Sunday, April 15, 2007

EVENTO FALAR DE BLOGUES CONTINUA A DAR CARTAS EM LISBOA, NA LIVRARIA ALMEDINA

Por mais que o nosso tão adorado Primeiro-Ministro, o senhor José Sócrates, não goste (nada!) deles e até vá dizer (muito!) mal deles para o canal de televisão (sustentado pelos contribuintes) controlado pelo nosso tão adorado Governo da República, a verdade é que os blogues e a blogosfera continuam cada vez mais presentes e actuantes no nosso dia a dia. Eu, por exemplo, até continuo admirador convicto do blogue Do Portugal Profundo, gerido pelo meu amigo António Balbino Caldeira, que considero um autêntico baluarte da Democracia e da Liberdade (de expressão), contrariamente à tal RTP, que continua a ficar cada vez mais parecida com a dos tristes e obscuros tempos de Ramiro Valadão...
Pois é. A blogosfera existe e continuará a existir, com as suas virtudes e os seus defeitos, mas, acima de tudo, como o maior espaço de liberdade de expressão que alguma vez existiu... Doa isso a quem doer...
Vem esta introdução a propósito de um evento já divulgado em Março neste blogue, evento precisamente denominado Falar de Blogues, organizado por José Carlos Abrantes e pela Livraria Almedina do Atrium Saldanha, em Lisboa. Na próxima quinta-feira, 19 de Abril, o Falar de Blogues apresentará a sua segunda sessão, tematicamente contextualizada no lema Falar de Blogues na Educação. Os intervenientes serão Luis Palma de Jesus, da Escola Secundária Severeim de Faria em Évora, responsável pelo blogue Geografismos; Maria Emília Brederode e Ana Maria Bettencourt, da Noesis e da Escola Superior de Educação de Setúbal, responsáveis pelo blogue Inquietações Pedagógicas; e Isabel Lopes e Carla Feitor, do Centro de Educação Infantil de Vila Franca de Xira, responsáveis pelo blogue Tà Cbei.
O ponto de partida para esse saudável e democrático debate será o seguinte: "Um dos sectores onde os blogues podem ser muito úteis é o da educação. Alunos, professores, pais, investigadores e técnicos têm à disposição um utensílio de expressão e de influência no espaço público. Saberão, uns e outros, tirar partido desta nova ferramenta?".
Companheiros da blogosfera: se puderem, não faltem!

4 comments:

Dulce said...

Algumas notas soltas a propósito do seu post, se me permite, caro José Alberto:

1 "Porque raio" (passo a expressão...) está na moda criticar a blogosfera como se fosse ela a mãe de todos os males?!
José Sócrates (e não só ele...) usa-a como bode expiatório dos seus males, sem conseguir reconhecer que a blogosfera é um meio de comunicação que pode ser tão ou mais credível que um jornal de referência... É que a blogosfera não teme represálias, nem vive a pensar na diminuição de vendas ou de publicidade.

2 A blogosfera pode assumir contornos menos agradáveis, reconheça-se. Por vezes o anonimato permite alguns atentados à sensatez e à livre e verdadeira informação. Mas a moeda tem sempre duas faces, é facto. Do outro lado podemos ver a blogosfera como um meio de inegável utilidade quando aplicada a áreas que ainda são alvo de pouca aposta na internet: a Educação.

3 Com isto, faço a ponte para o evento que o José Alberto oportunamente publicita aqui no seu blog. Uma iniciativa pertinente que caso possa, terei o prazer de acompanhar. E que se sigam muitas mais no género!

A. João Soares said...

Gostei da sua introdução e do comentário. Estou convicto de que a evolução político-social no Mundo vai depender muito da blogosfera, pelas suas características aqui bem definidas, em comparação com a comunicação demasiado controlável pelos governos.
Os políticos, embora se digam democratas, têm grande apetência pela ditadura, tudo querendo controlar e procurando cercear ao máximo as liberdades de opinião expressão.
Cabe, por isso grande responsabilidade aos blogues na preparação do futuro de todos nós.
Abraços
A. João Soares
Do Mirante

José Alberto Vasco said...

Olá Dulce! Muito obrigado pela sua pertinente intervenção. Uma das virtudes da blogosfera é também não depender directa ou indirectamente dos lobbies que controlam toda a comunicação social tradicional... O anonimato nos cmentários é um problema ainda existente na blogosfera, embora algo se vá fazendo para afastar esse mal. Lembre-se por exemplo do Encontro de Bloggers organizado no ano passado em Sevilha, onde então residia, que tinha precisamente como um dos seus pontos principais a luta contra esse anonimato. Curiosamente,aquela que consta ser a namorada do nosso Primeiro Ministro até tem um blogue e, por acaso, ou talvez não, até vai ser uma das intervenientes no evento Falar de Blogues, na sessão que se seguirá à desta semana... Já agora, continuo a contar com a sua presença no Encontro de Bloguers que estou a organizar em Alcobaça. Se faltar, passo-lhe uma multa...

José Alberto Vasco said...

Caro A. João Soares: é sempre um prazer receber os seus comentários neste blogue. Agradeço as suas palavras, embora eu sinta apenas aquela minha introdução como uma sincera homenagem ao meu amigo António Balbino Caldeira e ao notável e histórico trabalho que ele continua a desenvolver no blogue Do Portugal Profundo, que funciona sensivelmente como a BBC antes do 25 de Abril (que era a única rádio onde então se noticiava o que verdaeiramente se passava em Portugal).
Quanto aos políticos, eles já circulam democraticamente na blogosfera em grande parte do mundo, e há mesmo o caso notável do alcaide de Sevilha que tem um blogue pessoal na Internet, onde curiosamente responde a tudo o que lhe enviam. Infelizmente, a maioria dos políticos portugueses continuam a ser uns enormíssimos saloios... não acha?