Saturday, January 03, 2009

A OPERA IN MUSICA - CICLO DE CONFERÊNCIAS POR PAOLO PINAMONTI, EM LISBOA, NA CULTURGEST

-A Opera in Musica-
Apontamentos Sobre a Sua História
por
-Paolo Pinamonti-
Conferências
Terças-Feiras 6, 13, 20 e 27 de Janeiro
18h30 - Pequeno Auditório da Culturgest - Lisboa
Entrada Gratuita
(levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.)
6 de Janeiro - A Ópera na História
13 de Janeiro - Do Teatro da Palavra, das Novelas, até aos Libretos de Ópera
20 de Janeiro - Como a Ópera Sabe Contar Histórias
27 de Janeiro - O Empresário em Angústias
Há mais de 400 anos que a ópera lírica mantém uma extraordinária vitalidade e representa talvez hoje a verdadeira koinè artística e cultural da Europa, uma koinè artística que soube difundir-se para lá dos confins do velho continente. É interessante observar como o espectáculo lírico, nascido na magnificência da corte renascentista italiana no fim do século XVI, se foi progressivamente adaptando às mais diveras realidades económicas e sociais, mantendo inalterada através dos séculos a sua capacidade expressiva e a pluralidade de sentidos da sua valência simbólica. Durante os quatro encontros de Janeiro procurar-se-á entrar mais detalhadamente nos vários significados que a opera in musica assumiu no curso da sua vida já plurisecular: a história das diferentes formas de espectáculo, a história das transformações das fontes literárias nos diversos libretos de ópera, os artifícios dramatúrgicos específicos com os quais a ópera sabe contar a história e, enfim, a história do seu sistema produtivo. Esta última, uma história ligada ao paradoxo do teatro lírico, uma forma de espectáculo que por definição nunca foi auto-suficiente de um ponto de vista económico-financeiro, mas que apesar disso atravessou quatro séculos de história europeia, uma história também muito dramática, mantendo inalterada a sua força expressiva.
Paolo Pinamonti (1958) é professor de Elementos de História do Concertismo e de História da Música Contemporânea na Universidade Ca’Foscari de Veneza. A par do trabalho científico, desenvolveu actividade no campo da organização artística. De 1997 a 2000 foi Director Artístico do Teatro la Fenice de Veneza e de 2001 a 2007 foi Director do Teatro Nacional de São Carlos. Desde 2007 é Director Artístico do Festival Mozart na Corunha, Galiza.
Absolutamente imperdível!

Friday, January 02, 2009

17ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, JÁ NESTE DOMINGO, NA RÁDIO CISTER (ALCOBAÇA)

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 4 de Janeiro, a décima-sétima emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Na décima-sétima emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana, estará em debate o seguinte tema:
- Três semanas de ininterruptas e violentas manifestações de estudantes e trabalhadores agitaram recentemente a Grécia, prometendo voltar já em Janeiro, após uma trégua natalícia. Nessas manifestações têm-se aliado a espontaneidade juvenil e uma forte motivação política, causando mesmo profundos problemas no sistema político grego. Há mesmo já quem defenda estar-se perante um novo Maio de 68... E Portugal, estará muito a leste de uma situação desse género ou antes pelo contrário?-
Já se sabe que cada emissão de Um Olhar Sobre a Semana tem sempre um cunho muito especial
e esta não ficará certamente atrás dos bons créditos que o programa tem grangeado. É de ouvir, nem que seja pela Internet (http://www.cister.fm)!

CONTRATENOR LUIS PEÇAS DÁ CONCERTO DE ANO NOVO, NO CENTRO CULTURAL DO CARTAXO

O contratenor alcobacense Luís Peças actuará no Centro Cultural do Cartaxo, no próximo sábado, 10 de Janeiro, às 21 e 30, num muito aguardado Concerto de Ano Novo. É de ir!

Thursday, January 01, 2009

A NOSSA PRIMEIRA PRENDA DE 2009 PARA OS VISITANTES E AMIGOS DO NAS FALDAS DA SERRA

Olá, prezados e caros visitantes e amigos do blogue Nas Faldas da Serra! Já estamos em 2009 e a verdade é que decidimos começar este ano (que se espera mesmo muito difícil e complicado...) oferecendo uma (belíssima e irresistível) prenda a todos aqueles que nos continuam a ajudar a manter a alma deste blogue. Muitos de vós poderão até perguntar o que é que este vosso amigo andava a fazer no início de uns anos 1970 que até nem foram muito simples em Portugal... Pois fiquem sabendo que ouvir o genial Marc Bolan e os seus geniais T. Rex era um dos meus passatempos favoritos... O seu álbum Electric Warrior, de 1971, produzido por Tony Visconti, é ainda hoje, uma das grandes pérolas da história da pop music. Uma das suas mais emblemáticas faixas, Get It On, seria o segundo tema da banda a alcançar o top de vendas, inclusivamente nos E.U.A. (aí sob a designação alternativa Bang a Gong), sucedendo ao outro grande hit da banda, Hot Love.
O Nas Faldas da Serra começa por vos oferecer uma arrasante e abrasiva interpretação de Get It On, pelos próprios T. Rex (ainda com Marc Bolan bem vivinho da costa), ao vivo, numa emissão de 1973, do programa televisivo norte-americano The Midnight Special
e conclui esta prenda do fundo do coração oferecendo o vídeo promocional da espantosa versão de Get It On incluida pela super banda The Power Station (que integrava o vocalista Robert Palmer, o baterista dos Chic, Tony Thompson, e dois elementos dos Duran Duran: o baixista John Taylor e o guitarrista Andy Taylor) no seu álbum homónimo de 1985
Quem costuma frequentar os meus Dj/Set's sabe que o Get It On continua a ser um dos seus pontos fortes, sabe-se lá porquê... Força nesse 2009!

Wednesday, December 31, 2008

VOTOS DE FELIZ ANO NOVO PARA 2009

O Nas Faldas da Serra despede-se de 2008 desejando um ano novo muito feliz a todos os seus visitantes e amigos. Bem hajam! Amanhã cá estaremos, de novo...

PENSAMENTO PARA O ANO NOVO: UM POEMA DE MARISA QUEIROZ

PENSAMENTO PARA O ANO NOVO

O melhor pensamento
Para um Ano Novo
É parar de pensar
E viver cada instante
como se fosse
A última taça de vinho
O último pedaço de bolo
A única flor que dá mel
a derradeira estrela cadente
o último beijo apaixonado
o último alvorecer

O melhor pensamento
Para um Bom Ano Novo
É enxugar as lágrimas
Esquecer as mágoas
Não perder a esperança
Construir novos sonhos
Editar um novo amor
Construir um novo castelo
Beijar um novo sapo
Voltar a acreditar
Que o amor é eterno.

MARISA QUEIROZ
http://www.marisaqueiroz.prosaeverso.net

Tuesday, December 30, 2008

RECEITA DE ANO NOVO: UM POEMA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

RECEITA DE ANO NOVO

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa

fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Monday, December 29, 2008

FIM DE ANO 2008 / 2009 EM ALCOBAÇA, NO CLINIC

CLINIC -ALCOBAÇA
FIM DE ANO 2008 / 2009
Entramos no último ano da década 00. No Clinic os anos novos celebram-se com champanhe, música boa e a promessa de sucesso para anos vindouros. A entrada é só com convite, não levemos a mal, mas eles gostam mesmo de tratar bem os amigos...
Clinic New Year
Entrada apenas com Convite + 10 Euros com oferta do Best Of Clinic 2008
Quarta-Feira // 31 de Dezembro de 2008 // 01h00
Embora seja só para amigos, merece palminhas!

Sunday, December 28, 2008

AULA 27, UMA OFICINA DE TEATRO QUE DECORRERÁ NO CENTRO CÉNICO DA CELA (ALCOBAÇA)

AULA 27 - OFICINA DE TEATRO - CENTRO CÉNICO DA CELA
Sabina Delgado tem para nos apresentar uma oficina de teatro, um espaço onde todos poderemos criar, moldar, desfazer e transformar o teatro. É uma oficina pedagógica! Possui diversas ferramentas: algumas que poderemos encontrar na oficina, outras que poderemos descobrir e desenvolver dentro de nós. Promete, não é?
A AULA 27 é experimentalismo
A AULA 27 É PARTILHA
A AULA 27 É DESCOBERTA
A AULA 27 poderá ser a nossa oficina, já a partir de Janeiro de 2009, todos os sábados, à tarde no Centro Cénico da Cela, bem pertinho de Alcobaça.
Sabina Delgado espera por nós, na AULA 27, não a desiludamos... Vamos lá!
Para inscrições e informações contactar:
Telefone: 913248559
Correio electrónico:
peste.noir@gmail.com
Depois não digam que não avisámos! É de ir!

6º CONGRESSO SOPCOM, 8º CONGRESSO LUSOCOM E 4º CONGRESSO IBÉRICO ACEITAM PROPOSTAS DE COMUNICAÇÃO ATÉ 15 DE JANEIRO

A Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona irá acolher o 6º Congresso SOPCOM, o 8º Congresso LUSOCOM e o 4º Congresso IBÉRICO entre 14 e 18 de Abril de 2009, sob os respectivos temas, Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia, Comunicação, Espaço Global e Lusofonia e Redes, Meios e Diversidade Cultural no Espaço Ibérico. A realização desses três eventos permitirá potenciar as sinergias decorrentes de uma maior proximidade de investigadores portugueses das Ciências da Comunicação com os seus colegas dos países de expressão de língua portuguesa por um lado, e, por outro lado, com os seus colegas que trabalham num contexto ibérico. O último evento em que a SOPCOM procedeu à organização conjunta de Congressos LUSOCOM e IBÉRICO foi na Covilhã, em 2004. A Universidade Lusófona espera poder recuperar essa tradição de cooperação inter-universitária num espaço lusófono e ibérico, com o intuito de repensar o futuro das Ciências da Comunicação em circunstâncias em que cada vez mais se diluem as fronteiras entre disciplinas tradicionais. O prazo de submissão de propostas de comunicação foi alargado até ao próximo dia 15 de Janeiro, podendo os interessados em saber mais sobre os três eventos recolher informação sobre os mesmo em http://sopcom2009.ulusofona.pt/
Promete voltar a ser (muito) relevante!