Thursday, February 04, 2010

UHF PARTICIPAM EM ALCOBAÇA SOLIDÁRIA, NESTE SÁBADO

Alcobaça Solidária
Sábado . 6 de Fevereiro . 21h30 . Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça
com
UHF . Mário Mata . David Antunes . Pedro Cordeiro . Francisco Peças
Fernando Pedro . Academia de Música de Alcobaça . Acácio Cerol
Grupo de Fados de Coimbra Almedina . Tony Flash
apresentação
Lara Santos . Marcos Pinto . Sandra Fernandes . Nuno Silvestre
receita reverte a favor de
CEERIA . Bombeiros Voluntários de Alcobaça
Associação Portuguesa de Luta Contra a Leucemia
É de ir! Viva a solidariedade!

ENCONTRO NACIONAL DA FÓRUM MANIFESTO, EM LISBOA

Encontro Nacional da Fórum Manifesto

6 de Fevereiro . 14 horas
Lisboa . Faculdade de Ciências Sociais e Humanas . Auditório I

Av. Berna, 26 (Metro Campo Pequeno ou Praça de Espanha)

A Associação Fórum Manifesto vai realizar no próximo dia 6 de Fevereiro o seu Encontro Nacional. No encontro irá discutir-se a situação política actual. A crise económica e social, o novo contexto político, as próximas eleições presidenciais, serão alguns dos temas em debate.

Esse debate é aberto a todos os que queiram participar. Será enviado em breve um texto a todos os que queiram participar e aceitaremos também contributos que cada um queira partilhar como apoio ao debate. Esses contributos deverão ser enviados para o endereço fórum.manifesto@me.com .

É de participar!

MANUEL JOÃO VIEIRA E OS SEUS CORAÇÕES DE ATUM, AO VIVO, EM LISBOA, NO CABARET MAXIME

cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
abertura portas 22h . espectáculo 23h30
reserva mesas: 213467090 . 916350427
bilhetes € 10,00

As Produções Banana têm o prazer de apresentar uma festa popular pagã que dá pelo nome de “Atunzal”, para ocupar o espaço vazio entre o Natal e o Carnaval. A sua manifestação mais ruidosa terá lugar no Maxime, no próximo dia 6 de Fevereiro de 2010 com um concerto/festa/pesca dos Corações de Atum, a tuna mais fish do atlântico norte.
Durante o Atunzal não se penduram bolas em pinheiros nem se atiram serpentinas. Celebra-se não sabemos bem ainda o quê, mas celebra-se, e isso é que interessa. Basta ter a ver com atum para celebrarmos, ou não fôssemos nós uma nação pesqueira, atunzeira e celebradeira. Podemos não pescar peva, mas lá celebrar, isso celebramos!
Por isso a nossa produtora sugere um Atunzal à maneira (e não au Meunier...) com este concerto em que os foliões podem e devem fazer barulho e bater o ritmo com latas de Toneca, Isidoro e Bom Petisco – à venda na página http://cgi.ebay.com/lata-atum-9856 – por entre goladas de cerveja e vinho branco, bebidas típicas do Atunzal – e do resto do ano (vá lá saber-se porquê...).
Venha! Saia de casa, traga as suas latas, e prepare-se para a grande festa, porque se o Carnaval são três dias, o Atunzal é só um!

É de ir e chorar por mais!

ORCHESTRUTOPICA BIG BAND AO VIVO NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Centro Cultural de Belém . Pequeno Auditório . Sala Eduardo Prado Coelho
Sábado . 6 de Fevereiro . 21 horas
OrchestrUtopica Big Band
Mário Laginha é o convidado especial da OrchestrUtopica Big Band, um concerto na fronteira entre a música contemporânea e o jazz. Algumas experiências do jazz contemporâneo e da vanguarda aproximam-se em parâmetros como os gestos de improvisação, a abertura harmónica ou a busca da liberdade criativa. Em ambos os campos, compositores e criadores têm procurado pontes e similitudes. Este concerto propõe precisamente interrogar essa possibilidade: confronto ou interpenetração? Valerá a pena ultrapassar essas fronteiras? O convidado especial deste concerto, Mário Laginha, vai ajudar-nos a encontrar respostas para estas questões e apresentará em estreia mundial uma nova obra, encomendada pela OU. OrchestrUtopica Big Band é uma experiência de aproximação de duas linguagens musicais fortes e intensas com pontos de contacto a revelar.

ORCHESTRUTOPICA BIG BAND
PEDRO MOREIRA
. maestro
MÁRIO LAGINHA . convidado especial
XUAN DU . violino solo
PROGRAMA

I Parte
DJANGO BATES
Django's Umpteenth Violin Concerto * (2004)

SIMON BAINBRIDGE
For Miles * (1994)

II Parte
MÁRIO LAGINHA
Histórias Muito Curtas ** (2009)

Um espectáculo a não perder!

À CONVERSA COM... SOUSA E CASTRO, EM LEIRIA, NA LIVRARIA ARQUIVO

Livraria Arquivo . Avenida Combatentes da Grande Guerra . Leiria
Sábado . 6 de Fevereiro . às 18h30
À Conversa Com... Sousa e Castro
a propósito do seu livro
Capitão de Abril, Capitão de Novembro

Sobre o livro “Capitão de Abril, Capitão de Novembro”:
O Coronel Sousa e Castro
foi um dos mais destacados protagonistas do ciclo de mudanças políticas, militares e sociais que Portugal viveu entre o 25 de Abril e o 25 de Novembro. Neste livro, Rodrigo Sousa e Castro faz o relato de um dos períodos mais turbulentos do século XX português. Percorremos com o autor os bastidores da história. Como ele somos espectadores privilegiados e emocionados da preparação do 25 de Abril, do plano de batalha que os capitães traçaram e da explosão pós-revolucionária que se lhe seguiu. Sousa e castro mostra-nos sobretudo a face oculta da história. O verdadeiro teatro que foi o Verão Quente de 75, a contagem de espingardas que precedeu o 25 de Novembro, e o definitivo estabelecimento da democracia que nesse dia Portugal ganhou. No «quem é quem» e no «quem faz o quê» da história, Rodrigo Sousa e Castro revela-nos muitas surpresas e estilhaça alguns mitos.

«[...] é curioso ver como Rodrigo de Sousa Castro chegou a 1974, como descreve o 16 de Março, o 25 de Abril e o 25 de Novembro, como critica Spínola ou Otelo, como faz sobressair Vasco Lourenço, Melo Antunes e Eanes, como conta a sua experiência de Conselheiro da Revolução”», escreve Marcelo Rebelo de Sousa no Prefácio

Sobre o autor:
Rodrigo Manuel Lopes de Sousa e Castro nasce no ano de 1944, numa aldeia de Arnoia, na freguesia de Cruz de Baixo, chamada Lugar do Monte. O pai é ferroviário, chefe de estação de Celorico de Basto, a mãe, regente escolar. Sousa e Castro é o terceiro de sete irmãos. O posto escolar era uma parte integrante da casa. Não se estranhará assim que, quando entra na escola, no primeiro ano, já quase saiba ler. Em 1954, conclui a quarta classe. Estuda, em seguida, no Colégio de São Gonçalo, em Amarante.
Quando aí chega, o director e professor de Inglês, o padre Ramalho, pergunta aos alunos, um por um, o que querem ser quando forem grandes, Sousa e Castro responde-lhe com alma: «Quero ser oficial do Exército».
Em 1958, tem o jovem Rodrigo 14 anos de idade, Humberto Delgado passa por Amarante em campanha eleitoral, fardado, em pá num carro a descoberto. Os seus olhares cruzam-se numa rua estreita, com o povo a atirar-lhe flores, as janelas e as sacadas decoradas com colchas e os guarda-republicanos a fazerem-lhe continência.
O jovem Rodrigo não podia imaginar o que o futuro lhe reservava. É o que se conta em “Capitão de Abril, Capitão de Novembro”.

É de ir!


AS AVENTURAS DE PUCK O DUENDE, NA QUINTA DA REGALEIRA, PELO TEATRO TAPAFUROS

Teatro Tapafuros . Quinta da Regaleira . Sintra
As Aventuras de Puck o Duende
de 6 de Fevereiro a 25 de Abril
Sábados, às 16 horas . Domingos, às 11 horas
adaptação da versão de Hélia Correia do Sonho de Uma Noite de Verão de William Shakespeare
encenação de Rui Mário
Música de Pedro Hilário
Um espectáculo absolutamente interessante!

Wednesday, February 03, 2010

SONS DE VEZ 2010: A OITAVA EDIÇÃO!

SONS DE VEZ! -

8ª Mostra de Música Moderna Portuguesa de Arcos de Valdevez

Fevereiro e Março de 2010

Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez

Completando oito anos sucessivos de realização, o “Sons de Vez!” retoma os elementos norteadores deste projecto de divulgação das novas sonoridades nacionais. O modelo de oito datas repartirá pelo palco da Casa das Artes arcuense igual número de espíritos criativos, tão diferentes, e tão aproximados, na objectivação da essência da Mostra: arriscar, “democratizar” e difundir. Este ano passam pelo palco OqueStrada, Katharsis, Virgem Suta, Os Pontos Negros, The Legendary Tiger Man, d3ö, Os Golpes + Os Velhos, e Gaiteiros de Lisboa.

Como complemento às performances sonoras, será exibida uma exposição fotográfica relativa à edição 2009 da Mostra, da autoria de Sérgio Neto e Jorge Silva, e que incluirá alguns dos seus momentos de palco mais simbólicos. De igual modo, numa parceria entre a organização do “Sonse a associação “Megafone 5”, projecto que visa divulgar e homenagear a figura ímpar de João Aguardela, será feito um convite a cada um dos projectos musicais para que desenvolvam e interpretem um tema do músico, resultando num registo original e celebrativo da personalidade e poder criativo de um dos mais significativos vultos da cultura musical portuguesa do virar do milénio.

OqueStrada

5 de Fevereiro; 23h00

OqueStrada andou a monte por stradas nacionais e internacionais desde 2002. Nesta odisseia, namorou e conquistou público por romarias, salas de espectáculo e bailes de Verão. Além-fronteiras, representou Portugal por festivais de renome, passando por países como França, Espanha, Sérvia e Macau. Pioneiro numa reinvenção do popular, o projecto conquistou caminho por si mesmo, e com a certeza da sua maturidade alia-se agora a uma editora, possibilitando que o seu trabalho possa, finalmente, ser escutado e afirmado ao grande público.

Diz-se que é uma nova canção, diz-se que é uma outra forma de viver a música... o resultado é um som delirante, atlético e popular. Há 7 anos a celebrar um país real e poderoso, eis que chega ao grande público, com o beat no coração e o fado na mão, tomando-nos de assalto com a sua discoteca caseira e acústica para fazer dançar o mundo!

Katharsis

12 de Fevereiro, 23h00

Katharsis é igual a festa, a mistura de todas as cores: Balcãs, Reggae, Ska, Fado, Country, cabe tudo neste magnífico caldeirão multicolor. Banjos, Acordeão, Digeridoo, guitarras, gaita-de-foles, percussão... incríveis! Uma revolução que congrega sons e vibrações dos quatro cantos do mundo, misturando influências: do country ao celta, do árabe ao flamenco, do reggae ao ska, fundem-se com o vibrar da terra mãe, com a cor e cheiro da lava ardente e a gélida impaciência da neve crepitante, originando assim esse som gutural com fome de tudo e sabor a mundo.

Com um sentido de humor único, passam de uma tenda de circo às areias da arábia, cavalgam no faroeste para se perderem num acampamento cigano! O ritmo é frenético, provocador e indignado. É uma revolta contra o compasso vulgar, comodista e inconsequente. É esta revolta que despoleta a transformação…

VIRGEM SUTA

20 de Fevereiro, 23h00

A história dos Virgem Suta não é a história normal das bandas de hoje em dia. Não foram descobertos através do Myspace, não fizeram uso das auto-estradas da informação para conquistar os milhares de fãs com que poderíamos abrilhantar esta nota. Valeram-se de duas guitarras, da voz e da quase 'ousadia' de uma mão cheia de canções e, sem exageros líricos, as suas auto-estradas foram outras. Perderam a conta às vezes que fizeram o País de Sul a Norte e de Norte a Sul. Mais uma vez, não o fizeram como as bandas normais, a tocar em todas as aldeias e terriolas onde os quisessem a actuar. Não! Habituem-se. Em Suta é um estado exagerado de estar, de viver, de pensar.

Eles eram virgens no mundo da música e quiseram demorar o tempo que fosse necessário para se considerarem prontos. Conseguiram-no e brindam-nos com uma belíssima estreia.

OS PONTOS NEGROS

26 de Fevereiro, 23h00

O foot fetish mais explícito e menos descarado do pópe-roque nacional. De sempre! A Grande Lisboa num pequeno sing along; minúsculo conto de fadas em cantiga maiúscula – a provar que nos cavernosos subúrbios não se hiberna!

Jónatas Pires na voz e na guitarra, Filipe Sousa na outra guitarra e nas outras vozes, David Pires na bateria e nos coros, Silas Ferreira também nos coros e numa espécie de baixo que é um órgão. Eis Os Pontos Negros, eis as inseguras paixões com acne, eis as cinderelas pouco sofisticadas, eis a omnipresença de África, eis a grandiloquência da adolescência. Mais ou menos a mesma coisa que pôr uma agulha de gira-discos em cima dos carris da Linha de Sintra…

The Legendary Tiger Man

6 de Março, 23h00

The Legendary Tiger Man é o alter-ego de Paulo Furtado, multifacetado Artista de Coimbra. Inspirado no velho formato de one-man-band, nascido nas margens do Delta do Mississípi, é um conceito adaptado e vivido no Século XXI, com uma estética muito particular - ao formato analógico tradicional (bombo, prato de choque, e guitarra) juntam-se, sem pudor, soluções electrónicas. O resultado conhecido é explosivo. Ao vivo, as prestações não permitem indiferença na assistência - um homem, muitos instrumentos, o passado fundido com o amanhã. Vive sobretudo no palco e realiza regularmente digressões em vários Países e, porque não, continentes - Portugal, Espanha, França (foi o primeiro português a actuar no Festival Transmusical, em Rennes), Suíça, Alemanha, Bélgica, Inglaterra, E.U.A, Japão (Fuji Rock Festival - 7 Espectáculos em três dias, no maior Festival do mundo) e Brasil. Em Portugal é, em 2008, um dos convidados especiais do Festival Rock in Rio Lisboa.

Mas, The Legendary Tiger Man não é só um projecto musical - aqui a imagem, através (sobretudo) do cinema e da fotografia, é tão importantes como a música.

D3Ö

12 de Março, 23h00

Os d3ö apresentam em Exposed canções intensas, introduzidas por dois clássicos: Junior Daddy e Wanna Hold You. Dos novos temas de Toni Fortuna (a voz dos míticos Tédio Boys), Tó Rui e Miguel Benedito (dois ex-Garbage Catz), destaque ainda para o refrão cativante de On The Phone e o groove frenético de Yellow Sand.

A estreia em longa duração da banda de Coimbra surge quase sete anos depois da primeira actuação e da edição de três EP’s, e é a prova de que o rock é feito de atitude, entrega, suor e muita estrada. Segundo Miguel Benedito, baterista dos d3o, "é o mais fiel possível ao original. Aquilo que ouvimos quando pomos o disco a tocar na aparelhagem é aquilo mesmo que aconteceu. O som dos instrumentos e das vozes não tem 'sujidade' por cima".

OS GOLPES + OS VELHOS

20 de Março, 23h00

Os Golpes são uma espécie de aldeia de xisto onde não faltam arranha-céus. Sabem de cor os engarrafamentos na hora de ponta e o passo arrastado do velho pároco nas procissões da vila. Comem faisão em porcelana e sardinha em broa. E para isso do rock não ser coisa portuguesa, os senhores contra-argumentam de caravelas na ponta da língua: as especiarias, a globalização antes de ser um bicho-de-sete-cabeças, os "Obrigado" toscos que os japoneses ainda dizem. A 2009 pertencerá o primeiro disco d'Os Golpes (ou vice-versa). O fervilhar do rock português de tempos idos está lá todo. Mas desenganem-se os profetas da desgraça, do terrorismo/revivalismo, do rebanho de antanho: Os Golpes não são do passado…

Os Velhos são a primeira banda da segunda geração da Amor Fúria e presenças assíduas nos primeiros concertos dos Golpes e dos Smix Smox Smux, rapazes com a energia própria de quem vive as coisas na altura certa e não perde tempo quando o tempo urge e dita as regras. Mas a identidade destes quatro (Sebastião, Francisco Xavier, Lucas e Zé Preguiça) ultrapassa os auscultadores do Ai Pode; as canções dos Velhos transportam-nos para os lugares primordiais de um tempo em que somos novos e a força, a vitalidade, as possibilidades e a esperança do mundo se apresentam em toda a sua glória…

GAITEIROS DE LISBOA

27 de Março; 23h00

Os Gaiteiros de Lisboa caracterizam-se pela constante busca de novas sonoridades, a inovação e a criatividade, aplicadas à construção de instrumentos concebidos pelo próprio grupo (Tubarões, Tambor de Cordas, Túbaros de Orpheu, Orgaz, “Cabeçadecompressorofone”, Clarinete “acabaçado” e Serafina). O som dos Gaiteiros, para além de respeitar a tradição popular, tem uma atitude experimentalista permanente; como os próprios afirmam, “tudo o que tenha um som invulgar nos interessa. Esse desafio acústico é o único purismo a que nos mantemos fiéis”. Apresentam no “Sons” o seu novo álbum de originais, o quinto numa carreira de década e meia de existência, e que contará com convidados especiais, casos de Sérgio Godinho, Ana Bacalhau ou os Adiafa.

É de ir e não perder pitada!

LANÇAMENTO DO LIVRO GUIA ILUSTRADO DAS MACROALGAS, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Lançamento do livro
GUIA ILUSTRADO DAS MACROALGAS
de
Leonel Pereira
4 de Fevereiro . 17H30 . Entrada livre
A costa portuguesa apresenta um gradiente acentuado na distribuição da flora algal. A flora do patamar médiolitoral do Norte do país é similar à encontrada na zona central da Europa (Bretanha e Sul das ilhas Britânicas). A flora algal do Sul do país é, no entanto, bastante diferente, havendo aí uma nítida influência do Mediterrâneo e da zona Norte da costa ocidental Africana. Este guia ilustra grande parte dessa flora.
Em Portugal e, apesar do reconhecimento do potencial e da importância do sector das algas marinhas, as actividades em domínios ligados à ficologia (ciência que estuda as algas), são ainda de reduzida dimensão e inferiores ao desejável e necessário. No entanto, vários estudos feitos por ficologistas e por organizações governamentais ligadas à indústria, têm identificado inúmeras espécies que podem constituir um importante recurso natural em Portugal. Este guia tem como objectivo ajudar a conhecer melhor estes”vegetais marinhos” e, assim, promover o seu uso nas suas diversas facetas: a sua biodiversidade, como fertilizante agrícola, na alimentação, e nos seus múltiplos usos industriais.
É de ir!

BE & BOP, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Centro Cultural de Belém . Recepção do Módulo I
Quinta-Feira . 4 de Fevereiro . 22 horas
Um duo de puro jazz! Dois veteranos do Jazz nacional – Manuela Lopes e Zé Eduardo - juntam-se num projecto pouco comum: contrabaixo e voz.
A proposta é também pouco usual: revisitar alguns dos velhos "standards" bem como temas dos grandes mestres do Bebop, ambos abordados sem complexos, numa mistura entre a língua de Camões e a Avenida 52. Seguramente um interessante desafio para os intérpretes e aos ouvintes e um espectáculo com características únicas.
ZÉ EDUARDO . contrabaixo (Portugal)
MANUELA LOPES . voz (Moçambique)
É de ir!

NUNO PINTO E ELSA SILVA APRESENTAM CD SCHUMMAN, NO PORTO

Teatro Helena Sá e Costa . Porto
Quinta-Feira . 5 de Fevereiro . 21h30
Concerto de Apresentação do CD Schumann
de
Nuno Pinto (clarinete) e Elsa Silva (piano)
Um disco inteiramente preenchido com a interpretação de
composições concebidas por Alexander Schumann em 1849
É de ir!

Tuesday, February 02, 2010

LÚCIO LARA / IMAGENS DE UM PERCURSO, EM LISBOA, NA CASA DO ALENTEJO

Lisboa . Casa do Alentejo
Quinta-Feira . 4 de Fevereiro . às 18h30
lançamento do livro
Lúcio Lara / Imagens de um Percurso
entrada livre
é de ir!

PEDRO CLÁUDIO APRESENTA DEIXAR DE VER, NA CASA FERNANDO PESSOA

DEIXAR DE VER

Fotografias de Pedro Cláudio
sobre poemas de Ricardo Reis,um heterónimo de Fernando Pessoa

Inauguração dia 28 de Janeiro, pelas 18h30,

em Lisboa, na Casa Fernando Pessoa

Pedro Cláudio concentrou-se na figura do exílio, que é

a génese do poeta Ricardo Reis: um homem que se agarra ao

conhecimento para se salvar e que descobre na poesia – esse

saber que nasce das ruínas da cultura e da civilização – o

caminho solitário da transcendência. Toda a poesia digna desse

nome é um exílio, e Reis é a voz modulada, mansa, greco-romana

do abissal exílio pessoano. Fernando Pessoa exportou para o

Brasil este que foi o mais europeu e conservador dos seus

poetas, acto só aparentemente irónico. Não há em parte alguma

um céu inteiro, todo o sol esconde uma lua negra, e à pátria da

língua nunca acabamos de aportar nem de escapar. Um exilado vive

exactamente fora do tempo, isto é, fora de si – porque o eu,

Freud explicou-o, é uma construção imaginária que se projecta

sobre a realidade, e o exílio curto-circuita as projecções

sincrónicas, potenciando a interrogação do eu sobre a sua própria
identidade, isto é, fazendo-o implodir. É a essa implosão

interna, intemporal, dilacerante e dilacerada que assistimos

nas belíssimas imagens de Pedro Cláudio. Aqui nunca se trata de

ilustrar as palavras de Reis, mas de as descarnar até à névoa de

que são feitas, água de lágrimas. Pedro Cláudio cria o Ricardo

Reis que a obra de Ricardo Reis oculta, mas não é apenas esse

o seu génio; ele cria o Ricardo Reis que cada um de nós tem

dentro de si. Fernando Pessoa nunca fez outra coisa. Por isso

continua a dizer-nos tanto. [Inês Pedrosa]

NOTA: A exposição ficará patente até ao final de Abril.

É de visitar!

Monday, February 01, 2010

IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESAFIOS DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL, EM PARANHOS

IV SIMPÓSIO NACIONAL DESAFIOS DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL
3 de Fevereiro . Auditório Horácio Marçal . Junta de Freguesia de Paranhos.

Objectivo: Proporcionar aos presentes um espaço de reflexão e debate de forma a propor inovação nas práticas profissionais e modelos de intervenção do serviço social.

- PROGRAMA CIENTÍFICO -

09h00 ABERTURA DO SECRETARIADO

- RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES –

09h30´ AFIXAÇÃO DOS POSTERES

09h50´SESSÃO SOLENE DE ABERTURA

10h00´ CONFERÊNCIA INAUGURAL

A FORMAÇÃO E DESAFIOS DO SERVIÇO SOCIAL

E A INSERÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NO MERCADO DE TRABALHO

Professora Doutora Maria Emília Ferreira

Directora do Serviço Social. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa

10h30´DEBATE

INTERVALO – COFFEE BREAK – VISITA DOS POSTERS – 20´ minutos

11h00 I PAINEL DE CONFERÊNCIAS

MODERADOR Professor Doutor João Casqueira Cardoso

Docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFP

ALCOOLISMO: Em Contexto Familiar e as suas Representações Sociais

Doutorando Fernando Teixeira, Professor da Escola Superior de Enfermagem do Porto

PROSTITUIÇÃO E REDE DE TRÁFICO DE MULHERES

Dr. Luís Gouveia

Director Regional Norte dos Serviços de Estrangeiros e Fronteira

POBREZA E EXCLUSÃO: Desafios para a intervenção social

Mestrando Miguel Valério, Assistente da ESDSC do ISPGaya

Colaborador do Departamento de Educação e Psicologia da UTAD

12h30´ DEBATE E INTERVALO PARA O ALMOÇO

14h30´ II PAINEL DE CONFERÊNCIAS

MODERADORA Mestre Ana Ferreira

Presidente da Associação Saber Viver

RECURSOS SOCIAIS A DOENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA

João Casais

Presidente da Direcção do ANEM

TUBERCULOSE EM DOENTES INFECTADOS COM HIV: A Intervenção social

Dra. Altina Barros

Assistente Social. Hospital de Joaquim Urbano do Porto

A TOXICODEPENDÊNCIA: Pelo caminho do Tratamento e Reinserção

Mestre Paula Pinto

Assistente Social e Terapeuta Familiar do CRI Viseu, IDT

16h00´DEBATE

INTERVALO – COFFEE BREAK – VISITA DOS POSTERS – 20´ minutos

16h30´ III PAINEL DE CONFERÊNCIAS

MODERADORA Doutoranda Daniela Costa

Directora Técnica da Residência Sénior Divino Salvador

ABORDAGEM SISTÉMICA:

Da intervenção no domínio da relação escola - família - comunidade

Mestranda Matilde Dias, Psicóloga Clínica

ESTRATÉGIAS PARA UM ENVELHECIMENTO SUSTENTÁVEL

Professor Doutor Daniel Serrão. Prof. Catedrático Jub. da Faculdade de Medicina

Prof. Convidado de Bioética da Universidade Católica Portuguesa

Membro do Comité Director de Bioética do Conselho da Europa

A SITUAÇÃO DA ADOPÇÃO EM PORTUGAL: eu optei …eu adoptei

Dra. Cristina Henriques

Presidente da Bem Me Queres. Associação de Apoio à Adopção de Crianças

DEBATE

18h00 CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

A SEXUALIDADE NAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Dr. Domingos Rosa

Associação Nacional de Famílias Para a Integração da Pessoa com Deficiência

«NOMEAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO POSTER PREMIADO»

ENTREGA DO DIPLOMA E CD

Recordamos a localização da Junta de Freguesia de Paranhos (Rua de Álvaro Castelões n. 811 – Porto disponibiliza parque de estacionamento gratuito para os participantes).

Para informações (inscrições e reservas) detalhadas sobre o IV Simpósio Nacional
Tel. /Fax. 22 203 30 46 - Telm. 96 76 48 777 / 91 637 03 57/ 93 654 35 36
e-mail: claudiamoura@portugalmail.pt

É de participar!

BULLYING NA ESCOLA, UMA CONFERÊNCIA DE PAULA SANTOS, EM RESENDE

Externato D. Afonso Henriques . Resende
3 de Fevereiro . 15 horas
conferência
Bullying na Escola / Violência Escolar
por
Paula Santos
(Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego . Instituto Politécnico de Viseu)
debate . entrada livre
é de assistir e participar!

Sunday, January 31, 2010

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA ABRE CANDIDATURAS PARA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) abre candidaturas Cursos de Especialização Tecnológica (CET), a leccionar em Alvaiázere, Avelar, Pedrógão Grande, Penela, Pombal, Rio Maior e Vila de Rei, em regime Pós-Laboral. As candidaturas decorrem exclusivamente online em www.ipleiria.pt, de 1 a 17 de Fevereiro.
Oferta Formativa:
ALVAIÁZERE (Escola Tecnológica e Profissional de Sicó)
− Condução e Acompanhamento de Obra
AVELAR (Escola Tecnológica e Profissional de Sicó)
− Automação e Energia
− Gestão de Animação Turística
− Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário
PEDROGÃO GRANDE (Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal)
− Condução e Acompanhamento de Obra
− Energias Renováveis
− Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos
− Práticas Administrativas e Relações Públicas
PENELA (Escola Tecnológica e Profissional de Sicó)
− Qualidade Alimentar
POMBAL (Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal)
− Aplicações Informáticas de Gestão
− Condução e Acompanhamento de Obra
− Energias Renováveis
− Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos
− Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário
RIO MAIOR (Escola Profissional de Rio Maior)
− Energias Renováveis
− Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário
− Técnicas de Restauração
VILA DE REI
− Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário
É de candidatar!