Saturday, May 02, 2009

É HOJE: ROSA ESPERANÇA, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

-ROSA ESPERANÇA-
Cine-Teatro de Alcobaça / sábado / 2 de Maio / 21h30
Consta que a lotação da sala se encontra esgotada há muito tempo... Ainda bem! Se há causas a que não podemos nem devemos voltar as costas, esta é uma delas... Consta que não se trata apenas de um espectáculo que chama a atenção para a dura realidade do cancro da mama... Consta que se trata de um espectáculo todo ele feito de arte, entrega e amor... Rosa, Esperança: hoje mesmo em Alcobaça... É de ir!

33ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER (ALCOBAÇA)

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 3 de Maio, a trigésima-terceira emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Na trigésima-terceira emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana, estará em debate o seguinte tema:
- As comemorações do 25 de Abril em Portugal confundem-se cada vez mais com festivais de rock, eventos desportivos e até mesmo cerimónias fúnebres... Em Alcobaça, este ano, o cartaz das comemorações exibia mesmo uma sapatilha, em vez dos habituais e simbólicos cravos... Pelo andar da carruagem, 25 de Abril sempre!, nunca ou apenas algumas vezes?
Já se sabe que o programa está sempre em cima do acontecimento e que os seus comentadores residentes nunca deixam ficar os seus créditos por mãos alheias. É de ouvir!

ESCANDALOSO: UM INTERESSANTÍSSIMO CICLO DE CINEMA NO CENTRO CULTURAL E CONGRESSOS DE CALDAS DA RAINHA

*aurora - rede criativa de programação e exibição de cinema
....................................................................................
uma nova ideia de programação - uma nova forma de olhar o cinema
....................................................................................
ciclo de cinema
-ESCANDALOSO-
Centro Cultural e Congressos - Caldas da Rainha
de 4 a 24 de Maio
21h 30
....................................................................................
Entre o final da década de 60 e o início de 70, diversos cineastas consagrados começaram a ver no erotismo uma das últimas fronteiras morais a explorar na Sétima Arte. Com a revolução sexual seguiram-se também as imagens de um mundo pronto para retratar a sexualidade no
grande ecrã. Talvez nunca como nesta época o mundo tenha estado tão preparado para ver a crueza das relações sexuais numa sala de cinema. E talvez nunca como até aí o escândalo tenha soado tanto a grito de libertação. Concretizou pelo menos uma das derradeiras conquistas da sociedade: o direito a olhar a sexualidade de frente. “Escandaloso” é um ciclo de cinema que procura reabilitar algumas das obras mais provocadoras e evocativas de uma era que retratou a sexualidade como derradeira fronteira ética e estética do cinema.
....................................................................................
programa
....................................................................................
4 de maio
segunda 21h 30
O ÚLTIMO TANGO EM PARIS
de Bernardo Bertolucci
Um dos grandes filmes clássicos da década de 1970 e obra pioneira a explorar a fronteira do erotismo e da sexualidade através de um casal de personagens interpretados pelo gigante Marlon Brando e a sensual Maria Schneider.
....................................................................................
11 de maio
segunda 21h 30
BELA DE DIA
de Luis Buñuel
Obra-prima de Luís Buñuel que retrata um dos temas mais caros ao cineasta: a colisão entre a pura depravação sexual e a elegância da alta sociedade, aqui personificada por Catherine Deneuve, no auge da sua carreira.
....................................................................................
18 de maio
segunda 21h 30
LUA DE MEL, LUA DE FEL
de Roman Polanski
Drama perturbador e intenso de Roman Polanski sobre os limites do voyeurismo sexual e os mais profundos recantos da manipulação humana, onde um casal inglês abraça misteriosos e perversos jogos psicológicos.
....................................................................................
24 de maio
domingo 21h 30
DECAMERON
de Pier Paolo Pasolini
Filme do controverso cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, composto de um conjunto de nove pequenas histórias exuberantes sobre “milagres” sexuais, esposas adúlteras, amantes libidinosos e artistas maliciosos.
....................................................................................
Aí está mais prova de que a *aurora não brinca em serviço: é de ir!

Friday, May 01, 2009

E HOJE É DIA DE MÚSICA DA MALTA: À NOITE, EM ALCOBAÇA...

Ao vivo e a cores, no Alcopázio Bar, a partir da meia-noite:
Trombose, Epánãosei e jam session para resistentes... A não perder...

É JÁ AMANHÃ: JOSÉ EDUARDO REIS DE OLIVEIRA LANÇA GOLPES DE MÃO's, EM ALCOBAÇA

José Eduardo Reis de Oliveira, conhecido no jornalismo da região de Alcobaça (e não só) por JERO, lança amanhã, sábado, 2 de Maio, o seu muito aguardado livro de memórias de guerra Golpes de Mão’s. A apresentação do livro estará a cargo do historiador alcobacense Rui Rasquilho, realizando-se pelas 16 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. Golpes de Mão’s é um livro com 440 páginas, que incluem 190 fotografias e mapas. A capa e design gráfico são da autoria de Marco Nunes Correia. O prefácio é de Alípio Tomé Pinto. O acontecimento promete, aqui se recordando com saudade um interessantíssimo texto de mémorias de guerra que o José Eduardo publicou na segunda edição da Espaços Adepa-Revista de Património... Quanto a mim, recordo sempre o seu bom humor, nomeadamente durante uma guerra que há alguns anos travámos num solar junto a Amarante, que teve o seu epílogo quando o José Eduardo descobriu uma enorme laranja dentro de um sedutor panelão de misturadas... É de ir: lá estaremos!

OS GAMBUZINOS EXIBEM PEER GYNT, NA BENEDITA

O Grupo de Teatro do Externato Cooperativo da Benedita, Os Gambuzinos, estreia amanhã, sábado, 2 de Maio, às 21 horas, a peça Peer Gynt, do dramaturgo e poeta norueguês Henrik Ibsen (1828-1916). Com encenação de Ana Catarina Almeida e José Carlos Saramago, o espectáculo será exibido durante o mês de Maio, nos sábados, 16, 23 e 30, na quinta-feira, 7 às 21h30, e nos domingos, 3 ,17 e, 24 às 15 horas, sempre no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. É de ir!

MÚSICA E REVOLUÇÃO, NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA

Casa da Música - Parque de Estacionamento - Porto
sábado - 2 de Maio - 18 horas
-3 Orquestras para Stockhausen-
Karlheinz Stockhausen é uma figura central do Música e Revolução 2009. Em Gruppen, o compositor que estendeu a sua influência aos mais variados géneros musicais revolucionou o conceito de espacialização sonora. 109 músicos dão corpo a três orquestras divididas em três palcos diferentes, sendo cada uma delas dirigida pelo seu maestro. Esta estrutura, composta por três formações idênticas em locais opostos, permite criar a sensação de espacialização sonora de uma forma nunca antes alcançada com um processo meramente acústico. Acresce ainda a individualidade de cada grupo que, dirigido pelo seu maestro e por vezes com o seu tempo individual, promove um diálogo de blocos sonoros absolutamente inovador na escrita orquestral. Um concerto no âmbito do Portrait Stockhausen pelo Réseau Varèse.
-ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO-
Reinbert de Leeuw + Baldur Brönnimann + Christian Karlsen
direcção musical
Karlheinz Stockhausen - Gruppen
__________
16 horas / Palestra pré-concerto com Reinbert de Leeuw, Baldur Brönnimann e Luís Tinoco* moderada por Anthony Burton
*Substitui Magnus Lindberg
Absolutamente imperdível!

EM MAIO, EXAMINE A SUA SAÚDE, NO CONCELHO DE ALCOBAÇA, NUMA COLECTIVIDADE PERTO DE SI

Em Maio, examine a sua saúde, no concelho de Alcobaça, numa colectividade perto de si:
DOMINGOS - DAS 9H30 ÀS 13H
3 MAIO: Centro de Cultura, Recreio e Desporto da Burinhosa
10 MAIO: Igreja da Misericórdia de Aljubarrota
17 MAIO: Salão do Centro Paroquial de Turquel
24 MAIO: Casa da Cultura José Bento da Silva de São Martinho do Porto
31 MAIO: Sede dos Bombeiros Voluntários de Benedita
COLHEITA DE SANGUE PELO INSTITUTO PORTUGUÊS DO SANGUE
Rastreios de colesterol, glicemia, pé diabético, tensão arterial:• Índice de massa corporal e conselhos alimentares. • Esclarecimentos sobre: Gripe Aviária, Vacinação Anti-Rábica, Identificação Electrónica, Animais Potencialmente Perigosos; REAI; REAP; Zoonoses - Leishmaniose. • Acções de Sensibilização sobre Compostagem • Actividade Física
É de aproveitar!

Thursday, April 30, 2009

É JÁ AMANHÃ: CLÍMAX DAS COMEMORAÇÕES DOS 20 ANOS DO MÚSICA DA MALTA, EM ALCOBAÇA, NO ALCOPÁZIO BAR

As comemorações dos 20 Anos do Festival Música da Malta culminarão mesmo em grande, já amanhã, sexta-feira, 1 de Maio, iniciando-se com um Jantar Comemorativo, no Restaurante António Padeiro, em Alcobaça, às 21 horas, cujas inscrições (ainda!) continuam abertas através do telefone 965861018 (dia e noite fora...). O clímax dessas comemorações será na mesmíssima noite, ainda em Alcobaça, no Alcopázio Bar, com uma primeira parte em que actuarão os Trombose e um novo regresso aos palcos dos Epánãosei, que prometem apresentar alguns novos temas em palco, começando pela tal "Alice", potencial novo hit do rock nacional, e por um outro tema, "Coma", que regista a especial particularidade de assinalar a estreia de José Alberto Vasco (moi même) como autor de uma letra para um tema de rock... A festa terminará com uma muito aguardada "jam session" em que participarão músicos das outras bandas participantes nos dois anos de Música da Malta (os que quiserem aparecer e ainda tenham lata para tocar alguma coisa...). A festa promete, e muito! É já amanhã,à noite... É de ir!

ACROLAT'in HOMENAGEIA TODAS AS MÃES, EM CONCERTO

A Orquestra Ligeira ACROLAT’in vai homenagear todas as mães, em concerto, no próximo domingo, 3 de Maio, pelas 17 horas, no Teatro Municipal de Vila Real. Quem pretender assistir a esse espectáculo, não guarde para a última hora a aquisição de bilhetes. Sendo um dia especial vai haver maior afluência de público. A ACROLAT'in vai primar para mais um excelente concerto, contando e congratulando-se mais uma vez com um público já assíduo.É de ir!

THE LAST POETS: MÚSICA E REVOLUÇÃO, NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA

Casa da Música - Porto
Sexta-Feira / 1 de Maio / 22 horas - Sala Suggia
The Last Poets
The Last Poets surgiram um mês após o assassinato de Martin Luther King e no dia do aniversário de Malcom X, em Maio de 68. Um simbolismo que não ofuscou as suas mensagens de apelo revolucionário, incendiando as consciências num período fértil da luta pelos direitos civis e do Orgulho Negro nos EUA. A "palavra falada" e o ritmo foram sempre a arma preferida deste grupo de poetas, apoiados na presença forte da percussão de inspiração africana, num estilo também ele revolucionário: acabaram por se tornar os precursores do rap e são referência obrigatória da cultura hip hop.
Abiodun Oyewole - voz
Umar Bin Hassan - voz
Babatunde Olatunji- percussão e voz
Jamaaladeen Tacuma - baixo
Shannon Jackson - bateria
Robert Irving III - teclados
Um dos espectáculos do ano em Portugal. Podemos garanti-lo!

Wednesday, April 29, 2009

ROSA ESPERANÇA, NO PRÓXIMO SÁBADO, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

-ROSA ESPERANÇA-
Cine-Teatro de Alcobaça / sábado / 2 de Maio / 21h30
"ROSA ESPERANÇA" é um espectáculo forte e sem complexos, que pretende chamar a atenção para uma dura realidade que mata 4 mulheres por dia em Portugal. O Cancro da Mama. Inserido num projecto de teatro de pesquisa "Projecto Mulheres e o Cancro da Mama" que interpreta e reinventa histórias de pessoas reais "Rosa Esperança" conta com a participação de 7 mulheres que, não sendo actrizes, decidiram expor a sua própria experiência de luta contra o cancro e aceitaram o desafio de a partilhar com o público num palco. "Rosa Esperança" um espectáculo inquietante que ninguém deve perder!
Preço: 5 euros (s/ descontos)
BILHETEIRA PARA: PROJECTO ROSA, ESPERANÇA (projecto de mulheres e o Cancro da Mama)
Se há causas a que não podemos nem devemos voltar as costas, esta é uma delas. É de ir!

ALTO! E RITA MYWAY AO VIVO, EM ALCOBAÇA, NO BECO CLUB

ALTO! [concerto]
Rita Myway - Special guest Dj
Quinta-Feira, 30 de Abril – 22.30h
BECO Club – Alcobaça
(Beco do Grilo, junto à Biblioteca Municipal)
ALTO!
Formados em 2008 por elementos dos Green Machine e Black Bombaim e sediados debaixo de um mini mercado em Barcelos, carinhosamente conhecido como “Bunker”, os ALTO! são 4 indivíduos surdos, desempregados e aborrecidos. Editam em início de 2009, “The “see you in hell, ron” ep” pela Lovers and Lollypops. Nele se notam as influências do rock mecânico, repetitivo e contagiante, também presente em conjuntos como os The Monks, os Black Lips ou The Fall . O EP é constítuido por 6 músicas, a saber : “10 000 kennedys to kill Obama”, “indie as Maria”, “kicked in the ass by karma”, “pussy”, “20 something slackers dont start revolutions” e “forget the alamo” que serão a base da extensa tour que iremos iniciar agora. O mundo nunca mais será o mesmo. Ou será, mas com ligeiras nuances.
Rita MyWay
One woman dj. Percorre várias influências do rock e gerações sem se preocupar com a relação entre os temas. O certo é que, com alguns hits pelo meio, tudo sabe bem e soa perfeito… It’s only rock’n roll
É de ir!

PELA HORA DE ALMOÇO COM A CEDECE, HOJE MESMO, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

29 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA DANÇA
“PELA HORA DO ALMOÇO COM A CEDECE”
espectáculo / encontro / mostra de vídeo
“Pela hora de almoço com a CeDeCe” é um espectáculo que surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Dança, e que permitirá conhecer o elenco da Companhia de Dança residente em Alcobaça através da interpretação de cenas do bailado global@adlibtrio.io. Coreografia de Iolanda Rodrigues, música inédita de Pedro Pacheco, António Gonçalves e Nuno Oliveira do conhecido trio Ad Lib. Um encontro marcado pela participação especial da "jovem bailarina" de 78 anos, Paula Gareya.Através da imagem (em vídeo), a CeDeCe convida ainda o público a efectuar uma viagem, sumária, pelos espectáculos mais marcantes da época do bailado em Portugal. O Design é de João Taborda e o vídeo da responsabilidade de António Rodrigues.
Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, às 13 horas / Entrada livre
É de ir!

UMA CARTA COREOGRÁFICA: UMA EXPOSIÇÃO A TER MUITO EM CONTA, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

-UMA CARTA COREOGRÁFICA-
O CORPO COMO ADIVINHA
A DANÇA COMO FÁBULA
Cine-Teatro de Alcobaça
de 29 de Abril a 14 de Maio
Trata-se de uma exposição que será inaugurada em simultâneo, por 199 dos 308 Municípios existentes, para assinalar as comemorações do Dia Mundial da Dança (29 de Abril). A iniciativa insere-se na edição de 2009 de Acção de Grande Envolvimento Nacional - AGEN, que tem como linha de exploração a temática -Movimento Corpo Dança-, realizada no âmbito do Programa Território Artes da Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura. "Uma Carta Coreográfica", comissariada por Madalena Victorino, desenvolve-se em duas estações intituladas: -O corpo como adivinha e -A dança como fábula-. Em termos iconográficos, a exposição integra pinturas, desenhos e sobretudo fotografias de conceituados fotógrafos portugueses e estrangeiros. Os interessados poderão visitar a exposição durante o horário de funcionamento da bilheteira do Cine-Teatro. A entrada é livre e aconselha-se... É de ir!

CHILI INAUGURA CONSOLAÇÕES GRÁFICAS DA PIGGY (ANA MENEZES)

“Absorto nestas ilusórias imagens (…) senti-me, por um tempo indeterminado, conhecedor abstracto do mundo.” - Borges (O jardim dos caminhos que se bifurcam).
Dia 2 de Maio, sábado, às 17h na
CHILI a minha amiga Piggy (é uma alcunha da Ana Menezes) inaugura a sua primeira exposição a solo de Desenho. Apesar do ar miserabilista como ela se apresenta na nota biográfica para esta exposição (ver + abaixo) ela é uma grande artista que, infelizmente para mim, aproveita pouco o mundo do desenho excepto quando é coagida pelos projectos gráficos independentes que tem dinamizado as cidades de Lisboa e do Porto - falo das excelentes exposições da Feira Laica ou do Furacão Mitra. A santa consolação é o bico da caneta a riscar no papel novelos de emaranhados. Os labirintos são mapas de se perder e andar às voltas. O desenho é o rasto da deriva entre o inconsciente e o pensamento. O resto é o tempo a passar - disse-me ela no outro dia. Creio que era um desabafo ainda dos teus tempos gloriosos do mundo do trabalho precário português (redundância bem sei) em que fez o zineEnfraskado com fotocópias manhosas - tiradas no Call Center? - embalado num... frasco! Gosto como a Piggy mistura uma veia clássica de pintura e desenho antigo com as coisas mundanas da vida moderna. Os Anjos dela no fim acabam por ter caralhinhos e ainda bem, o que menos suporto nos dias de hoje é ver a Arte de eunucos e frígidas - que ainda assim podem aparecer na exposição para se babarem com a monotonia da Piggy...
Ana Menezes (1971, Lisboa) estudou Artes Plásticas nas Caldas da Rainha e em Évora, onde concluiu o mestrado em Artes Visuais. Para além do trabalho como artista plástica, a sua actividade profissional durante os últimos anos tem alternado entre o trabalho como professora, o subsídio de desemprego, e o submundo dos call-centers da PT.
CHILI
RUA dos FANQUEIROS, 174, 1ºESQ.
2ª a 6ª feira das 12h30 às 20h. Sábados: 12h30 às 19h.
Encerra para almoço das 15h às 16h
CCC chilicomcarne.com
Absolutamente imperdível! É de ir!

ENA PÁ 2000 AO VIVO NA FESTA DE ENCERRAMENTO DO INDIE LISBOA 2009, NO CABARET MAXIME

ENA PÁ 2000, o gupo mais indie (independente) do mundo, aparece como o nome ideal para a festa de encerramento do “INDIE (independente) LISBOA” – 6º Festival Internacional de Cinema Independente (indie), que vai acontecer no CABARET (indie -independente) MAXIME, a 2 de MAIO deste ano, ou seja, no próximo sdábado – também ele indie (independente) – de 2009!A banda é constituida por indie (independente) Lello - na voz e guitarra solo, indie (independente) Nel - no Baixo, indie (independente) Bonga - nas congas, indie (independente) Berto - na bateria e (last but not least), o di (dependente) Roger Z - na viola-ritmo. Há ainda umas moças – bué independentes (indies) – que cantam e abanam as partes moles...Um festival que se diz indie (independente) e uma banda que é de facto indie (independente) são dois bons argumentos (screenplays) para encher o velho covil da Pr. da Alegria com fãs (apoiantes) de cinema independente (indie) e de musica indie (independente), isto independentemente das preferências cinéfilo-musicais dos elementos da banda e dos organizadores do festival. O que interessa aqui é que tanto a banda como o festival são indies (independentes) à brava, e indie (independente) mais indie (independente), pelo menos em Lisboa, não há!
cabaret maxime - praça da alegria, 58 - lisboa
abertura portas 22 horas - espectáculo 23h30
Vai ser mesmo indie, sem disfarces...

Tuesday, April 28, 2009

SANTIAGO MACIAS PROFERE PALESTRA EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

O Armazém das Artes / Fundação Cultural, em Alcobaça, continua a apresentar a sua imprescindível exposição O Último Porto do Mediterrâneo / Mértola em Alcobaça, até 31 de Maio. No próximo sábado, 2 de Maio, pelas 16 e 30 horas, terá lugar no Auditório da Fundação uma palestra por Santiago Macias, que falará sobre os O Quotidiano de Uma Cidade Islâmica. Será a terceira de um conjunto de imperdíveis palestras integradas no programa dessa exposição. É de ir!

COMEMORAÇÕES DOS 20 ANOS DO MÚSICA DA MALTA, EM ALCOBAÇA, NO ALCOPÁZIO BAR

As comemorações do 20º Aniversário do Música da Malta arrancaram no passado sábado, na Rádio Cister, com uma emissão comemorativa em que a principal estrela terá sido uma lata de 20 litros das Tintas Cin que em devida altura terá servido de bombo de bateria e de banco de piano... Essas comemorações culminarão em grande, na próxima sexta-feira, 1 de Maio, iniciando-se com um Jantar Comemorativo, no Restaurante António Padeiro, em Alcobaça, às 21 horas, cujas inscrições continuam abertas através do telefone 965861018. O clímax dessas comemorações será na mesmíssima noite, ainda em Alcobaça, no Alcopázio Bar, com uma primeira parte em que actuarão os Trombose e um novo regresso aos palcos dos Epánãosei, que prometem mesmo apresentar alguns novos temas em palco, incluindo uma tal "Alice", que indicia tornar-se um novo hit do rock nacional, e um outro tema, "Coma", que registará a especial particularidade de assinalar a estreia de José Alberto Vasco como autor de uma letra para um tema de rock... A festa terminará com uma muito aguardada "jam session" em que participarão músicos das outras bandas participantes nos dois anos de Música da Malta (os que quiserem aparecer e ainda tenham lata para tocar alguma coisa...). A festa promete, e muito! É de ir, rir, ouvir e chorar por mais...

Monday, April 27, 2009

A MARAVILHA DOS CLÁSSICOS, NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA (PROLONGADO), EM ALCOBAÇA

Um grupo de jovens e menos jovens empreendedores alcobacenses, bastante modernos, reuniu esforços para levar cabo uma iniciativa inedita em Alcobaca: expôr automoveis antigos, motos antigas e bicicletas antigas do nosso concelho, o de Alcobaça, e uma colecção de espantosas miniaturas de carros de bombeiros, nunca vista em público, propriedade de um simpático alcobacense que agora a disponibiliza a todos os curiosos (alcobacenses e não só...). Essa moderna exposição de preciosidades antigas intitula-se A Maravilha dos Clássicos e terá lugar em Alcobaça, no Mercoalcobaca, gentilmente cedido pela moderníssima Câmara Municipal de Alcobaca, que também tem a sua sede num edifício antigo (e bem bonito!), durante os próximos dias 1,2 e 3 de Maio, com a preciosa colaboração dos sempre modernos e imprescindíveis Bombeiros Voluntarios de Alcobaca, que ali também terão todo o prazer em expôr publicamente o seu historial. Ora aí está mais um evento imprescindível, em Alcobaça, tão imprescindível que até já tem página na Internet:
É de ir! Absolutamente! Nem que seja a pé...

JERO LANÇA UM MUITO AGUARDADO LIVRO DE MEMÓRIAS, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

José Eduardo Reis de Oliveira, conhecido no jornalismo da região de Alcobaça (e não só) por JERO, vai lançar um livro de memórias de guerra dentro de breves dias. Segundo o autor “GOLPES DE MÃO’s” é um livro escrito em “dois tempos”:
-Em 1964-65 tendo como fonte um “Diário de Guerra” (Confidencial) ,de sua autoria, que registou a vida dos militares da C.Caç. 675,então em “quadrícula” no Norte da Guiné (zona de Binta e Guidage);
-Em 2007-08 num Portugal em tempo de paz, mas com feridas de guerra ainda mal cicatrizadas, ouvindo e registando memórias de ex-combatentes .
Neste tempo último os “flashes” das recordações de alguns dos protagonistas da Companhia ,que fizeram a sua comissão da Guiné nos anos 60, testemunham que as mãos que fizeram a guerra tiveram também a oportunidade de fazer a paz.. Não há guerras justas e para os militares os mortos são sempre demais. Houve exageros, vítimas inocentes. Faltaram , nalguns casos, chefias competentes. E na guerra (e na paz )as boas chefias são sempre essenciais. No seu livro, José Eduardo Reis de Oliveira, que é também o editor, salienta que na sua Companhia da Guiné teve a sorte e o privilégio de ter tido chefes militares de grande envergadura. Que, em tempos diferentes, o marcaram pela positiva… com a vantagem última de que ,após a fase conturbada guerra ,ter havido o regresso de populações. E as sementes da paz sobrepuseram-se aos sacrifícios operacionais. A principal mensagem deste livro é a de que, nos idos de 1966, a paz era (e foi) possível durante algum tempo na zona da Guiné onde esteve a C.Caç. 675. As novas gerações não o sabem. Nos teatros de guerra de Angola, Guiné e Moçambique não houve só tiros, morte e destruição. Ficaram testemunhos de paz, de fraternidade, de harmonia e amizade. No seu livro “GOLPES DE MÃO’s” José Eduardo Reis de Oliveira apresenta um testemunho extraordinário de um guineense de nome João Turé. Tinha 8 anos quando a Companhia de Caçadores 675 esteve em Binta,norte da Guiné. Hoje tem mais de 50 anos.Vai estar em Alcobaça na apresentação do livro.
“GOLPES DE MÃO’s “ é um livro com 440 páginas, que incluem 190 fotografias e mapas. A capa e design gráfico são da autoria de Marco Nunes Correia. O prefácio é do Ten. General Alípio Tomé Pinto, que foi em 1964-65 Comandante da C. Caç. 675. É um oficial distinto do Exército Português, atingindo o Generalato com apenas 45 anos de idade. A apresentação do livro estará a cargo do historiador alcobacense Rui Rasquilho, realizando-se no próximo sábado, 2 de Maio, pelas 16 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. O muito aguardado acto repetir-se-á no dia 10 de Maio, em Évora, no antigo quartel do Regimento de Infantaria 16, donde os militares da Companhia de Caçadores 675 partiram de comboio para Lisboa, para embarcarem no “UIGE” a caminho da Guiné ao fim da manhã de 8 de Maio de 1964. O tempo passou e não pára...Passaram 45 anos. O nosso amigo JERO nasceu em quarenta, as suas memórias são da década de sessenta e ele caminha já rapidamente para os setenta... Escrever é também uma tentativa de que a vida se prolongue para além de nós e cá está o JERO a fazê-lo... Lá estaremos no próximo sábado e apenas dizemos aos nossos leitores e amigos que: é de ir!

Sunday, April 26, 2009

MARK ROBSON ESTREIA NOVA COMPOSIÇÃO PARA PIANO DE PATRÍCIO DA SILVA, EM LOS ANGELES

O pianista norte-americano Mark Robson vai estrear Fantasy and Nocturne, uma nova composição para piano solo de autoria do compositor alcobacense Patrício da Silva, residente na Califórnia. A composição foi encomendada pelo evento Piano Spheres (http://wwwpianospheres.org), que este acolherá a estreia mundial dessa composição, na próxima terça-feira, 28 de Abril, em Los Angeles, no Zipper Hall. É claro que o Nas Faldas da Serra continua fã dedicado do Patrício da Silva. É de ir!

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA INSTITUIU PRÉMIO DE POESIA MANUEL ALEGRE

Com o principal objectivo de estimular a criação literária e o aparecimento de novos autores, o
Instituto Politécnico de Leiria (IPL), instituiu em 2008 o Prémio de Poesia Manuel Alegre, sendo que as candidaturas à primeira edição se encontram abertas até 15 de Setembro de 2009. O Prémio, a conceder bienalmente, será atribuído pela primeira vez este ano e pretende galardoar uma obra inédita de Poesia, escrita em Língua Portuguesa. O IPL dá cumprimento, com esta iniciativa, à missão prevista na Lei para Instituições de Ensino Superior, de contribuir para a compreensão pública das humanidades, das artes, da ciência e da tecnologia, promovendo e organizando acções de apoio à difusão da cultura humanística, artística, científica e tecnológica.
O prémio para a obra vencedora é no valor de € 7.500 (sete mil e quinhentos euros), cedendo
o autor ao IPL todos os direitos sobre a primeira edição da obra. O Regulamento pode ser consultado em
www.http://ipleiria.pt - é de concorrer!