Friday, October 26, 2007

GRANDEZA DO MUSEU HERMITAGE JÁ ESTÁ DISPONÍVEL AO PÚBLICO EM LISBOA, NO PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA

Está desde hoje aberta ao público em Lisboa, na Galeria D. Luís do Palácio Nacional da Ajuda, a exposição Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage/De Pedro, o Grande, a Nicolau II. Trata-se de uma notável exposição de mais de meio milhar de magníficas obras de arte, nas áreas da pintura, da escultura e das artes decorativas, que se estendem do século XVIII ao início do século XX, pertencentes ao espólio do Hermitage Museum de São Petersburgo, na Rússia, reconhecido como um dos maiores e melhores museus do mundo. Essa fascinante e imperdível exposição estará patente no Palácio Nacional da Ajuda até ao dia 17 de Fevereiro de 2008 e a verdade é que o evento merece uma visita demorada e atenta e até mesmo uma visita a Lisboa apenas para esse efeito. Raramente o público português tem tido tanto luxo artístico à sua disponibilidade! Viva!

3º SOS ANIMAL EM LISBOA, NO TERREIRO DO PAÇO

No próximo domingo, 28 de Outubro, em Lisboa, o Terreiro do Paço vai estar encerrado ao trânsito automóvel, havendo no lugar dos carros, uma grande animação; "Devolver aos lisboetas aquela que é uma das mais belas praças da Europa" é o objectivo a que se propõe o autarca da capital. Depois de o estacionamento ter sido interditado nesta praça, "chegou o momento de retirar também a circulação, numa primeira fase aos Domingos, e de que esta iniciativa funcionará como teste", eis uma excelente ideia do actual Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, que este domingo pode começar a vingar... O SOSAnimal vai estar presente com animais para adopção e sensibilização à população, pedindo a todos os seus colaboradores que puderem comparecer para ajudar, que apareçam! Eles estarão também a recolher donativos, aqui fivando a lista dos materiais de que há maior necessidade:
Medicamentos diversos para animais;
Desparasitantes em pasta, comprimidos, sprays, etc;
Cobertores, mantas, toalhas, etc;
Cestos, alcofas, comedouros, coleiras e trelas;
Utensilios e produtos de limpeza, tais como:
Vassouras, esfregonas, baldes e pás;
Sacos do Lixo,
Lixivias, detergentes, trigene e outros;
Rolos de papel de cozinha, Toalhetes humidos para bebé, pó de talco;
Alcool, betadine e outros desinfectantes;
Sacas de ração para Cão e Gato;
arroz e massas.
É de ir e apelar por mais e melhor!

Thursday, October 25, 2007

PEDRO CARNEIRO ACTUA COM O QUARTETO ARDITTI NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

O Quarteto Arditti, aclamado em todo o mundo como um dos mais importantes e relevantes agrupamentos dedicados à música do nosso tempo, tendo já estreado obras de notáveis compositores como Cage, Stockhausen e Xenakis, junta-se a Pedro Carneiro, marimbista e um dos mais importantes músicos portugueses da actualidade, para interpretar um programa que inclui obras de compositores contemporâneos portugueses. Forma-se assim um virtuosíssimo quinteto, que explora as possibilidades expressivas do quarteto e da marimba microtonal, um instrumento muito recente, afinado em quartos de tom, que Pedro Carneiro utilizará nesse concerto. O concerto decorrerá no próximo sábado, 27 de Outubro, em Lisboa, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, constando do seu programa composições de Rui Penha (Perspective para marimba e quarteto de cordas), em estreia mundial, Patrícia Almeida (Dulce Delirium para quarteto de cordas), João Pedro Oliveira (Espiral de Luz para quarteto de cordas), do próprio

Pedro Carneiro (Lentement, music boxes floating... -whisper for JS-/ Parte 5a, de "... ni mots, ni signes..."- para violoncelo solo) e (...e todo eu me alevanto e todo eu ardo... -Parte 1b- Versão 2- para marimba solo), António Pinho Vargas (Monodia, quasi um requiem para quarteto de cordas) e Luís Tinoco (Ends Meet para marimba e quarteto do cordas). Afiançamos que vai mesmo ser um concerto 5 estrelas!

PETIÇÃO CONTRA O FIM DA REVISTA -HISTÓRIA-

A revista História está a ver o seu fim anunciado. Acaba de editar agora o seu número 100 e corre o risco de não sair mais nenhum. Este provável encerramento da revista História deve-se a um corte orçamental, que apesar de minimo para quem apoiava a revista é extremamente importante para assegurar a sua existência. A revista História é já uma revista de referência no panorama cultural e editorial português e um caso único qualitativo. É importante não deixar acabar mais esta revista no nosso país com um já tão pobre mercado editorial de qualidade e assinar a petição que circula na Internet tentando demover os prováveis responsaveis de mais um atentado contra a Cultura nacional. A petição está disponível no endereço http://www.petitiononline.com/magazin/petition.html e é imperioso que todos a assinemos, juntando a nossa voz à das 1173 pessoas que até este momento já o fizeram, incluindo nós!

ENCONTROS EM LUGARES DE MEMÓRIA DA RESISTÊNCIA CONTINUAM NO PRÓXIMO SÁBADO, 27 DE OUTUBRO

O núcleo do Porto do movimento Não Apaguem a Memória!, movimento cívico que visa a preservação da memória histórica das lutas de resistência contra a defunta ditadura de Salazar e Caetano, promove os Encontros em Lugares de Memória da Resistência, esperando que as histórias contadas pelos protagonistas das acções de resistência anti-fascista venham enriquecer a nossa memória colectiva do fascismo. Contando com os testemunhos dos que participaram nas lutas informais e nas actividades promovidas por associações de todo o tipo, como colectividades culturais, entidades cooperativas, organizações de jovens trabalhadores e associações estudantis, o movimento Não Apaguem a Memória! convida todos quantos frequentaram os lugares simbólicos dessas acções a participar nesta sua iniciativa. Tendo-se iniciado este ciclo de tertúlias no Porto, no Café Piolho, apelamos agora à vossa participação activa no próximo sábado, 27 de Outubro, às 15 e 30, no Café Ceuta , local onde se realiza o segundo encontro. Valerá certamente a pena!

Wednesday, October 24, 2007

PROJECTO XXI DO CLARINETISTA ALCOBACENSE ANTÓNIO ROSA FOI PREMIADO EM ESPANHA

O Projecto XXI constituído pelo clarinetista alcobacense António Rosa e pelo pianista António Oliveira foi laureado no Festival Internacional de Música de Lleida (Lérida), em Espanha, que decorreu nos dias 6 e 7 de Novembro. De entre 16 finalistas a nível europeu , foram considerados o Melhor Grupo de Música de Câmara do Festival. Lançaram o seu muito bem sucedido primeiro CD em Janeiro de 2007, com o título Projecto XXI, dedicado à divulgação de obras de compositores portugueses dos séculos XX e XXI. Já participaram em vários Festivais de Música em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Vancouver. Muitos parabéns Projecto XX! Já sabem que o Nas Faldas da Serra é vosso fâ desde o primeiro segundo!

Tuesday, October 23, 2007

VIOLEIRO ROBERTO CORRÊA DÁ RECITAL EM ALCOBAÇA

Na próxima sexta-feira, 26 de Outubro, a partir da 21 horas, actuará na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça o importante violeiro, compositor e pesquisador brasileiro Roberto Corrêa. Sendo descendente de uma tradicional família de violeiros, Roberto Corrêa estreou-se em concerto em 1983, em Brasília. A partir daí tem-se apresentado em recital um pouco por todo o mundo, ministrando também cursos sobre música caipira, viola caipira e viola de concho. Roberto Corrêa gravou e deitou vários CD's, sendo também autor do livro A Arte de Pontear Viola, editado no ano 2000. A sua arte e o seu empenho têm sido alvo de rasgados elogios na imprensa brasileira, tendo André Mesquita sublinhado que aquele violeiro "é um bom exemplo de que, enquanto somos bombardeados diariamente por uma imensidão de músicas sem um mínimo de brilho e intensidade, Roberto Corrêa prova que existe música popular brasileira de qualidade e com um resgate histórico". Nesse seu próximo recital em Alcobaça, Roberto Corrêa interpretará composições de sua autoria (Araponga Isprivitada, Peleja de Siriema com Cobra, Antiquera, Parecença e Mazurca Pantaneira), bem como obras de Mário Andrade, Ernesto Nazareth, Joracy Camargo, Luiz Gonzaga e Heitor Villa-Lbos, entre outros compositores cuja interpretação permitirá ao público alcobacense passear-se musicalmente pelo Sertão e pela melhor música do interior do Brasil. É de ir!

I FESTIVAL DO BORREGO ANIMA CELORICO DA BEIRA, A PARTIR DE 27 DE OUTUBRO

A edilidade de Celorico da Beira vai levar a cabo a realização do I Festival do Borrego, entre sábado, 27 de Outubro e o dia 3 de Novembro, ocorrendo a 27 de Outubro a Feira do Borrego na Carrapichana e o Roteiro Gastronómico do Borrego, entre 28 de Outubro e 3 de Novembro nos restaurante aderentes. O festival consistirá na promoção/comercialização do Borrego, genuíno daquele concelho, no mercado de gado da Carrapichana e na sua utilização na cozinha tradicional celoricense. Para promover as mais variadas formas de cozinhar dessa iguaria, o sabor único advém da alimentação à base do leite materno e da tenra idade (o abate da rês ocorre por volta dos 30 dias de vida, com um peso até 12 Kg) constituindo desde tempos imemoriais, o prato de luxo de qualquer família nos dias de festa, vai decorrer um Roteiro Gastronómico com pratos à base do borrego, confeccionados no local da feira (Carrapichana). Todos terão oportunidade de degustar no almoço convívio, canja de borrego e guisado de borrego à celoricense e petiscos à base de fressura de borrego, ao som de música popular e animação diversa. Promete, não é?

ENA PÁ 2000 ANIMAM ARRAIAL D'ENGENHARIA, NO PORTO

Começa hoje e prolonga-se até sexta-feira, 26 de Outubro, no Porto, mais um Arraial d'Engenharia promovido pela CACE Cultural do Porto. Os grandes momentos da festa prevêm-se para a noite de quinta-feira, 25 de Outubro, durante os previsivelmente inesquecíveis momentos em que os Ena Pá 2000 estarão em palco, tentando conquistar os corações mais empedernidos do Norte do país e da sua capital. Na noite anterior, de quarta-feira, a grande atracção do arraial será Quim Barreiros, o próprio, mais a sua banda, e na noite seguinte, os momentos mais vibrantes dessa noite de encerramento do Arraial d'Engenharia do Porto serão certamente da responsabilidade do Dj Fernando Alvim e dos seus CD's amestrados. Contudo, esse arraial terá muito mais engenharias de encher o olho e o ouvido, durante quatro noites em que o Porto não vai ter descanso!

Monday, October 22, 2007

PÁSSARO DE FOGO LANÇA -TERRAÇOS- DE MARIA COSTA

A editora Pássaro de Fogo e a livraria Bookhouse vão lançar o livro de poesia Terraços, de Maria Costa, com fotografia de Luísa Albino. A apresentação do livro estará a cargo de Annabela Rita, incluindo leitura de poesia e música ao vivo. O lançamento terá lugar na próxima sexta-feira, 26 de Outubro, pelas 18 e 30, em Lisboa, na Bookhouse, situada nas lojas 19 e 37 do piso -1 do Edifício Monumental, na Praça Duque de Saldanha. O Nas Faldas da Serra fica especialmente feliz com este novo lançamento da Pássaro de Fogo, uma simpática e lutadora editora que continua a fazer finca-pé na edição exlusiva de poesia, ajudando a demonstrar que este país não é só bola e vadiagem cultural... Viva!

Sunday, October 21, 2007

PELOURO DO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA ORGANIZA FORMAÇÃO -CETÁCEOS: DOS ARROJAMENTOS À INVESTIGAÇÃO-, NO PORTO

O Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça organiza, em conjunto com o Centro de Formação da Ordem dos Biólogos, uma formação intitulada Cetáceos: dos Arrojamentos à Investigação, que decorrerá entre 24 e 26 de Outubro, no Porto, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. A formação terá como oradores: Cristina Brito (Bióloga, Mestre em Etologia, Doutoranda em História dos Cetáceos, Escola De Mar), Fernando Carvalho (Biólogo, Doutor em Química e Ambiente), Margarida Malta, Engenheira Química, Instituto Tecnológico e Nuclear) e Sofia Quaresma (Bióloga, Mestre em Biologia da Conservação, Pelouro do Ambiente, Município de Alcobaça). A iniciativa conta com os apoios do Instituto de Conservação da Natureza e Da Ordem dos Biólogos e só se pode escrever que durante aqueles três dias Alcobaça vai (mesmo) dar uma li(ga)ção ao Porto!

ORQUESTRA GULBENKIAN ESTREIA EM PORTUGAL O CONCERTO PARA DOIS PIANOS E ORQUESTRA DE SÉRGIO AZEVEDO

Na próxima quinta-feira, 25 de Outubro, a Orquestra Gulbenkian estreia em Portugal, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, às 21 horas, o Concerto Para Dois Pianos e Orquestra do compositor contemporâneo português Sérgio Azevedo. O concerto está integrado no ciclo Nova Música Portuguesa Para Piano e Orquestra, integrado na Temporada de Música da Fundação Gulbenkian e nele será também interpretada, em primeira audição absoluta a composição Paradeisoi de Isabel Soveral, além da Sinfonia nº 3, em Dó menor, op. 78, com órgão de Camille Saint-Saëns. A Orquestra Gulbenkian será dirigida pelo maestro Pascal Rophé, sendo solistas os pianistas António Rosado e Miguel Borges Coelho. O espectáculo terá repetição na sexta-feira, 26 de Outubro, no mesmíssimo auditório, às 19 horas, sendo precedido de um Comentário Pré-Concerto pelos compositores Isabel Soveral e Sérgio Azevedo, uma hora antes, no Auditório Três da Fundação Gulbenkian. A música culta contemporânea portuguesa continua de muito boa saúde, o que certamente voltará a ser comprovado naquelas duas noites!