Monday, December 10, 2007

S. A. MARIONETAS REGRESSA AO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA PARA VOLTAR A MOSTRAR QUE -A CULPA FOI DA INÊS-

A companhia S.A.Marionetas -Teatro & Bonecos, volta a aresentar no palco do Cine–Teatro de Alcobaça, no próximo sábado, 15 de Dezembro, pelas 21 e 30 horas,A Culpa foi da Inês, a vida trágica de D. Inês de Castro e D. Pedro I. O espectáculo abarca o período temporal com início no nascimento de D. Pedro I, retratando a universal tragédia romântica, numa perspectiva que procura equilibrar a vertente lendária com a história, mas também, recriar e reinventar o mito ao correlacioná-lo com as suas interpretações mais ou menos contemporâneas. O elenco conta com meia centena de marionetas de José Gil manipuladas por Jaime Leão, José Gil e Sofia Vinagre.
“Reino de Portugal. Corre o ano da Graça de 1320 e na recente nação luta-se ainda com os mouros, lá para sul, nos Algarves, por vezes com os vizinhos de Castela, lá para nascente, e, contra a peste por todo o lado… O Rei, o bravo D. Afonso IV, tem nessa primavera a melhor notícia do ano: nascera em Coimbra o jovem D. Pedro e tudo levava a crer que desta vez a Providência lhe sorria… o futuro afigurava-se risonho. Agora, para que o reino medrasse como o filho, bastava tratar já de lhe arranjar esposa. Mas por aí, não iria, certamente, haver problemas…”

Ficha Artistica:

Original de José Gil, Jaime Leão e Sofia Vinagre

Encenação de José Gil,

Cenografia de Alexandre Pring

Figurinos e adereços de Sofia Vinagre e Maria Luísa Gil

Pesquisa de Sofia Vinagre e Jaime Leão

Armeiro: Jaime Leão.

Fotografia de Joaquim Pesqueira

Música original Pedro Marques / João Frazão.

Co-Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos / Associação dos Amigos de D.Pedro e D.Inês

Maiores de 6 anos

O que a imprensa disse sobre a coisa…

“A Culpa foi da Inês": a maior e melhor produção de sempre da S.A. Marionetas”
“…Perante uma sala completamente esgotada, a S.A. Marionetas apresentou um espectáculo contemporâneo de grande fôlego, onde o mito da História Universal foi narrado e interpretado com muito humor e sensibilidade, contendo mesmo momentos de grande genialidade. “ in Mário Lopes ( www.tintafesca.com)

“um olhar irónico e divertido sobre o trágico romance”
“…cerca de meia centena de bonecos repõem em palco, quadros e figuras numa recriação livre, irónica e bem humorada. Que nem por isso deixa de constituir um olhar arguto sobre a verdade das coisas e das gentes.”
in Jornal A Voz de Alcobaça

Reservas de bilhetes pelo telefone 262 580 890 (Cine–Teatro de Alcobaça)

Faltar é mesmo pecado e muito pouco original...

No comments: