Saturday, January 06, 2007

S. A. MARIONETAS APRESENTAM 6 SEMANAS DE PADEIRADA NOS CASTELHANOS, EM ALCOBAÇA, NA ESCOLA ADÃES BERMUDES!

Os nossos visitantes mais desatentos poderão à primeira vista ajuizar que Alcobaça irá proximamente entrar no circuito do wrestling, ou coisa parecida... Uma melhor e mais cuidada observação levá-los-á, contudo, a saber que toda a padeirada anunciada no título desta postagem se deverá essencialmente à apresentação de um ciclo dedicado ao espectáculo Theatrum Puparum, ou melhor escrevendo, as Aventuras da Padeira de Aljubarrota na irónica e humorada visão concebida por José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira para a impagável companhia alcobacense S. A. Marionetas. Esse ciclo de espectáculos iniciar-se-á já na próxima terça-feira, 9 de Janeiro, e ocorrerá, todas as terças e quinta-feiras, no Auditório da Escola Adães Bermudes, em Alcobaça, até 15 de Fevereiro. Este ciclo de espectáculos da S. A. Marionetas é essencialmente dirigido às escolas do concelho, que deverão marcar as suas presenças e os respectivos horários pelo telefone 967086609, no qual terão o prazer de ser atendidos (não pela Padeira de Aljubarrota, mas sim) pela Sofia Vinagre, que é uma rapariga muito mais simpática e muito menos violenta que a histórica e emblemática heroína retratada e eternizada neste bem sucedido espectáculo da S. A. Marionetas...
É ainda de assinalar que a mais famosa companhia teatral alcobacense de sempre não esqueceu também o público em geral (ou seja, os mais velhinhos), ao qual serão especialmente dedicadas duas das sessões previstas: as de 27 de Janeiro e 10 de Fevereiro, ambas às 16 horas. Só falta escrever que ninguém necessita de ir armado para aqueles espectáculos, dado que esta Padeira de Aljubarrota da S. A. Marionetas é muito mais levada para a paródia do que para a pancada (com a desculpa de ainda não lhe ter aparecido nenhum castelhano pela frente...). É de ir!

Friday, January 05, 2007

BILHETEIRA DO CINE TEATRO DE ALCOBAÇA COMEÇA NOVO ANO COM NOVOS HORÁRIOS

No início deste novo ano o Cine Teatro de Alcobaça tornou público que a sua bilheteira passou a funcionar em novos horários. De terça a sexta-feira, aquela bilheteira estará aberta entre as 13 e 30 e as 18 horas. Nos dias de espectáculo, aquela bilheteira abrirá ao público às 19 e 30 e encerrará 30 minutos após o início do espectáculo. Nos sábados, domingos e feriados em que houver espectáculos à tarde, aquela bilheteira estará aberta entre as 13 e 30 e as 18 horas. Nos domingos em que houver cinema, a bilheteira do Cine Teatro abrirá entre as 15 e 30 e as 16 e 30, reabrindo às 20 para encerrar às 22 horas. Nas segundas-feiras em que houver cinema, aquela bilheteira estará aberta entre as 20 e as 22 horas. O Nas Faldas da Serra faz votos para que aquela bilheteira esteja muito concorrida durante todo o ano!

Wednesday, January 03, 2007

AS AVENTURAS DO COMÉRCIO (DITO) TRADICIONAL NO CENTRO HISTÓRICO DE ALCOBAÇA: UMA ODISSEIA QUE DEVERIA TER O TRÂNSITO AUTOMÓVEL REGULAMENTADO!

Se algum veneziano pensasse abrir uma loja de electrodomésticos na Piazza San Marco, o mínimo que lhe aconteceria era ser considerado louco. O mesmo aconteceria a um holandês que pretendesse abrir uma loja de ferragens na Dam Platz de Amsterdam. Ou a um checo que se lembrasse de abrir uma mercearia na Praça da Cidade Velha de Praga. Aconteceria o mesmo a qualquer administrador bancário que delineasse a abertura de um estabelecimento bancário em qualquer desses locais. Ou a um vereador camarário que tivesse a ideia de autorizar o trânsito automóvel (não regulamentado) na Grand Place de Bruxelas ou na Plaza Mayor de Madrid. Em todos esses locais predominam o chamado comércio cultural, a hotelaria e restauração ou as lojas de (mais ou menos sofisticadas) recordações... Tal como na imensa maioria dos núcleos dos centros históricos das mais importantes cidades europeias. Onde o único trânsito automóvel permitido é o de moradores e o de cargas e descargas para os estabelecimentos comerciais (sempre com horários rígidos e claramente demarcados!).
Tem de ser esse o destino do Rossio de Alcobaça após as suas obras de requalificação e continuo convicto de que serão as leis do mercado a traçar o futuro comercial daquela zona de Alcobaça. É claro que um dos seus actuais grandes problemas é o facto de o comércio maioritariamente existente nessa zona ser o chamado "pequeno comércio familiar", género de comércio que infelizmente já teve o seu tempo e está universalmente ultrapassado no tempo e no espaço... Nos centros das grandes cidades a nível mundial domina já há muitos anos o "comércio das grandes cadeias", que por vezes, chegam a ocupar quarteirões inteiros, como é, por exemplo, o caso dos londrinos Selfridges e Harrod's, entre tantos outros... Estou certo de que a actual crise do comércio alcobacense não foi provocada por aquelas obras de requalificação e sei mesmo (por experiência própria) que ela já existia no final da década de 1980! E tudo o resto me parece pura conversa fiada, para tentar "enfiar Lisboa pelos olhos dentro" a muito boa gente...
Pessoalmente, gostaria que aquela obras de requalificação fossem concluidas ainda durante este ano, motivando assim que Alcobaça pudesse finalmente reflectir sobre essa nova realidade e pensar, caso a caso, como resolver o seu futuro turístico, comercial e vivencial. Teria então chegado o tempo de se acabarem com as desculpas estafadas do dia a dia e arregaçar finalmente as mangas de uma Alcobaça direita ao futuro!
É claro que tudo isso deverá também passar pelo facto de a nossa edilidade ganhar finalmente coragem e tomates para regulamentar o trânsito automóvel na zona histórica da cidade e proibir definitivamente o estacionamento na Praça 25 de Abril! Estou convicto de que a partir desse dia se viverá muito melhor em Alcobaça e esta será uma cidade muito mais rica e racional! E não é por falta de condições políticas que isso não se passa...

OS PORTUGUESES EM BUSCA DE SI PRÓPRIOS: UMA PÉROLA NA IMPRENSA ANALÓGICA PORTUGUESA

Pois é, prezados visitantes do Nas Faldas da Serra. Esta postagem pretende chamar a vossa atenção para um autêntica pérola hoje publicada na imprensa analógica portuguesa. Trata-se de um ensaio que ocupa quatro páginas na edição hoje publicada pelo imprescindível quinzenário Jornal de Letras, Artes e Ideias. Esse precioso e pertinente ensaio intitula-se Os Portugueses à Procura de Portugal e foi concebido por Vitorino Magalhães Godinho, o mais importante historiador contemporâneo português. Partindo do inquérito/programa Os Grandes Portugueses, promovido pela RTP, aquela figura maior da cultura contemporânea portuguesa delineia um interessantíssimo ensaio sobre o nosso passado, o nosso presente e o nosso futuro... Leiam e depois digam-me o que pensam!

Monday, January 01, 2007

BULGÁRIA E ROMÉNIA ENTRAM NA COMUNIDADE EUROPEIA EM DIA DE NOTÁVEIS CONCERTOS TELEVISIVOS DE ANO NOVO

Assinala-se hoje a adesão oficial da Bulgária e da Roménia à Comunidade Europeia. São dois países que nunca visitei, embora trabalhe com alguns romenos que há alguns anos vieram para Portugal em busca de trabalho, dignidade e uma vida melhor. O Nas Faldas da Serra acredita no futuro da Europa e que essas novas adesões poderão contribuir para uma melhor concretização desse futuro comum, pelo que aqui deixa as suas felicitações a esses nossos dois novos parceiros comunitários e muito especialmente aos seus laboriosos colegas de trabalho romenos. Curiosamente, essa adesão foi também esta manhã enfaticamente saudada pelo maestro indiano Zubin Mehta, enquanto dirigia a Filarmónica de Viena no tradicional e emblemático Concerto de Novo no Salão Dourado do Musikverein, em Viena. O concerto for transmitido em directo esta manhã, pela RTP 1 e foi o excelente espectáculo de sempre, animado pela música dos vários Strauss e do centenário Becker e por uma fabulosa realização da televisão austríaca.
Num dia usualmente preenchido com belíssimos concertos de ano novo televisivamente transmitidos, assistimos também esta manhã, na Rai Uno, ao do Teatro la Fenice de Veneza, espectáculo em que a orquestra residente daquele lindíssimo Teatro foi superiormente dirigida pelo maestro japonês Kazushi Ono, que substitui quase em cima da hora o anteriormente previsto Yuri Temirkanov, assolado por súbita doença. Esse concerto veneziano de Ano Novo foi também notável, nele tendo sido ceestialmente interpretada magnífica música italiana de compositores como Rossini e Verdi.
Contudo, o dia de transmissão televisa de imperdíveis concertos de Ano Novo não se vai ficar por aí, e o Nas Faldas da Serra chama a atenção dos seus visitantes para o que será esta tarde transmitido pelo canal televisivo francês Arte Tv, às 18 horas, que exibirá um previsivelmente notável Concerto de Natal do Teatro Mariinsky, de S. Petersburgo, em que a fabulosa orquestra residente naquela famosa sala de conncertos russa será dirigida pelo convincente e carismático maestro Valery Gergiev, interpretando composições cuja interpretação naquele mítico Teatro fez História!

Sunday, December 31, 2006

VOTOS DE BOM ANO NOVO

O blogue Nas Faldas da Serra deseja a todos os seus visitantes, leitores, comentadores e amigos um excelente, motivador e poético Ano Novo!
Numa época em que muitos programam a sua noite de passagem de ano para a sua própria casa ou em viagem ao estrangeiro, não nos privamos de aqui deixar duas sugestões para os (ainda) prováveis indecisos quanto ao seu destino nas festividades desta noite: a primeira situa-se em Lisboa, junto ao Castelo de S. Jorge e é no bar Cefalópode, cujas estrelas da exótica noite de passagem de ano serão o guitarrista e cantor japonês Teppe Watanabe e o guitarrista e bandolinista brasileiro André Zambl, que associarão em palco a música japonesa com a bossa nova, o chorinho e o samba. A nossa outra sugestão para esta noite de passagem de ano é para aqueles que não pretendem sair de Alcobaça e realiza-se no Clinic Bar, que a partir da 1 da manhã promete uma noite em sintonia total com Nova Iorque. Neste caso a festa destina-se especificamente a convidados, embora a coisa seja menos complicada do que à primeira vista parece, bastando para isso digitalizar o telefone 262598549 e ver como as coisas correm...
Bom Ano Novo!

UM POEMA DE ANO NOVO DE LEVI CONDINHO

ANO BOM

Na noite de Ano Bom
iam os rapazes solteiros
para a casa de Santa Susana
pequeno e vetusto pardieiro
junto à capela de São Gregório Magno
aí se guardavam alfaias religiosas
lanternas de procissões andores bandeiras círios
foguetes sobrados da última festa
levavam vinho e pão
iscas de bacalhau algum chouriço sacado à chaminé
fritavam filhós e velhozes
bebiam púcaros de café de cevada
eram pobres e crédulos às vezes brigões
tratavam-se por alcunhas
discutiam Azevedo Travaços Peyroteu
Félix Rogério Ben David ou o Teixeira/gasogéneo
à meia-noite lançavam os foguetes da passagem
de um ano conformado à modéstia para outro seu igual
e depois percorriam as ruas escuras
esburacadas lamacentas
tocavam chocalhos campainhas harmónicas de beiços
cantavam desajeitadas loas
parando à porta de outros pobres ou remediados
meia dúzia de ricos
alguns são vivos mas a dureza das coisas
decerto os fez esquecer a velha Casa de Santa Susana

nessas noites de infância
algo se adivinhava diferente
para os meus atentos ouvidos
ecos de fantasmas na noite entre o encanto e o terror
dos sons pela noite distendida - a Rua Detrás ou os confins de tudo
rasgões musicais cicatrizes roucas nos primórdios
da madrugada enrolada no colchão de carregão e sumaúma

LEVI CONDINHO
Roteiro Cego, 2001