Saturday, February 10, 2007

EMISSÃO ESPECIAL DA RÁDIO CISTER ACOMPANHA RESULTADOS DO REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz), vai emitir uma emissão especial de acompanhamento e comentário sobre os resultados do referendo que no domingo, 11 de Fevereiro, chamará os portugueses a pronunciar-se sobre a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez até às 10 semanas. Essa emissão especial da Rádio Cister terá início pelas 19 e 30 desse domingo, 11 de Fevereiro, registando a participação em directo dos seus comentadores residentes José António Canha e José Costa e Sousa, e também dos comentadores convidados Alzira Henriques (pelo SIM) e António Caldeira (pelo -não-). Comentários directos e incisivos e acompanhamento em cima da hora de resultados locais e nacionais serão os principais atractivos dessa emissão especial da Rádio Cister!

Friday, February 09, 2007

VOTAR SIM EM 11 DE FEVEREIRO É TAMBÉM VOTAR NA TRANSPARÊNCIA!

Hoje é, como todos sabemos, o último dia legal de campanha para o referendo que em 11 de Fevereiro chamará os portugueses a pronunciar-se democraticamente sobre a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez. Neste último dia de campanha tive uma prova bem real de que nem toda essa campanha se processou com a devida transparência para um país que vive em Democracia há quase 33 anos. Quando de manhã cheguei à minha mesa de trabalho, no meu emprego, alguém antes tinha lá colocado dois documentos de campanha respeitantes àquele referendo.
O mais vistoso desses documentos, em cor-de-rosa, situava-se muito subliminarmente no campo dos movimentos que defendem o voto -não- naquele referendo, tendo esse documento a principal característica de ser um documento anónimo e indiscutivelmente demagógico e enganador. A única assinatura nele visível era uma frase final: "Acção cristã servir a vida", seja lá isso o que for para os seus autores, dado que quem defende o voto SIM naquele referendo também o faz em acção para servir a vida, não podendo os defensores do -não- arvorar-se em defensores exclusivos de algo que respeita a todos e todos defendem, mesmo votando SIM naquele referendo. De entre tudo o que vinha escrito naquele documento, algo saltava à vista num dos seus parágrafos, em que se escrevia o seguinte: "Que ideia é essa que um bébé até às dez semanas pode abortar-se? Num dia não é humano e no outro dia já é? Antes das dez semanas o bébé já sente a dor se lhe fizerem mal". É claro que este género de conversa se baseia numa profunda mentira, tentando enganar os mais incautos e desprevenidos... Até às dez semanas não se trata de um bébé no verdadeiro sentido do termo, mas sim de um feto, que ainda não tem movimento nem características de personalidade, como ainda esta semana descreveu em Lisboa uma cientista portuguesa residente em Inglaterra, que inclusivamente afirmou ter cientificamente descoberto que esse "movimento e essas características de personalidade" apenas se iniciam às 16 semanas de gravidez. É claro que nem é ainda bébé às dez semanas e que ainda não sente dor "se lhe fizerem mal" e que isso está cientificamente comprovado. Infelizmente, quem escreveu aquelas barbaridades refugia-se no anonimato, tal como quem colocou aquele infeliz documento na minha mesa de trabalho!
O outro documento de campanha para o referendo de 11 de Fevereiro que esta manhã encontrei na minha mesa de trabalho era um documento devidamente identificado, de autoria do Secretariado Nacional do sindicato em que estou filiado: o SNTCT. Sob o título "Vota Sim! Em nome da Justiça", esse documento enumerava muito claramente algumas das razóes por que votarei SIM no referendo do próximo domingo. Transcrevo seguidamente algumas delas, aqui as deixando como último documento de reflexão publicado neste blogue antes do dia do referendo. Votar SIM:
- Porque as principais razões que determinam o recurso à IVG não estão contempladas na lei
- Porque defendemos o fim da perseguição judicial às mulheres
- Porque queremos acabar com o flagelo do aborto clandestino
- Porque respeitamos a vida e queremos proteger a saúde da mulher
- Porque uma lei de despenalização não se imporá à consciência e à decisão de nenhuma mulher
- Porque a IVG não é um método de planeamento familiar, mas um último recurso
- Porque defendemos a maternidade e a paternidade livres, conscientes e responsáveis.
Votar SIM no referendo do próximo domingo, 11 de Fevereiro, será também um acto de maturidade e transparência democrática e uma lição para quem se continua a ocultar no obscurantismo!

2 AMORES DE ANTÓNIO FEIO E JOSÉ PEDRO GOMES PROMOVEM ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS

Continua a ser muito bem sucedida a apresentação da comédia teatral 2 Amores, em Lisboa, no Teatro Villaret, com interpretações dos impagáveis António Feio e José Pedro Gomes. Não satisfeitos com aquele sucesso, os dois actores continuam a tentar melhorar de dia para dia essa sua apresentação e tentar seduzir mais espectadores para assistir a essa excelente comédia. Aproximando-se mais um Dia dos Namorados, em 14 de Fevereiro (para quem não saiba e para quem já não se recorde!), aqueles dois actores tiveram a luminosa ideia de promover um Especial Dia dos Namorados para a próxima quarta-feira (o tal dia!), concedendo um desconto de 10% na compra de 2 bilhetes, incentivando desse modo alguns casalinhos a passarem um belo momento especial a dois, na noite mais romântica do ano. Os descontos serão apenas válidos para bilhetes comprados nas próprias bilheteiras do Teatro Villaret e estão sujeitos à lotação da sala, o que, todavia, não deverá demover os casalinhos românticos interessados em aproveitar esta oferta dos 2 Amores mais engraçados do ano em Portugal!

Thursday, February 08, 2007

SONDAGENS FAVORÁVEIS À VITÓRIA DO SIM NO REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO DÃO ÂNIMO, MAS DEVERÃO INCENTIVAR OS DEFENSORES DO SIM A IR MESMO VOTAR!

As últimas sondagens conhecidas sobre o sentido de voto dos portugueses no referendo do próximo domingo sobre a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, dão resultados favoráveis ao SIM naquele referendo, indicando também a possibilidade de esse referendo ser vinculativo, com a participação de mais de 50% dos eleitores. A sondagem da Aximage para o diário Correio da Manhã dá uma vitória do SIM com 52,8% dos votos e a da Eurosondagem para a SIC, Expresso e Rádio Renascença dá uma vitória do SIM com 53,1% dos votos, resultados muito animadores para quem defende o voto SIM naquele referendo.
Contudo, relembro que também no anterior referendo sobre a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez todas as sondagens indiciavam uma vitória do SIM, que, todavia, acabou por não se verificar, perdendo para o -não- e para uma abstenção tão elevada que invibilizou os resultados daquele referendo. Sendo assim, aqui deixo uma mensagem a todos os que defendem o SIM no referendo sobre a Despenalização da interrupção Voluntária da Gravidez, para que não faltem com o seu voto SIM no próximo domingo, contribuindo desse modo para que seja possível regularizar em Portugal um dos seus mais graves problemas de Saúde e de Justiça. É efectivamente necessário e imprescindível quie nenhum defensor do SIM falte com o seu voto no próximo domingo e que nada contribua para nos desmobilizar!

EM MOVIMENTO PELO SIM PROMOVE ACÇÃO DE CAMPANHA EM LEIRIA

Amanhã, sexta-feira, 9 de Fevereiro, o Em Movimento Pelo Sim no referendo que em 11 de Fevereiro chamará os portugueses a pronunciar-se sobre a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, promove uma Arruada com Gaiteiros pelo centro de Leiria. O ponto de partida e arranque dessa arruada pelo SIM será o Hotel D. João III, pelas 17 E 30, contando aquele evento com a participação de Carlos Silva Santos (e de todos os apoiantes do SIM que se lhe queiram juntar e participar!). É importante marcar presença em eventos como este, não esquecendo que o mais importante de tudo isto será não faltar com o seu voto SIM no próximo domingo!

CENTRO CULTURAL DE BELÉM INICIA CICLO 4 QUARTETOS

O Centro Cultural de Belém inicia na noite de sábado, 10 de Fevereiro, às 21 horas, na Sala Luis de Freitas Branco, um novo ciclo de quatro concertos para quarteto de cordas. Nesse concerto de abertura daquele ciclo actuará o Quarteto Aviv, que interpretará um programa essencialmente delineado nas ligações entre os compositores Beethoven e Krawczik, do século XIX ao século XX. Os restantes concertos deste ciclo serão apresentados em 10 de Março (Quarteto Danel), 25 de Maio (Quarteto Psophos) e 20 de Junho (Quarteto Arcanto). Não haverá muitos eventos tão bons como este para completar uma adequada reflexão para o referendo do próximo domingo!

PEDRO CARNEIRO DÁ DOIS RECITAIS DE MARIMBA, EM AZEITÃO E BARCARENA

Embora esta seja uma importante semana em termos políticos, isso não significa que a arte e os artistas portugueses tenham durante o seu desenrolar interrompido a sua actividade criativa. Antes pelo contrário! Esse é, por exemplo, o caso de Pedro Carneiro, um dos mais importantes solistas da música culta portuguesa neste início de século. Pedro Carneiro dará dois recitais de marimba, onde serão interpretadas composições de Johann Sebastian Bach e alguns compositores contemporâneos. O primeiro desses dois recitais será apresentado na noite de sexta-feira, 9 de Fevereiro, às 21 e 30, em Azeitão, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense (telf 212191577). Na noite seguinte, sábado, 10 de Fevereiro, também às 21 e 30, Pedro Carneiro interpreta o mesmo programa no espaço Lugar Comum, na Fábrica da Pólvora, em Barcarena. Esses recitais de marimba assinalarão a recente residência artística de Pedro Carneiro no Lugar Comum na Fábrica da Pólvora, onde o conceituado percussionista português realizou várias transcrições de obras musicais de Bach, originalmente compostas para teclado e violino solo, bem como a preparação de várias obras de compositores do nosso tempo. Durante todo esse período de pesquisa, Pedro Carneiro aprofundou o seu trabalho interpretativo, tendo mesmo desenvolvido uma nova técnica de damping na marimba, cujos efeitos se sentem fundamentalmente num maior controlo da articulação tímbrica e sonora. São dois recitais a que valerá certamente a pena assistir!

Wednesday, February 07, 2007

VAMOS JÁ VOTAR SIM NA SONDAGEM DA REVISTA VISÃO SOBRE O REFERENDO EM QUE SERÁ VOTADA A DESPENALIZAÇÃO DA INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ

A revista Visão está a promover uma sondagem on line, inquirindo sobre o modo como pretenderemos votar no referendo do próximo domingo. Essa sondagem será publicada amanhã, na edição analógica (em papel) daquela revista e a verdade é que se o seu resultado for a favor do SIM isso será bastante moralizador para todos os que continuam a assumir esse posicionamento em defesa da Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez. O endereço on line daquela revista é http://www.visaoonline.clix.pt/ e além de ser necessário ir já lá colocar o seu voto em defesa do SIM é também necessário passar palavra urgente sobre essa necessidade a todos os seus amigos. Força pelo SIM!

JANTAR DE MOVIMENTOS PELO VOTO SIM NO REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO

Na próxima 6ª feira, 9 de Fevereiro, às 19 horas, realizar-se-á em Lisboa, na Estufa Fria, um jantar final de encerramento da campanha pelo voto SIM no referendo de domingo, 11 de Fevereiro. Esse jantar surgiu por ideia do Movimento Médicos Pela Escolha e nele se reunirão também aderentes dos outros movimentos em campanha pela vitória do SIM no referendo sobre a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez até às 10 semanas, em Portugal. O preço desse jantar será de 15 euros por pessoa, podendo o mesmo baixar se a forte adesão prevista se confirmar. As marcações para esse jantar pelo voto SIM poderão ser feitas até 5ª feira, por e-mail, para os endereços jantar@jovenspelosim.org e votosim@gmail.com (indicando nome e contacto) ou pelos telemóveis 964150115, 969826374 ou 969891047.
É de ir e não esquecer que votar SIM no próximo domingo é essencial para ajudar a resolver um dos mais graves problemas de saúde nacionais. Será mesmo caso para dizer: vai votar e leva um amigo também!

Tuesday, February 06, 2007

REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO: ÚLTIMOS DIAS DE CAMPANHA SÃO ESSENCIAIS PARA TENTAR GARANTIR A VITÓRIA DO SIM E UMA ADESÃO DE MAIS DE 50% DE VOTANTES!

Hoje é terça-feira, 6 de Fevereiro, e estando-se já apenas a 5 dias do referendo que em 11 de Fevereiro dará aos portugueses a possibilidade de se pronunciarem sobre a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, parece-me importante e fundamental que todos os que como nós tomam partido pelo voto SIM tentem garantir nestes últimos dias a vitória do SIM nesse referendo. Além de todas as campanhas promovidas e protagonizadas pelos movimentos e partidos que defendem o voto SIM nesse referendo, é essencial que todos nós façamos o mesmo, a nível individual, perante todos aqueles que formos pessoalmente contactando durante os próximos dias, lembrando quão importante será votar SIM em 11 de Fevereiro, não ficando em casa nem enfiando a cabeça na areia, para não ver nem ouvir... É importante também que a essa acção pelo voto SIM se junte a de incentivar todos os que contactarmos a participar nesse referendo, votando e manifestando a sua opinião, dado que uma votação de mais de 50% de eleitores em 11 de Fevereiro além de validar a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez será também mais uma prova de maturidade dos eleitores e da população portuguesa. Vamos votar, de preferência SIM) em 11 de Fevereiro! Vale?

CONCERTO DOS LOTO NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA FOI CANCELADO

Foi hoje divulgado pelo Cine-Teatro de Alcobaça que o concerto da banda pop alcobacense Loto no seu Grande Auditório, marcado e anunciado para o próximo dia 23 de Fevereiro, foi cancelado por motivos alheios àquela infra-estrutura cultural alcobacense. Fica para a próxima...

Monday, February 05, 2007

MOVIMENTO VOTO SIM PROMOVE SESSÃO PÚBLICA ESTA NOITE EM LEIRIA

O Movimento Voto Sim continua a sua cruzada por todo o país, pela dignidade das mulheres portuguesas, defendendo a alteração da lei que criminaliza a interrupção voluntária da gravidez. Será isso que estará em causa no próximo referendo de 11 de Fevereiro e é em prol dessa causa que muitos nos continuamos a mover até àquela data. Esta noite, o Movimento Voto Sim promoverá uma sessão pública pelo voto SIM naquele referendo em Leiria, às 21 horas, no Instituto Politécnico. Nssa sessão intervirão Helena Pinto e Odete João, ambas mandatárias daquele movimento.

JOVENS ALCOBACENSES EM MOVIMENTO PELO VOTO SIM NO REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO LEVARAM ACÇÃO DE CAMPANHA DO PASSADO SÁBADO A (MUITO) BOM PORTO!

Infelizmente para nós, não pudemos estar presentes na acção de campanha do movimento de jovens alcobacenses pelo voto SIM no próximo referendo de 11 de Fevereiro. Soubemos entretanto que aqueles jovens conseguiram levar essa sua iniciativa a (muito) bom porto, facto que nos foi confirmado quer por pessoas lá presentes quer pelo elucidativo relato que nos foi enviado e que seguidamente aqui publicamos:
"Como sabem Sábado (03/02) aconteceu no bar Linha Verde (Casal da Areia - Alcobaça) uma sessão de esclarecimento com os movimentos Médicos Pela Escolha, Jovens Pelo SIM e SIM Alcobaça sobre o referendo de dia 11/02. Esta iniciativa teve a presença de mais de 60 pessoas e o debate surpreendeu pela positiva, visto que os diversos argumentos que foram apresentados permitiram um debate profundo que ajudou a elucidar alguns e algumas indecisos e indecisas. Algumas intervenções mereceram mesmo palmas da assistência. Os concertos que se seguíram foram também muito aplaudidos. Diana e Pedro fizeram furor com as suas músicas "pós-politicamente-correcto" e os Mezcal deixaram o auditório a dançar rock n' roll.
Foi nesse mesmo dia que o Não organizou também uma sessão de esclarecimento na Biblioteca Municipal de Alcobaça que não contou com mais de 10 presentes. Referimos esta acção, pois consideramos que temos de aprender com os erros dos outros movimentos. O Não organizou uma acção num local onde as pessoas não estão e, como se tornou óbvio, não vão, não tentando abrir o seu argumentário às dúvidas das populações e não conseguindo construir um caminho com os presentes. Na sala da biblioteca o painel de convidados fez intermináveis discursos, optando por um estilo próximo da palestra, que encaixa perfeitamente no perfil de quem apenas tem certezas infundadas e não debatidas. Pelo contrário o SIM Alcobaça apostou em estar onde as pessoas estão, distribuiu panfletos em locais públicos desafiando todos e todas a participar e organizou a sessão de maneira a permitir o máximo de discussão e de partilha de ideias. O pluralismo e a democracia assentam nisto mesmo: no debate franco e aberto, olhos nos olhos.
Durante a próxima semana vamos continuar a estar na rua com panfletos e informação para podermos informar sobre o que está em causa no referendo de dia 11/02.
Força para a recta fina!".
É claro que ficámos felizes com o êxito desta iniciativa e com a disponibilidade manifestada por aqueles jovens de continuar activamente a sua campanha até ao dia em que todos teremos obrigação de votar (preferencialmente SIM!), conseguindo também finalmente começar a levar a (muito) bom porto um dos mais graves problemas de saúde e justiça ainda existentes no nosso país. Até domingo, todos deveremos tentar (pelo menos) igualar a disponibilidade e o ânimo destes jovens em todos os locais onde estejamos e com todas as pessoas com quem contactemos. O caminho até 11 de Fevereiro é pelo voto SIM no referendo sobre a Despenalizaçãos da Interrupção Voluntária da Gravidez em nossa casa, na nossa rua, no nosso emprego, na nossa escola, na nossa aldeia, na nossa vila, na nossa cidade, na nossa freguesia, no nosso concelho, no nosso distrito, no nosso país: SIM!

Sunday, February 04, 2007

FALTA PRECISAMENTE UMA SEMANA PARA O REFERENDO SOBRE A DESPENALIZAÇÃO DA INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ EM PORTUGAL

Hoje é domingo, 4 de Fevereiro de 2007, e falta precisamente uma semana para o dia em que os portugueses serão chamados a pronunciar-se, em referendo, sobre um assunto importante e essencial para todos nós em termos de Saúde, Justiça e Dignidade. Muito se tem ultimamente dito, escrito e debatido sobre essa questão, provando que quase 33 anos depois do 25 de Abril os portugueses continuam a dar provas de uma maturidade democrática que muitos, infelizmente, teimam em reconhecer... A reflexão sobre tudo o que estará em causa no referendo do próximo domingo, 11 de Fevereiro, continua a marcar o dia a dia de muitos portugueses, embora alguns não pareçam muito esclarecidos sobre a maturidade democrática dos portugueses e sobre o que, efectivamente, estará em causa nesse dia, optando mesmo por posicionamentos marcados por uma hipocrisia e por uma demagogia impróprias para um início de século em que a cada segundo nos afastamos cada vez mais da Idade Média...
Como referia o historiador Rui Tavares na sua crónica ontem publicada no diário Público, os portugueses serão confrontados no referendo de 11 de Fevereiro com "Uma Pergunta Directa Para Uma Resposta Honesta". Não podíamos estar mais de acordo!
Sendo assim, aqui deixamos hoje novamente postada a pergunta a que todos iremos certamente responder no próximo domingo, aqui se renovando os nossos votos de que correspondam a esse referendo os mais de 50% de votantes necessários à sua validação e que maioria desses votantes responda SIM à questão que lhes será proposta, que será (muito claramente) a seguinte:
"Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?".
Para responder basta saber ler e interpretar um texto, ter ideias claras sobre o assunto e não esquecer que todos temos a liberdade individual de decidir o que pensamos...

CENTRO CULTURAL DE BELÉM DÁ HONRAS DE PALCO À NOTÁVEL VIOLONCELISTA NATALIA GUTMAN E À ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

Contra ventos, marés e muitas piadas de gosto duvidoso, o Centro Cultural de Belém continua a apresentar a sua programação deste ano, que não tendo a habitual Festa da Música acaba por ter muitas festas da música ao longo do ano. Uma delas terá lugar hoje, domingo, 4 de Fevereiro, às 17 horas, com a apresentação no Grande Auditório do CCB de um concerto integrado na decorrente temporada de concertos da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Neste concerto, aquela orquestra será dirigida pela maestrina Romely Pfund e apresentará como solista convidada uma autêntica e merecida estrela da música culta internacional: a violoncelista Natalia Gutman! O programa deste concerto incluirá a Abertura Oberon de Weber, o Concerto para Violoncelo em Mi menor op. 85 de Elgar e a Sinfonia nº 4 em Dó menor Trágica de Schubert. Um belíssimo final de tarde para este domingo em Lisboa, não acham?