Thursday, September 11, 2008

AS CRIADAS DE JEAN GENET NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM, NUMA ENCENAÇÃO DE JOÃO GARCIA MIGUEL

João Garcia Miguel encena As Criadas, peça emblemática do escritor francês Jean Genet acolhida com muita polémica na sua estreia em 1947.
13, 15, 18, 19 e 20 de Setembro - 21 horas /14 Setembro - 17 horas
Pequeno Auditório - Sala Eduardo Prado Coelho - Centro Cultural de Belém
Preço 15€ (descontos habituais para bilhetes adquiridos no CCB)
“A ironia profunda e contraditória do texto, que oscila entre a comédia e o sacrifício, o excesso e a contradição, a subtileza e a brutalidade influenciará as iniciativas da encenação. Há imensas motivações entrançadas num apelo à fuga, à ilusão, à mentira, à submissão, à subversão, à vida e à morte, a partir das quais tomaremos a iniciativa de desenvolver um processo activo de criação. Procuraremos desvendar o esqueleto da peça. Jean Genet afirmou a certa altura que ‘como tudo se passa demasiado depressa e demasiado explicitamente, sugiro aos eventuais encenadores que substituam as expressões demasiado precisas, as que tornem a situação demasiado explicita, por outras mais ambíguas. Que as comediantes representem, excessivamente’. É essa a linha de excesso sobre o excesso que nos guiará, e é com base nesse artifício que proponho a substituição das comediantes por três homens.” - JOÃO GARCIA MIGUEL
Encenação JOÃO GARCIA MIGUEL- Tradução e adaptação do texto JOÃO GARCIA MIGUEL, A PARTIR DE LES BONNES DE JEAN GENET- Interpretação ANTON SKRZYPICIEL, MIGUEL BORGES, JOÃO GARCIA MIGUEL- Música RUI LIMA / SÉRGIO MARTINS- Figurinos ANA LUENA- Desenho de luz e direcção técnica LUÍS BOMBICO- Realização vídeo EDGAR ALBERTO- Apoio ao espaço cénico MANTOS- Edição e operação vídeo e fotografia MIGUEL NICOLAU- Produção executiva MARTA VIEIRA- Registo documental RAQUEL FREIRE- Assistente de figurinos CATARINA FELGUEIRAS- Operação de legendagem NUNO CORREIA- Residência artística O ESPAÇO DO TEMPO / CONVENTO DA SAUDAÇÃO (Estrutura Financiada por MINISTÉRIO DA CULTURA / DIRECÇÃO-GERAL DAS ARTES E FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN)
JOÃO GARCIA MIGUEL É UM ARTISTA ASSOCIADO DO ESPAÇO DO TEMPO
CO-PRODUÇÃOCCB/JOÃO GARCIA MIGUEL
Trata-se de um espectáculo a ter (muito) em conta!

No comments: