Saturday, September 13, 2008

O CAVALEIRO DAS TREVAS: BATMAN REABRE SESSÕES DE CINEMA NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight) no Cine-Teatro de Alcobaça
Domingo (14 de Setembro) e Segunda-Feira (15 de Setembro), às 21 e 30
Aaron Eckhart (Actor) - Christian Bale (Actor) - Heath Ledger (Actor)
Maggie Gyllenhaal (Actriz) - Michael Caine (Actor)
Christopher Nolan (Argumento e Realização)
"Batman continua a sua luta contra o crime. Com a ajuda do tenente Jim Gordon e do procurador distrital, Harvey Dent, Batman pretende destruir as restantes organizações criminosas que controlam as ruas da cidade. A parceria parece revelar-se eficaz, até se encontrarem inseridos num reinado de terror, desencadeado por uma mente genial, mas criminosa, mais conhecido pelos assustados cidadãos de Gotham como Joker."
Ora aí está um filme absolutamente imperdível!

DJ/SET DE KID DISCO EM ALCOBAÇA, NO CLINIC, JÁ HOJE!

KID DISCO (dj set)
Clinic - Alcobaça
Sábado - 13 de Setembro - 23 horas - Entrada 5 euros por cabeça
E muita atenção para o Festival Remember September, já na próxima semana!

Friday, September 12, 2008

RÁDIO CISTER DE ALCOBAÇA ESTREIA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NO DOMINGO, 14 DE SETEMBRO

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) estreia no próximo domingo, 14 de Setembro, o novo programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que será apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse novo espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister terá como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Os temas em debate na emissão de estreia do programa Um Olhar Sobre a Semana serão os seguintes:
1. Polémica entre o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, e a Comissão Política Local do Partido Socialista, sobre a compra da Quinta do Vale da Cela para provável instalação do novo Hospital do Oeste.
2. Câmara Municipal da Batalha baixou o IMI. Deverá ou poderá a edilidade de Alcobaça fazer o mesmo?
3. Eleições Legislativas em Angola: Correu tudo sobre esferas?
Espera-se mesmo muito do novo programa: é de ouvir!

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE L. MARTA CALAPEZ EM ALCOBAÇA INAUGURA SÁBADO, 13 DE SETEMBRO

Vai ser inaugurada no sábado, 13 de Setembro, às 17 e 45, a exposição de fotografias Crianças de Alcobaça, da alcobacense L. Marta Calapez, na Galeria da Caixa de Crédito Agrícola de Alcobaça. A exposição estará aberta ao público até ao dia 26 de Setembro, apresentando uma visão pessoal da autora sobre aquela temática, estando patente de segunda a sexta-feira, até às 20 horas, com entrada livre. É de ir!

ESCULTURA DE AREIA COM 30 TONELADAS, NA MARINHA GRANDE

Está a ser construida, na Praça Guilherme Stephens, no centro tradicional da Marinha Grande, uma escultura com 30 toneladas de areia, cujo autor é o escultor José Fernandes Alexandre. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal da Marinha Grande e estende-se até 14 de Setembro, data em que decorrerá um workshop gratuito de escultura de areia. A iniciativa integra-se no programa da 7ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande e consiste na demonstração de construção de escultura de areia. Até ao próximo sábado, o escultor José Fernandes Alexandre vai erguer uma obra de arte, alusiva a elementos patrimoniais da Marinha Grande, evocando também a Bienal de Artes Plásticas. A obra estará concluída no sábado, 13 de Setembro. O artista, de reconhecido mérito, pode ser visto a trabalhar das 10 às 19 horas. No domingo, 14 de Setembro, das 10 às 19 horas, decorrerá um workshop de escultura de areia, dirigido pelo mesmíssimo escultor José Fernandes Alexandre. Os participantes terão oportunidade de conhecer as técnicas de construção de escultura de areia e executar a sua própria obra. Podem participar crianças e adultos, sendo a participação gratuita e não sendo necessária inscrição prévia. É de ir! Promete ser mesmo muito interessante!

Thursday, September 11, 2008

PERCURSOS DA MÚSICA PORTUGUESA, UM NOVO PROGRAMA DE JORGE MATTA PARA A RTP 2

O maestro Jorge Matta concebeu uma série de 13 programas para a RTP 2, sob o título genérico Percursos da Música Portuguesa. Neste seu regresso às lides televisivas, o conceituado maestro apresentará um trabalho que será o fruto de um longo trabalho de preparação, tendo a colaboração de alguns dos maiores especialistas e muita música culta, em grande parte completamente inédita. A primeira emissão de Percursos da Música Portuguesa será apresentada já este sábado, dia 13, às 12.30 h, na RTP 2, prometendo ser uma lufada de ar fresco na nossa produção televisiva cultural. É de ver!

MOBILE-ESPECTÁCULO DE PRANCHAS INICIA CICLO SETEMBRO NA RUA, EM ALCOBAÇA

Domingo / 14 de Setembro / 16 e 30 / Alcobaça / Cine-Teatro de Alcobaça
Novo Circo: Acrobacia + Equilibrismo- Mobile-Espectáculo de Pranchas, pela
Compagnie Chabatz d'Entrar (França)
Mobile explora a manipulação e a colocação no espaço através de combinações improvisadas e equilíbrio incerto… Entre teatro de objectos, situações absurdas e movimentos de circo, Mobile abre um tempo onde a fragilidade do homem face à matéria faz todo o sentido.A madeira cortada, seca e transformada em pranchas aparece viva e sensível. Debaixo dos pés, chia, escorrega, dobra, estica-se e permite o conjunto num “espectáculo de pranchas”.Como as crianças que jogam “Kapla” gigantes, três homens seguem o caminho de construções extraordinárias onde o equilíbrio está no limite, acontecendo apenas graças a um contra-peso, à ajuda de um entalhe antes que tudo oscile e se desmanche…Equilíbrios, dança de pranchas, móbiles articulados, malabarismos, acrobacias sobre andas, ocupam esse tempo aberto na direcção de inúmeras possibilidades…Por isso é necessário observar, sonhar, trabalhar, dar-se tempo, viver, questionar-se, até à última nota de música.
Promete ser mesmo muito interessante esta inauguração do ciclo Setembro na Rua, embora o ciclo se inicie dentro de portas! É de ir!

AS CRIADAS DE JEAN GENET NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM, NUMA ENCENAÇÃO DE JOÃO GARCIA MIGUEL

João Garcia Miguel encena As Criadas, peça emblemática do escritor francês Jean Genet acolhida com muita polémica na sua estreia em 1947.
13, 15, 18, 19 e 20 de Setembro - 21 horas /14 Setembro - 17 horas
Pequeno Auditório - Sala Eduardo Prado Coelho - Centro Cultural de Belém
Preço 15€ (descontos habituais para bilhetes adquiridos no CCB)
“A ironia profunda e contraditória do texto, que oscila entre a comédia e o sacrifício, o excesso e a contradição, a subtileza e a brutalidade influenciará as iniciativas da encenação. Há imensas motivações entrançadas num apelo à fuga, à ilusão, à mentira, à submissão, à subversão, à vida e à morte, a partir das quais tomaremos a iniciativa de desenvolver um processo activo de criação. Procuraremos desvendar o esqueleto da peça. Jean Genet afirmou a certa altura que ‘como tudo se passa demasiado depressa e demasiado explicitamente, sugiro aos eventuais encenadores que substituam as expressões demasiado precisas, as que tornem a situação demasiado explicita, por outras mais ambíguas. Que as comediantes representem, excessivamente’. É essa a linha de excesso sobre o excesso que nos guiará, e é com base nesse artifício que proponho a substituição das comediantes por três homens.” - JOÃO GARCIA MIGUEL
Encenação JOÃO GARCIA MIGUEL- Tradução e adaptação do texto JOÃO GARCIA MIGUEL, A PARTIR DE LES BONNES DE JEAN GENET- Interpretação ANTON SKRZYPICIEL, MIGUEL BORGES, JOÃO GARCIA MIGUEL- Música RUI LIMA / SÉRGIO MARTINS- Figurinos ANA LUENA- Desenho de luz e direcção técnica LUÍS BOMBICO- Realização vídeo EDGAR ALBERTO- Apoio ao espaço cénico MANTOS- Edição e operação vídeo e fotografia MIGUEL NICOLAU- Produção executiva MARTA VIEIRA- Registo documental RAQUEL FREIRE- Assistente de figurinos CATARINA FELGUEIRAS- Operação de legendagem NUNO CORREIA- Residência artística O ESPAÇO DO TEMPO / CONVENTO DA SAUDAÇÃO (Estrutura Financiada por MINISTÉRIO DA CULTURA / DIRECÇÃO-GERAL DAS ARTES E FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN)
JOÃO GARCIA MIGUEL É UM ARTISTA ASSOCIADO DO ESPAÇO DO TEMPO
CO-PRODUÇÃOCCB/JOÃO GARCIA MIGUEL
Trata-se de um espectáculo a ter (muito) em conta!

Wednesday, September 10, 2008

IRMÃ LÚCIA & JUDAS NO CAIS DO SODRÉ, EM 11 DE SETEMBRO

Esta quinta-feira, dia 11 de Setembro, há novidades de monta no Lounge (Cais do Sodré). Poder-se-á dar um pé de dança ao som do reggaeton mais xunga da última década, com gasosas puras e duras para todos! Promete-se muita água benta para os pecadores!
p.s. : Convite interdito aos ouvidos duros de roer...Apareçam!
Team Judas Djset (Irmã Lúcia & Judas) no Lounge: a não perder!
Cartaz aqui!

2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DA SESTA, EM 27 DE SETEMBRO, EM ALCANENA

A APAS (Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta) promove, no próximo dia 27 de Setembro, com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena, a 2ª Conferência Nacional da Sesta, que terá lugar no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena. A Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta (APAS) tem a sua sede em Ansião, sendo o seu objecto estatuário a divulgação, promoção e defesa da prática da sesta, enquanto pausa de repouso intercalar na actividade laboral, conducente à harmonia dos ritmos biológicos, alívio do stress e melhoria da qualidade de vida na sua dualidade psicossomática.

O programa da 2ª Conferência Nacional da Sesta é o seguinte:
09:30h – Recepção aos Participantes
10:00h – Sessão de Abertura dos Trabalhos
10:30h – Projecção em Vídeo do Historial Sumário da APAS
10:45h – 1º Painel de Intervenções:

Dr. Fernando Gonçalves
Director do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social
A Sesta no Trabalho

Dr. Manuel Marques Barreiro
Economista / Gestor
Sesta e Produtividade

Eng. Paulo Marques Augusto
Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária
Sesta e Segurança na Estrada
11:30h – Coffe Break
12:00h – 2º Painel de Intervenções:

Pedro Barroso
Compositor / Cantor
A Música, a Pausa e o Silêncio

Dr.ª Mafalda Leitão
Psicóloga Clínica
Sesta Infantil

Prof. Raul Cordeiro
Escola Superior de Educação de Portalegre
Sesta e Saúde Mental
13:00h – Conclusões e Encerramento dos Trabalhos
13:30h – Almoço

Para mais informações e inscrições, consulte o site
www.amigosdasesta.pt.
Ora aí está um acontecimento com muita pinta e muita originalidade! É de ir!

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA INAUGURA CURSO PREPARATÓRIO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE 23 ANOS

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) abriu inscrições, de 8 de Setembro a 3 de Outubro, para o
Curso Preparatório de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos, destinado a pessoas com idade superior a 23 anos ou que a completem até 31 de Dezembro de 2008. Este curso tem como objectivo preparar para as provas de Cultura Geral e de Conhecimentos Específicos, no âmbito das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos, para o ano lectivo de 2009/2010. A formação decorrerá de Outubro de 2008 a Março de 2009, em horário pós-laboral e está organizada em dois módulos: um de Cultura Geral e outro de Conhecimentos Específicos. No final, a aprovação na avaliação dos módulos e a presença em mais de 75% das aulas, poderá dispensar a prestação das provas de Cultura Geral e de Conhecimentos Específicos, para candidatura a cursos do IPL, através das Provas para Maiores de 23 anos (M23). Os alunos titulares do 12º ano de escolaridade, poderão ser dispensados do módulo de Cultura Geral.
Inscrições
De 8 de Setembro a 3 de Outubro em www.ipleiria.pt
Propina
900 € em 6 prestações
Mais informações em:
www.ipleiria.pt
A ideia é excelente: é de aproveitar!

Tuesday, September 09, 2008

GENTES DO MAR E A PRAIA DE MONTE GORDO NO REGRESSO DAS SEXTAS DO DOCUMENTÁRIO AO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Sextas do Documentário regressam ao Cine-Teatro de Alcobaça em dose dupla, na próxima sexta-feira, 12 de Setembro, com a projecção dos documentários:
-GENTES DO MAR-
de Dânia Lucas
33´ / Portugal / 2006
Rodeadas por águas instáveis, mas sempre com fé, as "gentes do mar" lutam pela sobrevivência
de cada homem, esperançadas que o dia de amanhã lhes traga mais do seu ganha-pão.
Divididos entre a casa e o barco, são maridos e pais ausentes, têm medos, custa-lhes exprimir o
que lhes vai na alma. Os olhares atentos e silenciosos definem o mar como uma força
misteriosa. Franzem as rugas, observam a proa que sucumbe por entre as majestosas vagas,
levantam aos céus as mãos ásperas e calejadas, pedindo protecção a Nossa Senhora.
-A PRAIA DE MONTE GORDO-
de Sofia Trincão e Óscar Clemente
30´ / Portugal / 2006
Na Praia de Monte Gordo, à sombra dos prédios de apartamentos turisticos, persiste o resto de
uma comunidade piscatória. Este documentário é uma homenagem comovedora aos
pescadores que queimaram os seus antigos barcos por imposição ou incentivo governamental e
que, desta forma, perderam parte da sua identidade. O processo de adaptação vivido pela
última geração de pescadores é contado por personagens que foram à procura de novos
caminhos para as suas vidas... mas nunca longe do mar.
Depois das férias e ao fim de um mês de intervalo, as Sextas do Documentário regressam assim no próximo dia 12 de Setembro, pelas 21h 30, ao Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, desta vez em sessão dupla e com dois documentários nacionais presentes no último DocLisboa – Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa. Existe um tema comum a ambas as obras: o mar e a comunidade piscatória. Se "Praia de Monte Gordo, da dupla de realizadores Sofia Trincão e Óscar Clemente, se presta como uma homenagem comovedora à comunidade piscatória daquela importante localidade algarvia que se viu obrigada a queimar os seus barcos por imposição ou incentivo governamental, "Gentes do Mar", da jovem cineasta Dânia Lucas, mostra um dia na vida dos pescadores de Caxinas em alto mar lutando pela sobrevivência. Este último filme contará, aliás, com a presença da jovem realizadora para uma conversa posterior com o público.
Já se sabe que as Sextas do Documentário são sempre um acontecimento imperdível: é de ir!

ENGANAR A FOME: UMA NOVA EXPOSIÇÃO NO ESPAÇO AVENIDA, EM LISBOA

-ENGANAR A FOME-
Uma nova e intereessante exposição no Espaço Avenida, de 11 a 25 de Setembro. O Espaço Avenida situa-se em Lisboa, na Avenida da Liberdade, nº 211, 1ºesq. A exposição vai ser inaugurada na próxima quinta-feira, 11 de Setembro, às 22 horas, estando aberta de terça a domingo, das 15 às 20 horas. O encerramento e lançamento do catálogo desta exposição terão lugar na quinta-feira, 25 de Setembro, às 22 horas. Essa sessão de encerramento da exposição Enganar a Fome ficará ainda assinalado pela performance Cesário Verde Vive no 211, pelo 8551120 Assemblage Project. A exposição Enganar a Fome inclui produções artísticas de Filipe Lucas Frazão, João Pombeiro, Luisa Goulart Estevão, Marco Pires, Natércia Caneira, Nuno Vicente, Orlando Franco, Susana Anágua, Susana Gaudêncio e 8551120 Assemblage Project, dispondo ainda do blogue
http://enganar-a-fome.blogspot.com
É de ir! Valerá certamente a pena! E convém assinalar que um dos artistas cujo trabalho estará patente nesta exposição é o alcobacense Marco Pires!

NU ETERNO: UMA EXPOSIÇÃO DE JOÃO CARVALHO, EM ALCANENA

Terá lugar no próximo dia 14 de Setembro, pelas 17 horas, em Alcanena, na Galeria de Exposições do Cine-Teatro São Pedro, a inauguração da exposição de escultura em pele Nu Eterno, do escultor João Carvalho. João Carvalho nasceu em Torres Novas, em 1962. Neto de Luís Pereira, pintor retratista pouco conhecido, João Carvalho descende de uma contínua linhagem de familiares com veia artística, pelo lado materno. Do seu avô, e depois de se pai, João Carvalho adquiriu o gosto e o conhecimento pelas peles curtidas, revelando-se um verdadeiro entendido na matéria. Mais tarde, em 1983, decide obter formação como técnico de curtumes, na Alemanha. Aliada à sua longa experiência técnica nas peles curtidas, João Carvalho cria, então, as suas belíssimas esculturas – o Nu Eterno. Depois das exposições realizadas no Europarque, em Santa Maria da Feira (2006), Espaço Fatimae, em Fátima (2006), Museu de História Natural, Lisboa (2007), e Centro Náutico, em Constância (2008), João Carvalho apresenta-se agora na Galeria de Exposições do Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena. A exposição estará patente ao público de 14 de Setembro a 26 de Outubro, de terça a domingo, entre as 14 e as 20 horas, e em dias de espectáculo, entre as 11 e as 21 e 30. Justificará certamente uma visita!

Monday, September 08, 2008

RANCHO FOLCLÓRICO DO FREIXIAL LANÇA LIVRO SOBRE A SUA HISTÓRIA

O Rancho Folclórico do Freixial convida-nos (a todos!) para a apresentação oficial do livro Rancho Folclórico do Freixial - 25 Anos da Sua História, coordenado por Américo Oliveira. A cerimónia de lançamento terá lugar no próximo dia 13 de Setembro, sábado, pelas 16 horas, na sede do Rancho Folclórico do Freixial (Museu Etnográfico do Freixial - Rua da Ratôa, n.º 9 - Freixial - Arrabal). Ora aí está mais um livro a ter muito em conta! É de ir!

FOI ADIADA A INAUGURAÇÃO DO ELEVADOR PANORÂMICO DE S. MARTINHO DO PORTO

Por questões de agenda do Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho, a inauguração do elevador panorâmico de São Martinho do Porto, anteriormente anunciada para o dia 10 de Setembro, vai ser adiada. A data da cerimónia será divulgada em momento oportuno. Esperamos que a presença do Ministro Mário Lino nesse evento não fique eternamente adiada, pois há muitos habitantes do concelho de Alcobaça que estão desertinhos por vê-lo ao vivo!

CONCURSO DE PROJECTOS ABERTO NO DOMÍNIO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE GÉNERO E DAS POLÍTICAS PARA A IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES EM PORTUGAL

Na sequência do Protocolo de cooperação celebrado entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I.P.) e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), é aberto concurso público para financiamento de projectos de Investigação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico no domínio das Relações Sociais de Género e das Políticas para a Igualdade entre Mulheres e Homens em Portugal.
Temáticas
Os projectos a apoiar deverão ter em conta as seguintes temáticas relevantes para as políticas para a igualdade de género:
Género e Cidadania. Identificação e análise da influência dos processos de género na participação social, económica e política, no usufruto da saúde e da educação, nas oportunidades de emprego, carreira profissional e reconhecimento do mérito, bem como nas imagens e representações.
Violência de género. Análise das interacções marcadas pela violência em contextos de relações interpessoais e organizacionais.
Políticas para a igualdade. A relação entre estas políticas e outras políticas sociais e a análise do seu impacto nas condições de vida das pessoas e das famílias.
Será dada preferência às abordagens que cruzam nas suas análises outras pertenças sociais, para além do sexo, como a classe social, a etnicidade ou condição de pessoa migrante, a idade, a deficiência, a religião ou a orientação sexual.
Período de concurso
Este concurso encontra-se aberto no período compreendido entre 1 de Setembro e 13 de Outubro de 2008.
Destinatários
Podem candidatar-se investigadores ou equipas de investigação com curriculum científico em domínios de relevância para a execução destes projectos.
Duração dos projectos
Os projectos a financiar terão a duração máxima de 2 anos.
Financiamento
O valor indicativo para o limite máximo de financiamento é de € 100.000,00 por projecto.
Avaliação e Selecção
A avaliação será efectuada por um Painel de Avaliação composto por avaliadores independentes, designado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O processo de avaliação e selecção dos projectos de investigação é baseado nos seguintes critérios:
Mérito científico, relevância, originalidade, e resultados esperados da actividade proposta;
Mérito e produtividade científicos da equipa de investigação e suas qualificações para executar o projecto;
Capacidade da instituição responsável;
Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental;
Quando apropriado, nível de envolvimento institucional e de co-financiamento por parte de utilizadores, Empresas e outras entidades.
Serão ainda tidos especialmente em consideração os seguintes aspectos:
Resultados dos projectos realizados anteriormente pelos membros da equipa de investigação face ao valor dos financiamentos atribuídos;
Envolvimento de jovens investigadores em formação;
Disponibilidade da equipa e não sobreposição de objectivos face a outros projectos em curso.
Não serão aceites candidaturas cujos coordenadores se encontrem em situação de incumprimento injustificado dos requisitos regulamentares no que respeita à apresentação de Relatórios de Execução e devolução de saldos.
Não será possível financiar projectos cujos Investigadores Responsáveis ultrapassem os 100% de tempo dedicado a projectos de investigação financiados pela FCT.
Formulário e Regulamento
O presente concurso obedece aos requisitos previstos no Regulamento de acesso a financiamento de Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (2006), disponível na Internet em
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/projectos/regulamento2006
As candidaturas devem ser apresentadas em formulário electrónico próprio (em língua inglesa), disponível em
http://concursos.fct.mctes.pt/projectos/
e submetidas electronicamente até às 17 horas do dia 13 de Outubro de 2008.
Informações sobre o conteúdo do formulário de candidatura podem ser solicitadas ao Serviço de Programas e Projectos da FCT (10.00-12.30/14.30-17.00h), pelo telefone 21 3924300 ou através de
andreia.rosa@fct.mctes.pt
Informações sobre questões de carácter informático, podem ser solicitadas pelo telefone 21 3924489 ou através de
webmaster@fct.mctes.Web: www.cet.iscte.pt
Será certamente oportuno e interessante!

Sunday, September 07, 2008

L. MARTA CALAPEZ EXPÕE CRIANÇAS DE ALCOBAÇA NA GALERIA DO CRÉDITO AGRÍCOLA

Crianças de Alcobaça é o título/ tema da exposição fotográfica que a alcobacense L. Marta Calapez vai apresentar, de 13 a 26 de Setembro, na Galeria da Caixa de Crédito Agrícola de Alcobaça. A exposição promete uma visão pessoal da autora sobre aquela temática e estará patente de segunda a sexta-feira, até às 20 horas, com entrada livre. É de ir!

ALCOBAÇA VAI TER TRÊS NOVOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA

Aberto desde Janeiro de 2006, o FOR.CET de Alcobaça já formou mais de uma centena de alunos. Ao todo, funcionaram, até agora, cinco CET’s – Cursos de Especialização Tecnológica distintos: Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário (duas edições), Organização e Planificação do Trabalho, Aplicações Informáticas de Gestão e Construção e Administração de Websites. Após a entrega dos diplomas em Leiria, a 29 de Julho último, pelo Primeiro -Ministro e pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o FOR.CET de Alcobaça ganhou novo fôlego. O Instituto Politécnico de Leiria, entidade que ministra estes cursos, propõe agora o funcionamento de três novos cursos, nomeadamente: Aplicações Informáticas de Gestão (pós-laboral), Gestão da Qualidade e Organização (diurno) e Gestão Industrial (diurno). As candidaturas estão abertas até 14 de Setembro, e devem ser feitas exclusivamente online em: http://candidaturas.ipleiria.pt , sendo o valor da inscrição de 50 euros. O novo CET irá funcionar, tal como tem vindo a ser habitual, no edifício situado na Rua Alexandre Herculano, 1.º andar, n.º 5, em Alcobaça. Mais informação em www.ipleiria.pt - É de aproveitar!

OFICINA ESCRITA DE LETRAS DE CANÇÕES DO GIMBA REGRESSA EM 18 DE SETEMBRO


Atenção a todos os navegantes escrevinhantes: a partir de 18 de Setembro realiza-se a última oficina de Escrita De Letras De Canções ministrada pelo Gimba em horário de verão (duas vezes por semana), na EscreverEscrever . As sessões serão às terças e quintas (a primeira sessão é numa quinta-feira), entre as 19.30 e as 22h. O preço é de €85 por escrevinhante. A EscreverEscrever fica em Lisboa, em pleno Largo de Camões (Nº 36, 3º Dto). Local central mais central não há! Gimba regressará depois, em Outubro, em horário lectivo normal (um dia por semana). A pedido de várias famílias de alunos, está já em preparação a oficina Escrita De Letras De Canções – Grau 2, a realizar Novembro. As datas e outros detalhes serão atempadamente divulgados. Mais informações em http://www.escreverescrever.com. Toca a escrever!