Saturday, March 08, 2008

OS GAMBUZINOS APRESENTAM AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT, NA BENEDITA

O Grupo de Teatro do E. C. B. Os Gambuzinos apresenta, a partir de hoje, sábado, 8 de Março, na Benedita, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, o drama As Lágrimas Amargas de Petra von Kant, do notável e inesquecível dramaturgo e cineasta alemão Reiner Werner Fassbinder, que realizou também um pungente filme sob o mesmo título e a mesma história. O drama As Lágrimas Amargas de Petra von Kant será exibido na Benedita nos sábados 8 e 29 de Março e 5 de Abril, e nos domingos 9, 16 e 30 de Março e 6 de Abril. Esta interpretação do Grupo de Teatro da E. C. B. Os Gambuzinos conta com enecenação de José Carlos Saramago e pode escrever-se que esta sua exibição no Centro Cultural Gonçalves Sapinho é um acontecimento histórico!

Friday, March 07, 2008

SÉRIE DE PALESTRAS CÉREBRO E SOCIEDADE, EM COIMBRA, NA SEMANA INTERNACIONAL DO CÉREBRO

CÉREBRO E SOCIEDADE/SEMANA INTERNACIONAL DO CÉREBRO/PALESTRAS
De 11 a 14 Março/MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
PROGRAMA-
11 de Março (16h00_17h30)
O ENVELHECIMENTO E O CÉREBRO
Catarina Resende de Oliveira
Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra
O facto de, na população portuguesa, a esperança média de vida estar em ascensão traz novas preocupações sociais. Com uma população que envelhece cada vez mais tarde, torna-se pertinente manter a qualidade de vida. Nesta palestra vamos falar do processo natural do envelhecimento cerebral, quais as suas causas e da medicina “anti-envelhecimento”.
Sandra Morais Cardoso
Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra
De facto, o envelhecimento resulta de um processo contínuo de acumulação de danos e imperfeições no organismo, e logo no cérebro, ao longo da vida. Nesta palestra, vamos falar de doenças neurodegenerativas associadas ao processo natural do envelhecimento,
12 de Março (16h00_17h30)
QUANDO O CÉREBRO É DIFERENTE
Pedro Vieira Alberto
Departamento de Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Cérebro e a computação. O cérebro como computador. Uso de algoritmos - redes neuronais inspirados no modo de funcionamento do cérebro para certas tarefas computacionais. O computador como máquina de processar informação, auxiliando o cérebro - entendido como produtor de conhecimento - para realizar quantidades maciças de tarefas computacionais simples.
Miguel Castelo Branco
IBILI, Universidade de Coimbra
Um cérebro diferente não é necessariamente sinónimo de um cérebro doente ou com menores capacidades cognitivas. Por vezes implica apenas um estilo cognitivo particular que pode ser treinado e adaptado para as exigências do quotidiano. Discutiremos em que medida a imagem e a neurofisiologia cerebral podem contribuir para melhor compreender cérebros diferentes (alguns com desempenho superior ao normal em certos domínios) e para desenhar possíveis formas de reabilitacão funcional, nos casos em que isso se revela necessário.
13 de Março 16h00_17h30
O CÉREBRO NO MUNDO DA DROGA
Cláudia Cavadas
Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra
Ana Paula Silva
IBILI, Universidade de Coimbra
Como funciona o cérebro? O que é uma droga? Como é que as drogas afectam o funcionamento
do cérebro? O álcool é uma droga? Como é que os cientistas estudam o efeito das drogas no laboratório?
14 de Março 16h00_17h30
O CÉREBRO DELE E O CÉREBRO DELA
Paulo Gama Mota
Departamento de Antropologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
O comportamento delas e deles tem diferenças que resultam, em parte, de diferenças nos seus cérebros. Começamos agora a conhecer algumas dessas diferenças, que sempre nos intrigaram.
Emília Duarte
Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra
Parecem iguais o cérebro dele e o cérebro dela, mas há diferenças... Surgem durante o desenvolvimento quando genes são activados e hormonas produzidas. Na puberdade estas áreas “acordam” e determinam a maturação sexual. Outras áreas diferentes no cérebro dele e no cérebro dela influenciam as estratégias de orientação espacial, a resistência ao stresse, a tendência para desenvolver certas perturbações mentais...
Será provavelmente muito interessante e é perfeitamente aconselhável!

CIDADÃOS ALCOBACENSES ENTREGARAM PETIÇÃO CONTRA A PASSAGEM DO TGV LISBOA-PORTO PELO CONCELHO DE ALCOBAÇA

Cerca de 30 cidadãos do concelho de Alcobaça entregaram na passada terça-feira, 4 de Março, pelas 15 e 30, na Assembleia da República , uma petição, que reuniu mais de 5.000 assinaturas, contra a passagem do TGV Lisboa-Porto pelo concelho de Alcobaça. A encabeçar aquela comitiva esteve Paulo Inácio, Presidente da Assembleia Municipal, primeiro subscritor daquela petição. A acompanhá-lo estiveram ainda o Vice–Presidente da Câmara Municipal, Carlos Bonifácio, os vereadores José Vinagre e Rogério Raimundo, diversos Presidentes de Junta de Freguesia, com destaque para os das freguesias afectadas pelo traçado, alguns deputados da Assembleia Municipal, membros do Movimento Anti-TGV e população que quis marcar presença nesta luta. Para receber o grupo marcaram presença três deputados do PSD eleitos pelo circulo de Leiria, Feliciano Barreiras Duarte, Ofélia Moleiro e Carlos Poço. Após a entrega da petição, Paulo Inácio manifestou-se satisfeito, relembrando que foi solicitada uma “reflexão sobre o cancelamento do traçado imposto pela RAVE, que passa a Este da Serra de Candeeiros”, e ainda uma análise à verdadeira necessidade da implementação de um comboio de alta velocidade para fazer o percurso Lisboa – Porto. Segundo o Presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, ficou acordado que, num prazo inferior a 30 dias, esta petição, que vai ser dirigida à Comissão das Obras Públicas, vai ser discutida em Plenário da Assembleia da República. Já se sabe que o Nas Faldas da Serra é radicalmente contra a ofensiva passagem do pretenso TGV Lisboa-Porto pelo concelho de Alcobaça, ou por onde quer que seja, em território nacional, e que está com tudo e com todos os que se oponham a esse megalómano projecto!

CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA APRESENTA ANA MOURA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A noite de sábado, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, vai ficar assinalada no Cine-Teatro de Alcobaça com a apresentação de mais um da sua série de Concertos Íntimos de Cister. Neste concerto de sábado estará em palco a fadista Ana Moura e é provável que espectáculo encha o olho e o ouvido a quem gosta de fado. Seja homem ou mulher...

Thursday, March 06, 2008

GIFT AFTER PARTY NO CLINIC COMPLEMENTA CONCERTO DOS THE GIFT EM ALCOBAÇA

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sexta 07 de Março de 2008 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

THE GIFT AFTER PARTY
NUNO GONÇALVES

[dj set]

Depois de inúmeros concertos em Portugal e Espanha os The Gift voltam a casa para um espectáculo único no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Após o concerto seguir-se-á uma After Show Party comandada pelas escolhas musicais de Nuno Gonçalves ... no Clinic ... naturalmente!

Sexta-feira // 07 de Março de 2008 // 23h30
The Gift After Party // Nuno Gonçalves // Dj Set
Entrada gratuita com apresentação do bilhete do espectáculo

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sábado 08 de Março de 2008 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

PLUMA
[live act]

http://www.myspace.com/plumaspace

TWO FINGERS
[dj set]

http://www.myspace.com/twofingerz

Sábado // 08 de Março de 2008 // 00h
Pluma / Live Act // Two Fingers / Dj Set
Entrada: 5 euros

BASSDRUMBONE ACTUA EM LISBOA, NA CULTURGEST

A lisboeta Culturgest continua a apresentar o seu ciclo Isto é Jazz?, apostada em demonstrar que neste início de século já não existe um centro nevrálgico tipológico naquilo a que praticamente desde o início do passado século se chamou jazz. Essa aposta continua na noite do próximo sábado, 8 de Março, às 21 e 30, com uma actuação do trio BassDrumBone no Pequeno Auditório da Culturgest. Esse trio é formado por três autênticas estrelas do firmamento jazzístico, embora à sua música também se chame por vezes new music, nova música improvisada e sabe-se lá que mais... Os BassDrumBone são o trombonista Ray Anderson, o contrabaixista Mark Helias e o baterista Gerry Hemingway e a verdade é que a única coisa que nos parece certa é que aquele concerto vais ser belíssimo! Absolutamente imperdível!

IL FONDAMENTO TRAZ MÚSICA DE JAN DISMAS ZELENKA À TEMPORADA MUSICAL DA FUNDAÇÃO GULBENKIAN. E FAZ MUITO BEM!

No próximo domingo, 9 de Março, apresentar-se-á em Lisboa, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, às 19 horas, o Il Fondamento/Coro da Rádio Flamenga, que sob a direcção do maestro Paul Dombrecht apresentará um espectáculo inteiramente dedicado à música do compositor boémio Jan Dismas Zelenka (1679-1745), que à sua época causou mesmo a admiração de Bach, facto que apenas abona em seu favor. Neste concerto integrado no Ciclo de Música Antiga da Fundação Gulbenkian serão apresentadas três composições de Zelenka: Miserere em Dó menor (Salmo 50), ZWV 57, De Profundis (Salmo 130), em Ré menor, ZWV 50 e Requiem em D´menor, ZWV 48, num espectáculoem que actuarão como solistas Miriam Allan (soprano), Clint van der Linde (contratenor), Robert Getchell (tenor) e André Morsch (barítono). Quem se quiser documentar melhor sobre Jan Dismas Zelenka e a sua produção musical, poderá assistir, uma hora antes do início do concerto, a um comentário sobre o mesmo, pelo insuspeito Rui Vieira Nery, no Auditório Três da Fundação Gulbenkian. É de ir!

PROJECTO MARENOSTRUM DÁ DOIS CONCERTOS NO ALGARVE

O projecto Marenostrum vai dar concertos no Algarve durante os próximos dias. O primeiro, terá lugar às 23 horas de sábado, 8 de Março, no Bar Bafo de Baco, em Loulé. Uma semana depois, na noite de sábado, 15 de Março, o projecto Marenostrum actuará em Faro, à mesmíssima hora, na Sociedade Recreativa Artística Farense Os Artistas. Aconselha-se!

É JÁ AMANHÃ QUE OS THE GIFT VOLTAM A ACTUAR EM ALCOBAÇA

Será já amanhã, sexta-feira, 7 de Março, que os The Gift regressam a Alcobaça, para actuar na Biblioteca do Mosteiro de Santa Maria, em concerto integrado no evento 7 Maravilhas EDP, que homenageia os monumentos vencedores no recente concurso das 7 Maravilhas de Portugal. Voltamos a recordar que esta será a terceira vez que a conhecida banda alcobacense actuará no interior de um mosteiro cisterciense, lembrando que a primeira vez que os The Gift actuaram fora do Bar Ben, após as suas actuações na quarta edição do Concurso de Música Moderna de Alcobaça, foi precisamente no Claustro D. Afonso VI do Mosteiro de Alcobaça, em 29 de Julho de 1995, fazendo-o perante numerosa e atenta assistência. Curiosamente, os The Gift apenas voltariam a actuar no interior de um monumento cisterciense em 20 de Abril de 1996, então no Mosteiro de Cós, actuando no chamado Coro das Religiosas, perante uma monumental enchente, em concerto integrado no lançamento da primeira edição da Espaços/Adepa-Revista de Património. Esta será a terceira vez que os The Gift prometem encantar o seu público bem dentro de um mosteiro cisterciense, esperando-se mais uma vez que o façam da melhor maneira!

SEMANA SANTA DE S. MARTINHO DO PORTO INCLUI DOIS CONCERTOS

Começam no próximo sábado as cerimónias da Semana Santa, em São Martinho do Porto. Entre 8 e 23 de Março, aquela simpática vila evocará a Paixão e a morte de Cristo, que constituem importantes manifestações religiosas. Essas cerimónias enquadram-se num programa marcado pelos cerimoniais da quadra quaresmal e enriquecido por manifestações culturais. Destacam-se a Procissão dos Passos do Senhor e o Descimento da Cruz, seguido de Procissão do Enterro e os Concertos Corais na Igreja Matriz. Este ano, aquele programa apresentará uma musicalidade diferente, ao receber um concerto com o Moscow Piano Quartet, que actuará, no dia 16, pelas 12 horas, na Igreja Matriz de S. Martinho do Porto, podendo no mesmo dia, pelas 18 horas, os moradores e visitantes daquela vila assistir a uma actuação do cantor lírico alcobacense Luis Peças. A ideia parece-nos mesmo boa!

Wednesday, March 05, 2008

THE POSTCARD BRASS BAND ACTUA NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM, NUM CONCERTO QUE SERÁ TRANSMITIDO EM DIRECTO PELA ANTENA 2

O recém-formado quarteto The Postcard Brass Band vai actuar em Lisboa, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, na próxima terça-feira, 12 de Março, às 19 horas. O excelente quarteto que inclui três emblemáticos instrumentistas alcobacense vai nesse espectáculo apresentar ao vivo o seu recente e apreciado CD The Postacard Brass Band, trabalho discográfico constituído por interpretações enérgicas de vários standards da tradição dixieland de Nova Orleães, sempre com primazia dada à improvisação e à permanente renovação dos arranjos. Este quarteto é fruto da materialização de um antigo desejo comum aos seus membros fundadores: o da criação de um grupo ecléctico nas suas abordagens ao jazz, que se deixasse levar pela mão das influências de World Music, tanto de origem africana, como asiática ou americana, provenientes da nova ou da velha escolas. A The Postcard Brass Banda é formada por MÁRIO MARQUES (saxofone soprano), RUBEN SANTOS (trombone), SÉRGIO CAROLINO (sousafone) e MICHAEL LAUREN (bateria), anunciando para esse concerto o seguinte programa:
Bourbon Street Parade-PAUL BARBARIN, I´ve Found a New Baby-CHICAGO RHYTHM KINGS, Tiger Rag-NICK LAROCA/HARRY DECOSTA, In Deep-TRADITIONAL, Royal Garden Blues-CLARENCE WILLIAMS/SPENCER WILLIAMS, When The Saints Go Marching In-TRADITIONAL, Tin Roof Blues-NEW ORLEANS RHYTHM KINGS, It Don´t Mean a Thing-DUKE ELLINGTON, Basin Street Blues-SPENCER WILLIAMS, The Sheik of Araby-HARRY SMITH/FRANCIS WHEELER/TED SNIDER, St. James Infirmary-TRADITIONAL, Georgia on My Mind-HOAGY CARMICHAEL/STUART GORREL,
When you´re Smiling-MARK FICHER/JOE GOODWIN/LARRY SHAY, Amazing Grace-TRADITIONAL e Hello Dolly-JERRY HERMAN, embora com estes tão bons quanto imprevisíveis (no melhor sentido!) músicos possa sempre aparecer mais qualquer coisa! O Concerto terá TRANSMISSÃO EM DIRECTO pela ANTENA 2, solicitando-se que DEVIDO À TRANSMISSÃO DIRECTA DESTE CONCERTO O PÚBLICO COMPAREÇA NA SALA 15 MINUTOS ANTES DO INÍCIO DO ESPECTÁCULO, NÃO SENDO PERMITIDA A ENTRADA APÓS O INÍCIO DO CONCERTO.
Ora aí está mais um acontecimento absolutamente imperdível, ao vivo ou pela rádio, esperando que a THE POSTCARD BRASS BAND ponha novamente Lisboa a seus pés! Tudo ao CCB!

SEMANA CULTURAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA APRESENTA MUNDOS IMAGINADOS, MONSTROS E FENÓMENOS DO IMAGINÁRIO EUROPEU

No âmbito da X Semana Cultural da Universidade de Coimbra será inaugurada amanhã, quinta-feira, 6 de Março, pelas 17 horas, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Antropológico da Universidade de Coimbra, a exposição temporária Mundos Imaginados, Monstros e Fenómenos do Imaginário Europeu. Será certamente uma exposição a não perder, por nada!

CATARINA FURTADO E JOÃO MURILLO SÃO OS CONVIDADOS DESTA SEMANA NO CAFÉ DAS QUINTAS

A apresentadora televisiva Catarina Furtado e o artista de representação visual João Murillo são os convidados do Café das Quintas, a muito bem sucedida tertúlia mensal organizada pelo Orfeão de Leiria no Arquivo Distrital da nossa capital de distrito. Neste Café das Quintas de 6 de Março, a também Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas, Catarina Furtado falará da sua carreira e percurso de vida, bem como de temas da actualidade. A seu lado terá João Murillo, leiriense ligado às artes plásticas. A moderação da conversa será feita por Carlos André. A animação musical estará a cargo de Ângela Carneiro (violoncelo) e Carla Antunes (flauta transversal). O Café das Quintas começa (sempre!) às 18 horas e além de entrada livre tem sempre muito interesse.

ORQUESTRA DO ALGARVE VAI ACTUAR TRÊS VEZES EM LONDRES

A Orquestra do Algarve vai actuar três vezes em Londres durante a próxima semana. A primeira será ao fim da tarde da próxima segunda-feira, 10 de Março, actuando às 19 horas (horário normal dos concertos em Londres) na City of London School. Nesse concerto será apresentada a estreia mundial de Antípode de Luís Tinoco, sendo também incluidas no seu programa composições de Astor Piazzola, Luis de Freitas Branco e Joly Braga Santos. A Orquestra do Algarve será dirigida pelo maestro Cesário Costa, registando também a participação do acordeonista Gonçalo Pescada como solista convidado. Em 12 e 13 de Março, a Orquestra do Algarve voltará a actuar em Londres, agora no Queen Elizabeth Hall, às 19 e 45, participando desta vez em colaboração com a Henri Oguike Dance Company, novamente sob a direcção de Cesário Costa e com a participação de Gonçalo Pescada como solista. Nesses dois espectáculos, a Orquestra do Algarve interpretará composições de Luis Tinoco, Astor Piazzola e Antonio Vivadi. Como se vê e se vai podendo ouvir a Orquestra do Algarve continua em grande!

Tuesday, March 04, 2008

CAIXAS COM ESTÓRIAS- EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO INFANTIL COM A PARTICIPAÇÃO DA ALCOBACENSE IRINA RAIMUNDO

A Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras (Lisboa), inaugura no próximo sábado, 8 de Março, às 17 horas, a exposição de ilustração infantil a três pares de mãos Caixas Com Estórias, que ali estará patente até 5 de Abril. A exposição apresenta ilustrações de autoria de Joana Graça, Inês Pardal e (da alcobacense) Irina Raimundo, anunciando ainda uma Oficina de Ilustração para pais e filhos, em 5 de Abril, às 15 horas. Os contactos para informações e inscrições poderão ser feitos para o telefone 217549030 e para o e-mail bib.oribeiro@cm-lisboa.pt já, antes que se faça tarde!

FESTIVAL PEDRA ROCK NO CLUBE CULTURAL E RECREATIVO MOLEANENSE

Efectivamente, não há TGV nem Aeroporto da Ota ou Alcochete que façam parar a maltinha dos Moleanos, simpática aldeia do concelho de Alcobaça. Desta vez eles programaram um festival de rock, que promete, no mínimo, partir toda a pedra que lhe apareça pela frente! Trata-se do Festival Pedra Rock, que será apresentado no próximo sábado, 8 de Março, no Centro Cultural e Recreativo Moleanense, nos Moleanos (claro está!), mesmo nas faldas da Serra dos Candeeiros (onde também reside este blogue!). O Festival Pedra Rock começa a partir pedra, ou seja, a realizar-se, às 22 horas, e nele actuarão as bandas Cigano e Su Banda, Chicken Mithyc, Royal Rendez Vous e (os já famosos!) Sidewalkers, bem como o Dj Jambas e o Dj Fmol. Temos então uma imparável e muito pedrável noite de rock'n'roll pela frente, com (vejam bem!) entrada livre! Imperdibilíssimoooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

LANÇAMENTO DO LIVRO UMA FLOR POR MARIA DE LOURDES PINTASILGO

Chamamos a especial atenção para o lançamento do livro Uma Flor por Maria de Lourdes Pintasilgo, que se irá realizar na próxima sexta-feira, 7 de Março, pelas 18 e 30, em Lisboa, na Livraria da Assembleia da República. Essa sessão de lançamento vai ter a intervenção do jornalista Adelino Gomes e dos músicos Manuel Freire, Luanda Cozetti e Norton Daiello. É de ir! De corpo e alma!

MARCHA MUNDIAL DE MULHERES EM 8 DE MARÇO

Uma Marcha Mundial das Mulheres vai lançar a campanha Nem Mais Uma no próximo sábado, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Essa campanha visa denunciar e sensibilizar a população para a violência contra as mulheres, em particular para o problema da violência doméstica. Porque a violência contra as mulheres é uma forma de opressão grave, com sérias repercussões para toda a sociedade torna-se necessária uma enorme mobilização! Isso poderá ser feito participando na acção de rua do próximo sábado, 8 de Março, a partir das 13 e 30, no cruzamento da Rua 1º de Dezembro com a Rua do Carmo, no Rossio, em Lisboa. Mobilizem-se meninas!

Monday, March 03, 2008

ROBERTO LEAL E O SEU CANTO DA TERRA ACTUAM EM FÁTIMA EM CONCERTO SOLIDÁRIO

No próximo dia 29 de Março, sábado, pelas 21 e 30, o Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, vai apresentar um solidário e muito aguardado espectáculo, em que o cantor português Roberto Leal vai apresentar, ao vivo, o seu novo trabalho Canto da Terra, cuja edição tem constituido uma das mais agradáveis e inesperadas surpresas deste início de ano em Portugal. Neste seu Canto da Terra, Roberto Leal enceta uma notável e inspirada viagem às suas raízes transmontanas , rodeando-se de creditados e excelentes agrupamentos de música tradicional portuguesa , como a Brigada Vitor Jara e os Galandum Galundaina, num disco em que a produção é da responsabilidade de Ricardo Dias, da Brigada Vítor Jara, que conta ainda com a participação de cotadas figuras da música popular portuguesa, como Rão Kyao, entre outros. Uma das mais marcantes e fascinantes particularidades deste Canto da Terra de Roberto Leal tem a ver com o histórico facto de o mesmo incluir cinco temas cantados em mirandês, pelos Galandum Galundaina, preciosidade para cuja concretização terá fundamental a investigação e colaboração de Amadeu Ferreira. Roberto Leal dá com a gravação e edição deste disco uma emblemática palmada na cara de muitos preconceitos e muitos preconceituosos desta pátria à beira-mar plantada e este seu próximo concerto no Centro Pastoral Paulo VI, de Fátima, constituirá uma magnífica e imperdível oportunidade de o público do centro do país contactar com esta nova realidade da cultura nacional. Assume também especial destaque o facto de os lucros conseguidos com a realização desse espectáculo revertem a favor do projecto missionário diocesano Ondjoyetu, que mantém uma missão permanente na diocese do Sumbe, em Angola. Esgotemos então os 2000 lugares do Centro Paroquial Paulo VI, e mostermos em Fátima que sabemos ser solidários e apreciar os artistas portugueses que fazem da qualidade o seu modo de vida, dando desse modo um grande viva! a Roberto Leal e ao seu Canto da Terra! Todos a Fátima, no sábado 29 de Março!

COISAS DE JAZZ DE JOSÉ ALBERTO VASCO CONTINUAM EXPOSTAS NO FOYER DO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Continua a ser apresentada, entre 25 de FEVEREIRO e 25 de MARÇO de 2008, no FOYER do CINE-TEATRO de ALCOBAÇA, a exposição COISAS DE JAZZ DE JOSÉ ALBERTOVASCO, que apresenta objectos de colecção daquele conhecido melómano alcobacense como discos, revistas, pinturas, programas, bilhetes, cartazes deconcertos e até mesmo um espaço dedicado à história do jazz em Alcobaça. JOSÉ ALBERTO VASCO foi um dos autores e apresentadores do programa NÃO É SÓ JAZZ, na RÁDIO CISTER, de ALCOBAÇA (entre 1987 e 1991), tendo então sido também autor de uma crónica mensal, sob o mesmo título, no jornal A VOZ DE ALCOBAÇA. Foi co-organizador do festival ALCOA JAZZ 93, organizado pelo JAZZ BEN BAR, em ALCOBAÇA, com o qual colaborou também, durante alguns anos, na organização de concertos de jazz avulso. Integrou o júri do CONCURSO NOVAS BANDAS DE JAZZ, organizado em 2001, pelo PARLATÓRIO CAFÉ, em ALCOBAÇA. Tem apresentado DJ/Sets Jazz ("Prince à Beira de Um Ataque de Jazzes", "Jazz Que é Jazz e Jazz Que Não é Jazz" ou "Ok! Do You Want Something Jazzy?", entre outros) na FEIRA DO LIVRO DE ALCOBAÇA e em bares daquela cidade como o BEN ALMANZOR, o CLINIC e o PARLATÓRIO CAFÉ. O jazz continua com um cheiro engraçado!

THE SOAKED LAMB LEVAM BLUES COM CHEIRO A CRAVINHO AO MUSIC BOX

The Soaked Lamb é uma banda de roots, com predominância para os blues dos anos trinta e quarenta, e influências do jazz dessa mesma época. É uma banda de seis pessoas: Mariana Lima é a voz principal; Miguel Lima na bateria e percussão; Gito no contrabaixo; Tiago Albuquerque no saxofone, clarinete, concertina e guitarra; Vasco Condessa no piano e órgão; Afonso Cruz na guitarra, banjo, harmónica e voz. The Soaked Lamb gravaram um CD em casa, aos domingos, na altura em que se comia ensopado de borrego e se tocavam blues - com bocadinhos de swing, ragtime, boogie woogie - ainda com o hálito a cravinho, cominhos e vinho. Facto que evidentemente se nota quando se ouvem as músicas com atenção... embora lá ver e ouvir um grande concerto! Vai ser Music Box, que fica na Rua Nova de Carvalho, nº 24, no emblemático Cais do Sodré da nossa capitalíssima Lisboa, na noite do próximo sábado, 8 de Março, às 24 horas- abertura portas às 22 horas / encerramento às 6 - bilhete € 8,00 por pessoa, c/oferta de bebida até €3,00. Aconselhamos do fundo do coração esta festa em azul, de blues!

IRMÃOS CATITA PROMETEM ENCANTAR NA NOITE DAS MULHERES DO CABARET MAXIME

Mulheres! Bonitas, feias, lindas, horrorosas, giras, coirões, gordas, magras, altas, baixas, simpáticas, resingonas, grandes, pequenas, sem graça ou sensuais, estão todas convidadas para “uma noite com elas”! Na noite do próximo sábado, 8 de Março, o Cabaret Maxime e o conjunto musical Irmãos Catita prestam homenagem a “elas” ( e não se trata de ginjas!), comemorando essa efeméride maravilhosa que é o dia internacional da mulher (ou será «comemorando a efeméride que é o dia dessa coisa maravilhosa – a mulher!»?). O grupo prepara já – na sua pequena garagem de Matosinhos – um reportório adequado à data, em que ficam de fora canções clássicas, mas de cariz chauvinista como Bela Boazona da Damaia, Chupas e Engoles, ou o trauteadíssimo Apitadelas. Até às 00h30, as mulheres especiais - esta noite, todas elas - entram à borla e têm oferta de champanhe! O bar da casa junta-se à festa oferecendo champagne a todas as mulheres, e até a homens mascarados de mulher. Os matarruanos que bebericar das taças alheias, lá terão que rapar o bigode e as pernas, e fazer vozinha de menina... Queremos ver uma casa cheia de mulheres, sejam elas falsas ou verdadeiras! Traga a sua prima e as amigas, e divirta-se como nunca com Os Irmãos Catita! Ora aí está uma ideia mais ou menos original! Será mesmo?

MÁRIO MATA ACTUA NO CABARET MAXIME

A ocasião é imperdível! Mário Mata – que não mata mas mói – actua no Cabaret Maxime na próxima sexta-feira, 7 de Março, às 23 e 30! Júbilo! Contentamento! Loucura! Um dos heróis mais brilhantes da sua geração, e porventura um dos mais esquecidos, vem provar ao exigente público da capital que não ficou “desaparecido em combate”, combate esse começado nos tempos áureos de oitentas em locais históricos (esses sim, desaparecidos em combate!) como o Mosaico, o Sorriso ou a Tasca do Marciano! O autor de Não Há Nada P’ra Ninguém! vem cantar ao desafio, como é seu timbre, acompanhado por João Maló - com quem se encontra a gravar mais um disco - Rui Alves e Marinho Peniche, e promete um desfile de clássicos, como Sou do contra, Somos Portugueses, Eu Vou À Bruxa, ou o Então ó Zé!. Mário Mata vem da mesma escola que Jorge Palma, ou Sérgio Godinho e é um dos melhores cantautores de português da nossa praça. Um mestre das rimas e do “português de todos os dias” que tanta falta faz no nosso panorama musical – que bem precisa ser moído! Mário Mata é homem para isso. Proibido faltar!

Sunday, March 02, 2008

ARMAZÉM DAS ARTES/FUNDAÇÃO CULTURAL COMEMORA 1º ANIVERSÁRIO EM 5 DE ABRIL

O Armazém das Artes/Fundação Cultural (Rua Engenheiro Duarte Pacheco, 38-Alcobaça) vai comemorar no próximo dia 5 de Abril o seu 1º aniversário. Essas comemorações terão o seu início às 12 e 30, no Mosteiro de Alcobaça, com um almoço comemorativo, cuja ementa anuncia Entradas, Creme de Agrião, Bacalhau à D. Inês, Mesa de Frutas da época, Mesa de Doces Conventuais, Café d'Avó e Ginja de Alcobaça. O preço de cada almoço será de 30 euros, podendo a presença dos interessados ser confirmada até ao próximo dia 21 de Março, através do telefone 262595269, disponível de segunda a sexta-feira, entra as 14 e as 18 horas. A esse almoço comemorativo seguir-se-á a inauguração de três novas exposições no Armazém das Artes, às 16 e 30. Essas três exposições serão 50 Fotografias e 1 Atelier (com omagens de Ana Gaiaz, António Guerra, Dinora Severino, João Daniel Ferreira, Jorge Barros, Jorge Vasco, José Afonso Furtado, José Manuel Charters e Marco Tinta), 25 Esculturas de José Aurélio (doação do fundador ao Armazém das Artes) e Aparelhos de Precisão (núcleo museológico com peças do acervo da Fundação). O Armazém das Artes promete ainda algumas surpresas para essas comemorações, aqui ficando já cibernauticamente eternizados os parabéns do Nas Faldas da Serra a esse 1º aniversário daquela instituição cultural alcobacense!

RUI RASQUILHO ENTREVISTADO PELO JORNAL DE LETRAS, ARTES E IDEIAS

A edição de 27 de Fevereiro do Jornal de Letras, Artes e Ideias inclui uma série de páginas subordinadas ao tema dos 200 Anos da Chegada da Corte Portuguesa ao Brasi, que se completam no próximo sábado, 8 de Março. Entre os vários artigos incluidos nessas páginas chamou-nos especialmente a atenção uma entrevista aol alcobacense Rui Rasquilho, actual director do Mosteiro de Alcobaça, que preside à Comissão de Comemorações daquele evento. A entrevista é interessante, abordando algumas facetas e eventos integrados naquelas comemorações, nomeadamente a exposição Rio&Lisboa-Construções de um Império, já referida neste blogue, que confessou então também alguma desilusão face ao carácter prét-à-porter da mesma, alegando que o espaço do Mosteiro de Alcobaça em que está a ser exibida exige muito mais em termos de qualidade e sedução do público. Na mesmíssima entrevista Rui Rasquilho refere, por exemplo, uma outra exposição integrada naquelas comemorações, intitulada Linha do Horizonte, comissariada por Bernardo Pinto de Almeida, exibindo um acervo de 150 produções artísticas contemporâneas de pintura, escultura e instalações. Infelizmente, para nós, anuncia-se que essa exposição vai ser apenas exibida no Brasil, daqui se apelando ao ilustre alcobacense Rui Rasquilho para que faça tudo o que estiver ao seu alcance para futuramente a mesma ser exibida em Alcobaça, na Galeria de Exposições da Ala Sul do nosso Mosteiro. Vale?

ASSOCIAÇÃO DE MULHERES CONTRA A VIOLÊNCIA PROMOVE SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS, EM LISBOA

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO

ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS:

Aspectos Específicos na Terapia Individual e no Trabalho Familiar

ORADOR:

Prof. Doutor Tilman Fürniss

6, 7 e 8 de Março 2008

HOTEL MARQUÊS DE SÁ

Av. Miguel Bombarda, 130

(Junto à Fundação Calouste Gulbenkian)

Programa

6 e 7 Março:

- Vantagens e desvantagens de uma terapia individual

- Diferença entre terapia familiar e uma abordagem com a família

- As diferentes posições dos profissionais no trabalho individual e familiar: o ritual da diferenciação

- A relação entre o sistema profissional e as diferentes formas de tratamento

- A relação entre os profissionais envolvidos e a dinâmica da rede de profissionais durante o tratamento

8 Março:

- Discussão de Casos

(Apresentações a cargo de organizações convidadas)

Horário:

09h30 – 13h00 / 14h30 – 17h00

Abertura do Secretariado: 9h00

Destinatários:

Profissionais que trabalham na área das crianças (psicólog@s, assistentes sociais, médic@s, enfermeir@s, professor@s, educador@s, juristas, entre outr@s)

Tradução em sala:

Inglês – português – inglês

* Número limitado de inscrições

* Terão prioridade os participantes dos Seminários de Formação anteriores

Preço: 100

Associad@s AMCV: 50% desconto

(Cheques à ordem de Associação de Mulheres Contra a Violência)

Em caso de desistência, só haverá lugar a reembolso quando for comunicada até 22 de Fevereiro de 2008 (inclusive).


Para mais informações contacte:

Telf 21 380 21 62 / e-mail seminarios@amcv.org.pt