Friday, March 02, 2007

CONCERTOS PARA BEBÉS E CRIANÇAS ATÉ AOS 6 ANOS REGRESSAM AO ORFEÃO DE LEIRIA EM 4 DE MARÇO

A instituição pioneira na elaboração de Concertos para Bebés e crianças até aos seis anos - Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes -, hoje reproduzidos noutras iniciativas pelo país inteiro, apresenta agora um novo projecto artístico para este sector do público.Uma vez mais é uma experiência inteiramente original, dirigida pela Professora Doutora Sandrine Milhano. A autora tem estudado a intervenção artística nas crianças nos centros universitários mais vocacionados no mundo.O primeiro concerto, dia 4 de Março, tem duas apresentações no auditório do Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes, às 15h30 destina-se preferencialmente a bebés até aos 3 anos e às 16h30 a crianças entre os 4 e os 6 anos.
Vejam-se alguns dos personagens e a trama musical:

Emolas é um rato que vive num teatro. Adora música e o que mais lhe agrada é que todos os dias pode ouvir músicas diferentes, tocadas por instrumentos musicais diferentes. Partitas, sonatas, prelúdios, canções, variações, cantatas, baladas e sinfonias ouvem-se por toda a parte e ecoam dias inteiros no seu teatro.
O Rato Emolas gosta de aprender pela música, observar e apreciar as danças escondido num buraquinho da cadeira 44, ao fundo da plateia. Gosta também de cantar, dançar e acompanhar com os seus pequenos instrumentos os seus amigos músicos e bailarinos quando ensaiam ou quando se apresentam em público em concertos e audições.

Em cada concerto, o Rato Emolas e os seus amigos convidam os bebés dos 0-3 anos e as crianças entre os 4 e 6 anos, a partilharem do seu mundo e das suas experiências repletas de timbres, formas, personagens e movimento. Pais, filhos, avós e familiares são transportados durante cerca de 45 minutos para um universo no qual os aspectos físicos e imaginativos da música se aliam no desenvolvimento das capacidades de aprender a ouvir, a compreender, a apreciar, a participar e a criar com música. A afectividade, a comunicação, a cumplicidade, a criatividade os valores e as emoções fundem-se em cada uma das 6 histórias, em cada personagem, em cada movimento, em cada música, em cada instrumento, em cada amigo. Nos concertos, os bebés e as crianças até aos 6 anos vêm acompanhadas por um máximo de 3 pessoas.

Direcção Artística: Sandrine Milhano
Equipa de animadores:
Diana Rolo – voz e representação ;Flávio Cardoso – voz, guitarra e representação; Katy Nascimento – voz e dança.

Thursday, March 01, 2007

VI ENCONTRO DE TEATRO DO CONCELHO DE ALCOBAÇA COMEÇA NO SÁBADO, 3 DE MARÇO

Começa na noite do próximo sábado, 3 de Março, no Centro Cénico da Cela, o VI Encontro de Teatro do Concelho de Alcobaça. Nessa noite apresentar-se-á em palco o Grupo de Teatro de S. Martinho, que interpretará a peça Santos da Casa. O mesmo grupo teatral voltará a apresentar a mesma peça durante este evento em 14 de Abril no Salão Paroquial de Turquel. Na noite de 1o de Março o VI Encontro de Teatro do Concelho de Alcobaça marcará presença noutro local do concelho, a Sociedade Filarmónica Monsenhor José Cacella, na Vestiaria, dando honras de palco a outro agrupamento teatral do concelho, o Pó d'Palco da Associação Recreativa e Desportiva Quiterense, que interpretará a peça Acorda Zé. Em 31 de Março este último grupo apresentará a mesma peça em Chiqueda, na Associação Recreativa local. Na noite de 17 de Março aquele evento teatral concelhio mudar-se-á de armas e bagagens para a Boavista, em cuja Associação Recreativa, Cultural e de Solidariedade Social se apresentará o grupo teatral Gruteafil da Sociedade Filarmónica Recreativa Pataiense, que interpretará a peça A Guerra no Ultramar. Na noite de 14 de Abril aquele que é indubitavelmente o maior evento teatral do concelho de Alcobaça honrará o palco Sociedade Filarmónica Recreativa Pataiense com a apresentação da peça Tudo Isto É Teatro, pelo grupo Prata da Casa da Sociedade Filarmónica Vestiariense Monsenhor José Cacella. Este VI Encontro de Teatro do Concelho de Alcobaça encerrará na noite de 21 de Abril, no Pequeno Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, com uma ansiada e promitente Gala que certamente tornará pequeno o local onde se realiza! A organização deste evento será novamente da responsabilidade da NUCCA- Nova União de Colectividades do Concelho de Alcobaça, altruista organização que continua muito meritoriamente a lutar por mais cultura, mais desporto e mais acção social. Bem hajam!

JOSÉ CID: O ROCK AO PIANO! UMA MINI ROTA INTERCIDADES QUE TAMBÉM PASSA POR ALCOBAÇA...

José CID dispensa publiCIDade; ele é porventura o artista mais áCIDo do nosso amoleCIDo panorama musical. Tem uma luCIDez desarmante e a capaCIDade de nos surpreender a cada passo da sua inoXidável carreira!DeCIDido a não arrumar as botas – como alguns críticos convenCIDos gostariam – ei-lo renasCIDo depois de um mereCIDo “ressurgimento”, e rejuvenesCIDo pela sua própria música, sem Botox, nem outros venenos pareCIDos…Desta vez, o conheCIDo “camaleão” aposta numa mini-digressão de concertos únicos em espaços pequenos e aqueCIDos com o calor humano das fãs, em que o artista inCIDe no seu reportório clássico com alguns inéditos esqueCIDos à mistura, vai criando cumpliCIDades quase familiares com a sua “torCIDa”. Uma mini rota interCIDades, com paragem em Braga, Alcobaça e Lisboa – três CIDadelas do eixo altântico que vão ter a feliCIDade de ver e ouvir um CID só com o seu piano, longe da electriCIDade dos grandes palcos.
O José Cid não pára e parece que não há mesmo maneira de o fazer parar, não é? O seu espectáculo O Rock ao Piano! é anunciado como uma "mini rota intercidades com paragens em Braga, Alcobaça e Lisboa". É claro que as actuações do José Cid são sempre de uma entrega total e que a sua voz continua uma das mais afinadas do rock nacional. O programa dessa sua mini rota reza da seguinte maneira, passando por Alcobaça, pelo Clinic:

sábado 2 Março 07 - abertura de portas 22h30
Sabão Rosa - Rua Quinta da Armada pav.5 - Braga
Área Sabão “Terminal do Engate”

sábado 17 Março 07 - abertura de portas 22h30
Bar Clinic - Rua Eng. Bernardo Villa Nova - Alcobaça
(curiosamente continua também anunciado Jay Jay Johanson para a mesma noite, no mesmo local)

sexta-feira, 23 e sábado 24 março 07 - abertura de portas às 22h00
Cabaret Maxime - Praça da Alegria, 58 em Lisboa


Wednesday, February 28, 2007

CLINIC PROMETE ESPECTÁCULOS DE ARROMBA PARA O MÊS DE MARÇO, EM ALCOBAÇA!

O bar alcobacense Clinic continua a destacar-se entre os estabelecimentos do género que protagonizam uma programação musical bastante distinta da generalidade. O mês de Março não vai constituir excepção a esse posicionamento, e o que se anuncia para o Clinic em termos de concertos ao vivo durante esse mês é mesmo de arromba! Essa autêntica arrombadela musical começa a 10 de Março com os Bunnyranch, seguindo a 17 com Jay Jay Johanson, acelerando a 24 com Slimmy e chegando ao céu (seja lá isso onde for!) na noite de 24 de Março com o lançamento exclusivo do novo álbum discográfico dos Norton: Kersche. Já se sabe que no Clinic é sempre a aviar, sem travões...

MÁRIO SOARES ACOMPANHADO À GUITARRA NO REGRESSO DO CAFÉ DAS QUINTAS

Já aqui divulgámos que Mário Soares estará às 18h00 de quinta-feira, 1 de Março, no Arquivo Distrital de Leiria, como primeiro convidado de um novo ciclo do evento Café das Quintas, que o
Orfeão de Leiria / Conservatório de Artes tem organizado com tanto êxito,
Nesta reabertura do Café das Quintas com a presença de Mário Soares, a sessão será dinamizada por Carlos André,
estando a habitual participação musical a cargo dos guitarristas Rafael Pessoa, Rita Domingues e Rui Grenha. É claro que merece uma ida a Leiria!

Tuesday, February 27, 2007

RAÚL DUARTE TRANSFORMOU BLOGUE NOVA OPINIÃO EM NOVO PORTAL ALCOBACENSE NA INTERNET

Raúl Duarte, que todos conhecemos da rádio, da poesia e do espectáculo, decidiu agora transformar o seu blogue Nova Opinião num novo portal alcobacense na Internet, tendo para esse efeito convidado várias personalidades locais para colaborar nesse novo espaço cibernáutico. Abrangendo temas que vão da Política à Gastronomia, da Economia ao Desporto, da Agricultura à Sociedade ou do Ambiente à Cultura, passando por outras vertentes como uma secção especia dedicada à Criançada, aquela nova página alcobacense na Internet pretende, segundo Raúl Duarte, ser "um espaço livre, isento e democrático para troca de ideias e de notícias", realçando também que "a divulgação de Alcobaça será sempre um objectivo prioritário" daquele portal.
O endereço daquela nova página é http://www.novaopiniao.info e, segundo a sua ficha técnica, além de Raúl Duarte como Director, Redactor e Coordenador, regista para já a colaboração dos editores Eduardo Nogueira (Economia), Rui Maia de Sousa (Agricultura), Aníbal Freire e José Alberto Vasco (Música) e Victor Almeida (Desporto), além da colaboração de Hernâni Santos (Cultura).
É claro que merece uma visita!

Monday, February 26, 2007

ORFEÃO DE LEIRIA REABRE CAFÉ DAS QUINTAS COM MÁRIO SOARES COMO PRIMEIRO CONVIDADO

Orfeão de Leiria reabre Café das Quintas trazendo como convidado a Leiria uma das personalidade mais fracturantes da História Portuguesa Contemporânea: Mário Soares.
Quinta-feira, 1 de Março, terá início a nova temporada do Café das Quintas. Mário Soares será o primeiro convidado desta iniciativa, que agora se apresenta num novo espaço. Tendo já sido realizado no Foyer do Teatro José Lúcio da Silva, na Galeria do Posto de Turismo de Leiria, no Teatro Miguel Franco – Centro Cultural Mercado de Santana e na sala de conferências do Hotel D. João III, o Café das Quintas apresenta-se agora num outro espaço nobre da cidade de Leiria – o Arquivo Distrital.
Esta tertúlia sempre apimentada pela participação musical de jovens músicos, proporciona no fim de tarde dois dedos de conversa com personalidades de renome. Mário Soares, conhecida figura a nível nacional e internacional apresenta-se por detrás do retrato que publicamente conhecemos. Com toda a certeza esta conversa serena, ajudará a conhecer o homem agraciado com todo o tipo de prémios e distinções internacionais (Prémio Internacional dos Direitos do Homem, Grã – Cruz da Ordem de Cristo, o Grande Colar da Ordem Militar Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito) e cidadão honorário de cidades de todo o Mundo.
Uma personagem histórica do Partido Socialista português que ocupou já os cargos mais importantes a nível nacional – Primeiro Ministro e Presidente da República. Um dos responsáveis pela adesão de Portugal à CEE que, presidiu também à Comissão Mundial Independente sobre os Oceanos, ao Comité dos Sábios do Conselho da Europa e, é ainda Conselheiro de Estado.
A luta contra o regime político liderado por António de Oliveira Salazar mobilizou-o durante toda a sua juventude e trouxe para o panorama político nacional uma personagem desta qualidade que, todos os dias, conta a história politica mais recente do País em que vive, na Casa - Museu João Soares que concebeu em homenagem ao pai, em Cortes – Leiria.

Esta primeira sessão de um novo ciclo do Café das Quintas permitirá conhecer doutro modo a história e a vida de mais uma figura pública com uma forte ligação a Leiria: Mário Soares estará às 18h00 do dia 1 de Março, no Arquivo Distrital de Leiria. Promete ser interessante...

Sunday, February 25, 2007

MR. ESGAR EXPÕE DESENHOS EM LEIRIA, NO CINEMA PARAÍSO

RECORDS AND DRAWINGS IN FURS é o título da exposição de desenhos de Mr. Esgar que eatará patente durante os meses de Fevereiro e Março em Leiria, no Cinema Paraíso. Mr. Esgar, que os visitantes e amigos deste blogue se habituaram a conhecer como Dj, foi um dos autores da banda desenhada "SuperFuzz", publicada semanalmente no semanário Blitz, entretanto substituido pela revista do mesmo nome, tendo-se ultimamente dedicado à "poster art". A arte criativa de Mr Esgar pode ser continuamente visitada no seu site www.esgar-acelerado.blogspot.com .
A exposição Records And Drawings In Furs foi inaugurada na noite de sábado, 24 de Fevereiro, com um Dj/Set em sessão tripla a cargo dos reputadíssimos e imapráveis Dj's Mr. Esgar, El Toro & El Mariachi, que foi mesmo de ver, ouvir e chorar por mais. Se for a Leiria ou se lá vive, não deixe de visitar esta recomendável exposição!