Tuesday, January 24, 2006

TINTA FRESCA TENTA PÔR PATRIMÓNIO MUNDIAL EM PRATOS LIMPOS

É indiscutível que praticamente todos os alcobacenses (e não só) que navegam pelo espaço cibernáutico conhecem e frequentam as páginas do jornal digital Tinta Fresca (www.tintafresca.net). Desde a sua fundação, em Outubro de 2005, que o seu Director, o incansável Mário Lopes, lidera uma atenta e activa equipa, publicando notícias de cuja qualidade, actualidade e pertinência é recente exemplo a notícia ali actualmente "on line" sobre o universo bloguista alcobacense... Todavia, o Tinta Fresca nunca se tem apenas acomodado nas suas páginas, e voltará brevemente a dar sinal desse seu posicionamento interveniente na vida pública, voltando a organizar uma conferência sobre um assunto de interesse local e nacional. Essa imperdível conferência realizar-se-á na noite de sexta-feira, 3 de Fevereiro, a partir das 21 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, sendo subordinada ao tema "Três Monumentos Património Mundial: Alcobaça, Batalha e Tomar". Pretendendo-se provavelmente pôr tudo em pratos limpos no que respeita àquele assunto, aquela conferência contará com a indispensável presença dos directores dos mosteiros de Alcobaça e Batalha (Rui Rasquilho e Júlio Órfão) e do Director do Convento de Cristo (Jorge Custódio). Espera-se que desta vez a montanha não volte a parir um rato!...

Sunday, January 22, 2006

CERVEJA TRAPISTA À PORTUGUESA COM TRAVO CISTERCIENSE

É já na próxima terça-feira, 24 de Janeiro, que vai começar a rodar nas televisões portuguesas o anúncio à nova cerveja Super Bock Abadia. Os dois anúncios que movimentam essa nova campanha publicitária têm para os alcobacenses a especial particularidade de terem sido integral ou parcialmente rodados no Mosteiro de Alcobaça. Efectivamente, muitos de nós reparámos na grande movimentação de pessoal técnico (70), actores (6), figurantes (105) e adereços que há duas semanas movimentou parte do centro histórico de Alcobaça, denunciando desde logo que os dois anúncios de 30 segundos em causa eram mesmo grandes produções em termos de marketing e publicidade, incluindo mesmo a participação de uma conhecida empresa espanhola do ramo cinematográfico. Consta que foram gastos mais de 7400 metros de película na rodagem dos dois anúncios (Bar e Cavaleiro) que lançam a Super Bock na "yellow brick road" das chamadas cervejas trapistas, cuja origem e cuja notável qualidade remontam à Bélgica da Idade Média e a actuais e fabulosas marcas belgas como a Chimay, a Duvel, a Leffe ou a fortíssima Westvleteren... Eu sempre estive muito mais virado para os lados e sabores da Sagres, mas a verdade é que estou desertinho para experimentar esta nova cerveja com o seu suposto travo cisterciense! Espero não ficar desiludido...