Saturday, December 08, 2007

FALECEU O NOTÁVEL E INESQUECÍVEL COMPOSITOR KARLHEINZ STOCKHAUSEN

Foi hoje tornado público o falecimento do notável e inesquecível compositor alemão Karlheinz Stockhausen(1). Com a sua morte desaparece mais uma das mais geniais figuras que muito fizeram avançar a arte musical durante o século XX e o princípio do século XXI. Faleceu o compositor, mas a verdade é que a sua música e a sua influência permanecerão sempre vivas! Bem haja...
(1) Em nota a esta minha postagem relembro que a música de Stockhausen é alvo de análise no capítulo Conhecimento e Tecnologia Não São Inimigos da Sensibilidade, Antes Pelo Contrário!, do meu livro Música & Água/Evolução Provável de Um Relacionamento Físico & Espiritual, publicado em 2002 e reeeditado em 2006, tendo a sua composição Helikopter-Streichquartett inspirado também um meu texto publicado em Julho deste ano na minha rubrica Músicas da Minha Estante, mensalmente editada na webpage Nova Opinião
(http://66.102.9.104/search?q=cache:hJZAi3fS-xUJ:www.novaopiniao.info/new/index.php%3Foption%3Dcom_content%26task%3Dview%26id%3D254%26Itemid%3D39+karlheinz+stockhausen&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=53&gl=pt)

Friday, December 07, 2007

DJ SET DE PAULO ASCENSO MATEUS ANIMA EXPOSIÇÃO -ZOMBIE 5/12: THE RETURN FOF THE LIVING DEAD! THIS IS NOT A MOVIE...- NO PRÓXIMO SÁBADO

Pois é. O próximo sábado é já amanhã, e será mais um dia em que a minha exposição Zombie 5/12: The Return of The Living Dead! This is Not a Movie..., patente em Coz, no Bazar das Monjas, até ao próximo dia 15, espera ser visitada por muitos amigos e curiosos. É claro que todos serão bem-vindos e bem acolhidos, num dia em que a partir das 16 horas o espaço daquela minha exposição será animado por um peculiar e interessante DJ/Set de Paulo Ascenso Mateus, que apresentará única e exclusivamente Discos em Vinil dos Últimos Vinte Anos Num Fidedigno Giro-Discos da Velha Guarda. Anuncia-se, entre outras, música dos Pink Floyd, UB 40, Crosby, Stills, Nash & Young, Iron Maiden, Sérgio Godinho e por aí fora... É mesmo imperdível, posso garanti-lo e até quem diga que também irão por lá aparecer discos do Frank Zappa com temas rock sobre monstros e filmes de terror! É de ir!

ANDREAS SCHOLL E ACCADEMIA BIZANTINA INTERPRETAM HÄNDEL NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

Será certamente um dos mais aclamados concertos da corrente Temporada de Música da Fundação Calouste Gulbenkian. Realiza-se às 19 horas de sábado, 8 de Dezembro, em Lisboa, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian. Em palco estarão o notável contratenor Andreas Scholl e a eficiente Accademia Bizantina, sob a direcção do não menos convincente Ottavio Dantone. Serão exclusivamente interpretadas composições do não menos notável Händel... O concerto já está esgotado há bastante tempo... Mas não será por isso que deixará de ser um dos mais fabulosos espectáculos do ano em Portugal!

SETEPÉS E MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA PROMOVEM JOGO SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Na próxima terça-feira, 11 de Dezembro, pelas 15 horas, a Setepés e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra promovem o interessantíssimo e pedagógico jogo Decide, Debate Ciência, sobre alterações climáticas. Esse jogo de debate Decide tem sido jogado em vários países, com evidente êxito, e está traduzido em várias línguas. Após o debate, os participantes terão a oportunidade de inserir as duas conclusões na página web do jogo (www. playdecide.org) e de conhecer as conclusões de outros jogadores de todo o mundo. Essa sessão será gratuita, sendo apenas admitido o número máximo de 30 participantes, sendo aconselhável ser apenas jogada por maiores de 15 anos. Valerá indiscutivelmente a pena!

Thursday, December 06, 2007

QUINZENÁRIO REGIONALISTA O ALCOA VOLTA A OFERECER OS SEUS TRADICIONAIS PRESÉPIOS

É verdade. Os presépios para armar tradicionalmente oferecidos pelo quinzenário regionalista O Alcoa são já um clássico da época natalícia em Alcobaça. Eles estão já disponíveis na sede daquele jornal alcobacense, sendo concebidos em papel, com figuras que cada um de nós poderá pintar, recortar e armar a seu gosto, em sua casa ou onde quer que seja. É claro que O Alcoa oferece mesmo aqueles presépios, não cobrando nada por isso, estimulando ainda a criatividade de cada um de nós, que, segundo conselho escrito na folha onde são oferecidos aqueles presépios, poderá conceber a cabana do Menino Jesus em invenção livre. Há lá muitos...

BUNNYRANCH ACTUAM NO TORTOSENDO ROCK FESTIVAL

Realiza-se no próximo sábado, 8 de Dezembro, o Tortosendo Rock Festival, cuja principal atracção serão os conimbricenses Bunnyranch. O evento decorrerá no Pavilhão do Unidos de Tortosendo e além dos Bunnyranch registará também a participação dos Sizo e dos You Should Go Ahead, bem como do Dj Diogo Ribeiro. Os bilhetes custam 5 euros por cabeça. Promete!

Wednesday, December 05, 2007

AGORA QUE É! EXPOSIÇÃO ALCOBAÇA REVISITADA/VIVÊNCIAS E PATRIMÓNIO VAI SER INAUGURADA NO PRÓXIMO DOMINGO

Vai ser (finalmente!) inaugurada no próximo domingo, 9 de Dezembro, pelas 16 horas, na Galeria de Exposições Temporárias da Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça, a exposição fotográfica de memórias do concelho de Alcobaça no Século XX intitulada Alcobaça Revisitada/Vivências e Património. Segundo a organização, nada foi deixado ao acaso e todos os pormenores serão retratados. Desde os episódios sociais das diversas décadas, às visitas oficiais, que em tempos, eram correntes na cidade, tudo estará patente durante um mês, na Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça, como afirma o comissário da exposição, o historiador alcobacense Jorge Pereira Sampaio. A viagem principia com os retratos que fazem a história do Concelho, seguida de uma exposição de Adriana Freire, alusiva às Comemorações dos 650 anos sobre a morte de D. Pedro I e Dª Inês de Castro. O trajecto continua com uma passagem por todas as freguesias, excepto Alcobaça, e sucedem-se os retratos dos Presidentes de Câmara que conduziram o Concelho durante o Estado Novo. Percorrendo o caminho, encontram-se os governantes do município do período democrático, no prolongamento até aos nossos dias. Mais à frente, a Sala do Mosteiro expõe as obras de reintegração do monumento e zona envolvente nos anos 30, e termina com a visita à cidade de Alcobaça, que contempla toda a Ala Nascente do Mosteiro. As fotografias ilustram as realidades e mentalidades das épocas sendo, por vezes, acompanhadas de alguns objectos pessoais, pertencentes a figuras célebres da região. Durante o período em que a exposição estará patente, poderá assistir-se, no café Tertúlia, às sextas-feiras à noite, a sessões de debate sobre diferentes temas relacionados com as tradições e vivências de Alcobaça. As fotografias em exposição vão estar reunidas num catálogo que estará disponível para os visitantes e será mesmo muito provável que se encontre o criador deste blogue... Valerá certamente a pena!

ASSOCIAÇÃO DE MULHERES CONTRA A VIOLÊNCIA ORGANIZA JANTAR DE RECOLHA DE FUNDOS

A Associação de Mulheres Contra a Violência está a celebrar os seus 15 anos de actividade. Essas comemorações incluem um jantar de angariação de fundos, que se realizará em Lisboa, no Hotel Roma (Av. de Roma nº 33), no dia 13 de Dezembro de 2007, às 20 horas. Durante o jantar, haverá um leilão. O preço será de 25 euros por pessoa, devendo as marcações ser feitas até ao próximo dia 10 de Dezembro (A centésima inscrição terá um brinde surpresa). A Associação de Mulheres Contra a Violência tem a sua sede na Alameda D. Afonso Henriques nº 78 - 1º Esq., em 1000-125 Lisboa, sendo o seu telefone o 213802160 e o seu fax o 213802168. É de ir!

CONFERÊNCIA SOBRE A MÚSICA DE EMMANUEL NUNES EM INGLATERRA

No próximo sábado, 8 de Dezembro, a música de Emmanuel Nunes volta a ser alvo de especial atenção num país estrangeiro, a Inglaterra. Desta vez trata-se de Lichtung, evento realizado na Escola de Música da Leeds University e que consiste numa conferência de um dia sobre a música do mais importante compositor português do século XX e do início do século XXI. O relevante acontecimento está inserido na programação de Dezembro da delegação londrina da Fundação Calouste Gulbenkian. Bem bom!

ALCOBAÇA ADERE À MODA DOS MERCADOS DE NATAL

Alcobaça promete encher-se de espírito natalício já a partir do próximo sábado, 8 de Dezembro, aderindo à moda dos mercados de Natal, que agora pululam por tudo quanto é cidade que se preze... A primeira edição do Mercado Natal de Alcobaça, que se prolonga até ao dia 16 de Dezembro, irá realizar-se na Praça D. Afonso Henriques, junto ao Mosteiro, tendo como objectivo atrair potenciais compradores ao Centro Histórico de Alcobaça. Esta é uma nova solução concelhia para as compras de Natal, reunindo participantes que vendem produtos específicos da região de Alcobaça, desde a doçaria à faiança decorativa e utilitária, passando pela alimentação, vão estar presentes os mais diversos ingredientes típicos daquela quadra. O Mercado de Natal de Alcobaça irá funcionar entre as 10 e as 20 horas e é provável que também por lá apareça o Pai Natal. Vale?

FEDDE LE GRAND ESTREIA-SE EM PORTUGAL, NO CHIC

Pois é. Fedde Le Grand estreia-se em Portugal na noite da próxima sexta-feira, 7 de Dezembro. O aplaudido criador de Put Your Hands Up For Detroit actuará no Porto, no Chic, que como todos sabemos se situa na Zona Industrial do Porto. É de ir!

Tuesday, December 04, 2007

DJ RUSH DESPEDE-SE DE PORTUGAL (POR ESTE ANO) NO COMPLEXO BIG CANSIL

O Dj Rush, grande vedeta norte-americana entre os maiores da sua área despede-se este ano de Portugal, na noite do próximo sábado, 8 de Dezembro, em Santa Maria da Feira. no Complexo Big Cansil. É claro que não o fará sózinho, numa noite em que naquele espaço se curtirá também sob a batuta do Dj Bold (australiano), do Dj Kammy e do Dj Bunnys (ambos brasileiros) e do Dj Link (portuguesíssimo). Para que a coisa não tenha momentos mortos, nas mesas de mistura do Complexo Big Cansil estarão também os Dj's residentes da casa: Dj Gonçalo M, Dj Mário Parandini, Dj Kid Killer, Dj Du'art, Dj Pexim e Dj K1. Que grande noite nas 2 pistas do Big Cansil, não é? E também se anuncia muita animação multimédia...

DJ ARI NO SARDINHA BIBA

O Sardinha Biba também continua a não deixar a noite nortenha por mãos alheias. Na noite do próximo sábado, a cabine de som estará por conta e risco do DJ Ari e Valter C, prometendo que ninguém vai para até (quase) de manhã! É de ir!

KAOS RECORDS PORTUGAL COMEMORA 15º ANIVERSÁRIO

É verdade. A Kaos Records Portugal vai cimemorar o seu 15º aniversário na próxima sexta-feira, 7 de Dezembro, à noite. A festa será em Guimarães, na Custo Lounge Disco e só podemos dizer que a noite vimaranense vai ganhar asas durante o próximo fim-de-semana. Bons vôos e muitos parabéns!

LA MOVIDA BEACH INAUGURA EM GUIMARÃES

Tudo aparenta que a partir da próxima sexta-feira, 7 de Dezembro, a noite vimaranense vai mudar para (muito) melhor. No mesmíssimo espaço, agora renovado, ou melhor escrevendo, revolucionada, onde anteriormente funcionou a Século XIX, vai ser inaugurado nessa noite aquele que promete ser o novo espaço de excelência da noite de Guimarães, o La Movida Beach, cujos responsáveis prometem pôr (finalmente) Guimarães a mexer! Força!

Monday, December 03, 2007

PETIÇÃO EM PROL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSOS SEXUAIS

Numa época em que nos parece essencial defender o Estado de Direito nas suas essências fundamentais, minuto a minuto, onde quer que isso seja necessário, agradecemos aos nossos visitantes e amigos que leiam, assinem e divulguem a Petição em Prol das Crianças Vítimas de Abusos Sexuais (http://www.petitiononline.com/criancas/petition.html), juntando-se a todos os outros, como nós, que já o fizeram, manifestando mais uma vez o seu sentimento de profunda e radical indignação contra a pedofilia e o abuso sexual de crianças. É urgente e imperativo lutar contra essa calamidade e não perdoar aos seus responsáveis, por mais laureados e poderosos que eles sejam!

HALLOWFEST 07, NO SÁBADO, NO HARD CLUB DE VILA NOVA DE GAIA

Ora aí está mais uma noite imperdível, a de sábado, 8 de Dezembro, data da imparável Hallowfest 07. Do programa constam Haujobb [de], Spetsnaz [se], FabrikC [de], Mikroben Krieg [pt] e PsychotekTrauma [pt]. Vai ser no Hard-Club, em Vila Nova de Gaia, e a verdade é que será mesmo um acontecimento. Único!

NOVAS AVENTURAS DA S.A. MARIONETAS PASSAM POR CALDAS DA RAINHA, LISBOA E ALCOBAÇA

S.A. Marionetas: Espectáculos Dezembro 2007

Dia 6
Caldas da Rainha
Biblioteca Municipal - 10.30h. / 15.00h.
“O Mistério dos Livros Desaparecidos”
No Reino onde Joãozinho vivia, a rainha era rabugenta, o rei era mandão, o guarda do castelo era implacável... Tudo corria bem, até que certo dia, "vjerrum", desapareceram todos os livros e letras do reino.
Um mistério que ele e os seus amigos vão tentar desvendar, seguindo a única pista que o misterioso ladrão deixou para trás...

FICHA ARTÍSTICA
Original: José Gil
Encenação e Cenografia: José Gil
Manipulação: José Gil / Jaime Leão
Marionetas: José Gil e Bárbara Santos
Guarda Roupa: Maria Luísa Valbom
Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

Dia 8
Lisboa
Atrium Saldanha – 15.00h.
“Teatro D. Roberto”
Teatro Tradicional Português de Marionetas
Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell’Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, duas peças "O Barbeiro" e "A Tourada", que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Pretende-se não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.

Ficha Artística : Bonecreiro: José Gil / Construção de Bonecos e Adereços: José Gil / Costureira: Maria Luísa Valbom / Desenho: Natacha Pereira / Pesquisa: José Gil e Sofia Vinagre / Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos


Dia 15
Alcobaça
Cine-Teatro de Alcobaça – 21.30h.
“A Culpa Foi da Inês”
“Reino de Portugal. Corre o ano da Graça de 1320 e na recente nação luta-se ainda com os mouros, lá para sul, nos Algarves, por vezes com os vizinhos de Castela, lá para nascente, e, contra a peste por todo o lado…
O Rei, o bravo D. Afonso IV, tem nessa primavera a melhor notícia do ano: nascera em Coimbra o jovem D. Pedro e tudo levava a crer que desta vez a Providência lhe sorria… o futuro afigurava-se risonho.
Agora, para que o reino medrasse como o filho, bastava tratar já de lhe arranjar esposa. Mas por aí, não iria, certamente, haver problemas…”
A companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos apresenta, pela primeira vez em teatro de marionetas, a vida trágica de D. Inês de Castro e D. Pedro I. O espectáculo abarca o período temporal com início no nascimento de D. Pedro I, retratando a universal tragédia romântica, numa perspectiva que procura equilibrar a vertente lendária com a história, mas também, recriar e reinventar o mito ao correlacioná-lo com as suas interpretações mais ou menos
contemporâneas.

FICHA ARTÍSTICA
Original: José Gil, Sofia Vinagre e Jaime Leão
Encenação: José Gil
Cenografia: Alexandre Pring
Marionetas: José Gil
Figurinos e Adereços: Sofia Vinagre e Maria Luísa Valbom
Armeiro: Jaime Leão
Pesquisa: Sofia Vinagre e Jaime Leão
Manipulação: José Gil, Sofia Vinagre e Jaime Leão
Fotografia: Joaquim Pesqueira
Co-Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos e Associação de Amigos de D. Pedro e D. Inês


Dia 17
Alcobaça
“Theatrum Puparum”
Fundação Cultural “Armazém das Artes “ – 14.30h.

Dia 19
Alcobaça
Fundação Cultural “Armazém das Artes “ – 12.00h.
“Theatrum Puparum”
O Theatrum Puparum (teatro de bonecos) conta com cerca de 20 marionetas de vara que trabalham dentro de uma tenda medieval.
Bonecos de pau e barro, manipulados por duas donzelas, os bonifrates iluminados a candeias de azeite, relatam as histórias e feitos ora de “D. Inês de Castro” ora de “A Padeira de Aljubarrota”.
Pretende-se dar a conhecer a vida de duas mulheres da história de Portugal que marcaram as suas épocas.

FICHA ARTÍSTICA
Original: Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Encenação: Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Manipulação: Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Actor: José Gil
Cenografia: Natacha Costa Pereira
Marionetas: Sofia Vinagre
Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre
Pintura das Marionetas: Natacha Costa Pereira
Costureira: Maria Luísa Valbom
Pesquisa: Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Estruturas: José Gil
Fotografia: SAM
Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

Exposição
“MARIONETAS EM ALCOBAÇA de 1979 a 2007 – espólio da companhia S.A.Marionetas – 10 anos”
no Armazém das Artes em Alcobaça de 5 de Outubro a 31 de Dezembro de 2007. Todos os dias das 14 H. às 19H.


"Uma impressionante mostra de Marionetas que abrangem várias técnicas de manipulação. Inclui o espólio de Cesário Nunes um importante fantocheiro português, doado a esta Companhia de Teatro e Bonecos de Alcobaça. Marionetas, workshops, espectáculos e visitas guiadas. A exposição no Armazém das Artes conta com cerca de 200 marionetas de autoria de José Gil, Bárbara Santos, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e Cesário Cruz Nunes. Este espólio conta a história desta companhia profissional de Teatro de Marionetas, que ao longo de 10 anos, já representou Alcobaça um pouco por todo o país, e Portugal por países da Europa como, Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido. Nesta exposição estarão expostas marionetas que abarcam o período de 1979 (quando a companhia era ainda amadora) a 2007. Destacamos as criações de 2005 de Bárbara Santos para a Ópera Barroca de António José da Silva “As Variedades de Proteu” ou as marionetas de José Gil para o vídeoclip ”Question of Love” da banda alcobacense “The Gift” que ganhou o prémio de melhor produção de vídeo em 2004, ou ainda os “Robertos” do Fantocheiro Cesário Cruz Nunes de 1948, só para citar algumas das criações que vão estar expostas." (in http://www.tintafresca.com/ - Mário Lopes)

É de ir ver e ouvir! Tudinho!

Sunday, December 02, 2007

GRANDE NOVIDADE EM PRIMEIRA MÃO: THE POSTCARD BRASS BAND ACTUAM EM ALCOBAÇA, NO CLINIC, EM 22 DE DEZEMBRO!

É mesmo verdade! O Nas Faldas da Serra está muito orgulhoso de aqui deixar, em primeiríssima mão, mais uma grande novidade para os amantes e amadores de jazz alcobacenses: a The Postcard Brass Band (que inclui os nossos conterrâneos e todos eles notáveis e prestigiados músicos: Mário Marques, Ruben Santos e Sérgio Carolino) vai actuar ao vivo e sem rede em Alcobaça, no Clinic, no próximo dia 22 de Dezembro (embora à noite!), apresentando na sua terra natal e mesmo alguns dias antes do Natal, o seu CD The Postcard Brass Band, recentemente lançado em Lisboa, na Lux Jazz Session. Os nossos simpáticos leitores e amigos (até) já sabem que o Nas Faldas da Serra anda a ouvir (muito deliciado!) aquele CD há algumas semanas e que o mínimo que (agora) aqui se pode escrever é quando ouvimos aquele disco em nossa casa a nossa rua da Ataija de Baixo até fica (mesmo) muito parecida com a Bourbon Street de New Orleans, mostrando que aquele CD é coisa fina... É de ir!

DJ SET DE PAULO ASCENSO MATEUS ANIMA EXPOSIÇÃO -ZOMBIE 5/12: THE RETURN FOF THE LIVING DEAD! THIS IS NOT A MOVIE...- NO PRÓXIMO SÁBADO

A bem sucedida inauguração, ontem à tarde, da minha exposição de fotografias Zombie 5/12: The Return of The Living Dead! This is Not a Movie..., patente até ao próximo dia 15 de Dezembro, em Coz , no acolhedor e simpático Bazar das Monjas, contou uma intervenção musical por mim concebida em apoio àquele acto inaugural. Essa intervenção musical incluiu música de Constança Capdeville (Libera Me), Duarte Lôbo (Requiem Para Seis Vozes), Fernando Lopes-Graça (Requiem Pelas Vítimas do Fascismo em Portugal), Giya Kancheli (Styx), Marc-Antoine Charpentier (Grand Office des Morts), Orlando di Lasso (Missa Pro Defunctis), Witold Lutoslawski (Musique Funébre) e Wolfgang Amadeus Mozart (Requiem in D minor, KV 626), sendo repetida no dia de encerramento daquela exposição (15 de Dezembro), a partir das 16 horas.
Na tarde do próximo sábado, 8 de Dezembro, o espaço daquela minha exposição será animado por um peculiar e interessante DJ/Set de Paulo Ascenso Mateus, que apresentará única e exclusivamente Discos em Vinil dos Últimos Vinte Anos Num Fidedigno Giro-Discos da Velha Guarda. Anuncia-se, entre outras, música dos Pink Floyd, UB 40, Crosby, Stills, Nash & Young, Iron Maiden, Sérgio Godinho e por aí fora... É mesmo imperdível, posso garanti-lo!

MANIFESTAÇÃO DE AUTOMÓVEIS EM MARCHA LENTA EM REPÚDIO CONTRA A TENTATIVA DE PASSAGEM DO TGV NO CONCELHO DE ALCOBAÇA

Vai realizar-se na próxima sexta-feira, 7 de Dezembro, uma Manifestação de Automóveis em Marcha Lenta em Repúdio Contra a Tentativa de Passagem do TGV no Concelho de Alcobaça. Essa manifestação foi convocada pelo Grupo ATAC (Amigos da Terra por Amor à Camisola), todos eles residentes nas freguesias de Prazeres e S. Vicente de Aljubarrota, sendo a ela bem-vinda toda a população das freguesias atingidas e toda a população do concelho de Alcobaça que também queira mostrar de novo e publicamente a sua força e o seu repúdio contra esse autêntico atentado ao nosso meio ambiente, ao nosso património arqueológico, às nossas habitações , à nossa paz, à nossa qualidade de vida e às nossas gentes.
Essa manifestação juntar-se-á no Largo do Campo de Futebol de S. Vicente de Aljubarrota, em frente à Pastelaria A Padeirinha, pelas 18 e 30, daí seguindo em marcha lenta de automóveis em direcção aos Paços do Concelho de Alcobaça, onde anuncia ir ser recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho, e pelo Presidente da ADEPA, Carlos Mendonça.
Na mesmíssima data e à mesmíssima hora, sairá outra concentração automóvel em marcha lenta, com os mesmos objectivos e o mesmo destino, partindo essa das imediações do restaurante O Alcides, nos chamados Moleanos de Évora, juto ao IC2. Essa manifestação encaminhar-se-á para os Paços do Concelho de Alcobaça, passando pelo cruzamento dos Casais de Santa Teresa no IC2, pelo Vale Vazão, pelo Mogo, pelos Olheiros e por Aljubarrota, daí seguindo em direcção à sede do concelho.
É necessário e imperativo que ninguém fique em casa e e dê a cara (e tudo o que tem para dar!) em mais esta manifestação contra essa autêntica tentativa de esventramento e violação de uma área importante do concelho de Alcobaça que essa tentativa de o atravessar (à má fila!) com esse autêntico e temível monstro metálico que será o TGV Lisboa-Porto! Todos deveremos marcar presença nessa importante manifestação, mesmo aqueles que não têm veículo automóvel e necessitem de uma boleia dos seus vizinhos e conterrâneos, podendo também nesse caso solicitar o apoio das suas Juntas de Freguesia (Prazeres de Aljubarrota-telefone 262507113/ S. Vicente de Aljubarrota- telefone 262507300). Eu mesmo, José Alberto Vasco (cidadão português anti-socrático, morador na freguesia de S. Vicente de Aljubarrota) aqui ofereço publicamente boleia a três meus vizinhos que necessitem de boleia para se juntar a esta manifestação que não pretenderá mais que defender as próprias faldas da Serra dos Candeeiros e até mesmo a economia e o futuro do nosso país. Vamos lá (todos) então mostrar a nossa força e o nosso repúdio, na próxima sexta-feira, 7 de Dezembro, às 18 e 30!