Saturday, June 05, 2010

DOES BIODIVERSITY HAVE A FUTURE? - UMA CONFERÊNCIA DE STUART PIMM NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

BIODIVERSIDADE 2010
CICLO DE CONFERÊNCIAS

7 DE JUNHO . 17H00

DOES BIODIVERSITY HAVE A FUTURE? | STUART PIMM

A biologia da conservação em directo: Stuart Pimm no Museu da Ciência

Stuart Pimm é um importante cientista norte-americano que se tem dedicado a investigar a actual perda de biodiversidade no planeta e a restauração de ecossistemas. Foi-lhe recentemente atribuído o Tyler Prize 2010, que distingue cientistas com um grande contributo para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. A este propósito, o grande biólogo de Harvard Edward Wilson afirmou que o trabalho de Stuart Pimm é um verdadeiro símbolo da conservação ambiental.

Stuart Pimm decidiu tornar-se biólogo da conservação e dedicar-se à investigação das causas da perda global da biodiversidade após observar a extinção de espécies no Hawaii nos anos 1970’s. Publicou mais de 200 artigos científicos, incluindo três artigos nas revistas Nature e Science e vários livros, dos quais se destaca “The World according to Pimm: a scientist audits the Earth”, a sua avaliação do futuro da biodiversidade. Os seus trabalhos de investigação abordam as causas e a velocidade de extinção das espécies, os padrões globais de perda de habitat e de extinção, o impacto das espécies introduzidas e as consequências para a gestão da biodiversidade. O Institute of Scientific Information reconheceu-o como um dos cientistas mais citados do mundo em 2002 e foi eleito para a American Academy of Arts and Sciences em 2004. Stuart Pimm recebeu vários prémios, incluindo o Marsh Prize da Zoological Society of London (2004), o William Proctor Prize for Scientific Achievement da Sigma Xi Scientific Research Society (2007) e, recentemente, o Tyler Prize for Environmental Achievement (2010).

É de ir!

Friday, June 04, 2010

3º CONVÍVIO VESPAS DA MARAVILHA, EM ALCOBAÇA

Realiza-se no próximo domingo, 6 de Junho, aquele que será o 3º Convívio de Vespas Maravilha em terras de Císter e para o qual temos a honra de convidar todos os vespistas. Pretende-se dar a conhecer uma parte do concelho de Alcobaça, na certeza que no final será do vosso agrado. Como já tem sido hábito, e nunca é demais relembrar, é de todo o interesse para a organização e para os participantes que tudo corra da melhor forma. A concentração será junto de uma das 7 Maravilhas de Portugal - o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça - pelas 9 horas.

Se por ventura quiserem viver um pouco a vida nocturna desta cidade, aqui ficam indicações de alguns locais onde poderão pernoitar. O resto deixem com a organização do convívio.

- Hotel Santa Maria, frente ao Mosteiro, possui garagem - Tel. 262 590 160
- Hotel D. Inês - (200 m do centro) possui garagem - Tel. 262 582 355
- Pensão Corações Unidos (junto ao Mosteiro) - Tel. 262 582 355
- Parque de Campismo de Alcobaça - Tel. 262 582 142

Por favor não se atrasem muito e façam boa viagem até Alcobaça!

WORKSHOP GUITAR COM JOÃO FERREIRA, NA THAPE PRODUÇÕES

6 de Junho das 15:00 às 17:30
(inscrições limitadas).
nas instalações da Thape
(Rua dos Lusíadas - Quinta Nova de São Roque, n43, Loures, SANTO ANTÃO DO TOJAL)

// Guitar 101 - Workshop técnico de guitarra eléctrica.

Neste Workshop o João Ferreira (Guitar Music Store) ensina, na primeira parte, a reconhecer as características de uma guitarra eléctrica e, na segunda, faz um "Hands on" com os alunos demonstrando diversas cabeças acopladas com diversas colunas e diversíssimos pedais.



Preço: 30€ por participante.

É de participar!

XVIII CISTERMÚSICA CONTINUA NESTE FIM-DE-SEMANA

XVIII Cistermúsica . Festival de Música de Alcobaça

Sábado . 5 de Junho . 21h30
Celeiro do Mosteiro de Alcobaça
Recital de Flauta e Harpa
Nuno Inácio - Flauta
Stephanie Manzo - Harpa

Domingo . 6 de Junho . 18 horas
Celeiro do Mosteiro de Alcobaça
Lusio Voce
Clara Coelho - Direcção

É de ir!

Thursday, June 03, 2010

ANTÓNIO VALÉRIO MADURO APRESENTA MONGES E CAMPONESES / O DOMÍNIO CISTERCIENSE DE ALCOBAÇA NOS SÉCULOS XVIII E XIX, EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

Armazém das Artes . Alcobaça
Lançamento do Livro
Monges e Camponeses / O Domínio Cisterciense de Alcobaça nos Séculos XVIII e XIX
de
António Valério Maduro
Sábado . 5 de Junho . 18 horas
Apresentação
por
Rui Rasquilho
(Presidente da Associação de Amigos do Mosteiro de Alcobaça)
com a presença de
Saúl António Gomes
(coordenador científico da colecção)
É de ir!

THE TWO TIMES TWISTED AO VIVO EM ALCOBAÇA, NO BECO CLUB

SATURDAY NIGHT ROCK FEVER

5 JUNHO 23.30H ||| BECO CLUB – ALCOBAÇA

THE TWO TIMES TWISTED

[concerto]

+

NUNCHUCK

[dj set]

Depois da apresentação do britânico Mr. David Viner em Portugal em estreia absoluta e exclusiva, regressam os concertos rock’n roll a Alcobaça e ao Beco Club para mais uma noite GAZ. Este sábado com os fantásticos The Two Times Twisted, certamente uma banda a dar que falar nos próximos tempos seguido e antecedido de dj set de Nunchuck, um clássico do revivalismo do rock’n roll dos anos 60 e do disco do vinil.


THE TWO TIMES TWISTED [live act]

Os The Two Times Twisted são um duo incaracterístico de Alcobaça praticantes de um rock’n’roll de garagem primitivo e orelhudo. Um combinado explosivo com o infame Nacho Galinha no bombo, pratos de choque, guitarra e voz e El Mariachi na guitarra. Com influências do blues e rock, poderiam ser apenas um “one man band” mas, não teriam tanta piada…


NUNCHUCK [dj set]


Nunchuck é um dj anti-convencional ou antes pelo contrário, um dj à moda antiga. Utilizando na sua maioria velhinho disco de vinil em formato single, traz-nos à memória um conjunto de temas dos anos 50's e 60's. Rock'n'roll, garage, rhythm and blues, doo wop, french pop, yé-yé, beat, fuzz, surf, punk, vocal pop, power pop, mod, swing, easy-listening, exotique, soundtrack, two tone ...
Alguém tem dúvidas que não seja uma grande noite?

É de ir!

MÁRIO NUNES ROCK BAND AO VIVO EM ALPEDRIZ, NO GENESIS BAR

Genesis Bar . Alpedriz
Mário Nunes Rock Band
Sábado . 5 de Junho . 23 horas
Volta ao GENESIS BAR a banda que na anterior passagem se chamava 69 GRAUS. MÁRIO NUNES que no ano de 2009 fez só 375 concertos é considerado por muitos o melhor guitarrista da nossa praça. Para ver e rever com muito prazer. É de ir!

INÊS NEVES APRESENTA ARTE DE RECORDAR, NA ADEGA COOPERATIVA DE ALCOBAÇA

De 5 a 27 de Junho, a Adega Cooperativa de Alcobaça acolhe a exposição “ARTE DE RECORDAR”, de Inês Neves.

Trata-se de uma mostra em aguarelas de todo o Património Religioso do Concelho de Alcobaça. Uma representação em pintura de uma vasta gama de Igrejas, Capelas, Mosteiros e Ermidas existentes na região.

Uma exposição que tem como principal objectivo proporcionar aos visitantes uma serie de emoções em torno de uma temática cheia de História, Lendas e Cultura.

No total estarão expostas oitenta e seis aguarelas, algumas telas, um painel de azulejo e uma vasta colecção de outros artigos.

Horário: 9h00 às 19h00

Todos os dias

É de ir!

TEATRO DA TRINDADE APRESENTA A RAINHA DAS ABELHAS, UMA ÓPERA INFANTIL DE SÉRGIO AZEVEDO

Teatro da Trindade . Lisboa
A Rainha das Abelhas
Uma ópera infantil de Sérgio Azevedo
(Sobre o conto dos Irmãos Grimm, estreia absoluta pela Academia dos Amadores de Música, no Teatro da Trindade. Para vozes solistas, coro infantil, 1 flauta/piccolo, 2 clarinetes, 1 fagote -ou clarinete baixo-, 1 piano, 1 contrabaixo)
Maestro . João Paulo Santos
Quinta-Feira . 3 de Junho . 2oh3o
Sexta-Feira . 4 de Junho . 16h30
É de ir!

Wednesday, June 02, 2010

PERFORMANCE VOLTE-FACE EM AVEIRO, NO ESTÚDIO PERFORMAS

Estúdio Performas . Aveiro
Sexta-Feira . 4 de Junho . 23 horas
Performance Volte-Face
(Declamação . Vídeo-Multimédia . Música . Dança . +++)
"Num mundo que deforma e enforma a expansão das formas de expressão acontece em Volte-Face que transforma e que novamente se entorna"
"Em directo e no repto, dá-se a intercessão de cor & acções para libertar corações!"
Absolutamente a não perder!