Saturday, March 07, 2009

CIRQUE DU SOLEIL ESTREIA VAREKAI EM LISBOA, EM 15 DE MAIO

O Cirque du Soleil está de regresso a Lisboa com um novo espectáculo, Varekai. O espectáculo será apresentado no Parque Tejo, estreando em 15 de Maio. Varekai estará em cena em Lisboa até ao dia 7 de Junho, estando já disponíveis bilhetes a partir de 44 euros.
Promete manter a qualidade habitual da notável companhia!

ORQUESTRA DE CÂMARA DA EUROPA EM RESIDÊNCIA NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN, EM LISBOA

-Orquestra de Câmara da Europa-
Residência na Fundação Gulbenkian - de 5 a 15 de Março
Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa
-8 de Março / 19 horas-
Osmo Vänskä (Maestro)
Lisa Batiashvili (Violino)
Jean Sibelius
Concerto para Violino e Orquestra em Ré maior, op. 47
Johannes Brahms
Sinfonia N.º 3, em Fá maior, op. 90
-9 de Março / 19 horas-
Thomas Hengelbrock (Maestro)
Mojca Erdmann (Soprano)
Joseph Haydn
Sinfonia N.º 104, em Ré Maior, Hob.I:104
Gioacchino Rossini
Abertura da ópera Guillaume Tell
Gaetano Donizetti«Quel guardo il cavaliere», da ópera Don Pasquale
Giuseppe Verdi«Caro nome», da ópera Rigoletto
Gioacchino Rossini
Abertura da ópera La scala di seta
Giacomo Puccini«Quando m’en vo», da ópera La Bohème«O mio babbino caro», da ópera Gianni Schicchi
-13 e 14 de Março / 19 horas
Douglas Boyd (Maestro)
Sarah Tynan (Soprano)
Ed Lyon (Tenor)
Darren Jeffrey (Baixo)
Coro Gulbenkian
Joseph Haydn
Die Schöpfung (A Criação), Hob.XXI:2
É de ir: a todas!

QUARTETO DE CORDAS REMIX ESTREIA COMPOSIÇÃO DE DANIEL MOREIRA NA CASA DA MÚSICA

Casa da Música - Sala 2 - Porto
7 de Março - 12 horas
-Quarteto de Cordas Remix-
A tradição clássica de atribuir nomes aos Quartetos de Cordas é aqui ilustrada desde os seus primórdios até ao século XXI. Haydn coroou de humor o final de um dos seus Quartetos Prussianos, simulando vários finais que deixam o ouvinte sem saber quando a obra acaba. Alexandre Delgado homenageou a ilha da Madeira dedicando cada andamento do seu quarteto de cordas escrito em 2001 a elementos pictóricos da floresta laurissilva. Já Ligeti e Daniel Moreira, Jovem Compositor em Residência na Casa da Música em 2009, revelam no nome dos seus quartetos aspectos relativos às técnicas de composição que utilizaram.
Daniel Moreira*: Quarteto no.1 'Images-Miroirs'
* Jovem Compositor em Residência 2009
(estreia mundial)
Josef Haydn: Quarteto Op 33 no.2 'The Joke'
Alexandre Delgado: Suite "Lauris Silva"
Gyorgy Ligeti: Quarteto no.1 'Metamorphosis nocturnes'
É de ir!

Friday, March 06, 2009

25ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, JÁ NESTE DOMINGO, NA RÁDIO CISTER (ALCOBAÇA)

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 8 de Março, a vigésima-quinta emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Na vigésima-quinta emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana, estarão em debate os seguintes temas:
1. - A passada semana ficou marcada por graves incidentes ocorridos na Guiné-Bissau, onde no mesmíssimo dia foram assassinados o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, General Tagmé Na Waié, e o Presidente da República, Nino Vieira. Neste início de século e poucas décadas após o fim da descolonização, a violência pura continua a sobrepor-se ao Estado de Direito como modo de tentar resolver questões políticas em muitos países africanos... Poderemos ainda esperar uma África suficientemente segura neste início de século?
2. - Informações desta semana garantem que o desemprego subiu 28% no distrito de Leiria, durante o passado mês de Janeiro, face a igual período do ano anterior. Segundo os mesmos dados, em Alcobaça, essa subida atingiu os 26%, com 3060 pessoas no desemprego. Em ano de eleições autárquicas, que respostas poderão esperar essas pessoas dos políticos locais?
Promete voltar a ser muito interessante: é de ouvir!

NEW KIDS ON THE BLOG: A IGNORÂNCIA É ATREVIDA

Nasceu hoje, precisamente às 10 horas e 18 minutos, uma nova voz de Alcobaça na blogosfera. O novo blogue chama-se A Ignorância é Atrevida e o seu autor é o nosso amigo Raúl Duarte. Os objectivos editoriais do novo blogue foram expressos na sua postagem de abertura, nos seguintes termos: "Na minha grande ignorância, tenho o atrevimento de tentar alinhar umas quantas frases e manifestar livre e democraticamente a minha opinião. Coisa certa é que não vou molestar pessoas nem consciências! Dou assim asas a uma liberdade que me é conferida como cidadão. -Falar de tudo, criar expectativas positivas e,esperar que leiam e comentem". O endereço cibernáutico do novo blogue é: http://marca-qualidade.blogs.sapo.pt/ e aqui se torna público que o Nas Faldas da Serra promete ficar cliente dos novos escritos de Raúl Duarte. Que seja bem-vindo, com todas as letras!

CICLO DE CINEMA ALL THAT JAZZ: NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

ciclo de cinema
-ALL THAT JAZZ-
CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA
8 e 9 de Março
domingo e segunda-feira
17 horas 21 e 30 horas
Se evocarmos um dos episódios mais marcantes da História do Cinema – a estreia em 1927 de “The Jazz Singer”: o primeiro filme sonoro - talvez não seja exagerado afirmar que o som na Sétima Arte nasceu desde bem cedo sob o signo do Jazz. Por um lado, o cinema começava assim por dar um lugar especial a um dos mais cultivados géneros musicais e artísticos, por outro, reflectia aquilo que o Jazz já representava, não só nessa época, como desde há algum tempo: uma afirmação cultural absolutamente única, original e inovadora, com um lugar e peso indesmentíveis no seio da América.Na véspera de mais uma passagem do festival itinerante INjazz por Alcobaça, “All That Jazz” é um ciclo de cinema que reabilita algumas das obras que melhor exprimiram a relação entre ambas as artes – constituindo ainda o tónico perfeito para os concertos que se aproximam.
-programa-
-KANSAS CITY-
8 de Março
domingo 17h
O filme onde Robert Altman regressou à sua cidade natal para retratar o frenético mundo do jazz dos anos 1930, numa história de crime e amor marcada pelo ritmo da música (e homenagem sincera do cineasta americano ao género e à época).
-sinopse-
Em 1934, Kansas City é uma das raras cidades americanas que escapa à crise. Propícia aos jogadores e aos aventureiros, ela exerce uma atracção irresistível sobre aqueles que têm o gosto do risco. O jogo, embora ilícito, impõe a sua presença: instâncias políticas e máfia local, estritamente solidárias, asseguram a prosperidade da cidade, e o jazz confere-lhe ritmo e energia. É neste universo que evolui Blondie O'Hara (Jennifer Jason Leigh), uma jovem telegrafista que, para obter a libertação do homem que ama, caído nas garras dos gangsters, rapta a mulher de um homem político influente e embarca numa odisseia trágica, cómica e sangrenta.
título original Kansas City
de Robert Altman
Com Jennifer Jason Leigh, Miranda Richardson, Harry Belafonte
EUA (1996) 115’ Cor M/12 35 mm
-MORRER EM LAS VEGAS-
8 de Março
domingo 21h 30
História de amor sem barreiras entre um alcoólico e uma prostituta na cidade de Las Vegas, embalada por uma banda sonora composta de famosos standards do jazz e originais do próprio realizador Mike Figgis (com vozes de Sting e Don Henly).
-sinopse-
O retrato emocionalmente arrebatador de uma mulher que adora a vida e de um homem que a rejeita. Sera (Elisabeth Shue), uma prostituta, e Ben (Nicolas Cage), um alcoólico, encontram-se por acaso, e desse encontro nasce uma relação que deixa em suspenso as suas vidas passadas. Pungente história de um amor sem quaisquer barreiras ou condições, entre duas almas perdidas e marginais.
título original Leaving Las Vegas
de Mike Figgis
Com Nicolas Cage, Elisabeth Shue, Julian Sands
EUA (1995) 112’ Cor M/12 35 mm
-A SEDE DO MAL-
9 de Março
segunda 21h 30
Um dos maiores filmes de Orson Welles sobre a corrupção na fronteira do México com os Estados Unidos e contém aquela que é considerada por muitos a melhor banda sonora de Henry Mancini (povoada por jazz, blues e ritmos afro-cubanos).
-sinopse-
Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston) é um chefe de polícia mexicano que se encontra em lua-de-mel com a mulher Susan Vargas no México, numa pequena cidade perto da fronteira dos Estados Unidos. Quando um assassinato ocorre, os conceitos de ética policial de Ramon confrontam-se directamente com os de Hank Quinlan (Orson Welles), um corrupto capitão da polícia local.
título original Touch of Evil
de Orson Welles
Com Charlton Heston, Janet Leigh, Marlene Dietrich, Orson Welles
EUA (1958) 108’ Cor M/12 35 mm
É de ir! A todos!

ORQUESTRA SINFÓNICA DA GALIZA INTERPRETA SINFONIA Nº 2 DE MENDELSSOHN NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Grande Auditório do Centro Cultural de Belém
Domingo - 8 de Março - 17 horas
ORQUESTRA SINFÓNICA DA GALIZA
É o segundo concerto de uma curta residência da Orquestra Sinfónica da Galiza no CCB. Neste concerto, o formato repete-se e além de uma reconhecida obra de um dos maiores compositores do Romantismo, Mendelssohn, que nasceu em 1809, a Orquestra Sinfónica da Galiza apresenta ao público português outro dos mais importantes compositores da região espanhola, Andrés Gaos. O programa do concerto é, no entanto, dominado pela execução da sinfonia n.º 2 (Lobgesang) de Mendelssohn, pelas vozes de Elena de la Merced, Maite Arruabarrena, Agustin Prunell e ainda do Coro Sinfónico da Galiza e do Cor Madrigal. Dirige Victor Pablo Pérez.
VÍCTOR PABLO PÉREZ direcção musical
ELENA DE LA MERCED soprano
MAITE ARRUABARRENA mezzo-soprano
AGUSTIN PRUNELL tenor
CORO DA SINFÓNICA DA GALIZA
JOAN COMPANY direcção do coro
COR MADRIGAL
PROGRAMA
ANDRÉS GAOS (1874-1959)
Impresión nocturna
FELIX MENDELSSOHN (1809-1847) Sinfonia n.º 2 op. 52, Lobgesang
Promete: é de ir!

Thursday, March 05, 2009

III GALA ANUAL ÓSCARES CLINIC CARNIVAL, EM ALCOBAÇA

ÓSCARES CLINIC CARNIVAL
[gala]
Sábado - 7 de Março - 00h00
Óscares Clinic Carnival // Gala
Entrada livre //
Dress code - Traje de gala
Absolutamente imperdível!

SEIS CORDAS SEIS MOMENTOS, EM SANTO TIRSO, COM O PROJECTO GNOMON

-Gnomon-
piano - guitarra - percussão - novas expressões
Seis Cordas Seis Momentos - Santo Tirso 2009
Sábado - 7 de Março - 21 e 30
Museu Municipal Abade Pedrosa - Santos Tirso
É de ir! Valerá certamente a pena!

1º TORNEIO ULTIMATE FRISBEE EM RELVA, EM PALMELA

7 e 8 de Março
Complexo Municipal de Palmela
1º TORNEIO DE PALMELA ULTIMATE FRISBEE EM RELVA
ASSISTE E DIVERTIR-TE COM ESTA MODALIDADE!!!
ORGANIZAÇÃO: VIRA'O'DISCO
APOIOS:
CÂMARA MUNICIPAL DE PALMELA - MARÇO A PARTIR
PALMELA DESPORTO - CAMOLAS SPORT
É de ir!

TEATRO TAPAFUROS APRESENTA O QUE GRITAM AS COISAS, EM MEM MARTINS

-O Que Gritam As Coisas-
a partir dos textos de Ramon Gomez de La Serna
-Teatro TapaFuros-

ESPAÇO TAPAFUROS
(Centro Comercial Bela Vista – Mem Martins)
dias 7, 14 e 28 Março
sábados as 22 horas

«Como dava beijos lentos, duravam-lhe mais os amores.»*
«Gritos Mudos? Deambulando pelas ruas, passeios de pedra reluzente, ganham voz silente e colorida. São objectos? Companheiros antes, mais eternos que as nossas mãos. Eles ficam, nós não. Tempo. Indivíduo. Mulher. Amor. Grito. Coordenadas de mapa que não temos, que não inventamos. A palavra desvenda… Revela. Não queiramos que nos diga algo. Porquê pedir-lhe tal? Nós passamos e não ficamos. Assim a poesia nas ruas. Porque as ruas nos ensinam o que gritam as coisas.» Rui Mário

«Se ides à felicidade, levai sombrinha.»*
Um espectáculo que parte da acção do público que é emergido numa viagem poético-musical, criada entre a assistência e os interpretes, que certamente será diferente em todas as sessões.


«A nossa verdadeira e definitiva propriedade são os ossos.»*
* Greguerias de Ramon Gomez de La Serna
Autoria: Ramón Gomez de La Serna; Encenação: Rui Mário; Música Original/Interpretação: Pedro Hilário; Interpretação: Rui Mário, Rute Lizardo, Samuel Saraiva; Contabilidade: Operspecial lda; Cenografia/Aderecista: Flávio Tomé; Fotografias: Gonçalo Morais; Desenho de Luz: Teatro TapaFuros; Direcção de Produção: Marco Martin

Reservas/Informações: 919 053 476 geral@tapafuros.com
Bilhetes: €7,5 à venda no local

Também em cena, o espectáculo As Aventuras de Puck, o Duende baseado na adaptação de Hélia Correia para Sonho de Uma Noite de Verão de William Shakespeare, na Quinta da Regaleira
até 26 de Abril (Sáb. 16h, dom. 11h30 – disponível de 3ª a 6ª para escolas mediante marcação)
-Teatro TapaFuros-
Av. Vitorino Nemésio N24, C.C. Bela Vista, 2725-471 Mem Martins
É de ir!

Wednesday, March 04, 2009

CONTOS DO VIGÁRIO - UMA ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO DA PSP, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Contos do Vigário é o nome de uma acção de sensibilização levada a cabo pela PSP em Alcobaça. Trata-se essencialmente de uma peça de teatro, que subirá ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça no próximo sábado, 7 de Março, pelas 14h30 e pelas 17h30. A representação teatral, composta por três sketchs: Gato por Lebre, O Falso Técnico e O Bom Samaritano, irá ser acompanhada por pequenas apresentações e esclarecimentos da PSP. A peça terá a duração de 80 minutos e a entrada é livre. A Câmara Municipal de Alcobaça disponibiliza autocarros para quem necessitar de transporte para o horário das 14h30. As pessoas interessadas deverão fazer a sua inscrição através dos seguintes contactos:
Cine-Teatro: 262580885 - Rosário Ribeiro
Acção Social: 262580831 - Carla Fonseca
A aconselhável e oportuna iniciativa é organizada pela Polícia de Segurança Pública com o apoio do Município de Alcobaça. É de ir!

ISABEL MOTTA LANÇA A TUA CARA NÃO ME É ESTRANHA, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

A actriz Isabel Motta apresenta, no próximo dia 7 de Março, pelas 16h30 na Sala Infantil da Biblioteca Municipal de Alcobaça, o primeiro livro infantil intitulado “A tua cara não me é estranha”. “A tua cara não me é estranha” é história de força e coragem de uma fuinha chamada "Luca" que não se deixou vencer pelos obstáculos que se atravessaram no seu caminho para destruir o seu sonho. Esforçou-se e acreditou sempre que era possível realizar tudo aquilo em que acreditava. Trabalhou para vencer e conseguiu sem nunca desanimar até vencer. Hoje, dedicada à escrita a tempo inteiro, Isabel-Victoria da Motta foi actriz de cinema, teatro e televisão. A actriz e autora é conhecida pela sua participação em telenovelas como “Vila Faia”, “Origens”, “Palavras Cruzadas” ou “Cinzas”, e nas séries de televisão “Eu Show Nico” e “Concertos na Cave” ou “Marina Marina”. No cinema destaca-se em “O Lugar do Morto” e “O Barão de Altamira” e, sobretudo, no teatro cómico e de revista, tendo contracenado com os grandes nomes do palco português dos últimos 30 anos. Nascida em Viseu, Isabel Motta frequentou o Conservatório em Lisboa e estreou-se nos palcos em 1973, primeiro no teatro independente, depois no profissional. Em 1989 decide instalar-se em Paris, ano em que começa a escrever no seu estúdio em Montmarte, inspirada pela arte e pelos artistas que a rodeiam. O primeiro livro surge no final da década de 80, “Tantin, a raiva da tarântula” (poesia). Seguem-se incursões pelo multimédia, com um conjunto de “short stories” em CD-ROM (a primeira experiência do género em Portugal), e o livro de contos “Podes imaginar as saudades que tenho tuas?”. É de ir!

THE HUMAN BEASTS ROCK DJ/SET, EM COIMBRA, NO SHMOO CAFÉ

-The Human Beasts Rock DJ set –
THEMOTEO SUSPIRO - STAGE BLOOD - EL MARIACHI
in
SHMOO CAFÉ
Rua Corpo de Deus, 68 - Coimbra
Sexta-Feira, 6 de Março, a partir das 23.00
São as vozes de Alcobaça a estrear-se em Coimbra...
É de ir!

MAFALDA VEIGA E PAULO GUERRA SÃO CONVIDADOS DO CAFÉ DAS QUINTAS DO ORFEÃO DE LEIRIA

Mafalda Veiga, cantora e compositora, e Paulo Guerra, juiz de Direito, são os convidados do Orfeão de Leiria, no próximo Café das Quintas, assinalado na quinta-feira, 5 de Março. Esta conversa com Carlos André, coordenador do Programa, fará uma original ligação entre a Música e o Direito, e decorrerá no Arquivo Distrital de Leiria, a partir das 18h00.Mafalda Veiga nasceu em Lisboa em 1965. As suas origens alentejanas e uma ligação familiar à música marcaram a sua carreira. ‘Chão’ é o nome do último álbum, lançado em 2008, com 12 temas inéditos. O juiz Paulo Guerra é natural de Leiria, onde nasceu em 1963, e reside em Coimbra. Actualmente desempenha funções no 2o Juízo do Tribunal de Família e Menores de Coimbra e é docente a tempo parcial no Centro de Estudos Judiciários, na Jurisdição da Família e das Crianças. Paulo Guerra tem também desenvolvido a sua carreira como conferencista e autor, tendo editado alguns contos como ‘O Ladrão das Penas’ e ‘Os Disfarces de Arlequim’.Carlos André, dinamizador habitual do Café das Quintas, levará Mafalda Veiga e Paulo Guerra a falarem sobre as suas carreiras e as suas impressões sobre a sociedade actual. Esta será também uma excelente oportunidade para conhecer um pouco melhor as suas personalidades e histórias de vida.Como é habitual nesta iniciativa, a conversa será temperada por alguns momentos musicais, protagonizados por Neuza Bettencourt, interpretando flauta transversal, e Ilda Coelho, guitarra. O Café das Quintas, que conta já com 13 anos de existência, vai continuar nos próximos dias 2 de Abril, 7 de Maio e 4 de Junho, sempre às 18h00, no Arquivo Distrital de Leiria.
É de ir!

ORQUESTRA SINFÓNICA DA GALIZA INTERPRETA MAHLER NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Centro Cultural de Belém - Grande Auditório
6 de Março - 21 horas
O CCB recebe a Orquestra Sinfónica da Galiza num concerto dedicado a Mahler. Criada em 1992, a Orquestra Sinfónica da Galiza é actualmente dirigida por Víctor Pablo Pérez, um reconhecido maestro espanhol. Esta orquestra, acompanhada pela soprano Anne Schwanewilms, vem ao CCB com um programa quase inteiramente dedicado a Mahler. Na primeira parte, serão apresentados alguns dos poemas tradicionais alemães da compilação Des knaben Wunderhorn que o compositor musicou; na segunda, poderemos ouvir a sua quarta sinfonia baseada em temas e letras do mesmo ciclo de canções.A abrir o concerto, a orquestra apresenta uma composição de Eduardo Soutullo, um dos mais prestigiados compositores galegos da actualidade.
VÍCTOR PABLO PÉREZ - director
ANNE SCHWANEWILMS - soprano
PROGRAMA
EDUARDO SOUTULLO (1968)
But in vain…
GUSTAV MAHLER (1860-1911)
Quatro lieder de Des knaben Wunderhorn
GUSTAV MAHLER
Sinfonia nº 4 en Sol maior
É de ir!

Tuesday, March 03, 2009

NEW KIDS ON THE BLOG: VALDEMAR RODRIGUES

Não será bem uma nova entrada no universo blogosférico, onde já desenvolveu actividade muito apreciada (recordando os seus auto-extintos blogues Alcobaça Ambiente e Ortogal), mas trata-se efectivamente de um muito aguardado regresso. O alcobacense Valdemar Rodrigues inaugurou agora um seu novo blogue, onde poderemos ir acompanhando a sua regular actividade em termos de publicações. O endereço do novo blogue, pessoal, de Valdemar Rodrigues é http://valdemar-rodrigues.blogspot.com/, nele estando já publicado bastante material do autor sobre ambiente e desenvolvimento sustentável, inclusivamente ali disponível para download. Estão também já lá publicados o índice e a introdução do seu último livro, Desenvolvimento Sustentável: Uma Introdução Crítica, recentemente publicado, bem como essa autêntica jóia da coroa que será o seu livro Ortogal- Diálogos na Curvatura do Tempo, de escrita criativa e poesia, cuja publicação analógica também se aguarda para breve. E já se sabe que todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas, podemos ouvir, sempre deliciados, os tão sensatos como irónicos comentários de Valdemar Rodrigues, na Rádio Cister, como comentador residente do programa Um Olhar Sobre a Semana. Força, amigo Valdemar!

JANTAR COMEMORATIVO DO 88º ANIVERSÁRIO DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS, EM ALCOBAÇA

Jantar Comemorativo do 88º Aniversário do Partido Comunista Português
Sexta-Feira - 6 de Março - 20 horas
Restaurante Corações Unidos - Alcobaça.
Entre outras, haverá intervenção de José Catalino, membro do Comité Central do PCP
Inscrições pelos telemóveis: 919918443, 932159527 e 967815507
Muitos parabéns, bom jantar e bom comício!

NUNO PINTO & ELSA SILVA ACTUAM AO VIVO NO TEATRO MUNICIPAL DE BRAGANÇA

-Teatro Municipal de Bragança-
7 de Março - 21 e 3o
-Nuno Pinto & Elsa Silva-
clarinete & piano
-Schumann em 1849-
Adagio und Allegro Op.70
Fantasiestücke Op. 733
Romanzen Op. 94
Fünf Stücke im Volkston Op. 102
É de ir!

Monday, March 02, 2009

LITERATURA E POLÍTICA: O OCIDENTE E OS OUTROS - NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DA NAZARÉ

-Literatura e Política: O Ocidente e os Outros-
Conferência promovida por Adriano Moreira (Professor Emérito da Universidade Técnica de Lisboa), José Carlos Venâncio (presidente do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior) e António Delgado (docente da Universidade da Beira Interior).
Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré
6 de Março - 10 horas
Com a participação de Fernando Catroga, Adelino Torres, Dulce Canheto e Ana Lúcia Sá,
entre outros. É de ir!

NUNO PINTO & MIGUEL AZGUIME DÃO CONCERTO EM LISBOA, NO INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS

6 de Março / 21h30 / Lisboa / Instituto Franco-Português
Nuno Pinto & Miguel Azguime
clarinete & electrónicas
Programa
Carlos Caires – Limiar (2001)
Virgílio Melo - Upon a Ground II (2001)
João Pedro Oliveira - Time Spell (2004)
Miguel Azguime - No Oculto Profuso (2008/9)*
Ricardo Ribeiro - Intensités (2001 rev.2006)**
* Estreia mundial
** Estreia mundial com electronica
É de ir!

FUNK OFF AND FLY DÃO BAILE (FUNK) EM LISBOA, NO CABARET MAXIME

Os Funk Off And Fly – a verdadeira banda vencedora do festival Termómetro 2008 – aterram no funkódromo do Maxime já no próximo dia 6 de Março para um baile funk de fazer inveja à favela mais traficada! Brunex & Companhia não prometem a explosão do costume. Desta vez a carga explosiva é ainda maior! Funk, r&b e soul em bombardeamento massivo para incendiar de vez o palco de pedra da Pr. da Alegria. Quem ficar sentado precisa de um médico! Para os que não conhecem o fenómeno, citamos o “Detroit Tribune”: «Imagine-se uma orgia louca, um delírio colectivo imparável a partir de um conjunto de afro-cabeleiras enfurecidas a debitar um funk letal! Ao pé disto, Prince é um menino de coro! Michael Jackson um cadáver! James Brown um copinho de leite magro!» Palavras para quê? São artistas portugueses e usam pasta medicinal funk – remédio santo para crises, deslizes e dias infelizes! Funk on and cry!
cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
abertura portas 22h . espectáculo 23h00
É de ir!

Sunday, March 01, 2009

IV SEMINÁRIO PARA A EDUCAÇÃO, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

Realiza-se no próximo sábado, 7 de Março, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, o IV Seminário para a Educação. As intervenções dos convidados incidirão sobre as temáticas: Novas Competências das Autarquias na Educação, A Administração Escolar e A Participação e a Intervenção da Sociedade Civil na Educação. Serão oradores nos diversos painéis: João Barroso, Carlos Monteiro e Júlio Pedrosa. Os três painéis previstos serão moderados por António Gomes Ferreira, Margarida Mano e João Pedro Rodrigues. Por confirmar, está ainda a presença de Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra da Educação, na sessão dedicada às Novas Competências das Autarquias na Educação. O Município de Alcobaça associa-se, assim, à Universidade de Coimbra e à Federação Regional de Pais e Encarregados de Educação de Leiria, numa iniciativa que pretende discutir problemáticas relacionadas com a Educação. Os públicos-alvo do seminário são os pais, professores e outros agentes educativos, mas também, o público em geral.
A entrada é livre.
Inscrições:
Centro de Estudos Superiores - Alcobaça
Praça 25 de Abril, n.º 75
2460 – 018 Alcobaça
Tel: 262 580 870 / e-mail:mmca@ci.uc.pt
Será certamente (muito) interessante. É de ir!

TRIO LUSÍADA ACTUA NO TEATRO MUNICIPAL DE ALMADA

O Trio Lusíada, agrupamento composto por solistas da Orquestra Gulbenkian, que interpreta composições de Paulo Ferreira, Lino Guerreiro, Daniel Schwtez, Pedro Iturralde e Astor Piazzolla, actua no Teatro Municipal de Almada (Av. Prof. Egas Moniz), na próxima quarta-feira, 4 de Março, às 21h30, num espectáculo integrado no Ciclo de Música de Câmara de Almada. Quinze anos após o seu primeiro concerto e após uma paragem de onze anos, o Trio Lusíada volta a tingir de de particularismos a galeria da música instrumental através do seu arrojado e inelutável Trillos Urbanos. O Trio Lusíada é formado pelo acordeonista Pedro Santos, pelo saxofonista João Pedro Silva e pelo contrabaixista José Mira, sendo um agrupamento muito aconselhável. É de ir e ouvir tudinho!

BÁRBARA GUIMARÃES APRESENTA CD/LIVRO CANTA O GALO GORDO, DE INÊS PUPO E GONÇALO PRATAS, COM ILUSTRAÇÕES DE CRISTINA SAMPAIO

A Editorial Caminho convida-nos (a todos!) para a apresentação do livro/CD Canta o Galo Gordo–Poemas e Canções Para Todo o Ano, de Inês Pupo, Gonçalo Pratas e ilustrações de Cristina Sampaio. Os autores quiseram fazer um livro que falasse do que se aprende na escola, dos dias que pontuam a vida (das crianças e dos adultos), que possa acompanhar pais, avós, famílias, professores e crianças ao longo do ano, recorrendo à poesia e à música. O CD que acompanha o livro contém as poesias musicadas e interpretadas de forma original. A obra será apresentada por Bárbara Guimarães e contará com um momento musical, realizando-se no próximo dia 3 de Março, terça-feira, às 18.30 horas no Jardim de Inverno do São Luíz Teatro Municipal (Rua António Maria Cardoso, 38), em Lisboa. É de ir!