Monday, December 03, 2007

NOVAS AVENTURAS DA S.A. MARIONETAS PASSAM POR CALDAS DA RAINHA, LISBOA E ALCOBAÇA

S.A. Marionetas: Espectáculos Dezembro 2007

Dia 6
Caldas da Rainha
Biblioteca Municipal - 10.30h. / 15.00h.
“O Mistério dos Livros Desaparecidos”
No Reino onde Joãozinho vivia, a rainha era rabugenta, o rei era mandão, o guarda do castelo era implacável... Tudo corria bem, até que certo dia, "vjerrum", desapareceram todos os livros e letras do reino.
Um mistério que ele e os seus amigos vão tentar desvendar, seguindo a única pista que o misterioso ladrão deixou para trás...

FICHA ARTÍSTICA
Original: José Gil
Encenação e Cenografia: José Gil
Manipulação: José Gil / Jaime Leão
Marionetas: José Gil e Bárbara Santos
Guarda Roupa: Maria Luísa Valbom
Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

Dia 8
Lisboa
Atrium Saldanha – 15.00h.
“Teatro D. Roberto”
Teatro Tradicional Português de Marionetas
Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell’Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, duas peças "O Barbeiro" e "A Tourada", que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Pretende-se não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.

Ficha Artística : Bonecreiro: José Gil / Construção de Bonecos e Adereços: José Gil / Costureira: Maria Luísa Valbom / Desenho: Natacha Pereira / Pesquisa: José Gil e Sofia Vinagre / Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos


Dia 15
Alcobaça
Cine-Teatro de Alcobaça – 21.30h.
“A Culpa Foi da Inês”
“Reino de Portugal. Corre o ano da Graça de 1320 e na recente nação luta-se ainda com os mouros, lá para sul, nos Algarves, por vezes com os vizinhos de Castela, lá para nascente, e, contra a peste por todo o lado…
O Rei, o bravo D. Afonso IV, tem nessa primavera a melhor notícia do ano: nascera em Coimbra o jovem D. Pedro e tudo levava a crer que desta vez a Providência lhe sorria… o futuro afigurava-se risonho.
Agora, para que o reino medrasse como o filho, bastava tratar já de lhe arranjar esposa. Mas por aí, não iria, certamente, haver problemas…”
A companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos apresenta, pela primeira vez em teatro de marionetas, a vida trágica de D. Inês de Castro e D. Pedro I. O espectáculo abarca o período temporal com início no nascimento de D. Pedro I, retratando a universal tragédia romântica, numa perspectiva que procura equilibrar a vertente lendária com a história, mas também, recriar e reinventar o mito ao correlacioná-lo com as suas interpretações mais ou menos
contemporâneas.

FICHA ARTÍSTICA
Original: José Gil, Sofia Vinagre e Jaime Leão
Encenação: José Gil
Cenografia: Alexandre Pring
Marionetas: José Gil
Figurinos e Adereços: Sofia Vinagre e Maria Luísa Valbom
Armeiro: Jaime Leão
Pesquisa: Sofia Vinagre e Jaime Leão
Manipulação: José Gil, Sofia Vinagre e Jaime Leão
Fotografia: Joaquim Pesqueira
Co-Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos e Associação de Amigos de D. Pedro e D. Inês


Dia 17
Alcobaça
“Theatrum Puparum”
Fundação Cultural “Armazém das Artes “ – 14.30h.

Dia 19
Alcobaça
Fundação Cultural “Armazém das Artes “ – 12.00h.
“Theatrum Puparum”
O Theatrum Puparum (teatro de bonecos) conta com cerca de 20 marionetas de vara que trabalham dentro de uma tenda medieval.
Bonecos de pau e barro, manipulados por duas donzelas, os bonifrates iluminados a candeias de azeite, relatam as histórias e feitos ora de “D. Inês de Castro” ora de “A Padeira de Aljubarrota”.
Pretende-se dar a conhecer a vida de duas mulheres da história de Portugal que marcaram as suas épocas.

FICHA ARTÍSTICA
Original: Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Encenação: Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Manipulação: Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Actor: José Gil
Cenografia: Natacha Costa Pereira
Marionetas: Sofia Vinagre
Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre
Pintura das Marionetas: Natacha Costa Pereira
Costureira: Maria Luísa Valbom
Pesquisa: Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Estruturas: José Gil
Fotografia: SAM
Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

Exposição
“MARIONETAS EM ALCOBAÇA de 1979 a 2007 – espólio da companhia S.A.Marionetas – 10 anos”
no Armazém das Artes em Alcobaça de 5 de Outubro a 31 de Dezembro de 2007. Todos os dias das 14 H. às 19H.


"Uma impressionante mostra de Marionetas que abrangem várias técnicas de manipulação. Inclui o espólio de Cesário Nunes um importante fantocheiro português, doado a esta Companhia de Teatro e Bonecos de Alcobaça. Marionetas, workshops, espectáculos e visitas guiadas. A exposição no Armazém das Artes conta com cerca de 200 marionetas de autoria de José Gil, Bárbara Santos, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e Cesário Cruz Nunes. Este espólio conta a história desta companhia profissional de Teatro de Marionetas, que ao longo de 10 anos, já representou Alcobaça um pouco por todo o país, e Portugal por países da Europa como, Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido. Nesta exposição estarão expostas marionetas que abarcam o período de 1979 (quando a companhia era ainda amadora) a 2007. Destacamos as criações de 2005 de Bárbara Santos para a Ópera Barroca de António José da Silva “As Variedades de Proteu” ou as marionetas de José Gil para o vídeoclip ”Question of Love” da banda alcobacense “The Gift” que ganhou o prémio de melhor produção de vídeo em 2004, ou ainda os “Robertos” do Fantocheiro Cesário Cruz Nunes de 1948, só para citar algumas das criações que vão estar expostas." (in http://www.tintafresca.com/ - Mário Lopes)

É de ir ver e ouvir! Tudinho!

No comments: