Saturday, April 21, 2007

DJ DAVID GUETTA ANIMA NOITE DE 24 PARA 25 DE ABRIL EM CASCAIS, NA COCONUTS!

Será certamente uma forma bem divertida e bem balanceada de iniciar o dia 25 de Abril, comemorando também a sua aura de liberdade em Cascais, na Discoteca Coconuts. Nessa noite de 24 para 25 de Abril deste ano, a grande vedeta do Coconuts estará na sua cabine de som, ao comando da sua mesa de mistura e da sua música. Escrevemos sobre David Guetta, que a revista DJ Mag classifica entre os melhores 100 DJ's mundiais e entroniza como o melhor DJ francês da actualidade! On y va!

IRMÃOS CATITA ANIMAM FESTA 25 DE ABRIL SEMPRE! EM LISBOA, NO CAFÉ CONCERTO DO TEATRO A COMUNA

Para celebrar a Revolução do 25 de Abril em ambiente de canto-livre, a brigada armado-bolche-revolucionária que dá pelo nome de Irmãos Catita (célula Palma Inácio) escolheu um local a condizer! O café-concerto d’A Comuna, será testemunha do regresso destes heróis da revolução, para uma noite de musical-saudosismo, contra a ditadura fascista do nacional-capitalismo da televisão a cores com açúcar! Ao som de palavras de ordem como «A “luva” continua! Governo para a rua!» ou «Morte aos engenheiros! Vivam os biscateiros», e «Viva a salmonela! Morte à Floribella!», a banda de Levlo Minsk (célula Palma Inácio) volta à casa onde se fez história (com uns copos à mistura!), para cantar os hinos que derrubaram o regime ditactorial, e colocaram Portugal na senda do socialismo-de-gaveta! Contra os grande lóbis das telecomunicações e da estupidificação em massa, a brigada armada Catita (célula Palma Inácio) fará detonar um engenho explosivo-lúdico capaz de arrasar os caciques do grande capital, e tornar o país numa grande festa de paz e amizade, com todos os camaradas a fornicar loucamente rumo ao futuro!! Junta-te a esta grande luta! Vem fazer a revolução! Traz um espermatozóide também!
Abertura portas às 22h00, para início do concerto às 23h30
. O Teatro a Comuna/Café Concerto situa-se na Praça de Espanha, em Lisboa.
Os bilhetes custam 10 euros cada, com oferta de bebida, aceitando-se reserva de mesas pelo telefone 217221770. Será certamente a Festa do 25 de Abril mais marcante deste ano em Portugal, e entre os slogans revolucionários que a potenciam somos adeptos do "Viva a Salmonela, Morte à Floribela!", do "Não Faltes!... e traz Um Espermatozóide!" e do "Contra a TV a Cores Com Açucar!". O 25 de Abril deste ano é mesmo com os Irmãos Catita!

JANTARES COMEMORATIVOS DO 33º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

No 33º Aniversário do 25 de Abril anuncia-se mais um jantar comemorativo do mais importante evento nacional do século vinte, organizado pela Associação 25 de Abril. O jantar realizar-se-á na FIL (Parque das Nações), no dia 24 de Abril, pelas 19,00 horas e o preço é de 25 Euros por pessoa. Todos os que se quiserem inscrever podem fazê-lo através dessa Associação, para os seguintes contactos: telefone: 213421420, fax: 213241429 e e-mail: a25a.sec@25abril.org
Um outro jantar comemorativo da Revolução dos Cravos (anteriormente anunciado neste blogue), assinalou já a sua 5ª edição, confirmando-se portanto como um evento com tradições. Decorreu ontem à noite no Espaço Ribeira (Mercado da Ribeira, em Lisboa). A sessão contou com eloquentes intervenções de Helena Roseta e do "Capitão de Abril" Martins Guerreiro, bem como com uma sentida evocação de José Afonso. Viva o 25 de Abril!

Friday, April 20, 2007

RISING ECHO TRAZEM DRUM&BASS DE VOLTA AO SÍTIO DO CEFALÓPODE NESTE SÁBADO

Na noite de sábado, 21 de Abril, as despesas do palco do Sítio do Cefalópode estarão por conta e risco dos Rising Echo, a partir das 23 horas. O simpático bar da Costa do Castelo de S.Jorge em Lisboa abre nessa noite espaço ao seu Drum&Bass . Ambient . Experimental: Música de sonoridades azuladas e odores terrenos. Que pode também atingir um vermelho indomável, fazendo então sobressair os tons mais condimentados. Biodegradável e criado apenas com produtos naturais. Produto oriundo de uma primeira colheita, tendo sido depois lentamente secado pelo sol virgem de uma outra primavera. Os Rising Echo são o Daniel Neto, na guitarra, o Luís Vicente, na trompete, o Pedro Santo, na bateria e o Paulo Victorino, no baixo electrico (e a coisa valerá certamente a pena!).


ASSOCIAÇÃO CHILI COM CARNE COMEMORA 10 ANOS DE VIDA (CHEIA!)!

Comemora este ano 10 anos de existência a associação Chili Com Carne (CCC), nomeadamente no dia 21 de Abril – data que marca o seu reconhecimento notarial. A CCC é uma organização de jovens artistas sem fins lucrativos cujo funcionamento assenta na cooperação livre e espontânea dos seus associados. Desde a sua fundação tem promovido e desenvolvido as mais diversas realizações no campo das artes, que se têm concretizado, entre outros aspectos, na organização de diversas exposições e publicações. Tem entendido como sendo prioritária uma linha de actuação que privilegie a independência do autor, entendida como liberdade e autonomia de critérios do produtor de objectos artísticos, acentuando a diversidade de formas e conteúdos que caracterizam a expressão artística e cultural contemporânea.
Os elementos da CCC propuseram-se a fazer um zine fotocopiado – invés de edições luxuosas como a CCC tem editado desde 2000 - em formato A5 e todo desenhado e escrito à mão no emprego do talento manual. Não se trata de um exercício de nostalgia mas antes uma forma de promover a materialização de objectos artísticos urgentes com poucos recursos e com exposição pública garantida pela festa de comemoração dos 10 anos da CCC que promove no dia 21 de Abril no Clube Rio de Janeiro, no Bairro Alto. No meio de uma verdadeira revolução digital dos meios de comunicação, a CCC volta a 1997 para relembrar os media DIY que usou para combater a apatia desses tempos.
Na festa-concerto haverá um cartaz eclético de bandas dissidentes como Lacraus (Panque Roque do Senhor – Flor Caveira), shhh… vs Sci-Fi Industries (Breakbeat – Thisco), Lobster (Noise Rock Dinamic Duo) e Old Fucking God (Drunk Metal). À entrada será oferecido o zine com trabalhos inéditos de bd e desenho de autores nacionais e estrangeiros marcaram a actividade da associação como Mike Diana (polémico autor norte-americano) ou Nunsky que regressa à actividade… 10 anos depois do Mesinha de Cabeceira #13!
Durante o resto do ano serão completadas as 10 acções, estejam atentos. Cada banda teve direito a um cartaz realizado por Marcos Farrajota.Festa / Concerto com Lacraus (Panque Roque do Senhor - Flor Caveira), Old Fucking God (Drunk Metal), Lobster (Noise Rock Dinamic Duo) e shhh... vs Sci-Fi Industries (Breakbeat - Thisco)...21 de Abril, às 22h no Clube Rio de Janeiro (Rua da Atalaia, 120; Bairro Alto, Lisboa)Entrada: 4€*...* OFERTA de zine com trabalhos inéditos de Marte, André Lemos, Rafael Dionísio, Claudio Parentela (It), Jucifer, Tommi Musturi (Fin), João Cabaço, Mário Augusto (zine A Mosca) & Sílvia, Jakob Klemencic (Esl), Christopher Webster (Ing), Nunsky (novo trabalho passado... 10 anos!!!), JCoelho, Pepedelrey, André Ruivo, João Louro (zine Ups!), Ana Ribeiro, José Feitor...
Muitíssimos parabéns à associação Chili Com Carne neste seu 10º aniversário! Daqui a 10 anos encontrar-nos-emos novamente, no mesmo dia, no mesmo sítio e à mesma hora...

Thursday, April 19, 2007

NOVIDADE DO DIA: LOTO VÃO FAZER PRIMEIRA PARTE DO CONCERTO DOS SCISSOR SISTERS NO COLISEU DOS RECREIOS, EM LISBOA

Os alcobacenses Loto são os eleitos dos Scissor Sisters para abrirem a grande noite do seu concerto de 27 de Abril no Coliseu dos Recreios de Lisboa, actuando na 1ª parte do espectáculo. Além de se poder dançar, seguramente, ao som de I Don t Feel Like Dancing ou Comfortably Numb, vai haver certamente espaço (celestial ou presencial) para vibrar ou (re)conhecer (escolher a melhor opção) canções como Back to Discos, Cuckoo Plan ou We are dos Loto. Prevê-se mesmo uma grande noite para o Coliseu dos Recreios de Lisboa, algures entre o Mosteiro de Alcobaça e a Downtown de New York! E já agora, aceitam-se apostas sobre uma provável interpretação conjunta de Golden Boys dos Loto, o tal tema de Beat Riot que registou a participação do guitarrista Del Marquis, um dos Scissor Sisters... O Nas Faldas da Serra aposta que (ess)a coisa vai mesmo avante!

CENTRO CULTURAL DE BELÉM PREPARADO PARA SUCESSO DO EVENTO DIAS DA MÚSICA EM BELÉM/PARA MUITOS PIANOS E ORQUESTRAS, ENTRE 20 E 22 DE ABRIL.

O Centro Cultural de Belém está já preparado para o sucesso da sua nova iniciativa Dias da Música em Belém/Para Muitos Pianos e Orquestras, evento que sucede à tão idolatrada Festa da Música. Esta nova iniciativa promete fazer muitíssimo bem o seu papel de atrair novos públicos para a música culta, potenciando a sua programação nesse tão importante instrumento musical que é o piano. Os Dias da Música em Belém terão o seu início às 10 da manhã de sexta-feira, 20 de Abril, e continuarão incessante e fortíssimamente até domingo, 22 de Abril, dia em que às 20 e 30 terá início o concerto de encerramento de um evento que trará até Lisboa e até ao Centro Cultural de Belém 30 interessantíssimos pianistas nacionais e estrangeiros, cinco orquestras e ainda uma actriz, um saxofonista, um cravista e um percussionista, além de muita, muita música culta, abrangendo toda a história da música ocidental, até à actualidade e até ao futuro, já que alguns dos seus recitais serão completamente improvisados em palco!
De entre as três dezenas de pianistas que actuarão neste evento, permito-me aqui subscrever uma simpática e sabedora chamada de atenção feita já esta semana no Jornal das 9 da SIC Notícias pela pianista Gabriela Canavilhas, consultora da programação destes Dias da Música em Belém. Chamou ela a especial atenção do público para o jovem e notável pianista austríaco Till Fellner, uma das novas jóias da coroa do pianismo ocidental, que actuará às 20 horas de sábado, 21, no Auditório 3 do Centro Cultural de Belém, interpretando composições de Elliott Carter e Robert Schumann, actuando novamente no domingo, às 19 horas, na Sala Luis de Freitas Branco, interpretando Johann-Sebastian Bach e Ludwig van Beethoven. Promete ser genial, mas quem não conseguir bilhete para esses recitais dispõe de muitíssimas e muito boas alternativas durante aqueles três dias de festa do piano em Lisboa. Bora aí!

EDITORIAL CAMINHO LANÇA MAIS UM LIVRO DA COLECÇÃO UMA AVENTURA. IMPERDÍVEL!

A Editorial Caminho promove uma sessão de autógrafos com as autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, no mês em que chega às livrarias o último livro da sua colecção Uma Aventura, Uma Aventura no Labirinto Misterioso. Estarão presentes os actores da série Uma Aventura, que a SIC transmite, proporcionando uma imperdível oportunidade de os conhecer pessoalmente. Eles vão estar no supermercado do Centro Comercial Colombo, na secção de livros, no próximo sábado, 21 de Abril, às 15 Horas, para autografar com as autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada o novo livro da colecção: Uma Aventura no Labirinto Misterioso e outros que te agradem e queiras levar de casa ou lá comprar. Faltar não será grande ideia...

PHIL MENDRIX (O MAIOR GUITARRISTA ELÉCTRICO-PORTUGUÊS DE SEMPRE!) E VÍTOR GOMES (O MAIOR ROQUEIRO PORTUGUÊS DE SEMPRE!) JUNTOS E AO VIVO NO MAXIME!!!

Simplesmente bombástico! Filipe Mendes – aliás, Phil Mendrix – o maior guitarrista eléctrico-português de todos os tempos encontra-se com o gato negro – aliás Vitor Gomes – o maior roqueiro português de todos os tempos, para mostrar ao mundo em geral e a Lisboa em particular “com quantos paus se faz uma canoa”!
O duelo de gigantes terá lugar no palco do Maxime já este sábado, 21 de Abril de 2007, e fica desde já o aviso: não será permitida a entrada a bolas de naftalina! Peças de museu, cangalhada arqueológica, quinquilharia chinesa e restantes velharias terão que ficar ao léu na Pr. da Alegria, juntamente com o pó dos armários. Isto é uma noite só para gente nova, e pó, a haver algum, só de palco!
A carga eléctrica deste encontro é de tal maneira perigosa que a gerência, para lembrar à cidade e ao mundo que o Maxime não é nenhum clube de rock, encomendou um número de verdadeiro cabaret para o intervalo! Tão cabaret, tão cabaret, tão cabaret, que os artistas dançarinos até usam cartolas! Como se não bastasse já a mistura explosiva de Mendrix e Gomes, temos ainda a mistura de rock e cabaret – com cartolas! Vai ser uma noite de se tirar o chapéu!
O Cabaret Maxime fica no nº 58 da Praça da Alegria, em Lisboa, aceitando marcações e reservas pelos telefones 213467090 e 916350427. Neste sábado 21 de Abril de 2007 a abertura de portas será às 22h, custando os bilhetes 10 euros cada, com oferta de bebida e de mais um espectáculo inesquecível!

Wednesday, April 18, 2007

LANÇAMENTO DE NOVO LIVRO DE JOSÉ CASANOVA: O TEMPO DAS GIESTAS

A Editorial Caminho promove uma sessão de lançamento do último romance de José Casanova, O Tempo das Giestas, na quinta-feira, 19 de Abril, pelas 18.30 Horas, na Casa do Alentejo, situada na Rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa. O livro será apresentado por Domingos Lobo.
Para aguçar o apetite literário dos nossos amigos e visitantes, aqui deixamos um curto mas para nós convincente excerto de uma das páginas desse romance:
"Chove, agora, uma chuva miudinha, embora contínua. O vento, depois do temporal que durante a noite assolou o Tejo, amainou e sopra fraco. As gaivotas serenaram, pairam sobre o rio, soltam os seus gritos de tempo de bonança, fazem voos picados como se fossem mergulhar e elevam-se, roçando as águas, amiúde com peixes presos nos bicos.
Simão espera-a junto à Torre, abrigado no seu guarda-chuva grande, acompanhando os movimentos das gaivotas, agora voltando-se, vendo-a, dirigindo-se-lhe em passo acelerado, quase a correr, a correr, no rosto um sorriso feliz. Pega-lhe nas mãos, segurando o guarda-chuva com o pescoço e o ombro: Ainda bem que vieste — murmura. Depois tira-lhe a sombrinha, devolve-lha fechada, ficam os dois sob o guarda-chuva, repete: Ainda bem que vieste".
José Casanova, O Tempo das Giestas, 2007

DEOLINDA CONTINUA CARREIRA TRIUNFAL PELAS (MELHORES) SALAS DE LISBOA COM UMA ACTUAÇÃO NA SOCIEDADE GUILHERME COSSOUL, A 21!

ATENÇÃO: o espectáculo que agora aqui se anuncia tem início marcado para as 23.00h. Até agora, nada de especial; é até uma hora bastante razoável para um espectáculo começar, ainda para mais estando marcado para a noite de sábado, 21 de Abril de 2007. Mas se vos dissermos que o artista que apresentamos se chama Deolinda, muitas vozes se levantam: Deolinda? Onde? Depois do Maxime, onde é que é a festa? Coliseu? Atlântico? Maracanã? Quase. É num sítio todo laroca, bem no coração de Lisboa. Estava prometido a Deolinda ir (en)cantar lá para as bandas de Santos, mais concretamente na Sociedade Guilherme Cossoul. Por isso – e a Deolinda é uma mulher de palavra (e tem-nos bem no sítio!) – lá estará ela, mais a rapaziada, à vossa espera! Agora, é assim: depois da apoteose do Maxime e do dominó de boca-a-boca que pôs a Deolinda nas bocas do mundo, isto é quase o mesmo que meter os Rolling Stones no Hot Clube! Eles vão lá estar, mas… apertadotes. Nós, isto é, vós, só tendes que ir bem cedinho para apanhar lugar! No jardim em frente à Sociedade ainda cabem umas cinco tendas, por isso, ala! Contado, ninguém acredita…
A Sociedade Guilherme Cossoul fica na Avenida D. Carlos I, no nº 61 - 1º, em Lisboa.

O seu telefone (para marcações) é o 213 973 471. O início do concerto é mesmo às 23h00 e os bilhetes custam 5,00 Euros cada.
Com a Deolinda, p´ra quem sabe, é "Fon Fon Fon"!!!

INDICIA-SE PASSE DE MAGIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA NA PROMOÇÃO DA ELEIÇÃO DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA ENTRE AS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL

Fontes muitíssimo bem informadas confidenciaram-nos que a Câmara Municipal de Alcobaça está a preparar um notável passe de magia na promoção da candidatura do Mosteiro de Alcobaça na decorrente votação para eleição das 7 Maravilhas de Portugal. Sabendo-se que aquele notável monumento continua ainda muito afastado dos lugares que permitirão essa eleição, aquelas fontes informaram-nos que esse passe de mágica se formalizará na contratação do conhecido mágico português Luis de Matos para elaborar um infomailing que será distribuido por toda a região. Esperamos então com muita ansiedade por esse passe de mágica, esperando que ele ainda venha a tempo e que muitos potenciais votantes fiquem encantados com esse mágico infomail...

ALCANENA ORGANIZA III FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO E PRODUTOS GASTRONÓMICOS

Decorrerá em Alcanena, nos próximos dias 20, 21 e 22 de Abril de 2007, no Pavilhão Multiusos daquela simpática localidade, a III Feira Nacional de Artesanato e Produtos Gastronómicos. O certame será inaugurado por Luís Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, às 18 horas do dia 20 de Abril (sexta-feira). A Câmara Municipal de Alcanena organiza o evento e convida-nos a visitar essa III Feira Nacional de Artesanato e Produtos Gastronómicos, que além de apresentar uma imensa variedade de artesanato permitirá que nos deliciemos com os sabores da melhor tradição gastronómica! Valerá certamente a pena...

Tuesday, April 17, 2007

A BLOGOSFERA ALCOBACENSE DESCE À CIDADE... NA ESCOLA ADÃES BERMUDES!

Seguindo inúmeras sugestões feitas nesse sentido metemos mãos à obra no sentido de organizar um encontro de blogues e bloggers alcobacenses. Identificando como tal os blogues que têm como tema o concelho de Alcobaça, de autores alcobacense ou não, e os blogues que embora não tenham essencialmente o concelho de Alcobaça como tema foram fundados e são mantidos por alcobacenses ou por residentes no concelho de Alcobaça.
Esse encontro de blogues e bloggers alcobacense realizar-se-á em Alcobaça, na Escola Adães Bemudes, em 12 de Maio de 2007, entre as 15 e 30 e as 18 e 30. Esse belíssimo edifício do património arquitectónico alcobacense foi escolhido pela sua beleza e pela disponibilidade de na sua sala principal poderem ser ligados oito computadores em simultâneo. Para possibilitar uma melhor identificação e uma melhor divulgação desse encontro decidimos denominá-lo A BLOGOSFERA ALCOBACENSE DESCE À CIDADE... NA ESCOLA ADÃES BERMUDES!
É claro que pretendemos a participação do maior número possível de blogues e bloggers alcobacenses nesse evento, bem como de todos os que lá quiserem aparecer que não sejam bloggers... Até esta data está já confirmada a presença e participação naquele encontro de alguns dos mais conhecidos blogues e bloggers alcobacenses, embora não tivessemos conseguido contactar muitos outros, por desconhecimento ou por dificuldade em saber o seu contacto. Sendo assim, aqui deixo uma solicitação a todos os blogues e bloggers alcobacenses que ainda não foram contactados para participar naquele encontro, que me contactem, José Alberto Vasco, para este blogue ou para o meu e-mail: javasco@sapo.pt
Façamos do encontro A BLOGOSFERA ALCOBACENSE DESCE À CIDADE... NA ESCOLA ADÃES BERMUDES! uma data inesquecível para todos nós e para a cidade!

O ARTISTA ANTERIORMENTE CONHECIDO POR GIMBA LANÇA-SE DE FORMA RETUMBANTE NO MYSPACE

O artista anteriormente conhecido por GIMBA (que conhecemos como padrinho dos Xutos & Pontapés, guitarrista dos Afonsinhos do Condado, membro ocasional de eminentes bandas como Os Cavacos e Os Irmão Catita, produtor de génios como José Cid e General D. e que actualmente, além de dirigir o Zimzum-Melgastudio assentou também praça como DJ/residente do emérito Cabaret Maxime) acaba de se lançar na imparável aventura cibernética do myspace.com!
Na sua página piscodélica poder-se-ão ouvir músicas variadas (serão mais de 300, que o autor se compromete a “refrescar” semanalmente) e saber as datas em que o artista dará espectáculos, nomeadamente o tão badalado espectáculo do Cabo Espichel em que haverá lançamento de carrinhas da polícia, falésia abaixo (é mentira, as carrinhas serão da GNR...)!
Apesar de tudo, o rapaz é completamente recomendável e não tem espinhas...

ORQUESTRA LIGEIRA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA VESTIARIENSE APRESENTA-SE AO VIVO NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA, COM CONVIDADOS E TUDO!

A Orquestra Ligeira da Filarmónica Vestiariense apresenta-se ao vivo no Cine-Teatro de Alcobaça, na noite da próxima sexta-feira, 20 de Abril. Aquela imprescindível instituição musical do concelho de Alcobaça apresentar-se-á nesse espectáculo acompanhada por uma série de convidados que muito enriquecerão também o espectáculo. Serão eles oGrupo Dixieland de Lisboa, o Four and More Jazz Quartet, a cantora Ana Gaspar e a Escola de Danças de Salão. E como um espectáculo a preceito merece sempre um apresentador a preceito, ele lá estará, o simpático Jan Van Dijck, que se encarregará de apresentar esta bendita descida da Filarmónica Vestiariense à principal sala de espectáculos do seu concelho, o de Alcobaça! É de ir!

Monday, April 16, 2007

OLH'AS MARAVILHAS- UM CONCURSO DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA INFANTO-JUVENIL CUJO TEMA É A DECORRENTE VOTAÇÃO DAS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL

Pois é. A coisa não tem sido muito divulgada. Principalmente por bandas de Alcobaça. Mas aqui está a novidade: O IPPAR, o Instituto das Artes, a New Seven Wonders Portugal e os Hipermercados Modelo deram as mãos na organização de um Concurso de Expressão Artística Infanto-Juvenil, denominado Olh'as Maravilhas, cujo tema é, nem mais nem menos, a decorrente eleição das 7 Maravilhas de Portugal. O concurso é destinado a jovens entre os 4 e os 14 anos de idade, portugueses ou residentes em Portugal, que poderão concorrer individualmente ou em grupo. Os trabalhos concorrentes deverão ser entregues, em mão ou pelos correios, até 15 de Junho de 2007, em Lisboa, no Gabinete do Vice-Presidente do IPPAR, situado no Palácio da Ajuda. Este concurso tem um regulamento, que, para já, parece estar ainda apenas disponível nas recepções dos Hipermercados Modelo, embora as Considerções Finais do mesmo aleguem que o dito está disponível nos sites www.7Maravilhas.sapo.pt , www.ippar.pt e www.iartes.pt , o que, para já, hoje e a esta hora (ainda) não é verdade... Provavelmente, o mesmo regulamento também deverá ser disponibilizado aos interessados na recepção do Mosteiro de Alcobaça, no Posto de Turismo da cidade e até na sua Biblioteca Municipal ( se os responsáveis locais do IPPAR os lá decidirem entretanto colocar ou mandar colocar...), bem como em todas as escolas do 1º , 2º e 3º ciclos deste concelho e arredores (e já agora em tudo o que sejam Juntas de Freguesia, Associações Culturais e Centros de Saúde). Quem sabe se não estarão ali novos e imparáveis defensores da candidatura do Mosteiro de Alcobaça a um dos 7 lugares de eleição? Vá lá, senhores responsáveis institucionais locais: arregacem as mangas e façam alguma coisa que se veja pela eleição do nosso Mosteiro! Vale?

CAFÉ DAS QUINTAS CONVIDA ESTA SEMANA FERNANDO SEABRA DOS SANTOS, REITOR DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA E O EMPRESÁRIO HENRIQUE NETO. PROMETE!

O Orfeão de Leiria / Conservatório de Artes apresenta esta semana mais uma sessão do seu muitíssimo aconselhável Café das Quintas. Os ilustres convidados para essa prometedora sessão serão Fernando Seabra dos Santos, Reitor da Universidade de Coimbra e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e o empresário marinhense Henrique Neto. Essa sessão do Café das Quintas realiza-se já no próximo dia 19 de Abril de 2007, quinta-feira, pelas 18 horas, no Arquivo Distrital de Leiria, contando com a indispensável participação musical de Maria Branco (Flauta Transversal) e Roberto Maddalena (Piano). Costuma ser mesmo muito interessante!

Sunday, April 15, 2007

EVENTO FALAR DE BLOGUES CONTINUA A DAR CARTAS EM LISBOA, NA LIVRARIA ALMEDINA

Por mais que o nosso tão adorado Primeiro-Ministro, o senhor José Sócrates, não goste (nada!) deles e até vá dizer (muito!) mal deles para o canal de televisão (sustentado pelos contribuintes) controlado pelo nosso tão adorado Governo da República, a verdade é que os blogues e a blogosfera continuam cada vez mais presentes e actuantes no nosso dia a dia. Eu, por exemplo, até continuo admirador convicto do blogue Do Portugal Profundo, gerido pelo meu amigo António Balbino Caldeira, que considero um autêntico baluarte da Democracia e da Liberdade (de expressão), contrariamente à tal RTP, que continua a ficar cada vez mais parecida com a dos tristes e obscuros tempos de Ramiro Valadão...
Pois é. A blogosfera existe e continuará a existir, com as suas virtudes e os seus defeitos, mas, acima de tudo, como o maior espaço de liberdade de expressão que alguma vez existiu... Doa isso a quem doer...
Vem esta introdução a propósito de um evento já divulgado em Março neste blogue, evento precisamente denominado Falar de Blogues, organizado por José Carlos Abrantes e pela Livraria Almedina do Atrium Saldanha, em Lisboa. Na próxima quinta-feira, 19 de Abril, o Falar de Blogues apresentará a sua segunda sessão, tematicamente contextualizada no lema Falar de Blogues na Educação. Os intervenientes serão Luis Palma de Jesus, da Escola Secundária Severeim de Faria em Évora, responsável pelo blogue Geografismos; Maria Emília Brederode e Ana Maria Bettencourt, da Noesis e da Escola Superior de Educação de Setúbal, responsáveis pelo blogue Inquietações Pedagógicas; e Isabel Lopes e Carla Feitor, do Centro de Educação Infantil de Vila Franca de Xira, responsáveis pelo blogue Tà Cbei.
O ponto de partida para esse saudável e democrático debate será o seguinte: "Um dos sectores onde os blogues podem ser muito úteis é o da educação. Alunos, professores, pais, investigadores e técnicos têm à disposição um utensílio de expressão e de influência no espaço público. Saberão, uns e outros, tirar partido desta nova ferramenta?".
Companheiros da blogosfera: se puderem, não faltem!

SÍTIO DO CEFALÓPODE PROMOVE JAZZ OPEN JAM SESSIONS ÀS SEGUNDAS-FEIRAS, EM LISBOA


A Jam cefalopédica contra-ataca em Lisboa, no Sítio do Cefalópode, todas as noites de segunda-feira, com jam sessions abertas a quem se quiser arriscar nas lides jazzísticas!
De regresso aos anfitriões, em cada Jam há um convidado que convida, no simpático bar concerto da encosta do Castelo de S. Jorge...
Basta aparecer e levar o seu instrumento no bolso ou debaixo do braço (se não for um piano, uma bateria ou um contrabaixo, que também não precisa de levar, porque há lá...)
A coisa abre já nesta segunda-feira, 16 de Abril, numa noite em que os anfitriões serão
Johannes Krieger, trompetista e Stefane Krieger, contrabaixista; continuando nasegunda-feira, 23 de Abril, em que terá como anfitriões Paula Sousa, pianista e Hugo Antunes, contrabaixista; e termina este mês, na noite de segunda-feira, 30 de Abril, tendo como anfitrião Afonso Pais, guitarra.
As Jazz Open Jam Sessions do Sítio do Cefalópode começam mesmo às 23h e a coisa é tão boa que até tem entrada livre!

MAIS UMAS DICAS SOBRE O CISTERMÚSICA 2007

Informação agora divulgada em documentos da Câmara Municipal de Alcobaça confirmam essencialmente as dicas publicadas neste blogue em 27 de Março e 6 de Abril deste ano, confirmando também que as nossas fontes estavam muitíssimo bem informadas. Confirmam-se todos os nomes aqui divulgados entre os artistas e agrupamentos participantes, com a única diferença de o Cistermúsica 2007 apresntar o seu concerto inaugural em 20 de Maio e não a 19, como nos tinham (erradamente) informado...
Entre as novidades que não haviamos conseguido saber, a mais importante é a de que o XV Festival de Música de Alcobaça será tematicamente subordinado a uma extensa Viagem ao Velho Continente, fazendo da música culta europeia a trave mestra da programação este ano seleccionada por Alexandre Delgado, director artístico do festival. Entre os artistas e agrupamentos participantes, as novidades que não tinhamos conseguido apurar respeitam à corajosa participação da Academia de Música de Alcobaça num concerto do festival e também às participações da Sinfonieta de Moscovo e do cada vez mais mundialmente afamado Carducci String Quartet, jovem quarteto de cordas britânico já premidado em consagrados eventos.
Entre as novidades que agora se sabem sobre o Cistermúsica 2007, uma há que nos deixa algo apreensivos. Trata-se do regresso do Festival de Música de Alcobaça ao palco do Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, onde em 27 de Maio actuará a Sinfonieta de Moscovo. Recordo-me ainda muitíssmo bem dos enormes e complicados problemas logísticos verificados naquele auditório em 5 de Junho de 2004, no concerto de encerramento do XII Cistermúsica, quando uma actuação da Orquestra Nacional do Porto foi violentamente interrompida durante o próprio espectáculo por músicos da própria orquestra, lamentado perante um público incrédulo as deficientíssimas condições em que ali estavam a actuar. Esperamos que desta vez a "coisa" não se repita...