Saturday, February 17, 2007

O CARNAVAL NUM POEMA DE TARCÍSIO TRINDADE

CARNAVAL

Máscaras nas meninas e nas velhas
E a orquestra castelhana.

Onde está Teresinha a quem o menino ama
Sem disfarce?

E as velhas da praia? E os búzios?
E o arco-íris?
E os pombos cistercienses?

O menino sem norte fugiu para o pomar
A ver abrolhar os gomos das árvores
Em inexplicável, mágico silêncio.

E sob a pereira que espera impaciente
O equinócio de Março
Aguarda serenamente a manhã
De quarta-feira de cinzas.

TARCÍSIO TRINDADE
Os Meninos e as Quatro Estações, 1960

Friday, February 16, 2007

CANCELADA ACTUAÇÃO DE JOSÉ CID NO CLINIC

Esta é mesmo uma notícia de última hora! O Clinic divulgou que por motivos alheios á sua direcção foi cancelada a prevista actuação de José Cid naquele bar, durante a noite de hoje. O cancelamento ter-se-á devido a uma intoxicação alimentar do próprio cantor. É pena, mas acontece...

DJ VIBE VAI SER CABEÇA DE CARTAZ NO CARNAVAL DO TEATRO SÁ DA BANDEIRA

A noite segunda-feira do Carnaval deste ano em Santarém tem o renovado Teatro Sá da Bandeira como um dos seus principais pontos de atracção. E a coisa não é para menos, dado que nessa noite de Carnaval aquele espaço escalabitano vai ser animado por vários colectivos de DJ's, como o Full Metal Funk e o Industria Sound System. Porém, a coisa promete ainda muito mais, dado que o cabeça de cartaz dessa imparável noite de DJ/Sets vai ser, nem mais nem menos: DJ Vibe, himself! A coisa tem início marcado para as 23 e 59 de segunda-feira, 19 de Fevereiro, estando aprazado o seu final para as 9 da manhã da terça-feira seguinte, a de Carnaval! Não sei se toda a gente se conseguirá aguentar de pé até essa hora, mas até para os menos resistentes, mas mais abonados, o Teatro Sá da Bandeira dispõe agora de uma Zona Vip com camarotes. Bora aí!

DESCOBRIR A MÚSICA NA GULBENKIAN APRESENTA CONCERTO ENCENADO SOBRE GRANDES MOMENTOS MUSICAIS DO BARROCO

O Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian continua a apresentar a sua interessantíssima iniciativa Descobrir a Música na Gulbenkian, com enorme sucesso junto de miúdos e graúdos, a quem essa iniciativa é destinada. Iniciou-se esta manhã mais um dos programas incluidos na edição deste ano do Descobrir a Música na Gulbenkian, em que sob a designação temática Tempo, Temperaturas e Estações, será apresentado até ao dia 24 deste mês um Concerto Encenado Sobre Grandes Momentos Musicais do Barroco. Esse programa tem como público alvo as crianças a partir dos 5 anos de idade, tendo Direcção Cénica de Filipe Crawford e Direcção Musical de Marcos Magalhães, que conduzirão o seu público através da ondeante música de compositores como Monteverdi, Haendel, Purcell, Bach, Rameau e muitos outros, relacionando-a com elementos das estações do ano e fazendo uma apologia dos sentidos e da emoção. Quem me dera ter 5 anos e estar lá!

Thursday, February 15, 2007

O ETERNO JOSÉ CID REGRESSA AO ETERNO CLINIC NA ETERNA ALCOBAÇA

É provável que neste país não haja ninguém que não conheça o José Cid. O homem já leva mais de 50 anos de carreira artística e a verdade é que não pára nem por nada! Lembro-me de o ter visto actuar em Alcobaça durante a década de 1970, num baile de finalistas, com a sua excelente banda Cid, Scarpa, Carrapa & Nabo, que além de juntar em si a fina flor do rock nacional daquela época interpretava King Crimson e Pink Floyd de um modo que quase fazia inveja aos próprios... O seu disco 10000 Anos Depois Entre Vénus e Marte é ainda hoje considerado uma das obras-primas da História da Pop Progressiva, o que parece continuar a não o preocupar por aí além! Pois é. O José Cid ainda há muito pouco tempo actuou em Alcobaça, no Clinic, e a verdade é que esse facto não obsta a que ele regresse ao local do crime na noite de sexta-feira, 16 de Fevereiro, actuando novamente no Clinic, a partir das 23 e 30. Além das mordomias habituais, o bilhete de 10 euros para essa noite funcionará como passe para as 4 noites do Carnaval deste ano no Clinic, juntando o muito útil ao muito agradável!

2MANYDJS TAMBÉM ACTUAM EM COIMBRA E NO FUNCHAL

Além da sua actuação em Santarém, no próximo sábado, no Teatro Sá da Bandeira, o colectivo 2Manydjs marcará também presença ao comando das mesas de mistura e das movimentações das pistas de dança noutros locais, durante os próximos dias, naquilo que se poderá considerar uma autêntica Volta a Portugal. Sexta-feira, 16 de Fevereiro, o colectivo 2Manydjs apresentar-se-á em Coimbra, no Via Club, embalando segunda-feira para o Funchal, onde o colectivo de Dj's mais conceituado da actualidade em Portugal, estará na cabine do Madeira Paradise tendo não parar e não deixar ninguém parar durante aquela noite!

NOITE FUNK CARIOCA EM BOLIQUEIME! NA KADOC...

Boliqueime não é apenas o local onde nasceu uma importante figura da vida política nacional. Boliqueime é, antes de mais, a localidade onde se situa uma das mais emblemáticas discotecas portuguesas: a Kadoc. Situada sensivelmente junto à Praia da Oura, entre Albufeira e Vilamoura. A Kadoc é daquelas discotecas que não costuma brincar em serviço. Vale sempre a pena ir lá bater um pézinho de dança ou de conversa... Na noite de sábado, 17 de Fevereiro, a Kadoc vai abalançar-se ao som dos novos ritmos do Brasil, apresentando uma Noite de Funk Carioca, em que no seu palco se exibirão os Funk You 2, reconhecidos como a mais importante banda de funk carioca da actualidade. A coisa promete bater forte durante toda a noite, até de manhã!

Wednesday, February 14, 2007

JANTAR DE ACTIVISTAS DO MOVIMENTO CIDADANIA E RESPONSABILIDADE PELO SIM

O facto de os portugueses terem votado maioritariamente SIM no referendo do passado domingo, reforçando as condições políticas para o governo legislar sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, até às 10 semanas, em Portugal, não significa que essa questão tenha já ficado resolvida. Antes pelo contrário, e a verdade é que é estritamente necessário que todos nos mantenhamos bem atentos sobre o assunto, não permitindo perigosos e inaceitáveis desvios face ao que votámos em 11 de Fevereiro... É por esse motivo que a maioria dos movimentos que intervieram na campanha pelo voto SIM nesse referendo se vão manter em plena actividade, como é o caso do Movimento Cidadania e Responsabilidade Pelo Sim. Uma acertada maneira de os activistas desse movimento se reencontrarem e de além de não deixarem de comemorar os resultados favoráveis daquele referendo terem também oportunidade de traçar novas vias para a sua batalha em prol da despenalização da interrupção voluntária da gravidez, é o jantar em que esses activistas se reencontrarão em Lisboa, na Cervejaria Trindade, a partir das 20 horas de segunda-feira, 26 de Fevereiro. Esse jantar será de menu livre e escolha individual, com pagamento no local, podendo os activistas do Movimento Cidadania e Responsabilidade Pelo Sim fazer já a sua inscrição pelo e-mail cidadaniapelosim@gmail.com

2MANYDJS EMBALAM NOITE DE SÁBADO EM SANTARÉM, NO TEATRO SÁ DA BANDEIRA

O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, apresenta-se mais que preparado para renascer das cinzas a todo o vapor e com toda a pedalada. No próximo sábado, 17 de Fevereiro, a coisa vai certamente animar-se com a participação de duas fortes e marcantes equipas de DJ's. Nessa noite 2Manydjs no Teatro Sá da Bandeira o espaço dançante daquela renovada sala de espectáculos escalabitana será embalado por DJ Kitten e Zig Zag Warriors, contando estes últimos com o especialíssimo convidado Miguel Quintão. É muito provável que a coisa só pare mesmo a meio da manhã de domingo, não acham?

Tuesday, February 13, 2007

MUSA LUSA DISPONIBILIZA ON LINE 112 DAS SUAS EMISSÕES

Já aqui escrevemos sobre o programa radiofónico Musa Lusa, que sob a responsabilidade de Miguel Santos divulga a actual música portuguesa, semanalmente, a partir de Londres. O programa de Miguel Santos disponibilizou agora, on line, todas as suas 112 primeiras emissões, entre 16 de Agosto de 2004 e 31 de Janeiro de 2007. Esses programas estão disponíveis no site: http://www.musalusa.blogspot.com , disponibilizando mesmo aos seus ouvintes a possibilidade de fazer os seus comentários e sugestões. Durante essas suas 112 emissões o Musa Lusa de Miguel Santos apresentou um largo e significativo leque de opções entre a actual música portuguesa, apresentando a música de intérpretes e autores tão diversificados e interessantes como Carlos Paredes, Rafael Toral, Emmanuel Nunes, Telectu, Carlos Zíngaro, Bernardo Sassetti, António Pinho Vargas, Madredeus, Miguel Azguime, Carlos Bechegas e tantos outros. Para ouvir, basta aceder àquele site e a partir daí o único problema é realmente a escolha entre as mais de 110 horas de música agora disponibilizadas por Miguel Santos e pelo seu Musa Lusa!

MANUAL PARA AMANTES DESESPERADOS, DE ANA PAULA TAVARES: POESIA PARA NAMORAR ÀS ESCONDIDAS

Sendo amanhã Dia dos Namorados, lembrámo-nos de aqui noticiar o recente lançamento, pela Editorial Caminho, de um novo livro de poesia ideal para ler às claras e namorar às escondidas... Trata-se do Manual Para Amantes Desesperados, da poetisa Ana Paula Tavares, e a verdade, verdadinha, é que é mesmo um livro muito interessante, ideal até para incentivar novos leitores de poesia. Não resistimos a transcrever um excerto de um dos poemas nele incluidos, que reza do seguinte modo poético:

Deixa a mão pousada na duna
Enquanto dura a tempestade de areia

A sede colherá o mel do corpo
Renasceremos tranquilos
De cada morte nos corpos
Eu em ti
Tu em mim
O deserto à volta.

Este Manual dos Amantes Desesperados tem 40 páginas e custa oito euros e quarenta, dimensão física muito menor que a vastidão vivencial da poesia de Ana Paula Tavares. Até dá para oferecer amanhã, com um beijinho muito grande...

Monday, February 12, 2007

ALUNO DA ESCOLA DE MÚSICA DO ORFEÃO DE LEIRIA PREMIADO HONORIFICAMENTE EM VIGO

Bernardo Carapito, jovem aluno da Escola de Música do Orfeão de Leiria / Conservatório de Artes ganhou a menção infantil em Guitarra, num Concurso Internacional. Bernardo Carrapito Integrou um grupo de músicos do Orfeão de Leiria / Conservatório de Artes que habitualmente participa nos Prémios Honoríficos David Russel, organizados pelo Conservatório Profissional de Música de Vigo, mais concretamente pelo Departamento de Guitarra, sob a orientação da guitarrista Margarita Escarpa.No ano passado, a receita dessa iniciativa destinou-se à construção de um poço de água no Uganda do Norte. E, o mesmo sucederá este ano. A receita reverterá novamente para a Associação «The Right Profit» - David e Maria Russel -, que se dedica à criação de poços de água em África. A música continua na primeira linha no apoio às populações africanas desfavorecidas e é mesmo muito bom saber que o Orfeão de Leiria também está metido no assunto... Bem hajam!

PORTUGUESES RESPONDERAM SIM À DESPENALIZAÇÃO DA INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ- SEM ESPINHAS!

Os portugueses responderam maioritariamente SIM no referendo que ontem os chamou a pronunciar-se sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado. Embora a participação dos eleitores portugueses não tivesse (mais uma vez) atingido a maioria vinculativa de 50%+ 1, a resposta dos que responderam positivamente à chamada acabou por justificar que essa sua votação favorável tivesse sido claramente legitimadora a nível político, facto que deverá ter resposta do Governo e da Assembleia da República com a maior brevidade possível, regulamentando a nova lei que a votação de ontem justifica e exige.
Os resultados daquele referendo a nível nacional foram os seguintes: SIM- 59,2%, não- 40,8%, abstenção- 56,4%. São também dignos de referência os resultados ontem verificados no distrito de Leiria, que inverteu muito claramente os da sua votação no anterior referendo sobre a mesma questão, em 1998. Os resultados de ontem no distrito de Leiria forma os seguintes: SIM- 58,3%, não- 41,7%, abstenção- 56,1%. São também merecedores de especial referência os resultados ontem verificados no concelho de Alcobaça, que inverteram também muito claramente a anterior votação no referendo de 1998. Os resultados no concelho de Alcobaça foram: SIM- 57,39%, não- 42,6&, abstenção- 53,5%.
É claro que o assunto da despenalização da interrupção voluntária da gravidez não termina aqui, sendo agora necessário que o Estado saiba responder do mesmo modo a esta demonstração de maturidade democrática dos portugueses. Deveremo manter-nos atentos, para não sermos surpreendidos, não é?

Sunday, February 11, 2007

JÁ FOI VOTAR NO REFERENDO DE HOJE?

Eu já hoje cumpri o meu dever de cidadão, votando no referendo que nesta data chama os portugueses a pronunciar-se sobre uma questão tão importante como a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez. Será bom que a maior parte dos portugueses faça o mesmo, dando provas de que a Democracia já atingiu a maturidade neste país e que os portugueses já não vivem propriamente na Idade Média nem nos tempos do obscurantismo salazarista!

ORQUESTRA DO ALGARVE ESTREIA CANTARES GALLEGOS DE JOLY BRAGA SANTOS EM LISBOA

A Orquestra do Algarve actuará segunda-feira, 12 de Fevereiro, em Lisboa, no Teatro Nacional D. Maria II, sob a direcção do maestro Cesário Costa. Esse concerto apresentará como principal peculariedade a estreia mundial de Cantares Gallegos, de Joly Braga Santos, um dos mais importantes compositores portugueses do século vinte. Esse muito aguardado concerto contará também com a participação, como solista, da soprano Maria Orán. Valerá certamente a pena assistir a um concerto desta estirpe!