Monday, January 01, 2007

BULGÁRIA E ROMÉNIA ENTRAM NA COMUNIDADE EUROPEIA EM DIA DE NOTÁVEIS CONCERTOS TELEVISIVOS DE ANO NOVO

Assinala-se hoje a adesão oficial da Bulgária e da Roménia à Comunidade Europeia. São dois países que nunca visitei, embora trabalhe com alguns romenos que há alguns anos vieram para Portugal em busca de trabalho, dignidade e uma vida melhor. O Nas Faldas da Serra acredita no futuro da Europa e que essas novas adesões poderão contribuir para uma melhor concretização desse futuro comum, pelo que aqui deixa as suas felicitações a esses nossos dois novos parceiros comunitários e muito especialmente aos seus laboriosos colegas de trabalho romenos. Curiosamente, essa adesão foi também esta manhã enfaticamente saudada pelo maestro indiano Zubin Mehta, enquanto dirigia a Filarmónica de Viena no tradicional e emblemático Concerto de Novo no Salão Dourado do Musikverein, em Viena. O concerto for transmitido em directo esta manhã, pela RTP 1 e foi o excelente espectáculo de sempre, animado pela música dos vários Strauss e do centenário Becker e por uma fabulosa realização da televisão austríaca.
Num dia usualmente preenchido com belíssimos concertos de ano novo televisivamente transmitidos, assistimos também esta manhã, na Rai Uno, ao do Teatro la Fenice de Veneza, espectáculo em que a orquestra residente daquele lindíssimo Teatro foi superiormente dirigida pelo maestro japonês Kazushi Ono, que substitui quase em cima da hora o anteriormente previsto Yuri Temirkanov, assolado por súbita doença. Esse concerto veneziano de Ano Novo foi também notável, nele tendo sido ceestialmente interpretada magnífica música italiana de compositores como Rossini e Verdi.
Contudo, o dia de transmissão televisa de imperdíveis concertos de Ano Novo não se vai ficar por aí, e o Nas Faldas da Serra chama a atenção dos seus visitantes para o que será esta tarde transmitido pelo canal televisivo francês Arte Tv, às 18 horas, que exibirá um previsivelmente notável Concerto de Natal do Teatro Mariinsky, de S. Petersburgo, em que a fabulosa orquestra residente naquela famosa sala de conncertos russa será dirigida pelo convincente e carismático maestro Valery Gergiev, interpretando composições cuja interpretação naquele mítico Teatro fez História!

1 comment:

José Alberto Vasco said...

Um dos meus laboriosos colegas de trabalho romenos dizia-me há alguns dias estar confiante de que a partir da adesáo do seu país à Comunidade Europeia os europeus ocidentais passariam a menosprezar menos os seus compatriotas romenos, que não são todos, segundo as suas convictas palavras "nem ladrões, nem ciganos". Espero que ele tenha razão!