Saturday, February 21, 2009

ALCOBACENSES HOT LIMOUSINE FORAM SELECCIONADOS PARA A FASE FINAL DO XIV FESTIVAL DE MÚSICA MODERNA DE CORROIOS

A banda alcobacense Hot Limousine foi uma das oito seleccionadas para a fase final da 14ª edição do Festival de Música Moderna de Corroios, que esta ano presta homenagem ao histórico Rock Rendez Vous. A lista de bandas apuradas para essa fase final é a seguinte:
1. FATO FETO (Évora)
ouvir>>>
2. HOT LIMOUSINE (Alcobaça) ouvir>>>
3. ICONOCLASTS (Lisboa) ouvir>>>
4. INDIGO (Leiria) ouvir>>>
5. KINDS (Lisboa) ouvir>>>
6. MONEY MAKERS (Lisboa) ouvir>>>
7. PUNY (Viseu/Anadia) ouvir>>>
8. THE SCART (Abrantes) ouvir>>>
Suplentes:
1. ZOP (Seixal) ouvir>>>
2. NO SWEAT (Leiria) ouvir>>>
3. CLUNK (Lisboa) ouvir>>>
É claro que o Nas Faldas da Serra fica desde já a torcer pelos Hot Limousine, cuja primeira eliminatória naquele festival se desenrolará em 21 de Março. Esperamos que seja um bom início de Primavera para o rock alcobacense. Força!

ESPECIAL CARNAVAL <6>: DOIS SEDUTORES EVENTOS DE CARNAVAL NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
-Carnaval no Chimico-
24 de Fevereiro / 10H00-18H00
Já ouviste falar de camuflagem? Sabias que há animais que também se disfarçam? No dia de Carnaval, desafia a tua família e vem descobrir como alguns animais também recorrem a determinados disfarces para atingirem os seus objectivos!
mais informações:
- preçário geral do Museu-
10H00-18H00
25 de Fevereiro / 10H00-13H00 e 14H30-17H30
Mil olhos sobre ti, animais que nunca viste, segredos escondidos, tantos e tantos bicos diferentes, truques científicos de espantar… O museu preparou um dia muito especial com diversas actividades que não vamos querer perder.
mais informações:
- 10H00-13H00 e 14H30-17H30
(6 horas de actividades)
- 8 aos 12 anos-
15 euros- inscrição prévia
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal -Coimbra
Ah grande museu! É de ir!

Friday, February 20, 2009

CASA DA CULTURA JOSÉ BENTO DA SILVA ORGANIZA PASSEIO PEDESTRE A VALE DE MACEIRA

PASSEIO PEDESTRE
VALE DE MACEIRA (ALFEIZERÃO)
DOMINGO, 22/FEVEREIRO/2009
PERCURSO A PARTIR DA CAPELA DE S. JOSE EM DIRECÇÃO AO CASAL DA PONTE E, PELA RUA DO PAÚL, PELOS PINHAIS E PELOS CAMPOS ATÉ À QUINTA DA MOTA. SEGUE-SE DEPOIS EM DIRECÇÃO AO VALADO DE STA. QUITÉRIA, MAS INVERTE-SE PARA VALE DE MACEIRA, EM CAMINHO PARALELO À AUTO-ESTRADA 8, ATÉ À ANTIGA ESTAÇÃO DA MALAPOSTA. PERCORRE-SE DEPOIS UM TROÇO DA ANTIGA ESTRADA REAL E VOLTA-SE EM DIRECÇÃO À CAPELA DE S. JOSÉ.
DURAÇÃO APROXIMADA: 2:30 horas
DISTÂNCIA APROXIMADA: 8 km
GRAU DE DIFICULDADE: Fácil
CONCENTRAÇÃO E PARTIDA :
9h00 – Pimpões – Caldas da Rainha;
9h00 – Casa da Cultura - S. Martinho do Porto;
9h30 – Largo da Capela – Vale de Maceira
HÁ ALMOÇO PARA OS PARTICIPANTES INTERESSADOS QUE SE INSCREVAM NO LOCAL, ANTES DA PARTIDA.
PARTICIPAÇÃO ABERTA A TODOS
RECOMENDA-SE O USO DE CALÇADO APROPRIADO PARA O CAMPO E INDUMENTÁRIA ADEQUADA ÀS CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS.
PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DE CAMINHEIROS DOS PIMPÕES -C. RAINHA
COLABORAÇÃO DO GRUPO RECREATIVO E DESPORTIVO V. MACEIRA
CASA DA CULTURA JOSÉ BENTO DA SILVA
Rua Professor Eliseu, 2 2460-676 S. MARTINHO DO PORTO
Tel. 262980885 Fax 262980886 Tlm 967019582
É de ir!

ESPECIAL CARNAVAL <5>: OS LOCAIS DE CULTO DO CARNAVAL EM ALCOBAÇA

E aqui fica, para que ninguém o esqueça, a lista dos três (maiores) locais de culto do Carnaval em Alcobaça (por ordem alfabética...):
Alcopázio Bar - que nos quer ver lá a todos!
Clinic - goes Carnival!
Sunset - o Carnaval das multidões!
O Nas Faldas da Serra deseja um excelente Carnaval aos seus amigos e leitores.
É de ir!

ESPECIAL CARNAVAL <4>: O CARNAVAL NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA

-Carnaval 2009 na Casa da Música-
Sexta-Feira / 20 de Fevereiro / 23 horas - Sala 2
-Bangalafumenga convida Elza Soares-
O vocalista, cavaquinista e compositor Rodrigo Maranhão é um dos principais motores deste projecto com 10 anos e que lançou recentemente o seu segundo álbum, Barraco Dourado. Depois de colaborações com nomes sonantes como Fernanda Abreu, Lenine ou Marcelo D2, Bangalafumenga segue na vanguarda dos blocos de rua misturando o samba e batuque com o baile funk, o reggae ou o rap. Nesta noite o grupo tem entre os ilustres convidados uma das grandes musas do samba: Elza Soares. Com uma carreira de cinco décadas, é uma voz fundamental da música popular brasileira.
Domingo / 22 de Fevereiro - 18 horas - Sala Suggia
-Concerto de Carnaval 2009-
No ano em que o país tema da Casa da Música é o Brasil, a Orquestra Nacional do Porto celebra o Carnaval com músicas cariocas, danças extrovertidas e de acentuado bom humor, homenageando igualmente Villa-Lobos no cinquentenário da sua morte. O compositor mais conceituado do Brasil nasceu no Rio de Janeiro e tem nas Bachianas Brasileiras um dos maiores tributos jamais feitos à obra de Bach. O virtuoso do trompete Håkan Hardenberger interpreta a Bachiana n.º 9 numa transcrição que realizou para o concerto de gala do Campeonato do Mundo de Futebol de 2006.
::PAÍS TEMA BRASIL:: ::AO MEIO DIA::
ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO
Lavard Skou-Larsen = direcção musical
Håkan Hardenberger = trompete
Carlos Gomes = Abertura O Guarani
Heitor Villa-Lobos = Bachianas Brasileiras n.º 5 (arranjo para trompete)
Claudio Santoro = Ponteio
Heitor Villa-Lobos = Bachianas Brasileiras n.º 2
É de ir! A tudo!

23ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, JÁ NESTE DOMINGO, NA RÁDIO CISTER (ALCOBAÇA)

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 22 de Fevereiro, a vigésima-terceira emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Na vigésima-terceira emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana, estarão em debate os seguintes temas:
1. - Foi publicamente anunciado que a moção "PS - A Força da Mudança", que José Sócrates vai apresentar no XVI congresso do Partido Socialista, já no próximo fim-de-semana, vai defender o casamento homossexual como um direito. Justifica-se essa opção em defesa de um posicionamento político, cultural e social tão fracturante no nosso país, e não só?
2. - A mesmíssima moção de José Sócrates propõe também o avanço para um modelo de regionalização administrativa com base no modelo das cinco regiões. Tratando-se de uma questão que os portugueses já reprovaram em referendo, em Novembro de 1998, justificar-se-á também agora um novo referendo com esse propósito?
Valerá certamente a pena interromper o festejos de Carnaval para ouvir mai esta emissão de um programa que continua a dar cartas na sua área. É de ouvir!

ENCONTROS COM AS INVASÕES FRANCESAS CONTINUAM ESTE FIM-DE-SEMANA EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

Armazém das Artes - Fundação Cultural - Alcobaça
-exposição-
ENCONTROS COM AS INVASÕES FRANCESAS 1808 - 1811
-até 11 de Março-
Sábado - 21 de Fevereiro - 16 horas
José Patena Forte (Médico Cirurgião)
-Moderna Cirurgia de Guerra em 1808-
José Faria Silva (Presidente da Associação Napoliónica Portuguesa)
-O armamento ligeiro na Guerra Peninsular-
Promete (continuar a) ser muito interessante. É de ir!

Thursday, February 19, 2009

ONDJAKI LANÇA MATERIAIS PARA CONFECÇÃO DE UM ESPANADOR DE TRISTEZAS, EM TOMAR

Ondjaki vai lançar o seu novo livro, Materias Para Confecção de Um Espanador de Tristezas, no próximo sábado, 21 de Fevereiro, pelas 16 horas, na livraria Ao Pé das Letras, em Tomar. A apresentação da obra estará a cargo de Luís Patraquim. No mesmo espaço encontra-se ainda patente ao público uma exposição de pintura da autoria deste jovem escritor angolano intitulada “Imitação da madrugada”. Ondjaki nasceu em Luanda em 1977. É autor de obras como “Quantas madrugadas tem a noite”(romance) editado em 2005, “Os da minha rua” (estórias) de 2007, “AvóDezanove e o segredo soviético”(romance) e “O leão e o coelho saltitão” (infantil) ambas publicadas em 2008. Prosador e poeta apresenta-nos agora este seu novo livro que se junta a “Actu Sanguineu” e “Há prendisagens com o xão” também elas obras poéticas. Ondjaki escreve ainda para cinema e interessa-se por teatro e pintura. Em 2005 viu o seu livro de contos “E se amanhã o medo” ser distinguido com os prémios Sagrada Esperança, em Angola, e António Paulouro, em Portugal. Ondjaki participou em antologias internacionais e é traduzido em Espanha, França, Alemanha, Itália, Suíça e no Uruguai. É de ir!

ESPECIAL CARNAVAL <3>: ENCONTROS DE ANARCOFOLIA COM OS IRMÃOS CATITA, NO CABARET MAXIME

Para muitos será a loucura do CARNAVAL, para OS IRMÃOS CATITA será apenas mais uma noite de expediente-folia! Dia 23 de Fevereiro de 2009, a banda mais carnavalesca do planeta ocupa o fadómetro-rockódromo-sambódromo do CABARET MAXIME para mais uma consoada carnavalesca de partir-o-coco! Esta bomba-de-bom-cheiro, de música tric-trac e visual confettico, oferece à sua cidade-cagalhão-plástico uma serpentinada de canções, bisnagando o público com pòzinhos-de-espirrar felicidade, flatulo-foguetes, estalinhos fora-da-lei, carros-de-bois alegóricos, cabeçudos modernaços e uma colecção de caraças nunca vista a oeste do Caia!
Divirta-se e suba para o comboio da cowboyada! Venha dançar em tronco-nu! Deixe os problemas em Lisboa e entre de cabeça neste oceano de etilo-anarco-folia com chancela Obama Bin Laden! Carnaval a sério não é no Estoril nem no Brasil! É No Maxil, perdão Maxime. Em plena praça da ALEGRIA, um CARNAVAL às suas ordens (propício ao sexo livre e desenfreado!)! Cantemos bem alto com OS IRMÃOS CATITA: viva o monóxido intestinal; viva o Carnaval!
cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
abertura portas 22h . espectáculo 23h00
reserva mesas: 213467090 . 916350427 . bilhetes € 10,00
É de ir!

Wednesday, February 18, 2009

JOSÉ CASANOVA APRESENTA II TOMO DAS OBRAS ESCOLHIDAS DE ÁLVARO CUNHAL, EM ÉVORA

Quinta-feira, 19 de Fevereiro, pelas 17.30 horas, é apresentado, na Sala de Leitura da Biblioteca Pública de Évora (http://www.evora.net/bpe/), o Tomo II das Obras escolhidas de Álvaro Cunhal (1947-1964). A sessão, de entrada livre, conta com a participação de José Casanova, director do jornal Avante!. A organização está a cargo da Comissão Concelhia de Évora do Partido Comunista Português. Aqui fica o resumo da obra:«Os textos publicados neste tomo II são produto de três períodos distintos da vida e actividade políticas de Álvaro Cunhal: um, que vai desde a sua viagem à União Soviética, via Jugoslávia (onde chegou em 2-3 de Dezembro de 1947), até à sua prisão em 25 de Março de 1949; outro, respeitante aos anos de prisão na Cadeia Penitenciária de Lisboa (na qual deu entrada em 4-4-1949) e na Cadeia do Forte de Peniche (para onde foi transferido em 27-7-1956); e outro, compreendido entre a data da sua evasão, em 3 de Janeiro de 1960, e a publicação de Rumo à Vitória, em Abril de 1964, obra que é um marco do pensamento político marxista-leninista no nosso país, na sua tripla vertente de síntese histórica, de análise conjuntural e de prospectiva do processo revolucionário em Portugal». É de ir!

ESPECIAL CARNAVAL <2>: DESFILE INFANTIL EM ALCOBAÇA

As ruas de Alcobaça preparam-se para receber o desfile de Carnaval das escolas do concelho. O desfile sai à rua na sexta-feira, 20 de Fevereiro, pelas 10 horas, e tem a participação dos alunos das escolas do Concelho, nomeadamente do Bárrio, Aljubarrota, Carris, Covões, Cumeira, Vestiaria, Valbom, Junqueira, Casal Ramos, Boavista, Moleanos, entre outras. O percurso tem início na Avenida Manuel da Silva Carolino, passa pela Rua Dr. Brilhante, Rua Araújo Guimarães, Rua 16 de Outubro, Rua Alexandre Herculano, termina no Mosteiro de Alcobaça. A organização está a cargo da Câmara Municipal de Alcobaça e da Junta de Freguesia de Alcobaça e a festa promete mesmo muita festa. É de ir!

ESPECIAL CARNAVAL <1>: MISS SUZIE - ALUGUER DE FATOS DE CARNAVAL, EM LISBOA

Se planeia fazer a diferença neste carnaval, o Atelier Miss Suzie está à sua espera! Do simples “abas de grilo” ao mais sofisticado disfarce por encomenda, passando pelos incontornáveis pierrots, cangurus, palhaços, etc, no Atelier Miss Suzie poderá encontrar o disfarce dos seus sonhos! Surpreenda familiares e amigos! Pregue uma partida à sua cara-metade! Aventure-se no mundo do faz-de-conta! Seja um marsupilami, um tarzan ou crocodilo! Seja Rei por um dia, Marilyn por uma noite, ou até índio Karamuru durante os três dias do Carnaval!
O Atelier Miss Suzie está em pleno coração de Lisboa! Marque a sua prova para o T.M. 917 876 778 ou faça uma visita in loco... e viva a folia!
MISS SUZIE
GUARDA ROUPA IDEIAS & AFINS
rua santo antónio da glória, 6 C
1250-217 lisboa
www.miss-suzie.com
ideiaseafins@yahoo.com
tm 917876778
É de aproveitar!

Tuesday, February 17, 2009

COLÓQUIO COM SÉRGIO RIBEIRO, EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

Quinta-Feira - 19 de Fevereiro - 21.30 horas
Auditório do Armazém das Artes - Alcobaça
Colóquio com Sérgio Ribeiro, ex-deputado do PCP na União Europeia
em que o tema principal é a apresentação do livro 50 Anos de Economia e Militância
É de ir!

ALCOBAÇA: A ALEGRE CONCORRÊNCIA DE TER DOIS HINOS (OU SERÃO DUAS MARCHAS?) DE CARNAVAL..

É verdade. O Carnaval de Alcobaça continua bem de pé. E espirituoso quanto baste... O espírito carnavalesco alcobacense continua a não se deixar abater, de um modo que, pasmem os nossos amigos e leitores, Alcobaça continua a ter dois hinos, duas marchas ou lá o que seja de Carnaval. Ambas estão já disponíveis no You Tube:
O já aqui tão falado Carcarolas 2009
e o Engenheiro Já Chégou!!! dos Engenheiros do Samba
O Carnaval em Alcobaça continua altamente recomendável... Tal como atesta esta alegre e salutar concorrência entre bares locais. Um exemplo a seguir... É de curtir! Tudinho!

ISABEL MOTTA APRESENTA HOJE LIVRO INFANTIL A TUA CARA NÃO ME É ESTRANHA, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

A actriz Isabel Motta apresenta hoje, terça-feira, 17 de Fevereiro, pelas 10h30 e pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Alcobaça, o seu primeiro livro infantil, intitulado “A tua cara não me é estranha”, numa apresentação destinada às escolas do concelho. A apresentação pública do livro infantil de Isabel Motta está marcada para dia 7 de Março, pelas 16h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. “A tua cara não me é estranha” é história de força e coragem de uma fuinha chamada "Luca" que não se deixou vencer pelos obstáculos que se atravessaram no seu caminho para destruir o seu sonho. Esforçou-se e acreditou sempre que era possível realizar tudo aquilo em que acreditava. Trabalhou para vencer e conseguiu sem nunca desanimar até vencer. Hoje, dedicada à escrita a tempo inteiro, Isabel-Victoria da Motta foi actriz de cinema, teatro e televisão. A actriz e autora é conhecida pela sua participação em telenovelas como “Vila Faia”, “Origens”, “Palavras Cruzadas” ou “Cinzas”, e nas séries de televisão “Eu Show Nico” e “Concertos na Cave” ou “Marina Marina”. No cinema destaca-se em “O Lugar do Morto” e “O Barão de Altamira” e, sobretudo, no teatro cómico e de revista, tendo contracenado com os grandes nomes do palco português dos últimos 30 anos. Nascida em Viseu, Isabel Motta frequentou o Conservatório em Lisboa e estreou-se nos palcos em 1973, primeiro no teatro independente, depois no profissional. Em 1989 decide instalar-se em Paris, ano em que começa a escrever no seu estúdio em Montmarte, inspirada pela arte e pelos artistas que a rodeiam. O primeiro livro surge no final da década de 80, “Tantin, a raiva da tarântula” (poesia). Seguem-se incursões pelo multimédia, com um conjunto de “short stories” em CD-ROM (a primeira experiência do género em Portugal), e o livro de contos “Podes imaginar as saudades que tenho tuas?”. É de ir!

Monday, February 16, 2009

12º FESTIVAL DE JAZZ DE VALADO DOS FRADES, AS PRIMEIRAS GRANDES NOVIDADES

Soubemos junto de fonte fidedigna que o 12º Festival de Jazz Valado dos Frades já está inteiramente programado pelo seu director artístico Adelino Mota, aguardando apenas os resultados do Concurso da Direcção Geral das Artes, para poder divulgar publicamente toda a sua programação. Soubemos, contudo, que a edição deste ano do conhecido e reputado festival de jazz decorrerá durante os dias 7, 8, 9, 10, 14, 15 e 16 de Maio. Soubemos também que o concerto de abertura do 12º Festival de Jazz de Valado dos Frades promete ser um concerto de luxo, em que estará em palco, nem mais nem menos que o agrupamento que teve o seu CD Água recentemente distinguido como Melhor Disco de Jazz Nacional de 2008: o Quinteto de Carlos Martins. Promete voltar a ser mesmo todo ele um festival de luxo, mas a verdade é que esta é uma abertura de se lhe tirar o chapéu, não é? É de ir!

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA PROMOVE TRÊS NOVAS PÓS-GRADUAÇÕES EM ÁREAS DE E3DUCAÇÃO E CUIDADOS PALIATIVOS

O Instituto Politécnico de Leiria promove, através do Instituto de Investigação Desenvolvimento
e Estudos Avançados (INDEA), três novos cursos de pós-graduação a iniciar em 2009.
Educacional – Direcção e Gestão de Organizações Escolares>
Dirigido a educadores de infância e professores do Ensino Básico e Secundário, este curso
pretende reforçar a necessidade de formar directores e líderes intermédios capazes de
assegurar a direcção estratégica das organizações com maior autonomia e prestando um
maior serviço às comunidades em que se inserem. Inscrições: até 18 de Fevereiro nos Serviços Académicos do Campus 1 do IPL (Rua Dr. João Soares – Leiria).
Motor>
Com o objectivo de habilitar docentes de competências específicas em Educação Especial,
numa perspectiva de fomento da igualdade de sucesso e da qualidade do serviço educativo, de
maneira a incluir alunos com necessidades educativas especiais, esta Formação
Especializada/Pós-Graduação dirige-se particularmente a educadores de infância e
professores do Ensino Básico e Secundário. Inscrições: até 18 de Fevereiro nos Serviços Académicos do Campus 1 do IPL (Rua Dr. João Soares – Leiria).

Este curso de Pós-Graduação, destinado a licenciados nas áreas de Saúde, Ciências Sociais
ou Psicologia, pretende desenvolver nos profissionais que actuam na área dos cuidados
paliativos, as competências necessárias à prática de cuidados físicos, psicológicos e
psicossociais, a doentes e famílias que vivem situações de doença terminal, tanto na
comunidade, como em internamento.
Inscrições: de 9 de Março a 9 de Abril em
www.ipleiria.pt.
É de inscrever e frequentar!

Sunday, February 15, 2009

NEW KIDS ON THE BLOG: TOJU://TEMPO@LIVRE

A blogosfera alcobacense, se é que assim se lhe pode chamar, continua a reservar-nos gratas e deliciosas surpresas. A última é tão fresquinha e salutar como o imenso prazer que o seu autor sente em "caminhar e fotografar no campo". O seu autor é, nem mais nem menos, o meu enormíssimo (com quase 2 metros de altura) amigo António Joel Sineiro Rosa, que à muitos anos todos nos habituámos a amigavelmente tratar por Tó Ju. O seu blogue chama-se precisamente Toju://Tempo@Livre e entrou directamente (e sem espinhas!) para os nossos Laços Mais Apertadinhos. Os nossos amigos e visitantes podem consultá-lo em http://tempolivretoju.blogspot.com/
com a garantia de que não perderão o seu tempo. É de visitar!

ENSEMBLE TURICUM ACTUA EM LISBOA, NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

Ensemble Turicum: Música no Brasil Colonial II
16 de Fevereiro - 19 horas
Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian
Ciclo de Música Antiga da Temporada de Concertos 2008/2009
Luís Alves da Silva / Mathias Weibel, direcção musical
Marcos Portugal
Matinas do Natal (Rio de Janeiro, 1811)
Absolutamente imperdível!

HOJE NASCEU GALILEU. UMA PALESTRA POR JOÃO FERNANDES. NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

-Hoje Nasceu Galileu-
Palestra por João Fernandes
Comissário para o Ano Internacional da Astronomia em Portugal
15 de Fevereiro - 16h30
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
entrada livre
Galileo Galilei nasceu a 15 de Fevereiro de 1564 em Pisa (Itália). Foi um célebre físico e matemático. Mas é como astrónomo que dá uma das maiores contribuições de todos os tempos ao Mundo e à Ciência: a utilização da luneta na observação do céu. Este ano celebra-se o Ano Internacional da Astronomia, comemorando os 400 anos das primeiras observações astronómicas feitas por Galileo. Nesta palestra iremos apresentar essas observações e a sua importância no desenvolvimento da Astronomia. No Pateo das Escolas, das 18H30 às 20H00 decorrerão observações astronómicas, que contam com a colaboração da SAC-AAC (Secção de Astronomia, Astrofísica e Astronáutica da Associação Académica de Coimbra) e da Associação Alpha Centauri. Este museu continua a ser o máximo, não é? É de ir!