2 de Julho / Quinta-Feira / 21h30
Teatro José Lúcio da Silva - Leiria
ORQUESTRA GULBENKIAN
ARTUR PIZARRO, piano e direcção
Apresentação de JORGE RODRIGUES
Obras de J.S.Bach, Dusek e Benda
Promete ser um encerramento em beleza: é de ir!

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA PROMOVE PÓS-GRADUAÇÕES NAS ÁREAS DE CUIDADOS PALIATIVOS E DIREITOS DO CONSUMO

O Instituto Politécnico de Leiria promove, através do Instituto de Investigação Desenvolvimento e Estudos Avançados (INDEA), dois cursos de pós-graduação a iniciar no início do próximo ano lectivo.
Pós-Graduação em Cuidados Paliativos (2.ª Edição)
Este curso de Pós-Graduação, destinado a licenciados nas áreas de Saúde, Ciências Sociais ou Psicologia, pretende desenvolver nos profissionais que actuam na área dos cuidados paliativos, as competências necessárias à prática de cuidados físicos, psicológicos e psicossociais, a doentes e famílias que vivem situações de doença terminal, tanto na comunidade, como em internamento.
Inscrições: até 15 de Agosto em www.ipleiria.pt.
Início: 19 de Setembro de 2009
Local: Escola Superior de Saúde (Campus 2, Leiria)
Horário: 5ª e 6ª feiras das 14 às 21 horas e Sábados das 9 às 18 horas, uma vez por mês.
Pós-Graduação em Ciências do Consumo Aplicadas
Esta Pós-Graduação, dirigida a todos os que desempenham actividades profissionais ligadas
ao consumidor, pretende assegurar uma formação especializada na área multidisciplinar do
consumo, possibilitando aos formandos desenvolver competências técnicas de nível avançado,
que lhes permitirá aumentar a eficácia e a eficiência do seu desempenho nas actividades
profissionais relacionadas com o consumidor.
Inscrições: até 18 de Setembro em www.ipleiria.pt.
Início: 10 de Outubro de 2009
Local: Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Campus 2, Leiria)
Horário: Sábados das 9h30 às 18 horas.
É de inscrever e frequentar!

Monday, June 29, 2009

CEBOLA MOL APRESENTAM O FIM DOS CEBOLA MOL, NO AUDITÓRIO DOS OCEANOS DO CASINO LISBOA

Depois de alguns anos afastados das luzes da ribalta, os irmãos Stardust regressam com um novo álbum, concertos e muitas novidades. Foi de cair para o lado a entrevista com Diogo Beja no Barulho das Luzes, na Rádio Comercial. No sábado, 27 de Junho, Phil e Eddie Stardust revelaram os segredos da sua fama, o processo criativo do seu mais recente álbum, a relação com os fãs e as expectativas para o regresso aos palcos. Também vão cantaram e dançaram... mas, como era na rádio, só foi possível ouvir! No dia 30 de Junho, 3ª feira, às 22 horas, no Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa.: o CONCERTO! Nesse concerto já será possível apreciar os novos (e também os mais antigos) temas desta desconcertante dupla acompanhados por mirabolantes coreografias. Os bilhetes já estão à venda. Para quem procura o álbum O FIM DOS CEBOLA MOL a busca terminou! No dia do concerto o álbum estará à venda no Auditório dos Oceanos. Não perca essa oportunidade de ser o/a primeiro/a a garantir a sua preciosa aquisição.
E depois não diga que não avisámos... É de ir!

TEATRO TAPAFUROS ESTREIA A TEMPESTADE, NA QUINTA DA REGALEIRA

A Tempestade
de
William Shakespeare
criação
Teatro Tapafuros
Jardins da Quinta da Regaleira - Sintra
de 2 de Julho a 13 de Setembro
Quinta a Sábado às 22h
Domingo às 21h
Espectáculo volante
Aconselha-se agasalho e calçado confortável
Classificação etária Maiores 12
Duração 120 min.
Preçário 16 euros (descontos no local M> 65 anos, Cartão Jovem)
Bilhetes à venda Quinta da Regaleira e locais habituais
Informações 219106650 Reservas 707234234 (Ticketline)
Acessos Comboio CP: Sintra (15 minutos a pé)
www.cultursintra.com www.tapafuros.com
(Nota O espectáculo “A Tempestade”não se realizará no dia 18 de Julho de 2009)
FICHA TÉCNICA
Texto William Shakespeare;
Tradução Fátima Vieira;
Encenação Rui Mário;
Música Original Pedro Hilário;
Direcção de Actores Samuel Saraiva;
Interpretação Filipa Duarte, Filipe Araújo, Filipe Costa, Flávio Tomé, Mário Trigo,
Olavo Silva, Pedro Mendes, Rute Lizardo, Samuel Saraiva;
Figuração/Teatro Reticências Ângela Marques, Barbara Carlos, David Severino,
Filipa Vasconcelos, Inês Moreira, Mário Jorge Miranda, Raquel Pêgo, Tiago Santos
Desenho de Luz Mário Trigo, Paulo Campos dos Reis;
Operação de Luz Fábio Ventura, Nuno Gomes;
Montagem David Severino, Emanuel Ventura, Marco Silvestre, Nuno Teixeira, Vito;
Figurinos/Adereços Flávio Tomé;
Assistentes Figurinos/Adereços Carla Guerreiro, Madalena Cabeças;
Design Pedro Marques; Fotografia Sérgio Santos; Contabilidade Operspecial Lda
Produção executiva Raquel Belchior; Direcção de Produção Marco Martin;
Co-Produção Fundação Cultursintra
É de ir!

PARQUE DE LAZER DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA NA NAZARÉ, ABRE PORTAS EM 1 DE JULHO

O Parque de Lazer do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), situado na Nazaré, abre as portas ao Verão a partir de 1 de Julho, até 31 de Agosto. Trata-se de uma infra-estrutura que foi recuperada no âmbito de um protocolo celebrado entre o IPL e a Câmara da Nazaré, em 22 de Junho de 2004, e transformada em parque de lazer e acampamento, dispondo de piscina, bar e tendas para aluguer.Em funcionamento durante 24 horas por dia, este Parque destina-se a estudantes, funcionários docentes e funcionários não docentes do IPL, estudantes de outras instituições de Ensino Superior, estudantes das Escolas Secundárias do Distrito de Leiria, habitantes da Nazaré, entre outros.
Preçário
ESCALÃO 1 – 4 Euros
» Estudantes e funcionários docentes e não docentes do IPL
» Estudantes das Escolas Secundárias do distrito de Leiria
» Habitantes da Nazaré
ESCALÃO II – 5 Euros
» Estudantes de outras Instituições de Ensino Superior
ESCALÃO III – 6 Euros
» Outras situações
CRIANÇAS
» Até aos 5 anos inclusive – gratuito
» Dos 6 aos 12 anos – 50% do escalão pelo qual são abrangidos
Nota: O preçário aplica-se por dia de utilização (24h) e inclui o usufruto da piscina
Gabinete de Imagem e Comunicação_ T. 244 830 010 F. 244 813 013 gic@ipleiria.pt
22
PISCINA
» Escalão único 2,50 euros/dia
(gratuito para crianças com menos de 3 anos)
ALUGUER DE TENDAS
» 1 Euro por noite
(capacidade para dois adultos)
É de aproveitar!

Sunday, June 28, 2009

III FORUM NACIONAL ENVELHECIMENTO, FAMÍLIA, LONGEVIDADE E QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE - NO PORTO

III Forum Nacional Envelhecimento, Família, longevidade e Qualidade de Vida na Terceira Idade, «Conhecer o envelhecimento para poder trabalhar eficazmente com esta população».

Um forum dedicado às mais diversas abordagens gerontologicas, com interesse para todos, os que se dedicam à intervenção com idosos. O III Fórum Nacional Envelhecimento, família, Longevidade e qualidade de vida na terceira idade – tem por objectivo proporcionar a promoção de competências técnicas profissionalizantes no âmbito do Envelhecimento activo/Qualidade de Vida e dignidade das pessoas idosos.
A realizar a 30 de Junho, no Auditório da Junta de Freguesia de Paranhos, no Porto.

DESTINATÁRIOS
Este Fórum destinam-se ao Público em Geral, Profissionais e Estudantes das áreas: Gerontologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Medicina, Psicologia, Enfermagem, Sociologia, Aconselhamento, Animação Sócio-Cultural, Terapia Ocupacional, Fisioterapeutas e demais agentes Intervenientes no âmbito gerontológico, nomeadamente: Autarquias, Hospitais, Clínicas, Centros de Saúde, Lares de Idosos, e outros Equipamentos da área da Saúde.

PROGRAMA CIENTIFICO

III FÓRUM NACIONAL Envelhecimento, Família, Longevidade e Qualidade de vida na Terceira Idade

DIA 30 DE JUNHO DE 2009 (TERÇA - FEIRA)

08h30´ ABERTURA DO SECRETARIADO

RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES E ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO

09´h15´ AFIXAÇÃO DE POSTERS

09h45´ SESSÃO SOLENE DE ABERTURA

10h00 CONFERENCIA INAUGURAL

ENVELHECER, UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA: Novos desafios
Professor Doutor João Barreto

Docente da Faculdade de Medicina, UP

Docente da Pós-graduação em Gerontologia Social do ISSS-ULL

10h30´ DEBATE - PAUSA CAFÉ – VISITA DOS POSTERS 15´ minutos

10h45´ APRESENTAÇÂO DOS POSTERS EXPOSTOS

11h00´ I MESA REDONDA“IMPACTOS SOCIAIS DA LONGEVIDADE NO SÉCULO XXI”

MODERADORA Professora Doutora Assunção Nogueira
Professora da Escola Superior de Saúde Vale do Sousa, IPSN (CESPU)

IMPACTOS DA LONGEVIDADE:Adaptação aos processos de transição na família
Professora Doutora Zaida Azeredo
Docente do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, UP

ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA:Politicas Sociais de Suporte às pessoas idosas e familiares

Dra. Maria Irene Lopes B. de Carvalho
Professora da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia
ENVELHECIMENTO, LONGEVIDADE E AMBIENTES FACILITADORES: Gerontodesign em micro e macro ambientes
Mestre Ana de Sousa

Docente da Escola Superior de Educação João de Deus

12h30´ DEBATE – INTERVALO PARA O ALMOÇO

14h30´II MESA REDONDA “ENVELHECIMENTO, SOCIEDADE VS QUALIDADE DE VIDA”

MODERADORA Doutoranda Luísa Brochado
Docente da Escola Superior de Saúde Vale do Sousa – IPSN

A SOLIDÃO:Como factor comprometedor da qualidade de vida do idoso

Mestre Carla Ribeirinho
Professora da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa

VIVER O ENVELHECIMENTO COM QUALIDADE: A intervenção do apoio domiciliário

Dra. Elisabete Araújo
Directora Técnica da Serhogarsystem Gaia – Apoio Domiciliário
QUALIDADE DE VIDA NOS IDOSOS E ACTIVIDADES LUDICAS

Professor Doutor Parra Marujo
Professor da Escola Superior de Educação João de Deus

16h00 DEBATE

PAUSA CAFÉ – NOMEAÇÂO DO POSTER PREMIADO 15´ minutos

16h30´ I CICLO DE CONFERENCIAS
MODERADORA Doutoranda Cláudia Moura. Professora Universitária

Membro da Direcção do Núcleo Norte da APP

Autora da Crónica Envelhecer Vivendo – Revista Tribuna Douro
A QUALIFICACÃO E HUMANIZAÇÃO DAS RESPOSTAS: Requisitos fundamentais na Institucionalização do Idoso

Dra. Rita Geraldes, Assistente Social

Directora Técnica do Lar Casa Maior, Póvoa de Varzim
RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DE VIDA E EXERCÍCIO FÍSICO: Na Terceira Idade

Doutoranda Cidália Freitas

Faculdade de Desporto Universidade do Porto

ENVELHECIMENTO, SEXUALIDADE E CULTURA
Professor Doutor Manuel Damas. Médico e Professor Universitário

Coordenador da Consulta de Sexologia da Clínica Central da Areosa

Co-Autor do Programa "Sexualidades, Afectos e Máscaras", Porto Canal

DEBATE

18h15´CONFERENCIA DE ENCERRAMENTO

ENTREGA DO DIPLOMA E CD INFORMATIZADO

É de ir!




PEDRO TAVARES É O CONVIDADO DA V SESSÃO DAS CONVERSAS PÚBLICAS DA CANDIDATURA DA CDU NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS, EM ALCOBAÇA

V Sessão - Conversas Públicas da CDU/Alcobaça
30 de Junho - 21 e 12 horas
Auditório da Biblioteca Municipal - Alcobaça
Temática:
ALCOBAÇA E A QUESTÃO ESTRATÉGICA DO PATRIMÓNIO, DA ABADIA E DOS RIOS
Convidado especial:
-Pedro Tavares-
”Alcobaça torna-se num exemplo interessante de constatação histórica de interacção continuada entre o Homem, a Água e o Meio-Ambiente. Trata-se de um dos mais importantes e bem conservados Conjuntos Monásticos Cistercienses, com os seus registos e a sua memória e também um dos mais sensíveis aos efeitos das cheias seculares. O Ciclo da Água está bem marcado em Alcobaça. Foi a riqueza da água que tentou a localização dos Cistercienses no séc. XII e foi a sensibilidade local à água que os levou a desenvolver Sistemas Hidráulicos de protecção e de segurança, de utilização industrial e agrícola, de drenagem e saneamento e de lazer e utilização urbana. Em cenário porem de inesperado risco, mas de aliciante desafio. Em Alcobaça, a Arquitectura Cisterciense e a Hidráulica Monástica, como na maioria dos outros exemplos da Ordem, condicionam-se mutuamente. Ambas são “causa”, ambas se tornam “efeito”, num ritual e numa ligação indissociável, dependendo também da evolução geo-aluvionar da plataforma onde se desenvolvem e das peculiaridades dos Climas Mediterrâneos.”
A CDU começará estas "Conversas" indicando sumariamente o que tem defendido nesta temática. Depois, ouvir-se-á a lição de Pedro Tavares e seguidamente conversar-se-á abertamente com o convidado especial.A CDU agradece publicamente a aceitação por Pedro Tavares, que não quaisquer ligações àquela coligação, do convite que lhe endereçou para estas “Conversas”. Nas suas palavras, a causa do Património, em especial o de Alcobaça, é transversal a tudo e todos e bem supra-partidária, pelo que é com todo o gosto e empenho que acede em participar nesta acção, com olhos no Património e não na Política. A CDU promete anunciar mais alguns dos elementos para a sua equipa autárquica 2009/2013. Estas Conversas Públicas prometem voltar a ser muito interessantes. É de ir!