Friday, December 14, 2007

DESMANTELAMENTO PÚBLICO DA EXPOSIÇÃO ZOMBIE 5/12: THE RETURN OF THE LIVING DEAD! THIS IS NOT A MOVIE...

Como tem sido largamente anunciado, a minha (muito bem sucedida!) exposição de fotografias Zombie 5/12: The Return of The Living Dead! This is Not a Movie..., estará patente até amanhã, sábado, 15 de Dezembro, em Coz , no acolhedor e simpático Bazar das Monjas, sendo publicamente desmantelada às 19 horas. Antes desse acto público de encerramento, voltará a ser apresentada, a partir das 15 horas, a intervenção musical por mim concebida para apoio àquela exposição. Essa intervenção musical inclui música de Constança Capdeville (Libera Me), Duarte Lôbo (Requiem Para Seis Vozes), Fernando Lopes-Graça (Requiem Pelas Vítimas do Fascismo em Portugal), Giya Kancheli (Styx), Marc-Antoine Charpentier (Grand Office des Morts), Orlando di Lasso (Missa Pro Defunctis), Witold Lutoslawski (Musique Funébre) e Wolfgang Amadeus Mozart (Requiem in D minor, KV 626), e foi já apresentada, com razoável sucesso, na inaguração daquela exposição, que até lá ainda se encontra à disposição do público, todos os dias (excepto às segundas) sob a sempre cativante atenção da Raquel e do Valdemar, o motivador casal proprietário do Bazar das Monjas! Vale?

ZOMBIE 5/12: THE RETURN OF THE LIVING DEAD! THIS IS NOT A MOVIE...

Já visitei inúmeras exposições. Dos mais diversificados géneros e tipologias. Durante muitos anos. Penso que chegou a minha hora de também apresentar uma exposição de minha autoria. E vou fazê-lo. Trata-se de uma exposição de onze painéis com uma série de 124 fotografias a cores sobre papel, que comemora vinte anos de colaboração na imprensa local, regional e nacional. Essa exposição intitula-se Zombie 5/12: The Return of The Living Dead! This is Not a Movie… Sendo apresentada ao público entre 1 e 15 de Dezembro de 2007, em Coz, no Bazar das Monjas. A ideia surgiu-me dos filmes de George Romero e da fotografia de John Baldessari. As minhas personagens aparentam ser naturezas mortas, estáticas, inertes… Todavia, receio que a noite lhes permita ganhar vida e circular por esse mundo fora… Chamo-me José Alberto Vasco e ficarei eternamente agradecido pela amável visita de todos os que pretendam compartilhar a minha suposta arte de representação visual. Vale?

MINISTRY OF SOUND EM LISBOA, NO QUEEN'S

Uma óptima maneira de passar a noite de sábado, 15 de Dezembro, em Lisboa, será ir divertir-se até quase de manhã no Queen's. A coisa estará certamente muito animada, com uma actuação dos Ministry of Sound e será indiscutivelmente uma noite a não perder para quem gsta de abanar o capacete. É de ir!

SARDINHA BIBA MOSTRA CAMINHO COMO SENTE A MÚSICA

A noite de sábado, 15 de Dezembro, promete ser diferente em Braga, no Sardinha Biba, que apresentará o espectáculo The Way We Feel The Music. Em palco estarão o saxofonista Mário Dias, o percussionista Camané e a cantora Nicinha. Promete ser mesmo para sentir, não é? É de ir!

Thursday, December 13, 2007

ALCOBAÇA RECEBE NATIONAL CONGRESS 2007 DO AIESEC

Alcobaça vai acolher, entre 15 e 19 de Dezembro, o National Congress 2007 da AIESEC Portugal, uma plataforma internacional para jovens, que os ajuda a descobrir e desenvolver o seu potencial, tendo por objectivo proporcionar às pessoas a capacidade e o desejo de ter um impacto positivo na sociedade Trata-se de uma organização caracterizada por proporcionar inúmeras experiências e diferentes oportunidades, através das quais cada indivíduo cria a sua própria experiência. A AIESEC (Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commercialles) foi fundada na Bélgica em 1946 e é, actualmente, a maior organização de estudantes a nível mundial. O Congresso começa no dia 14 de Dezembro, em Lisboa, com a Feira de Inovação Empresarial no Instituto Superior de Economia e Gestão, prolongando-se entre os dias 15 a 19 de Dezembro, no Hotel Santa Maria de Alcobaça. São esperados oitenta participantes e a verdade é que Alcobaça continua a necessitar tanto de eventos como este como de pão para a boca... Venham mais!

JOAQUIM MANUEL PINTO SERRA LANÇA -O OUTRO MUNDO EM NÓS-, EM COIMBRA

A editora Mar da Palavra e o autor Joaquim Manuel Pinto Serra vão lançar, em Coimbra, o livro de contos O Outro Mundo em Nós, em sessão pública a realizar no próximo sábado, 15 de Dezembro, pelas 15 horas, na Sala Polivalente da Casa Municipal da Cultura de Coimbra (Rua Pedro Monteiro). A apresentação da obra, que dá continuidade à colecção Cais da Ficção, será efectuada por Luís Esperança Lourenço (Presidente da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos) e Maria das Dores Borges de Sousa (pintora e membro da Direcção da SOPEAM), bem como por Maria Cristina Pinto Serra Guerreiro (em representação da escritora Maria Armanda Tavares Belo). A cerimónia de apresentação do livro contará também com a participação musical dos jovens instrumentistas Sandrina, Jaime e João. Vale?

DJ VIBE EMBALA NOITE DE SEXTA-FEIRA NO CLUB 8

Pois é. Já se sabe que muitos consideram Dj Vibe como o maior entre os Dj's nacionais. Voltará a poder prová-lo na noite de sexta-feira, 14 de Dezembro, em Aveiro, no Club 8. Além de Dj Vibe, essa noite do Club 8 contará também com actuações de Carlos Fauvrelle e da dupla Mr Wilson & Dj Meko, contando ainda com o Dj Nuno Bessa na área lounge. É de ir!

UM FIM-DE-SEMANA EM QUE O DJ MAUREL VAI DA REPVBLICA AO VATICANO, PASSANDO PELA MUMMA SUB

O Dj Frank Maurel continua a ser um dos mais rodados e aclamados entre os seus. Durante este fim-de-semana ele volta a não parar, começando esta noite pela Repvblica em Castelo Branco, rumando amanhã, sexta-feira, 14 de Dezembro, bem ao norte, onde actuará na Mumma Sub em Carga d'Água, junto a Caminha. Na noite de sábado, 15 de Dezembro, o Dj Maurel regressa a Barcelos, ao Vaticano Club, para uma longa noite de 4º aniversário da Grooves Productions, em que estarão também aos comandos da mesa de mistura os Dj's Peter Bailey, Carlos Fauvrelle, Miss Sheila, Kika Lewis, Kenny Aka Jp, Phonic Lounge e Nuno Bessa, entre vários outros... O Vaticano não vai ter descanso, de certeza!

ARMAZÉM DAS ARTES ATRAI FAMÍLIAS DE TODAS AS IDADES COM FOTO PAPER, NO PRÓXIMO DOMINGO

O alcobacense Armazém das Artes continua a não deixar os seus (vastos!) créditos por mãos alheias, tendo os seus responsáveis agora decidido organizar um atelier familiar, tentando desse modo atrair as famílias e a juventude àquele espaço de arte do centro histórico de Alcobaça. Trata-se de um Foto Paper, que decorrerá no Armazém das Artes, no próximo domingo, 16 de Dezembro, a partir das 15 horas. Trata-se de uma aventura que permitirá conhecer melhor aquele espaço cultural e as três belíssimas exposições actualmente lá patentes (Teatro S. A. Marionetas, pintura de Mário Botas e obra gráfica de Costa Pinheiro). Os destinatários daquele evento são as famílias de todas as idades (que poderão concorrer com um mínimo de 3 e um máximo de 6 elementos), tendo o mesmo uma duração de 2 horas e o custo de 5 euros por família. As inscrições estão abertas até 15 de Dezembro, no próprio Armazém das Artes e pelo telefone 262595269 ou pelo e-mail geral@armazemdasartes.pt
Vale mesmo a pena e é mesmo de ir e participar!

CASSETE CLINIC COMEÇA JÁ NESTA SEXTA-FEIRA, EM ALCOBAÇA, NO CLINIC

Estão já seleccionadas as oito bandas apuradas para disputar a fase final do Cassete Clinic, o 1º Concurso de Novas Bandas organizado (em muito boa hora!) pelo alcobacense Clinic. São elas: Chaise Longue, Esteban Device, Gnu, Juno, Montecalvo 146, Sidewalkers, Sya e We No. A primeira eliminatória do Cassete Clinic realiza-se já na próxima sexta-feira, 14 de Dezembro, às 24 horas, estando em palco os Sya e os Esteban Device, ambos à procura de um lugar ao sol no rock nacional. Tudo ao Clinic, já!

WORKSHOP DE PINTURA NA HERDADE DA ARORIRA GOLFE, NO PRÓXIMO SÁBADO

Ora aqui está uma novidade simples, directa e interessante:
WORKSHOP DE PINTURA Nº1
Data .............. Sábado dia 15 de Dezembro 2007
Horário ......... Das 10:00 às 17:00 horas
Técnica ........ Pintura a Óleo sobre papel ou sobre tela
Tema ............ Uma história dos Grimm
Inscrições ....
workshop@fineartsportugal.com
Local ............ Herdade da Aroeira Golf - www.fineartsportugal.com
Mapa............. entre aqui
É de ir!

ALTERAÇÃO DE ÚLTIMA HORA NAS PRÓXIMAS SEXTAS DO DOCUMENTÁRIO, EM ALCOBAÇA

Por questões de ordem pessoal que limitavam a vinda do realizador Bruno Cabral no dia 14 de Dezembro ao Cine-Teatro de Alcobaça, para a apresentação do seu filme Metamorfoses, foi decidido substituí-lo na próxima sessão das Sextas do Documentário por outra obra presente na última edição do DocLisboa 2007. Teremos então já nesta sexta-feira, 14 de Dezembro, o filme-homenagem a Zeca Afonso Não Me Obriguem a Vir Para a Rua Gritar, realizado por João Pedro Moreira e produzido pela Subfilmes - produtora responsável pela criação de vários programas de televisão como o 86-60-86 e o Pop Up, videoclips de Gomo, Boss AC, Blind Zero ou Blasted Mechanism, e o documentário "Lusofonia, a [ R]Evolução" (exibido igualmente em Alcobaça durante este ano). A Câmara Municipal de Alcobaça e a direcção do DocLisboa – Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa já apresentaram as suas desculpas por esta alteração, prometendo também que o filme Metamorfoses terá uma nova programação definida na agenda do Cine-Teatro de Alcobaça nos primeiros meses do ano de 2008. De qualquer modo, o fidelíssimo público das Sextas do Documentáerio em Alcobaça até nem ficou nada mal servido com esta troca. Podemos garanti-lo!

Wednesday, December 12, 2007

AKADEMIE FÜR ALTE MUSIK BERLIN E RIAS KAMMERCHOR APRESENTAM ORATÓRIA DE NATAL DE BACH NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Será certamente um dos grandes espectáculos dos últimos meses em Portugal. N a próxima sexta-feira, 14 de Dezembro, às 21 horas, a Akademie für Alte Musik Berlin e o Rias Kammerchor, sob a direcção do maestro Hans-Christoph Rademann, apresentam no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém a mais conhecida das três oratórias de Johann Sebastian Bach, a Oratória de Natal (título atribuído ao ciclo de seis cantatas que o compositor alemão apresentou, sucessivamente, entre o Natal de 1734 e as primeiras semanas de 1735, em Leipzig. Estas seis cantatas foram depois unificadas em função de um princípio comum: a celebração do nascimento de Cristo). Serão solistas nesse concerto: Letizia Scherrer (soprano), Franziska Gottwald (contralto), Maximilian Schmitt (tenor) e Roderick Williams (baixo). So poderá ser mesmo muito bom!

DESMANTELAMENTO PÚBLICO DA EXPOSIÇÃO -ZOMBIE 5/12: THE RETURN OF THE LIVING DEAD! THIS IS NOT A MOVIE..., NO PRÓXIMO SÁBADO

Como tem sido largamente anunciado, a minha (muito bem sucedida!) exposição de fotografias Zombie 5/12: The Return of The Living Dead! This is Not a Movie..., estará patente até ao próximo sábado, 15 de Dezembro, em Coz , no acolhedor e simpático Bazar das Monjas, sendo publicamente desmantelada às 19 horas desse dia. Antes desse acto público de encerramento, voltará a ser apresentada, a partir das 15 horas, a intervenção musical por mim concebida para apoio àquela exposição. Essa intervenção musical inclui música de Constança Capdeville (Libera Me), Duarte Lôbo (Requiem Para Seis Vozes), Fernando Lopes-Graça (Requiem Pelas Vítimas do Fascismo em Portugal), Giya Kancheli (Styx), Marc-Antoine Charpentier (Grand Office des Morts), Orlando di Lasso (Missa Pro Defunctis), Witold Lutoslawski (Musique Funébre) e Wolfgang Amadeus Mozart (Requiem in D minor, KV 626), e foi já apresentada, com razoável sucesso, na inaguração daquela exposição, que até lá ainda se encontra à disposição do público, todos os dias (excepto às segundas) sob a sempre cativante atenção da Raquel e do Valdemar, o motivador casal proprietário do Bazar das Monjas! Vale?

IRMÃOS CATITA ACTUAM NO CABARET MAXIME, EM COMPLEMENTO À ANTESTREIA DO FILME -UM MUNDO CATITA-

17 DEZEMBRO 2007 - PRODUÇÕES BANANA E CABARET MAXIME apresentam: IRMÃOS CATITA AO VIVO - GRANDE FESTA CONCERTO no MAXIME, depois da antestreia de UM MUNDO CATITA, uma série de seis curtas-metragens (21h30 Cinema S. Jorge, mediante apresentação de convite).
Quais Óscares, qual Teatro Kodak, qual Holywood, qual Los Angeles! A verdadeira passadeira vermelha das estrelas estende-se em Lisboa, em frente ao Cinema São Jorge no próximo dia 17 de Dezembro! É a antestreia apoteótica, meteórica e apoplética do melhor filme do século – sem a assinatura de João Botelho! – o maior fenómeno de bilheteira desde Tarzan Taborda, senhoras e senhores, David Selznick Jr e a Indivídeos e O Pato Profissional apresentam: Um Mundo Catita – a série!! Ta-ra!!! Logo depois desta exibição, vamos então poder saborear a sobremesa, servida pelos próprios Irmãos Catita, na vizinha sala do Maxime! Um momento imperdível, ideal para uma facadinha no emprego. Que se lixe o trabalho! (qual trabalho?...) Viva a segunda-à noite, os Irmãos Catita e Um Mundo Catita. Venham festejar connosco a genica de Tom Mix, o olhar de Valentino, o nonsense dos Marx, o magnetismo de Bogart, a sensualidade de Marilyn, ou a velocidade estonteante de Manoel de Oliveira, que não passam de meros copinhos-de-leite ao pé desta produção nacional de gabarito inter-galáctico! As aventuras de Vieira – o cantor galã dos Irmãos Catita – e do seu arqui-rival Tony Barracuda vão cativar o público, que será hipnotizado por uma história de sexo, fama e poder que mete Pinto da Costa num chinelo! Um trila erótico-musico-espasmo-dialético de cortar a respiração e fazer chorar as pedrinhas da calçada! Uma estreia do outro mundo, para maiores de 18, com um montão de gajas boas, ursos, palhaços, polícias, sexo, acção e aventura nos cenários românticos e luxuriantes do Casal Ventoso, Hospital de Sta Maria ou Club de Strip de Fernão Ferro! Um Mundo Catita, uma série que vai projectar o Portugal-dos-Pequenitos aquém e além-mar! É mesmo imperdível... Tudo!

CAMPEONATO NACIONAL DE TRIAL AVENTURA 4X4 (TAMBÉM) PASSA POR ALCOBAÇA

Os amantes e praticantes de provas de Todo-o-Terreno podem, no próximo domingo, 16 de Dezembro, assistir a mais uma prova do Campeonato Nacional de Trial Aventura 4X4, na envolvente do MercoAlcobaça. Pela estratégica posição geográfica, pela sua simpatia e boa maneira de receber os seus visitantes, pelas suas belezas paisagísticas e monumentais, esta é uma cidade que, segundo a organização, reúne óptimas condições, só por si, para ser um local ideal para a prática desta modalidade. Por isso, “é hoje um marco e uma referência a nível nacional para todos os admiradores de Trial 4x4”, e distingue-se pela organização, na opinião de pilotos, público, comunicação social, assim como de todos os que se encontram envolvidos no meio. Trata-se de uma organização da Junta de Freguesia de Turquel e da Federação Portuguesa de Todo o Terreno Turístico, que conta com o apoio do Município de Alcobaça.
CARACTERÍSTICAS DA PROVA-
PROGRAMA:
08.00 às 09.00 Secretariado e verificações técnicas
09.15 Briefing
09.30/11.30 Pistas Especiais de Trial
12.00 Almoço no edifício Merco Alcobaça
13.00 Briefing
13.30 Início da PTA
16.30 Final da PTA
17.30 Afixação de resultados e entrega de prémios
18:30 Cocktail de encerramento no edifício do Merco Alcobaça
Prova constituída por:
3 Pistas, designadas por PET 1 e PET 2, Pista Trial Aventura;
Pista Trial Aventura – Desenrola-se por um período de três horas, no terreno compreendido entre o Merco Alcobaça e Quartel dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça. É constituída pela transposição de oito obstáculos designados por CPT1 a CPT8;
PET 1 e PET 2 – Construídas no mesmo terreno e totalmente independentes.
O Regulamento Específico do CNNT 4X4, prova de Alcobaça, será distribuído no Secretariado. O número de equipas participantes será limitado a 30 integradas na classe Trial Aventura.
Inscrições- Trial Aventura: 150 Euros, incluindo lembranças, almoço e cocktail de encerramento, seguros FPTT, troféus e prémios monetários para os três primeiros classificados.
Prémios- Trial Aventura:
1º Classificado – Troféu Personalizado + 500 euros
2º Classificado – Troféu Personalizado + 375 euros
3º Classificado – Troféu Personalizado + 250 euros
Será certamente muito emotivo e muito engraçado. É de ir!

Tuesday, December 11, 2007

PÁSSARO DE FOGO LANÇA -O RESPIRAR DAS FLORES- DE LEONILDA CAVACO ALFARROBINHA

A Pássaro de Fogo é uma interessante editora portuguesa que teima em editar apenas poesia. Num mundo cada vez mais desprovido de arrojo e sensibilidade, volta a ser digno de particular apreço e registo o lançamento de um novo livro de poesia, em que aquela editora se alia à Câmara Municipal de Cascais na edição e lançamento do livro O Respirar das Flores, de Leonilda Cavaco Alfarrobinha. O livro conta também com pinturas de Takae Nitahara, feliz atitude em que a Pássaro de Fogo volta a reincidir, juntando numa só obra a arte poética e a arte pictórica. O lançamento ocorrerá no próximo domingo, 16 de Dezembro, às 16 e 30, na Casa de Santa Maria, situada na Rua do Farol, bem juntinho à Marina de Cascais. Que a poesia volte a voar (bem alto!) e a respirar (bem forte!) nesta nova edição da Pássaro de Fogo!

FEIRA LAICA NO PORTO, EM 15 E 16 DE DEZEMBRO

FEIRA LAICA no PORTO em DEZEMBRO de 2007- PROGRAMAÇÃO:
12 e 13 de Dezembro: na Faculdade de Belas Artes do Porto-Workshop: Serigrafia pelo Método Directo pelo atelier Mike Goes West, 14 de Dezembro, nos Maus Hábitos : 23 H ConcertoJoão Peludo. 15 de Dezembro, nos Maus Hábitos, das 14 às 21 H- 1º dia da FEIRA LAICA(Comércio cultural justo), Projecto Derby23 HConcerto Fanfarra Recreativa e Improvisada Colher de Sopa. 16 de Dezembro, nos Maus Hábitos, das 14 às 20 H- 2º dia da FEIRA LAICA (Comércio cultural justo)- Projecto Derby, Participantes:Edição independente: Associação Chili Com Carne, A Mula, Imprensa Canalha, Opuntia Books, atelier Mike Goes West, MMMNNNRRRG, Soopa, Ástato, Marvellous Tone, Bor Land, Thisco, Edições Mortas, Satélite Internacional e Braço de Ferro.Novidades editorais:Antibothis, livro + CD (Chili Com Carne + Thisco)serigrafias de Filipe Abranches, Miguel Carneiro e José Feitor (Mike Goes West)Word Games - Shaken Not Stirred de André Lemos (Opuntia Books)Portugal 1973 – Vídeos de Artur Varela (DVD Imprensa Canalha)FLIMS – Vídeos de Artur Varela (DVD Imprensa Canalha)Artesanato urbano e objectos:Patrícia Costa, Joana Nossa, José Machado, Mia Acessórios, Millet Craft, Mana Mana, Marta Figueiroa, Marta Mendes, Iuke-Ié, Piggy, Ana Kawaii, Maria João dos Reis, Robô Maria, Micas, Alexandra Baudouin, Manuel Leitão, Piggy, Menage 4, Design com Texto, Grtt Design, Hoin, Ana Magana e Dina LadinaProjecto Pinoteca, de Daniel PiresNão empines só o nariz… empina-te todo!!! Projecto de construção de pin´s /crachás, de imagens e desenhos, em público, e escolhidos pelo próprio, executados de imediato. É a criação instantânea, criação de um objecto mais ou menos único e irrepetível, pois é extraído de revistas e de partes de imagem que raramente coincidem. Projecto Derby, da Imprensa Canalha e Atelier de Serigrafia Mike Goes WestDez ilustradores vão criar ao vivo imagens em quadros de serigrafia para posterior criação de uma publicação inteiramente serigrafada de acordo com o método directo. Um projecto artístico e editorial inédito. E ainda: livros e discos em 2º mão, ao preço da uva mijona.
Ainda pode ver nos maus hábitos:Exposição de ilustração e desenho «Se cá nevasse fazia-se cá ski»- Trabalhos de Marco Mendes, Miguel Carneiro, José Feitor, André Lemos, João Maio Pinto, Nuno de Sousa, Carlos Pinheiro, Ana Torrie, Janus, Zé Cardoso, Mauro Cerqueira, Filipe Abranches, Rosa Baptista, Jucifer e Lucas Almeida. Essa exposição permanece até dia 23 de Dezembro. Alguém disse que não se faz de jeito no Porto? Errou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

LIVING ÓPERA REABRE ESTA SEMANA

A discoteca Living Ópera volta na noite do próximo sábado, 15 de Dezembro, a ocupar o seu lugar como grande centro de atracção de Santa Cruz. Nessa noite, a reabertura da Living Ópera será tarimbada com a participação de alguns Dj's e ainda com animadas sessões de sax e percussão. Já se sabe que a coisa é boa... Sempre!

Monday, December 10, 2007

S. A. MARIONETAS REGRESSA AO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA PARA VOLTAR A MOSTRAR QUE -A CULPA FOI DA INÊS-

A companhia S.A.Marionetas -Teatro & Bonecos, volta a aresentar no palco do Cine–Teatro de Alcobaça, no próximo sábado, 15 de Dezembro, pelas 21 e 30 horas,A Culpa foi da Inês, a vida trágica de D. Inês de Castro e D. Pedro I. O espectáculo abarca o período temporal com início no nascimento de D. Pedro I, retratando a universal tragédia romântica, numa perspectiva que procura equilibrar a vertente lendária com a história, mas também, recriar e reinventar o mito ao correlacioná-lo com as suas interpretações mais ou menos contemporâneas. O elenco conta com meia centena de marionetas de José Gil manipuladas por Jaime Leão, José Gil e Sofia Vinagre.
“Reino de Portugal. Corre o ano da Graça de 1320 e na recente nação luta-se ainda com os mouros, lá para sul, nos Algarves, por vezes com os vizinhos de Castela, lá para nascente, e, contra a peste por todo o lado… O Rei, o bravo D. Afonso IV, tem nessa primavera a melhor notícia do ano: nascera em Coimbra o jovem D. Pedro e tudo levava a crer que desta vez a Providência lhe sorria… o futuro afigurava-se risonho. Agora, para que o reino medrasse como o filho, bastava tratar já de lhe arranjar esposa. Mas por aí, não iria, certamente, haver problemas…”

Ficha Artistica:

Original de José Gil, Jaime Leão e Sofia Vinagre

Encenação de José Gil,

Cenografia de Alexandre Pring

Figurinos e adereços de Sofia Vinagre e Maria Luísa Gil

Pesquisa de Sofia Vinagre e Jaime Leão

Armeiro: Jaime Leão.

Fotografia de Joaquim Pesqueira

Música original Pedro Marques / João Frazão.

Co-Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos / Associação dos Amigos de D.Pedro e D.Inês

Maiores de 6 anos

O que a imprensa disse sobre a coisa…

“A Culpa foi da Inês": a maior e melhor produção de sempre da S.A. Marionetas”
“…Perante uma sala completamente esgotada, a S.A. Marionetas apresentou um espectáculo contemporâneo de grande fôlego, onde o mito da História Universal foi narrado e interpretado com muito humor e sensibilidade, contendo mesmo momentos de grande genialidade. “ in Mário Lopes ( www.tintafesca.com)

“um olhar irónico e divertido sobre o trágico romance”
“…cerca de meia centena de bonecos repõem em palco, quadros e figuras numa recriação livre, irónica e bem humorada. Que nem por isso deixa de constituir um olhar arguto sobre a verdade das coisas e das gentes.”
in Jornal A Voz de Alcobaça

Reservas de bilhetes pelo telefone 262 580 890 (Cine–Teatro de Alcobaça)

Faltar é mesmo pecado e muito pouco original...

SEXTAS DO DOCUMENTÁRIO APRESENTAM METAMORFOSE NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Mais uma vez no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, o Doclisboa e a Câmara Municipal de Alcobaça continuam a dar a conhecer algumas das obras presentes na última edição do Festival Internacional de Cinema Documental em 2007. Tem sido assim, uma vez por mês e sempre à sexta-feira, a oportunidade única de observar durante os últimos meses alguns dos filmes portugueses mais importantes presentes na última edição. Poucas semanas depois da segunda extensão DocLisboa no Cine-Teatro de Alcobaça, realizada entre os dias 23 e 26 de Novembro, as "Sextas do Documentário" voltam em Dezembro a Alcobaça, com mais um filme e mais documentário. Já na próxima sexta-feira, 14 de Dezembro, teremos então Metamorfoses, uma obra de Bruno Cabral que aborda o quotidiano da Companhia Crinabel Teatro, a qual existe há cerca de 20 anos, e neste filme protagonizam a encenação de uma peça inspirada na genial Metamorfose de Franz Kafka. Recordamos ainda que o DocLisboa é o único festival de cinema em Portugal dedicado ao documentário e que em 2007 trouxe novamente a Lisboa e a Alcobaça, em primeira-mão, o melhor da produção nacional e internacional de documentário: onze dias de projecções em regime intensivo, ainda com mais filmes, mais secções e mais actividades complementares do que nas anteriores edições. Nessa bnoite de sexta-feira, 14 de Dezembro, as Sextas do Documentário serão mais uma vez um ponto de encontro privilegiado do público alcobacense com o documentário e um fórum aberto de reflexão e discussão sobre o estado do mundo e a situação do cinema documental contemporâneo. Imprescindível!

ZOMBIE 5/12: THE RETURN OF THE LIVING DEAD! THIS IS NOT A MOVIE...

Já visitei inúmeras exposições. Dos mais diversificados géneros e tipologias. Durante muitos anos. Penso que chegou a minha hora de também apresentar uma exposição de minha autoria. E vou fazê-lo. Trata-se de uma exposição de onze painéis com uma série de 124 fotografias a cores sobre papel, que comemora vinte anos de colaboração na imprensa local, regional e nacional. Essa exposição intitula-se Zombie 5/12: The Return of The Living Dead! This is Not a Movie… Sendo apresentada ao público entre 1 e 15 de Dezembro de 2007, em Coz, no Bazar das Monjas. A ideia surgiu-me dos filmes de George Romero e da fotografia de John Baldessari. As minhas personagens aparentam ser naturezas mortas, estáticas, inertes… Todavia, receio que a noite lhes permita ganhar vida e circular por esse mundo fora… Chamo-me José Alberto Vasco e ficarei eternamente agradecido pela amável visita de todos os que pretendam compartilhar a minha suposta arte de representação visual. Vale?

Sunday, December 09, 2007

DESMANTELAMENTO PÚBLICO DA EXPOSIÇÃO ZOMBIE 5/12: THE RETURN OF THE LIVING DEAD! THIS IS NOT A MOVIE..., NO PRÓXIMO SÁBADO

A tarde de ontem, foi de muito agradável convívio e fruição cultural no espaço da minha exposição Zombie 5/12: The Return of The Living Dead! This is Not a Movie..., patente até 15 de Dezembro, em Coz, no Bazar das Monjas. A grande figura da tarde foi o Paulo Ascenso Mateus, que diligente e atentamente apresentou um Dj/Set única e exclusivamente potenciado na utilização de Discos em Vinil dos Últimos Vinte Anos Num Fidedigno Giro-Discos da Velha Guarda, que era, nem mais nem menos, um histórico Lenco! Entre as (outras) vedetas da tarde estiveram os bluesmen Carey Bell e Magic Slim, históricos do rock como os Pink Floyd e Frank Zappa, e ainda o old and eternal jazzman Louis Armstrong... Foi mesmo fantástico e a verdade é que toda a tarde a exposição foi visitada, comentada e debatida por gente bonita e interessante!
Como tem sido largamente anunciado, a minha (muito bem sucedida!) exposição de fotografias Zombie 5/12: The Return of The Living Dead! This is Not a Movie..., estará patente até ao próximo sábado, 15 de Dezembro, em Coz , no acolhedor e simpático Bazar das Monjas, sendo publicamente desmantelada às 19 horas desse dia. Antes desse acto público de encerramento, voltará a ser apresentada, a partir das 15 horas, a intervenção musical por mim concebida para apoio àquela exposição. Essa intervenção musical inclui música de Constança Capdeville (Libera Me), Duarte Lôbo (Requiem Para Seis Vozes), Fernando Lopes-Graça (Requiem Pelas Vítimas do Fascismo em Portugal), Giya Kancheli (Styx), Marc-Antoine Charpentier (Grand Office des Morts), Orlando di Lasso (Missa Pro Defunctis), Witold Lutoslawski (Musique Funébre) e Wolfgang Amadeus Mozart (Requiem in D minor, KV 626), e foi já apresentada, om razoável sucesso, na inaguração daquela exposição, que até lá ainda se encontra à disposição do público, todos os dias (excepto às segundas) sob a sempre cativante atenção da Raquel e do Valdemar, o motivador casal proprietário do Bazar das Monjas!

LIVRARIA ARQUIVO E PEDRO STRECHT APRESENTAM -O TEU PEQUENO NOME/A VIDA EMOCIONAL DOS BEBÉS- , EM LEIRIA

A Livraria Arquivo vai apresentar o evento À Conversa Com... Pedro Strecht, a propósito do seu mais recente livro O Teu Pequeno Nome – A Vida Emocional dos Bebés, na próxima quinta-feira, 13 de Dezembro, às 18 e 30. O Teu Pequeno Nome- A Vida Emocional dos Bebés aborda questões do desenvolvimento afectivo dos bebés durante o tempo de gestação e no primeiro ano de vida, destacando a importância das boas experiências emocionais precoces para um adequado desenvolvimento individual e social futuro. Pensado para pais que aguardam a chegada do seu filho ou que lidam diariamente com as necessidades globais de um bebé, este é um livro que se destina a todos quantos se interessam pela promoção da saúde mental infantil desde os primeiros tempos de vida. O Teu Pequeno Nome inclui ainda um CD com a interpretação da obra de Robert Schumann Cenas Infantis op. 15, pelo pianista Jorge Moyano.
Pedro Strecht,
médico de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, trabalhou no Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital de D. Estefânia em Lisboa, foi professor do Ensino Secundário Oficial e Particular e Supervisor da Comissão Regional de Lisboa do Projecto de Apoio à Família e à Criança. Fez breves estágios na Tavistock Clinic, Brent Adolescent Centre, em Londres, e na Mulberry Bush School, uma comunidade terapêutica que acolhe e trata crianças vítimas de privações emocionais múltiplas. Para além da actividade privada, é médico do Centro de Estudos Dr. João Santos "Casa da Praia" e da Cooperativa "A Torre". Trabalhou e colaborou com Teresa Ferreira e Daniel Sampaio, entre outros. Começou a publicar em 1993. Dos seus vários livros destacamos "Crescer Vazio", "Preciso de Ti - Perturbações Psicossociais em Crianças e Adolescentes", "Recados do Tempo do Menino Jesus - Histórias de Natal para Crianças", "Interiores - Uma Ajuda aos Pais sobre a Vida Emocional dos Filhos" e "Quero-te Muito - Crónicas para pais sobre filhos", Vontade de Ser - Crónicas sobre Adolescência e Natal na Quint
a.
O evento é de entrada livre e já se sabe que a Livraria Arquivo se situa em Leiria, no nº 53 da Avenida Combatentes da Grande Guerra, 53. É de ir!

TERESA SOUSA FERNANDES E MAR DA PALAVRA LANÇAM -NEM TÍTULO... NEM ÍNDICE-

A editora Mar da Palavra, a equipa do Puerpério da Maternidade Dr. Daniel de Matos e a autora Teresa Sousa Fernandes vão lançar, em Coimbra, o livro de poesia Nem Título… Nem Índice, em sessão pública a realizar na próxima terça-feira, 11 de Dezembro, pelas 18 horas, no Atrium Solum Centro Comercial, situado no nº 85 da Avenida Elísio de Moura. A apresentação da obra integra-se na homenagem pública que a equipa do Puerpério da Maternidade Daniel de Matos, de que faz parte um grupo de profissionais de saúde e também artistas, no qual se incluem o autor da fotografia que ilustra a capa e os ilustradores do livro: Fernando Jorge Pratas dos Reis Costa, Georgina Silva Sousa Gonçalves, José António Lobão Alves de Figueiredo, Maria Clara Gonçalves Morais Rodrigues, Maria Dulce Zamith Cerveira de Moura Abreu e Maria da Visitação Oliveira Rodrigues Monteiro, organizando na oportunidade aquilo a que chamam "uma despedida saudável" ao médico José Miguel Leitão Mira Baptista. O conteúdo patrimonial do direito de autor sobre a presente publicação, a exemplo dos anteriores livros da autora, é dirigido a uma instituição de solidariedade, pelo que, prosseguindo a mesma directriz, agora se destina à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) – Delegação de Coimbra. É de ir!