Friday, July 11, 2008

CEDECE JUNTA-SE A BALLET NACIONAL DA CROÁCIA EM GRANDE ESPECTÁCULO DE MÚSICA E DANÇA

A CeDeCe junta-se criativamente ao Ballet Nacional da Croácia, para um grande espectáculo, Ancient Times Today, que será apresentado no Claustro do Rachadouro, no Mosteiro de Alcobaça, às 22 horas, na próxima sexta-feira, 18 de Julho: Três artistas criadores. Três nacionalidades – o compositor Marjan Necak, natural da Macedónia e os coreógrafos Stasa Zurovac, da Croácia, e Luís Sousa, de Portugal. Uma unidade de espectáculo através da música, expressamente encomendada e da fonte de inspiração comum de ambos os coreógrafos – temas milenários, numa abordagem contemporânea.Versatilidade, não só através de linhas coreográficas distintas, mas também pela interpretação dos artistas bailarinos que compõem cada um dos elencos. Um espectáculo único, num único espectáculo, para o grande público. Duração- aproximadamente 1 hora e 40 minutos, com intervalo. É claro que o Nas Faldas da Serra aconselha muito vivamente, publicando mesmo aqui uma motivadora amostra, em forma de spot...
É de ir! E de levar toda a família!

Thursday, July 10, 2008

DANIEL BERNARDES 5TET INAUGURA JAZZ DO IT, O FESTIVAL DE JAZZ DO CLINIC

JAZZ DO IT
DANIEL BERNARDES 5TET
-RADIOHEAD SESSIONS-
[live act]
Para o primeiro fim de semana do Jazz do It, o Clinic Festival Jazz que este ano se estreia, apresentará um concerto de abertura, em que Hugo Trindade e Daniel Bernardes (nome grande do piano que estuda actualmente em Paris) interpretarão algumas versões e arranjos jazzisticos de temas dos Radiohead. Juntam-se-lhes Paulo Santo, virtuoso do vibrafone, Davide Silva no baixo eléctrico e David Canhoto, grande batera da escola do funk e do rock
(Daniel Bernardes - teclados & samples, Hugo Trindade - guitarras & loops, Paulo Santo - vibrafone, Davide Silva - baixo, David Canhoto - bateria)
Sexta-Feira / 11 de Julho / 1h /
Jazz Do It
Daniel Bernardes 5tet / Live Act / Entrada: 5 euros
O Atos Trio e Joana Machado são os nomes anunciados para os próximos fins-de-semana do Jazz do It, sabendo-se já também que o programa da noite de 25 de Julho se completará com o Dj/Set Jazzes à Margem, de Certa Maneira, preparado e apresentado por José Alberto Vasco. Esta segunda tentativa de organizar um festival de jazz em Alcobaça sucede ao Alcoa Jazz 93, então organizado pelo Bar Ben, disponibilizando um passe para assistir a todo o evento pela módica quantia de 10 euros. Valerá certamente a pena! É de ir!

ESCULTOR JOSÉ DIAS COELHO: UMA ABORDAGEM À SUA VIDA E AO SEU TEMPO, UMA PALESTRA DE JÚLIA COUTINHO

MATOS FERREIRA - GALERIA DE ARTE
LISBOA
11 de Julho / Sexta-Feira / às 21h30
PALESTRA
Tema: ESCULTOR JOSÉ DIAS COELHO : UMA ABORDAGEM À SUA VIDA E O SEU TEMPO
Proferida por JÚLIA COUTINHO.

Mais comunicamos que a exposição de pintura de TAVARES MANUELL estará patente na Galeria Matos Ferreira até ao domingo, dia 26 de Julho.

A Galeria, situada em pleno Bairro Alto, mais precisamente no Nº. 18 da Rua Luz Soriano, tem o seguinte horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 19 às 2 horas e aos domingos e feriados das 17 às 20 horas.
É de ir!

Wednesday, July 09, 2008

13º CICLO INTERNACIONAL DO ACORDEÃO ALCOBAÇA 2008 - UM EVENTO QUE MERECE A MELHOR ATENÇÃO

13º CICLO INTERNACIONAL DO ACORDEÃO ALCOBAÇA 2008
de 11 a 27 de Julho

-CONCERTOS-
Alcobaça
11 de Julho no Cine – Teatro – 21,30h – Orquestra Brio Accordion (Moldávia)
Pombal
12 de Julho – 21,30h – Orquestra Brio Accordion (Moldávia) e Orquestra Típica e Coral de Alcobaça
Amarante
13 de Julho – 21,30h - Orquestra Brio Accordion (Moldávia) e Orquestra Típica e Coral de Alcobaça
Leiria
16 de Julho – 21,30h – João Barradas, Marlon Valente e Orquestra Típica e Coral de Alcobaça
Macedo de Cavaleiros
18 de Julho – 21,30h – Duo Paris – Moscovo e Orquestra Típica e Coral de Alcobaça
Batalha
20 de Julho – 15,30h - Duo Paris – Moscovo e Orquestra Típica e Coral de Alcobaça
S. Martinho do Porto
20 de Julho – 21,30h - Duo Paris – Moscovo e Orquestra Típica e Coral de Alcobaça
Porto de Mós
25 de Julho – 21,30h – Tiago Pirralho, Marlon Valente e Orquestra Típica e Coral de Alcobaça
Alcobaça
26 de Julho – 21,30h – Grayson Masfield, Campbel Hill, João Barradas e Marlon Valente
Alcobaça
27 de Julho – Escadaria do Mosteiro – 21,30h – João Barradas, Marlon Valente, Tiago Pirralho, Grayson Masfield, Tuna Académica da Escola Superior Agrária de Santarém, Coimbra – fados, Mónica Baptista, Nelson Conceição Trio, Nuno da Câmara Pereira e Orquestra Típica e Coral de Alcobaça.

-MASTERCLASSES-
TÉCNICA ALEXANDER – Profª. Anne Landa – dias 25 e 26 de Julho
ACORDEÃO DE CONCERTO E VARIÉTÉ – Prof. Frédéric Deschamps – dias 26 e 27 de Julho
Os interessados em participar nestas masterclasses deverão contactar o nosso bom amigo Aníbal Freire, através do telemóvel 917255951 e tratar da sua inscrição

Organização: Associação de Acordeão de Alcobaça, Escola de Música Serenata e Orquestra Típica e Coral de Alcobaça
Ora aí está um evento que merece todo o nosso apoio!

O ENVELHECIMENTO NA PESSOA COM DEFICIÊNCIA OU INCAPACIDADE - UM SEMINÁRIO NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

O Envelhecimento na Pessoa com Deficiência ou Incapacidade é o tema do seminário que se realiza no próximo dia 10 de Julho, quinta-feira, no Cine-Teatro de Alcobaça. Trata-se de uma organização das Instituições de Solidariedade Social do Concelho de Alcobaça de Apoio ao Idoso e Reabilitação e do Município, que tem como finalidade debater questões relacionadas com o aumento da esperança média de vida deste público, bem como questionar a importância da preparação do homem e da sociedade organizada para responder aos problemas cada vez mais prementes que surgem com o envelhecimento. Durante o encontro serão apresentados estudos e exemplos concretos dos grandes desafios existentes actualmente neste campo. O seminário destina-se a técnicos, cuidadores e comunidade geral, e a entrada é livre. Escusado será sublinhar que o assunto é pertinente e muito interessante!

UMAR LANÇA PORTAL DIGITAL, EM 1O DE JULHO

A Direcção da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) anuncia o lançamento do Portal Digital do Centro de Documentação e Arquivo Feminista Elina Guimarães, na quinta-feira, 10 de Julho, pelas 18 horas, na Fundação Mário Soares. Trata-se de uma iniciativa da UMAR subsidiada pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e apoiada pela Fundação Mário Soares e é claro que estamos todos convidados. Basta aparecer!

ON DIXIE COM GEORGIOS ANAMATEROS, SÁBADO, NO MAXIME

Vai haver festa da rija quando a banda On Dixie contagiar o Maxime e arredores com os sons irresistíveis do charleston e do ragtime, na noite de 12 de Julho, trazendo à zona a frenética rotina diária da famosa Bourbon Street! Aliás, se a velha New Orleans fosse em Lisboa, e o French Quarter fosse a freguesia de S. José, Bourbon Street seria decerto a Praça da Alegria, e o Cat’s Meow, seria o Maxime! É nesse ambiente de festa permanente que os On Dixie vão envolver todos os foliões que, não se puderem deslocar à Louisiana original (por falta de tempo/dinheiro para viajar ou por calendário laboral apertado). Mas não se preocupem: os On Dixie trazem na bagagem um reportório animadíssimo, com os sons originais dos promórdios do jazz, que vêm a calhar com o travo inconfundível do whiskey americano!

os on dixie são:
eduardo lála . trombone
georgios anamateros . piano e voz
gil gonçalves . tuba
jean marc charmier . trompete
john fletcher . banjo
pedro carvalho . bateria
participação especial de
georgios anamateros . piano e voz
sábado . 12 julho 08 . bilhetes € 10,00
cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
abertura de portas 22h00 . espectáculo
É de ir!

QUARTETO 4444 COM CARLOS BARRETO, SEXTA-FEIRA, NO MAXIME

Melhor que o Trio 333 só o Quarteto 4444! E o Quarteto 4444 toca no Maxime já no próximo dia 11 de Julho. Enquanto não nos aparece com o Quinteto 55555, Manuel João Vieira volta a dar que falar e a fazer correr rios de saliva e baldes de tinta com o seu famigerado quarteto-mistério, onde se destaca – pela altura imponente do seu instrumento – o mundialmente conhecido contrabaixista Carlos Barreto! Para além do “Cató”, este conjunto musical conta com mais dois especialistas de gabarito intergaláctico: o espectacular baterista Alberto Garcia e o mago do Farfisa - João Lucas. No topo deste triângulo de quatro lados, o inimitável Vieira ainda tem tempo para nos surpreender com os seus calembures e alguns solos de trompete, bandolim e viola eléctrica! Este espectáculo – totalmente projectado para durar 4444 segundos (quase uma hora e meia) poderá ter a sua duração alterada por algum motivo imprevisto – o que ainda o torna mais atractivo! Por isso, na escaldante noite de sexta-feira, 11 de Julho, compareça e arrefeça no Maxime, e delicie-se com as diabruras musicais do Quarteto 4444!

sexta . 11 julho 08 . bilhetes € 10,00
cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
abertura de portas 22h00 . espectáculo 23h30
É de ir!

Tuesday, July 08, 2008

ARGENTINA NA REALIDADE LATINO-AMERICANA. ALGUMAS REFLEXÕES

O Presidente da Fundação Mário Soares convida-nos (a todos!) para assistir à conferência Argentina na Realidade Latino-Americana . Algumas Reflexões, que será proferida por Jorge Enrique Taiana, Ministro das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto, da Argentina, na próxima quinta-feira, 10 de Julho, pelas 18 horas, na sede da Fundação, sita na Rua de S. Bento, 176, 1º Andar, em Lisboa. Será certamente muito interessante!

RECITAL DE PIANO EM LISBOA, NA CASA FERNANDO PESSOA

A Casa Fernando Pessoa (Rua Coelho da Rocha, 16 - Campo de Ourique - Lisboa) está a promover um aliciante Ciclo de Jovens Pianistas. Na quarta-feira, 9 de Julho, às 18 e 30, haverá um recital integrado nesse ciclo, em que actuarão os (muito) jovens pianistas Bárbara Costa e Pedro Costa. O recital terá entradas livres e ele serão interpretadas composições de Bach, Haydn, Mozart e Chopin. Será certamente muito interessante! É de ir!

MÚSICA PORTUGUESA, HOJE - UM IMPERDÍVEL RETRATO DA CRIAÇÃO MUSICAL PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA, EM LISBOA, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

FESTIVAL MÚSICA PORTUGUESA, HOJE
UM RETRATO DA CRIAÇÃO MUSICAL PORTUGUESA
COMISSÁRIOS:
ANTÓNIO PINHO VARGAS, PEDRO SANTOS E RODRIGO AMADO
PREÇO: 5€ POR CONCERTO
LISBOA, CENTRO CULTURAL DE BELÉM
11, 12 e 13 JULHO 2008

PROGRAMA:

Dia 11
. Orquestra Sinfónica Portuguesa
. Ricardo Rocha Solo
. LUME Big Band

Dia 12
. OrchestrUtopica
. Sei Miguel Quinteto
."Pocketbok of Lightning" Nuno Rebelo + Mário Franco
. Orquestra Metropolitana de Lisboa
. Ernesto Rodrigues Quinteto
. João Paulo "Nascer"
. Drumming
. Camané + Bernardo Sasseti + Mário Laginha

Dia 13
. Drumming
. Quarteto de André Fernandes
. Rafael Toral Space Trio
. OrchestrUtopica
. Orquestra Jazz de Matosinhos com Mark Turner e André Fernandes
. Carlos 'Zíngaro' + John Butcher + Gunter Muller
. Orquestra de Câmara Portuguesa
. Rodrigo Amado + Kent Kesler + Paal Nilssen-Love
A maior mostra de música portuguesa realizada até hoje num Festival que celebra os compositores, as obras e os músicos portugueses. 52 obras de 48 compositores, 3 orquestras, 2 ensembles, 3 concertos de câmara com 19 músicos, 12 concertos de música jazz, improvisada ou electrónica, em formatos e criações inovadoras, e ainda 4 conferências e 2 colóquios.
Comissariado por António Pinho Vargas, Pedro Santos e Rodrigo Amado, o Festival Música Portuguesa, Hoje pretende apresentar o que de melhor se faz actualmente na música portuguesa, atravessando géneros musicais e apostando numa grande diversidade de propostas. Durante três dias, o Centro Cultural de Belém recebe alguns dos melhores músicos e mais importantes projectos do panorama actual da música em Portugal, da música erudita ao jazz, passando pelo fado, electrónica ou música experimental. Venha festejar connosco! Confirme por si mesmo que a música culta continua bem viva em Portugal!

Monday, July 07, 2008

A MONTANHA, OU MELHOR ESCREVENDO, A METAMORFOSE QUE PARIU UM ENORMÍSSIMO BARRETE!

É verdade! O espectáculo de magia apresentado ontem à noite, nas escadarias do Mosteiro de Alcobaça saldou-se muito negativamente como um enormíssimo barrete enfiado aos milhares de pessoas que se deslocaram a Alcobaça e à sua Praça 25 de Abril, para assistir a um espectáculo em que se prometia comemorar a eleição do Mosteiro de Alcobaça entre as 7 Maravilhas de Portugal. Todos acabámos por assistir à repetição de um número já várias vezes repetido e que, apesar da sua qualidade e do seu arrojo, nada tinha a ver com aquilo que se comemorava nem com as expectativas por si criadas durante as últimas semanas. Todos sabemos que foi um espectáculo caríssimo, pago pelo erário público, e que, embora tenha atraido muita gente a Alcobaça, acabou por muito claramente desiludir um público que após o ter aplaudido o acabou por premiar com uma monumental e merecida assobiadela! Além do vulgar contribuinte local, o prejuizo do espectáculo acabou também por se reportar ao campo da defesa contra os atentados à vida animal que, infelizmente, continuam a ser lugar comum por esse país e por esse mundo fora, potenciando ainda um conceptual e vivencialmente incompreensível e injustificado atentado contra algumas centenas de inocentes borboletas, que após terem estado fechadas durante muitas horas numas (algo simpáticas) caixinhas piramidais foram sadicamente devolvidas à liberdade, muitas delas já mortas... Alcobaça merecia certamente muito mais e muito melhor!

CARLOS FIOLHAIS E CONSTANÇA PROVIDÊNCIA APRESENTAM CIÊNCIA A BRINCAR, DESCOBRE O PATRIMÓNIO!

Terça-feira, 8 de Julho, às 16 horas, no anfiteatro do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Adília Alarcão apresentará o livro Ciência a Brincar, Descobre o Património!, de Carlos Fiolhais e Constança Providência, editado pela Editorial Bizâncio. A sessão contará com a presença do Pró-Reitor para o Património da Universidade de Coimbra, António Filipe Pimentel. É de ir!