Thursday, April 19, 2007

CENTRO CULTURAL DE BELÉM PREPARADO PARA SUCESSO DO EVENTO DIAS DA MÚSICA EM BELÉM/PARA MUITOS PIANOS E ORQUESTRAS, ENTRE 20 E 22 DE ABRIL.

O Centro Cultural de Belém está já preparado para o sucesso da sua nova iniciativa Dias da Música em Belém/Para Muitos Pianos e Orquestras, evento que sucede à tão idolatrada Festa da Música. Esta nova iniciativa promete fazer muitíssimo bem o seu papel de atrair novos públicos para a música culta, potenciando a sua programação nesse tão importante instrumento musical que é o piano. Os Dias da Música em Belém terão o seu início às 10 da manhã de sexta-feira, 20 de Abril, e continuarão incessante e fortíssimamente até domingo, 22 de Abril, dia em que às 20 e 30 terá início o concerto de encerramento de um evento que trará até Lisboa e até ao Centro Cultural de Belém 30 interessantíssimos pianistas nacionais e estrangeiros, cinco orquestras e ainda uma actriz, um saxofonista, um cravista e um percussionista, além de muita, muita música culta, abrangendo toda a história da música ocidental, até à actualidade e até ao futuro, já que alguns dos seus recitais serão completamente improvisados em palco!
De entre as três dezenas de pianistas que actuarão neste evento, permito-me aqui subscrever uma simpática e sabedora chamada de atenção feita já esta semana no Jornal das 9 da SIC Notícias pela pianista Gabriela Canavilhas, consultora da programação destes Dias da Música em Belém. Chamou ela a especial atenção do público para o jovem e notável pianista austríaco Till Fellner, uma das novas jóias da coroa do pianismo ocidental, que actuará às 20 horas de sábado, 21, no Auditório 3 do Centro Cultural de Belém, interpretando composições de Elliott Carter e Robert Schumann, actuando novamente no domingo, às 19 horas, na Sala Luis de Freitas Branco, interpretando Johann-Sebastian Bach e Ludwig van Beethoven. Promete ser genial, mas quem não conseguir bilhete para esses recitais dispõe de muitíssimas e muito boas alternativas durante aqueles três dias de festa do piano em Lisboa. Bora aí!

No comments: