Saturday, October 06, 2007

TGV LISBOA-PORTO: UMA NOVA AVENTURA DE ASTÉRIX, O ALCOBACENSE

É do domínio público (como sói dizer-se) que este blogue e o seu autor (José Alberto Vasco, cidadão português, BI 4075343) se opõem radicalmente (isso mesmo!) à cruel investida do projecto de edificação de um TGV Lisboa-Porto no concelho de Alcobaça. Chamámos-lhe até, em anteriores postagens, esventramento e violação patrimonial, financeira e moral de algumas áreas do concelho de Alcobaça e das suas populações. Todavia, lembrei-me hoje de abordar a situação com algum bom humor e socorri-me para esse efeito de uma leitura que aconselho a todos os alcobacenses numa altura em que estão a ser violentamente atacados pelo socrático (no pior sentido) governo da República Portuguesa. Essa leitura é um livro de banda desenhada, de autoria dos eternos Goscinny (texto) e Uderzo (desenhos) e chama-se Astérix, o Gaulês, tendo sido a primeira da inesquecível série de aventuras dos heróis da Gália resistindo ao invasor romano. Esse livro deu-me a ideia de criar um jogo, a que chamarei TGV Lisboa-Porto: Uma Nova Aventura de Astérix, o Alcobacense. A ideia é simples e basta adaptar as personagens e a situação original à actual situação de grande parte do concelho de Alcobaça. Por exemplo, na página de introdução daquele livro escreveu-se: "Estamos no ano 50 antes de Jesus Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia habitada pelos irredutíveis gauleses resiste ainda e sempre ao invasor. E a vida não é fácil às guarnições de legionários romanos entricheirados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petitbonum...". No jogo que agora proponho, essa introdução passaria a ser assim: Estamos no 2007 depois de Jesus Cristo. Todo o Portugal foi ocupado pelo Governo Sócrates... Todo? Não! Um concelho habitado por irredutíveis alcobacenses resiste ainda e sempre ao invasor. E a vida não é fácil às guarnições de legionários socráticos dos campos entricheirados de Benedita, Turquel, Aljubarrota e Pataias...
Passa-se então à página seguinte daquele livro, onde são apresentadas as suas principais personagens: 1- Astérix, herói destas aventuras. Pequeno guerreiro de espírito sagaz e viva inteligência, a quem são confiadas, sem hesitação, todas as missões perigosas. Astérix deve a sua força sobre-humana à poção mágica do druida Panoramix... 2- Obélix é o amigo inseparável de Astérix. Carregador de menires de profissão e grande apreciador de carne de javali, Obélix está sempre pronto a abandonar tudo para seguir Astérix em novas aventuras. Desde que haja javalis e grandes cenas de pancadaria... 3- Panoramix, o venerável druida da aldeia, colhe o zimbro e prepara as poções mágicas. O seu maior êxito é a poção que confere força sobre-humana a quem a toma. Panoramix tem, porém, outras receitas de reserva... 4- Assurancetourix é o bardo. As opiniões acerca do seu talento divergem: ele considera-se genial, mas todos os outros o acham abominável. No entanto, quando está calado, pode dizer-se que é um bom companheiro... 5- Finalmente, Abraracourcix, o chefe da tribo. Majestoso, impulsivo e corajoso, o velhor guerreiro é respeitado pelos súbditos e temido pelos inimigos. Abraracoourcix apenas receia uma coisa: que o céu lhe caia em cima da cabeça. Mas, como ele próprio afirma:-amanhã não será a véspera desse dia!.
Estando então apresentados os pressupostos do jogo que agora proponho, vamos ao jogo propriamente dito: O jogo começa pela identificação das personagens originais da aventura de Astérix com a de algumas das principais personagens da oposição dos alcobacenses à investida do TGV sobre o seu concelho. O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, será o meu Astérix. O Presidente da Assembleia Municial de Alcobaça, Paulo Inácio, será o nosso Obélix. O meu amigo Valdemar Rodrigues será claramente o meu Panoramix. José Diogo, Presidente da Junta de Freguesia de Turquel será o meu Abraracourcix. E... o nosso jogo consiste em identificar o alcobacense que melhor se identificará com o Assurancetourix de Goscinny e Uderzo. O vencedor ganha uma viagem de TGV para um sítio onde ele não exista... Como esperamos seja o caso deste concelho... Bom fim-de-semana e bom jogo!

Friday, October 05, 2007

CONCORRIDA SESSÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA APROVOU MOÇÃO DE OPOSIÇÃO AO ATRAVESSAMENTO DO CONCELHO PELO TGV

Tal como se esperava, a Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou na sua (muito) concorrida sessão desta noite uma moção da bancada do PSD que ratificava a anteriormente expressa oposição da edilidade alcobacense ao atravessamento do concelho pelo TGV, bem como uma moção do deputado municipal José Serralheiro apontando no mesmo sentido. A edilidade alcobacense fará agora chegar a sua tomada de posição política, bem como o forte apoio popular à sua oposição que tem recebido, às entidades competentes, na próxima terça-feira, 9 de Outubro, último dia do prazo de Consulta Pública do Estudo de Impacto Ambiental do troço Alenquer (Ota)– Pombal. Esta sessão da Assembleia Municipal de Alcobaça terá sido uma das mais concorridas de sempre, tendo o seu público sido engrossado pelos participantes das mais de trezentas viaturas que também ontem à noite desfilaram, em marcha lenta de protesto, desde a Venda das Raparigas até Alcobaça, manifestando-se muito democraticamente contra a previsível edificação da linha ferroviária de alta velocidade que poderá atravessar o concelho, numa iniciativa promovida pelo recém formado Movimento Anti-TGV. Esperam-se agora os resultados de ambas aquelas iniciativas junto do socrático (no pior sentido) governo da República, embora seja de prever que este continue a fazer orelhas moucas a estes protestos, posicionamento (arrogante e autista) que certamente provocará um profundo endurecimento dos protestos populares desta região contra a ofensiva rede ferroviária de alta velocidade com que pretendem esventrar de alto a baixo o coração do concelho de Alcobaça e a vida dos seus habitantes.
P.S.-Foi muito sintomática, ontem à noite, a ausência de qualquer vereador do Partido Socialista numa sessão em que se debatia muito do futuro do nosso concelho...

PASSEIO PEDESTRE À PROCURA DAS FLORES SILVESTRES, NA MAIORGA

Está a decorrer desde hoje, na Maiorga, a Festa das Flores e das Colectividades do Concelho de Alcobaça, que se prolonga até ao próximo domingo, 7 de Outubro. O programa daquele evento inclui folclore, teatro, bandas filarmónicas, grupos de dança, bandas de garagem, jogos tradicionais, barraquinhas das colectividades e um grande desfile das flores e das colectividades, no domingo à tarde. Também no domingo, de manhã, realiza-se na Maiorga um dos habituais passeios pedestres organizados pela Casa da Cultura José Bento da Silva, de S. M. do Porto. Sob o título/tema À Procura das Flores Silvestres, esse percurso pedestre inicia-se com a concentração dos caminheiros interessados às 9 horas, no Largo do Pelourinho da Maiorga, iniciando-se a caminhada propriamente dita às 9 e 30, no mesmíssimo local. O percurso terá apenas 6 km e será percorrido em pouco mais de 1 hora, considerando-se de média dificuldade, embora seja fácil para os habituais frequentadores destas caminhadas dominicais. É de ir!

Thursday, October 04, 2007

POPULAÇÃO DA BENEDITA (E NÃO SÓ) AVANÇA HOJE À NOITE SOBRE ALCOBAÇA (E A SUA ASSEMBLEIA MUNICIPAL) EM PROTESTO CONTRA CRUEL OFENSIVA DO PROJECTO TGV

Depois de ter fundado o seu Movimento Anti-TGV, a população da Benedita promove hoje à noite uma marcha de protesto contra aquele ofensivo projecto do governo socrático (no pior sentido). Essa marcha terá como destino Alcobaça e a sua Assembleia Municipal, que esta noite volta a reunir para analisar as negativas implicações daquele projecto numa área significativa do concelho de Alcobaça e, para, segundo se pensa, tomar uma firme posição contra aquele projecto. Todos os partidos representados naquele órgão municipal se têm manifestado contra aquelas implicações, exceptuando o PS, que, segundo pensamos, terá de revelar definitivamente esta noite de que lado está: se está do lado da população alcobacense e das suas justas preocupações ou se continua de pedra e cal do lado de um governo que se prepara para violar ambientalmente importante património do concelho de Alcobaça e a saúde e as expectativas de muitos dos seus habitantes. Espera-se que essa marcha de protesto chegue a Alcobaça por volta das 20 e 30 e será oportuno que os habitantes de outras freguesias deste concelho também cruelmente esventradas por aquele Projecto TGV se juntem a essa manifestação, mostrando o seu repúdio por aquela desmesurada ofensiva socrática (no pior sentido) contra as expectativas de futuro do concelho de Alcobaça. Lá estaremos!

JOAQUIM MANUEL PINTO SERRA LANÇA NOVO ROMANCE EM LOULÉ

A Biblioteca Municipal de Loulé, a editora Mar da Palavra e o autor Joaquim Manuel Pinto Serra vão lançar na cidade de Loulé o novo romance daquele escritor, As Palavras Sensuais da Nossa Ausência, em sessão pública a realizar no próximo sábado, 6 de Outubro, pelas 15 horas, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé(Edifício Duarte Pacheco, Praça da República). A apresentação da obra (inserida na colecção "Cais da ficção") será efectuada pelas escritoras Helena Rainha Coelho e Maria Armanda Tavares Belo. A cerimónia de apresentação do livro contará também com a participação do Grupo de Cordas Allegro, proveniente de Coimbra e que tem no bandolim português a sua principal referência, não obstante a sua diversidade instrumental (destacando-se a bandola, o bandolocelo, o violino, a viola de acompanhamento e o contrabaixo). É de ir!

Wednesday, October 03, 2007

SALVEMOS O CONCELHO DE ALCOBAÇA DE SER VIOLADO PELO TGV

A consulta pública sobre o (negativo e ofensivo) impacto da socraticamente (no pior sentido) anunciada Ligação Ferroviária de Alta Velocidade (TGV) entre Lisboa e o Porto continua até ao próximo dia 9 de Outubro. Os projectos em debate (?) anunciam que o concelho de Alcobaça e grande parte da sua população vão ser gravemente afectados pelo (cruel) impacto que o chamado Lote C1 do troço Alenquer (Ota)-Pombal irá ter nalgumas das suas freguesias. Um desses (lamentáveis) exemplos tem a ver com a autêntica violação que aquele projecto ameaça fazer ao Vale da Ribeira do Vale do Mogo, esventrando-o e prejudicando mortalmente muita da sua riqueza ambiental. Esse impacto vivencialmente negativo do projectado TGV à portuguesa (visto que parece teimar em satisfazer algumas capelinhas...) ofende patrimonial, financeira e moralmente uma boa parte do concelho de Alcobaça. É urgente que todos protestemos contra esse atentado à vivência do nosso concelho e todos temos ainda oportunidade de o fazer, até 9 de Outubro, junto de entidades como a Agência Portuguesa do Ambiente. Pode ainda tomar-se posição contra esse temível ataque ao nosso património em forma de TGV para o e-mail geral@iambiente.pt ou preenchendo impressos a esse facto destinados nas juntas de freguesia cujas zonas vão ser mais afectadas, como é o caso das de Prazeres e S. Vicente (Aljubarrota). É necessário que não nos calemos e façamos ouvir bem alto a nossa voz de protesto contra este crime (ambiental) prestes a ser cometido. É também isso que esperamos da Assembleia Municipal de Alcobaça na sua sessão de amanhã, 4 de Outubro, numa altura em que todos nos devemos preparar para lutar o mais arduamente possível (se necessário, politicamente) contra este atentado às nossas expectivas de futuro!

ARMAZÉM DAS ARTES APRESENTA 3 EXPOSIÇÕES DE SE TIRAR O CHAPÉU

O Armazém das Artes, em Alcobaça, inaugura na próxima sexta-feira, 5 de Outubro, às 16 horas, três exposições de se tirar o chapéu. Todas elas estarão à disposição do público até 31 de Dezembro e a verdade é que todas elas apresentam produções artísticas de elevado gabarito. Serão elas:
MARIONETAS EM ALCOBAÇA -1997/2007- espólio da Companhia SA Marionetas, Teatro de Bonecos - 10 anos: uma impressionante mostra de marionetas que abrangem várias técnicas de manipulação. Inclui o espólio de Cesário Nunes, um importante fantocheiro português, doado a esta Companhia de Teatro e Bonecos de Alcobaça, marionetas, workshops, espectáculos e visitas guiadas.
COSTA PINHEIRO - OBRA GRÁFICA - 1953/2007, em colaboração com a Casa da Cerca-Centro de Arte Contemporânea: toda a obra gráfica deste importante pintor português, está ali reunida, numa apresentação inédita. Essa exposição foi organizada pela Casa da Cerca e pelo autor, sendo uma honra Alcobaça recebê-la agora no espaço do Armazém das Artes. Haverá uma visita guiada com o autor no dia da inauguração.
"SPLEEN" - MÁRIO BOTAS, em colaboração com a Fundação Mário Botas: importante conjunto de 51 obras desta importante figura da cultura da Região Oeste, natural da Nazaré, pintor que ilustrou de forma magistral os poemas de Beaudelaire com o título Spleen de Paris. Embora a palavra Spleen não tenha tradução à letra, ela representa, na sua origem latina, os "males do fígado", o que pode ser traduzido por todos os "males do espírito" como a tristeza, a melancolia, a solidão, a nostalgia e todas as formas de depressão conhecidas nos sentimentos humanos.
Valerá certamente a pena e muito!

10º MARIONETAS NA CIDADE COMEÇA ESTA SEMANA, EM ALCOBAÇA

A companhia S.A.Marionetas -Teatro & Bonecos organiza mais uma vez o Festival Nacional de Teatro de Marionetas-Marionetas na Cidade, que decorrerá entre 5 e 14 de Outubro em Alcobaça. Esta é a sua 10ª edição, e ao longo da sua história o festival foi crescendo, tornando-se já uma referência nacional no panorama do teatro de marionetas. Esta edição conta com a presença de 13 companhias que realizarão 30 espectáculos em 10 dias espalhados um pouco por toda a cidade de Alcobaça. Nos últimos nove anos, em Alcobaça, o festival Marionetas na Cidade tem tido como objectivo divulgar a arte da marioneta nas suas diversas vertentes, recorrendo em cada edição do festival à apresentação de vários espectáculos de teatro de marionetas, exposições, debates, acções de formação, actuações de rua. Nesta edição do festival, para além dos habituais espectáculos de marionetas, oficinas de construção de marionetas, debates e animação de rua, vão realizar-se duas exposições, uma de Fotografia no Átrio do Cine-Teatro de Alcobaça intitulada Imagens de Marionetas na Cidade e outra de Marionetas na Fundação Cultural Armazém das Artes, em Alcobaça, de 5 de Outubro a 31 de Dezembro, que contará com todo o espólio da companhia profissional S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos, de Alcobaça, intitulada Marionetas em Alcobaça de 1979 a 2007 – espólio da Companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos – 10 Anos. A programação do festival contará com as companhias: Trulé – Investigação de Formas Animadas, Era uma Vez Teatro de Marionetas, Fantocheiros da Madeira, Marionetas da Feira, Alexandre Pring, A Quatro Patas, Lua Cheia – Teatro para todos, Marimbondo, Os Bonecos da Inês de Castro (ESDICA), Fio d’Azeite, Teatro e Marionetas de Mandrágora, O Nariz – Teatro de Grupo e S.A.Marionetas, a edição de um Teatrinho de Papel do Theatrum Puparum – Inês de Castro da S.A.Marionetas (ideia original de Sofia Vinagre com ilustrações de Natacha Costa Pereira), a apresentação do documentário Comanipulação da autoria de Gonçalo Tarquínio e Rita Pimenta com base nos 10 anos da S.A.Marionetas, uma Conferência Histórias com Marionetas com José Carlos Alegria (Marionetista) e Maria José Machado dos Santos (Directora do Museu da Marioneta de Lisboa) e a exibição do filme Dom Roberto de Ernesto de Sousa com Raul Solnado e Glicinia Qaurtin nos principais papéis (1962). A exposição no Armazém das Artes conta com cerca de 200 marionetas de autoria de José Gil, Bárbara Santos, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e Cesário Cruz Nunes. Este espólio conta a história desta companhia profissional de Teatro de Marionetas, que ao longo de 10 anos, já representou Alcobaça um pouco por todo o país, e Portugal por países da Europa como, Espanha, França, Itália, Alemanha, Reino Unido. Nesta exposição estarão expostas marionetas que abarcam o período de 1979 (quando a companhia era ainda amadora) a 2007. Destacamos as criações de 2005 de Bárbara Santos para a Ópera Barroca de António José da Silva As Variedades de Proteu ou as marionetas de José Gil para o vídeoclip Question of Love da banda alcobacense The Gift que ganhou o prémio de melhor produção de vídeo em 2004, ou ainda os Robertos do Fantocheiro Cesário Cruz Nunes de 1948, só para citar algumas das criações que vão estar expostas. Teremos ainda a estreia do espectáculo Ben Almanzor – O Feitiço do Mouro no Castelo de Alcobaça da companhia S.A.Marionetas no dia 6 de Outubro, no Castelo de Alcobaça. O espectáculo consiste na recriação com base na lenda de Ben Almanzor feita com sombras gigantes projectadas nas paredes do Castelo de Alcobaça. Será visionado da Praça 25 de Abril .
Já se sabe que Alcobaça (felizmente!) não pára durante os 10 dias do festival e que toda a programação do 10º Marionetas na Cidade é mesmo imperdível!

Tuesday, October 02, 2007

TIRSENSE PEDRA DO COUTO COMEMORA 24º ANIVERSÁRIO

A discoteca tirsense Pedra do Couto comemora o seu 24º aniversário na noite da próxima quinta-feira, 4 de Outubro. As grandes vedetas dessa noite de aniversário serão os Dj's convidados Julie Marghilano e Miguel Rendeiro, numa noite em que também passarão pela cabine dos Dj's daquela discoteca os Dj's Invaders, Mário Daniel, Otis Sax e a Dub Vídeo Connection, além dos Dj's residentes da casa. Muitos parabéns à Pedra do Couto!

THE GIFT VÃO ACTUAR NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM, COM ENTRADAS À BORLA!

Os The Gift vão actuar na noite da próxima quinta-feira, 4 de Outubro, às 21 horas, em Lisboa, na Praça do Museu do Centro Cultural de Belém. Esse concerto terá a especial particularidade de ser com entradas à borla (uau!), estando integrado nas comemorações do 20º aniversário do programa europeu de intercâmbio de estudantes Erasmus. É mesmo Fácil de Entender e basta aparecer e curtir!

CLINIC COMEMORA 5º ANIVERSÁRIO DURANTE TRÊS DIAS: MUITOS PARABÉNS!

O alcobacense Clinic vai comemorar o seu 5º aniversário durante os próximos dias 4, 5 e 6 de Outubro.Foi já há 5 anos que abriu. Desde então o Clinic trouxe a Alcobaça bandas, dj´s, cinema, teatro, literatura e várias outras actividades culturais. Ao longo destes 5 anos o Clinic inovou como nenhum clube fora dos grandes centros urbanos inovou. Investiu como nenhum outro clube investiu, naquilo que tem pensado fazer mais sentido: programação de luxo. Para celebrar esses 5 anos o Clinic vai efectuar uma verdadeira maratona de festejos. Durante três dias dj´s, bandas, teatro celebram a meia década da Clínica mais famosa de Alcobaça, com a seguinte programação:
Quinta-Feira, dia 4
Noite de aniversário. A entrada é só com convite, cuja reserva pode já ser feita pelo número de telefone 262598549.
Sexta-Feira, dia 5

Pela tarde - Teatro de Marionetas pela companhia
SA Marionetas - 16:30

Pela noite - Special Friends Dj Set - Apresentação dos amigos da clínica...
Festa com os dj´s residentes do Clinic - Rádio Piratas, Two Fingers, Nuno Gonçalves (The Gift), Kid Disco e Vernissage dj set.
Sábado, dia 6
Live act com Casiotone for the Painfully Alone. Este concerto ao vivo é o momento alto de todo o fim de semana. Este projecto é considerado pela crítica como um dos mais estimulantes projectos americanos da música independente.
Muitos parabéns e voltem sempre!

Monday, October 01, 2007

EM MAIS UM DIA MUNDIAL DA MÚSICA ESTE BLOGUE PUBLICA MAIS ALGUMAS NOVIDADES SOBRE O ILUSTRE TUBISTA ALCOBACENSE SÉRGIO CAROLINO

Em mais um Dia Mundial da Música este blogue decidiu comemorar essa data publicando algumas novidades sobre a cada vez mais notável carreira do tubista alcobacense Sérgio Carolino. Durante a primeira quinzena de Setembro, Sérgio Carolino e o seu trio TGB deram dois concertos no Munsterland MusikFestival, na Alemanha. O Concerto para Tuba e Orquestra, Op.144 (2006 - 25') de António Victorino D'Almeida, obra encomendada por Sérgio Carolino, para ele escrita para e a si dedicada (que foi por ele estreada em 1 de Junho passado na Casa da Música, com a Orquestra Nacional do Porto, e o maestro Marc Tardue, vai ser editada em CD até final deste ano. Esse CD será editado pela editora portuguesa Numérica, de Paços de Brandão, sendo um CD totalmente preenchido com obras de Victorino d'Almeida: Concerto para Oboé e Orquestra com o oboísta Pedro Ribeiro e a Orquestra do Algarve, sob a direcção do maestro Osvaldo Ferreira, e ainda uma outra obra para orquestra com a Orquestra Sinfónica de Viena! O primeiro CD dos The Postcard Brass Band, de que Sérgio Carolino é membro fundador, sairá também muito em breve!!! Durante o próximo mês de Dezembro Sérgio Carolino estará em Alcobaça, a gravar dois CD's: um com o seu projecto 2Tubas & friends" (formado por Sérgio Carolino e Anne Jelle Visser (holandês - tuba solo da Orquestra da Ópera de Zurique) nas tubas e por Michael Lauren, na bateria. Esse CD incluirá apenas composições originais encomendadas por Sérgio Carolino e a si dedicadas pelos compositores norte-americanos Jim Self, Rex Richardson, Jerry Grant e Barton Cummings, pelos compositores portugueses Paulo Perfeito, Carlos Marques e Tomás Pimentel, e pelo compositor francês Mico Nissim, que actuou junto a Sérgio Carolino no notável e memorável concerto por si dado em Alcobaça durante a edição deste ano do Cistermúsica. O outro CD que Sérgio Carolino gravará em Alcobaça será com o seu trio de jazz de tubas: European Tuba Trio (www.europeantubatrio.free.fr ), formado por si e pelo francês François Thuiller, nas tubas e pelo também francês Anthony Caillet, em eufónio). No próximo dia 3 de Novembro, Sérgio Carolino será solista, com a Orquestra do Algarve, na estreia europeia da composição de Paulo Perfeito Hangin' From the Strings- Fantasia para tuba solo, orquestra de cordas e harpa (obra também encomendada por Sérgio Carolino, para si escrita e a si dedicada), que decorrerá no Auditório Municipal de Albufeira! Como se pode verificar, a carreira de Sérgio Carolino continua num patamar elevadíssimo, encaminhando-se muito claramente para ser um dos mais importantes músicos portugueses de sempre a nível internacional. E não escrevo isto por ele ser meu amigo, escrevo-o porque é verdade!

ANTÓNIO JORGE GONÇALVES E RUI ZINK LANÇAM REI EM OUTUBRO

Dez anos depois de A Arte Suprema, também editada pelas Edições Asa, e a reeditar ainda este ano, António Jorge Gonçalves e Rui Zink trazem-nos agora um novo romance gráfico, poético, triste, feliz, onde o mito de Frankenstein é revisitado a uma nova luz: a de que remendos e enxertos podem, além de criar monstros, salvar vidas. Rei é o título desse novo livro de António Jorge Gonçalves e Rui Zink, que as Edições Asa editam e colocam
nas livrarias a partir deste mês de Outubro. A história deste novo Rei conta-nos que "Nuno chega ao Japão em busca de... Não o encontra -- antes se desaponta amargamente. Mas encontra Rei, a baby-gótica que gostava de ser "real girl", e Yukio o guitarrista eléctrico. Meses mais tarde, Teresa vai à procura do filho, na companhia de Tano, o mestre luso-japonês de artes marciais que foi para Nuno um... Pois. Uma mãe busca o filho, o filho busca um pai? E isto no arquétipo mesmo da hipercidade do futuro-é-já-hoje? Boa receita para o desastre...
A nossa sorte é que nem sempre os desencontros resultam em maus encontros". É de ler!

ALCOBAÇA VAI COMEMORAR DIA MUNDIAL DO ANIMAL

O Gabinete Médico Veterinário do Município de Alcobaça vai comemorar o Dia Mundial do Animal, na próxima quinta-feira, 4 de Outubro. O programa comemorativo vai decorrer no MercoAlcobaça, entre as 9 e 30 e as 17 horas. Merece uma visita!

TASQUINHAS E MOSTRA DE ARTES E OFÍCIOS EM ALCANENA

A edição de 2007 das Tasquinhas do Concelho de Alcanena, certame gastronómico que, anualmente, reúne e divulga os sabores mais característicos da região, irá decorrer entre os dias 4 e 7 de Outubro, no Pavilhão Multiusos de Alcanena. Em simultâneo terá lugar, também no Pavilhão Multiusos, mais uma Mostra de Artes e Ofícios do Concelho de Alcanena, onde artistas e artesãos do concelho e da região terão oportunidade de expor e vender os seus trabalhos. A inauguração do certame, pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Luís Azevedo, terá lugar às 18 horas do dia 4 de Outubro. Entre os dias 5 e 7 as Tasquinhas e Mostra de Artes e Ofícios do Concelho de Alcanena estarão abertas ao público entre as 12 e as 24 horas. Todas as noites os serão será animado com música popular e tradicional portuguesa. O programa de animação é o seguinte:
Quinta-feira, 4 de Outubro
21:00h – Actuação do Grupo Ribatejano
Sexta-feira, 5 de Outubro
16:30h – Actuação do Grupo Estilo Rebelde (hip-hop)
17:30h e 21:30h – Actuação do Grupo Pilha Galinhas
Sábado, 6 de Outubro
17:30h – Actuação da Tuna K&Batuna (ISEC Coimbra)
21:30h – Actuação do Grupo Concertinas do Vale do Tejo
Domingo, 7 de Outubro
17:30h e 21:30h – Actuação do Grupo de Acordeãos Folearte

É de ir!

Sunday, September 30, 2007

TGV E SUAS NEGATIVAS IMPLICAÇÕES NO CONCELHO DE ALCOBAÇA ESTÃO EM DEBATE PÚBLICO E NECESSITAM DE RESPOSTA URGENTE!

Até ao dia 9 de Outubro, encontra-se em fase de consulta pública o Estudo de Impacto Ambiental referente à Ligação Ferroviária de Alta Velocidade entre Lisboa–Porto, Lote C1, Troço Alenquer (Ota) – Pombal. Esse assunto foi discutido na última Assembleia Municipal de Alcobaça, em 21 de Setembro, de forma preliminar. Os traçados em consulta podem atingir até oito freguesias no Concelho de Alcobaça, sendo que neles existem um total de 17 eixos e sub-eixos apontados. Sabe-se que alguns dos projectos apresentados têm consequências de valor significativo e muito negativo sobre o património natural do concelho de Alcobaça, caso de algumas manchas de Carvalhal, Vale da Ribeira do Mogo e Vale do Rio da Fonte Santa. Ao nível do património cultural, os traçados têm incidência sobre património arqueológico, arquitectónico e etnográfico, sendo os mais significativos a Casa do Monge do Lagareiro, a Ermida de São João Baptista (Olheiros) e algumas grutas de ocupação pré-histórica. Também ao nível da exploração de inertes se prevêm fortes e muito negativas consequências, uma vez que na fase de projecto, é definido um corredor de segurança de 400 metros de largura. Mediante a opção por algum dos traçados delineados, haverá povoações cujas populações sofrerão gravíssimas sequelas a nível patrimonial e pessoal, nomeadamente, na zona dos Covões e Lagoa do Cão. Realizaram-se na passada semana reuniões públicas de apresentação e esclarecimento sobre as implicações do projecto TGV em Alcobaça, em Aljubarrota, na Benedita e em Évora de Alcobaça, reuniões em que se confirmaram as graves implicações daquele megalómano projecto do Governo da República Portuguesa na nossa região e a apreensão com que muitos de nós, alcobacenses, enfrentamos auele desajustado projecto governamental.
O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho já se afirmou também contrário a qualquer das propostas de traçado em cima da mesa. Na sua perspectiva, o traçado do TGV deve acompanhar o traçado da A1, a Nascente da Serra dos Candeeiros, opiniãi com a qual estou de acordo, acima de tudo, pelo seu menor impacto negativo neste concelho. Sabendo que a opção Nascente foi abandonada em 2004, por não possibilitar velocidades na ordem
dos 350 km/hora, quando a ligação Lisboa/Madrid, por opção espanhola, não ultrapassará os 250 km/hora, acresce muita e justificada incompreensão pela opção tomada, que sai ainda reforçada pelo facto de, havendo paragens intermédias (Leiria, Coimbra e Aveiro), essa velocidade máxima ser apenas virtual.
No sentido de definir uma posição formal do Municipio, está agendada para a próxima quinta-feira, 4 de Outubro, uma nova reunião de Assembleia Municipal de Alcobaça, de natureza extraordinária, estando previsto para então uma deliberação formal. Essa reunião deverá contar com a presença e com o trabalho de Fernando Nunes da Silva, a quem o município alcobacense encomendou uma contestação de base técnica às propostas do traçado em cima da mesa.
Penso que essa "contestação de base técnica" é justificada e necessária, embora me pareça já algo tardia. Neste momento, parece-me que está a chegar o tempo de dar uma resposta política e social forte e urgente às irrealistas pretensões do socrático (no pior sentido) governo que continua a fazer bandeira de um projecto que cada vez mais se afigura financeira, patrimonial e socialmente ofensivo dos interesses nacionais (e da nossa região). E será bom que a população do concelho de Alcobaça se vá já preparando para lutar com unhas e dentes, contra este (ameaçador) TGV que, segundo os actuais projectos em debate, ameaça esventrar de alto a baixo a economia, a geografia e a saúde do concelho de Alcobaça, bem como as expectativas de futuro de muitos dos seus habitantes. Neste campo de acção em torno das implicações do TGV a perspectiva começa a ser: ou Sócrates ou nós...