Saturday, November 29, 2008

GALERIA CONVENTUAL, EM ALCOBAÇA, INAUGURA EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DO SEU 15º ANIVERSÁRIO

A Galeria Conventual, em Alcobaça, inaugura hoje, sábado, 29 de Novembro, pelas 17 horas, uma exposição colectiva que assinala o seu 15º aniversário. A nova exposição da galeria fundada e desde sempre dirigida por Jorge Pereira de Sampaio integra apontamentos sobre o Mosteiro de Alcobaça e um fantástico biombo de D´Assis Cordeiro, estudos para tapeçarias de Irene Sá Natividade, duas Damas de Copas de Isabel Garcia, duas Nuvens de José Paulo Ferro e as pinturas Mosteiro Pop de Sofia Ferreira. Como brinde especial aos seus amigos e visitantes, esta exposição da Galeria Conventual inclui dois fascinantes presépios inspirados no presépio que Joana Oliva Monteiro e Jorge Pereira de Sampaio conceberam na Galeria de Exposições do Mosteiro em 2006, completando-se o naipe com outros dois presépios montados pelo mesmíssimo casal no Café Tertúlia, que se situa apenas a uma dezena de metros da Galeria Conventual. Garantimos que esta exposição merece mesmo uma visitinha das boas!

ALFRED BRENDEL ESGOTA GULBENKIAN EM CONCERTO DEFINITIVO

Ciclo de Piano 2008/2009 da Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa
-Alfred Brendel.
Domingo - 30 de Novembro - 19 horas
Grande Auditório
Joseph Haydn
Variações em Fá menor, Hob:XVII:6
Wolfgang Amadeus Mozart
Sonata para Piano em Fá maior, K.533/K.494
Ludwig van Beethoven
Sonata para Piano N.º 13, em Mi bemol maior, op. 27 n.º 1
Franz Schubert
Sonata para Piano em Si bemol maior, D. 960
Os bilhetes para este recital estão esgotados há muito tempo e a romaria promete, dado que esta será, certamente, a última actuação de Alfred Brendel em Portugal. Viva Brendel!

BUENOS AIRES E DUO OSGA E ANDREIA ANIMAM ÚLTIMO FIM-DE-SEMANA DO MÊS NO CARPE DIEM

-Carpe Diem-
Centro Comercial Cidnay – R. S. Bento – Santo Tirso
Sábado - 29 de Novembro - concerto - 22 horas
– Buenos Aires – http://www.myspace.com/buenosairespt
CONCEITO: dos bajos & a strings machine
A banda chama-se Buenos Aires. Since 01.01.2008.É coisa de dois baixos, sem guitarra e uns synths...Coisa de set bateria minimal, e poucos acordes...pouca coisa...ta caro o acorde...Sabe a cúmplice, carnal y tal, em formato sangue quente y sal...oua magia da decadência colonial ibérica e a emergência do universo latino no sec XXI...vista de Marte.
Depois do Concerto - Dj Set com MitMiin - A ter em atenção!!
DOMINGO [véspera de feriado] - 30 de Novembro - concerto - 22 horas
- Duo Osga e Andreia -
http://www.myspace.com/osguinha
+
Dj Set - Osga
A Noite Folk á muito prometida, o Contagiarte irá mudar-se nesta noite?
Para os que não imaginam o que isto é visitem o Myspace do Osga.
É de ir! Santo Tirso é fixe!

Friday, November 28, 2008

ESTRELA SILVA LANÇA LEVAR A SOLIDARIEDADE A S. TOMÉ, EM LISBOA

Estrela Silva lança amanhã, sábado, 29 de Novembro, o seu novo livro Levar a Solidariedade a S. Tomé. O novo livro é publicado pela Papiro Editora e o seu lançamento ocorrerá pelas 15 e 30, na Bertrand do Centro Comercial Colombo, em Lisboa.
A sua apresentação estará a cargo de Otília Pires de Lima. É de ir!

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS VÃO ESTAR EM FOCO NA 12ª EMISSÃO DE UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER DE ALCOBAÇA, JÁ NESTE DOMINGO

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 30 de Novembro, a décima segunda emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Os temas em debate na décima segunda emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana serão os seguintes:
1. No passado domingo foram inauguradas as novas Piscinas Municipais de Pataias, projecto cuja edificação resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Alcobaça e a Secil. Na última reunião da edilidade alcobacense ficou no ar a possibilidade de esse género de investimento público-privado se poder repetir no concelho de Alcobaça. Será essa uma via possível e conveniente para potenciar o investimento público no futuro?
2. O Cine-Teatro de Alcobaça comemorou o 4º aniversário da sua inauguração, após ter sido recuperado e requalificado, e a nova Biblioteca Municipal da cidade comemorou o 7º aniversário da sua inauguração. Que impactos tem tido na vivência do concelho esse renascimento do seu Cine-Teatro e o surgimento da sua nova Biblioteca?
A qualidade e o interesse do programa continuam a subir de emissão para emissão, prevendo-se já um seu próximo ano muito animado e interveniente. Será? É de ouvir! Tudinho...

BLOGUE DO PORTUGAL PROFUNDO COMEMORA QUINTO ANIVERSÁRIO COM UMA FESTA NO ARRAIAL DOS CAPUCHOS (ALCOBAÇA)

É já amanhã, sábado, 29 de Novembro, pelas 13 horas, que o emblemático bloguer António Balbino Caldeira promove uma Festa do V Aniversário Do Portugal Profundo, no arraial dos Capuchos em Alcobaça, destinada aos amigos e vizinhos daquele blogue, aos seus comentadores e aos seus leitores. A festa será, segundo aquele corajoso bloguer alcobacense "uma ocasião de conhecimento, convívio e troca de ideias da comunidade Do Portugal Profundo. As últimas novidade sobre o festivo evento estão já publicadas no próprio blogue Do Portugal Profundo(http://www.doportugalprofundo.blogspot.com/)
e o mínimo que aqui se poderá escrever é que a festa vai ser certamente tão quente que alguém (que muito logicamente não estará presente) vai ficar com as orelhinhas a arder... É de ir!

LEILÃO DE ARTE: UMAR-TE ASSIM TÃO PERDIDAMENTE

Realiza-se amanhã, 29 de Novembro, no Porto, na Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, às 15 horas, o 3º leilão de arte organizado pela UMAR. Os fundos obtidos nesse leilão reverterão, novamente, para a prevenção e intervenção na luta pelo fim da violência doméstica. É de ir!

CABARET MOLOTOV EM ALCANENA, NO CINE-TEATRO SÃO PEDRO

Cabaret Molotov sobe ao palco do Cine-Teatro São Pedro no próximo sábado, 29 de Novembro, pelas 21:30h. Um espectáculo apresentado no âmbito da FESTA DA MARIONETA’08, promovido pela Artemrede - Teatros Associados. Este espectáculo do Teatro de Marionetas do Porto tem encenação e cenografia de João Paulo Seara Cardoso e interpretação de Edgard Fernandes, Sara Henriques, Sérgio Rolo e Shirley Resende (instrumentista). Em Cabaret Molotov deambulam coristas apaixonadas, trapezistas, clowns absurdos, músicos de sete instrumentos, homens-coelho, homens-bala, ursos ciclistas, caniches cantores, dançarinos e bailarinas que dançam ao som de valsas, tangos, polkas, tarantelas e velhas canções de Kurt Weil. Terá o Cabaret Molotov existido, ou tudo não passará de um lugar inventado por Vladimir, o Russo, para cenário do seu amor à trapezista Matrioska? O circo e as marionetas aproximam-se da poética do voo, as marionetas sem se sujeitarem às leis da gravidade, os artistas de circo desafiando-a. Uma vida aérea intermitente une a marioneta e o trapezista. Cabaret Molotov é um espectáculo que resulta de um trabalho de experimentação em que o Teatro de Marionetas do Porto tenta levar o seu modo de fazer teatro ao encontro de uma certa poética associada ao circo. Nesta criação está também presente uma aproximação ao teatro musical com marionetas, que teve grande expressão na Europa nos meados do século passado. Destinado a maiores de 12 anos, este espectáculo tem uma duração aproximada de 75 minutos (sem intervalo), sendo o preço dos bilhetes no valor de 5€ (preço único). As reservas podem ser efectuadas através dos telefones 249 889 115 ou 249 889 010 (das 9:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h) ou através do e-mail bilheteira@cine-teatro.alcanena.pt. É de ir!

RODINHA DE CHORO DE LISBOA EMPOLGA DOMINGO SEM CARROS, NA PRAÇA DO COMÉRCIO

DOMINGO - 30 de NOVEMBRO
Praça do Comércio - Lisboa - 16h às 18h
DOMINGO SEM CARROS
-RODA DE CHORO DE LISBOA-
entrada livre
pç. comércio . pátio da galé
salão interior denominado "ATL"
entrada pelas arcadas do lado poente
-Este mês de Novembro, o som inconfundível do Choro vai andar à solta! É a Roda de Choro de Lisboa que convida toda a gente para um pézinho de dança brejeiro.Músicas como ”Carioquinha”, “Assanhado” ou “André de Sapato Novo” fazem parte da bagagem obrigatória de qualquer roda. Mas neste caso, aprimoradas pelas mãos destes autênticos virtuosos, tornam-se em ainda mais irresistíveis apelos à dança!Se a música condiz com os bailes do Rio do início do séc XX, a indumentária da orquestra também é a rigor, “do sapato preto ao panamá branco”, como nas fotos monocromáticas da época. Mas atenção que o som não é a preto-e-branco! A Roda de Choro de Lisboa é exímia a colorir as imortais composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim ou Waldyr Azevedo com as mais garridas pinceladas, que tornam este quadro musical num caleidoscópio multicolor em que o scottish, a polca e a valsa se misturam com o ritmo nativo dos caboclos num coquetel explosivo e alegre!E então com uma branquinha fresca a acompanhar, vai ser de chorar por mais!-
Vai mesmo dar para aquecer: podemos já garanti-lo!

Thursday, November 27, 2008

VANDA FURTADO MARQUES LANÇA A PADEIRA DE ALJUBARROTA, EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

A escritora alcobacense Vanda Furtado Marques vai lançar no próximo sábado, 29 de Novembro, o seu terceiro livro: A Padeira de Aljubarrota, editado pela 7 Dias 6 Noites. O lançamento terá lugar em Alcobaça, no Armazém das Artes, às 17 horas, sendo o novo livro apresentado pelo escultor José Aurélio. Nesta sua nova odisseia literária A Padeira de Aljubarrota, Vanda Furtado Marques tem a colaboração da ilustradora Susanne Estêvão da Silva, prometendo não deixar novamente por mãos alheias os seus créditos de (muito) bem sucedida autora: é de ir e fruir!

HOMENAGEM A FERNANDO PESSOA, EM MATOSINHOS, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL FLORBELA ESPANCA E NO CINE-TEATRO CONSTANTINO NERY

Homenagem a Fernando Pessoa

A Minha Pátria é a Língua Portuguesa
Por Nuno Miguel Henriques do Museu da Poesia
Biblioteca Municipal Florbela Espanca - Matosinhos
– Dia 29 de Novembro, 17 horas –
e
Infinita Viagem
Um exercício sobre o poeta dramático que "fingiu"
Cine-Teatro Constantino Nery
– Dia 30 de Novembro, 22 horas –
A Câmara Municipal de Matosinhos, vai uma homenagear o poeta da "Mensagem", no 120º ano do seu nascimento, com dois espectáculos de poesia, na Biblioteca Municapal Florbela Espanca, às 17h e no Cine-Teatro Constantino Nery, às 22h, nos dias 29 e 30 de Novembro.
Assim, no dia 29 de Novembro, pelas 17h, na biblioteca Municipal Florbela Espanca, Nuno Miguel Henriques, do Museu da Poesia, apresentar-nos-á o seu espectáculo «A Minha Pátria é a Língua Portuguesa». «A Minha Pátria é a Língua Portuguesa», é um espectáculo que reúne alguns dos Textos mais emblemáticos do Poeta Português, em cruzamento com os seus heterónimos Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Bernardo Soares. Baseia-se, essencialmente, numa abordagem dinâmica e interactiva da Poesia Portuguesa, com uma estética acessível a qualquer género de público. Entre a informalidade e o contacto directo com o público, criam-se momentos únicos nestas viagens com Pessoa. Todo o espectáculo é ilustrado com sons, músicas, imagens e adereços para dar vida a todas as palavras que o "Diseur" transporta como que um "Táxi de Palavras". O público inicia a sessão com Nuno Miguel Henriques fazendo uma verdadeira trajectória poética, introduzindo-se notas biográficas, recitando-se e conversando sobre Fernando Pessoa e os seus heterónimos, além de diversas referências histórias e culturais. Com Arte de Dizer, engenho e entrega, numa interpretação única e singular de Nuno Miguel Henriques, «A Minha Pátria é a Língua Portuguesa», cumpre a máxima de Octávio Paz "a melhor maneira de compreender um poema, é ouvi-lo". Deste espectáculo fazem parte alguns poemas como Liberdade – Fernando Pessoa, O Poeta é um Fingidor... Fernando Pessoa, Minha Pátria é a Língua Portuguesa.... Bernardo Soares, Lisbon Revisited – Álvaro de Campos, Apontamento – Álvaro de Campos, Todos as Cartas de Amor são Ridículas … – Álvaro de Campos, O Menino de Sua Mãe - Fernando Pessoa, O Ministério das Coisas ... - Alberto Caeiro, Estás só – Ricardo Reis, Mestre são Plácidas todas as Horas... – Ricardo Reis, Não sei Quantas Almas Tenho – Fernando Pessoa, Tão Cedo Passa Tudo... – Ricardo Reis, Tenho tanto Sentimento – Fernando Pessoa, Eros e Psique – Fernando Pessoa, Sou um Guardador de Rebanhos – Alberto Caeiro, Olá, Guardador... - Alberto Caeiro, O Tejo é mais Belo... - Alberto Caeiro, O Infante - Fernando Pessoa, Mar Português -Fernando Pessoa, O Mostrengo - Fernando Pessoa, Ode Triunfal (extractos) - Álvaro de Campos entre outros.
O "Diseur" Nuno Miguel Henriques estudou Teatro e interpretação. Possui o Curso Superior de Acção Social e ainda estudos Universitários em História e Psicologia Social. Fez ainda pós-graduações em «Televisão», Imagem e Protocolo», «Organização de Eventos/Gestão Cultural». Possui igualmente mestrado na área de «Marketing», entre diversas formações e graduações académicas. Autor, Encenador, Co-produtor e Actor de Teatro, assinalou em 2008, 21 anos de Teatro. Colaborou em mais de meia centena de peças de teatro, em centenas de representações em mais de quatrocentas localidades no continente, regiões autónomas e estrangeiro. Possui Carteira Profissional de Encenador/Actor desde 1991. Nos palcos trabalhou com muitos nomes importantes da cena nacional, como Camacho Costa, Rita Ribeiro, Florbela Queiroz, Carlos Quintas, Maria Dulce, Carlos Miguel (Fininho), Victor de Sousa, Pedro Pinheiro, Diogo Morgado, Margarida Reis, Joaquim Guerreiro, Victor Emanuel, Félix Fontoura, Ângela Ribeiro, Paulo Matos entre muitos outros. Fez Televisão e Cinema, além de dobragens, locução e publicidade tendo protagonizado vários anúncios televisivos. Como "Diseur" de poesia foi reconhecido e premiado, tendo participado em inúmeras iniciativas, eventos, festivais e efemérides. Editou 9 CD's com interpretação de Poetas Portugueses como Eugénio de Andrade, António Aleixo, Amália Rodrigues, Américo Durão, ou ainda Fernando Pessoa entre outros. Fez Rádio, onde interpretou os maiores Poetas portugueses, em nove rádios locais e na Rádio Renascença. É o autor da Mensagem Nacional do Dia Mundial do Teatro de 1995. Foi director do Instituto de Artes do Espectáculo, durante cinco anos. Actualmente exerce funções de director artístico do Teatro Azul – Companhia Profissional, além de ser também o director geral do Instituto de Protocolo, Artes e Comunicação e director geral do Museu da Poesia.

No dia seguinte, 30 de Novembro, pelas 22h no Cine-Teatro Constantino Nery, a "Infinita Viagem", encerará a homenagem a Fernando Pessoa e ao 120º aniversário do seu nascimento. Com Concepção e encenação de Helena Caldeira, Mariana Reis e Rita Reis, Interpretação de Mariana Reis, Rita Reis, «Infinita Viagem» mais não é do que um exercício sobre o poeta dramático que apenas "fingiu". A sua ARCA é o ponto de partida.
«De mim mesmo viandante
Olho as músicas na aragem,
E a minha alma errante
É uma canção de viagem.»
Fernando Pessoa
Os "actores" estão em cena assistindo-se e reflectindo sobre questões inerentes à própria condição humana – pensar, sentir, fingir, infância, morte, amor – situações vivenciais que tanto se contradizem como se completam. De entre todos os "actores" salienta-se Álvaro de Campos, irmão de Pessoa no cepticismo, na dor de pensar e nas saudades da infância – mas também o Campos esfuziante e torrencial das Odes futuristas e da vertigem das sensações. De Autopsicografia às Odes Triunfal e Marítima, mais não se desejou do que esboçar uma VIAGEM que percorresse alguns dos muitos caminhos que tornaram Pessoa e suas "máscaras" toda uma literatura em encenação dramática. «Sou um poeta dramático; tenho continuamente, em tudo o que escrevo, a exaltação íntima do poeta e a despersonalização do dramaturgo. Voo outro – eis tudo.»
Fernando Pessoa está sempre (por) perto... Felizmente! É de ir!

UMAR LANÇOU PETIÇÃO ON LINE HOMENS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

2008 tem sido um ano negro da violência doméstica em Portugal. Homicídios e tentativas de homicídio ultrapassam os números dos últimos 5 anos. Apesar de toda a consciencialização social, os dados apontam para um agravamento do problema. Urge, pois, enfrentá-lo com respostas mais eficazes. Nesse sentido, a UMAR lançou uma campanha dirigida aos homens, para que estes se solidarizarem com as vítimas de violência, retirarem o apoio aos agressores e se demarcarem publicamente dos seus actos. A campanha Eu Não Sou Cúmplice tem o objectivo de mobilizar as energias masculinas para esta batalha dos direitos humanos que está longe de estar ganha. Se repudia toda e qualquer violência contra as mulheres, comprometendo-se na consciencialização e intervenção social da sociedade para a igualdade de género e promoção de uma cultura de não violência; Se apela a todos os homens que não sejam cúmplices e testemunhas passivas da violência contra as mulheres, faça-se ouvir: faça como nós, assine e divulgue a petição.
Vá lá, mexa-se! É necessário!

Wednesday, November 26, 2008

CAMINHOS DA MÚSICA PORTUGUESA ACTUAL, POR SÉRGIO AZEVEDO, EM COIMBRA

Anfiteatro III da Faculdade de Letras de Coimbra
5ª feira - 27 Novembro - 16 horas
Conferência
-Caminhos da Música Portuguesa Actual-
por
-Sérgio Azevedo-
Compositor
Professor na Escola Superior de Música de Lisboa
Autor dos livros A Invenção dos Sons e Olga Prats- Um Piano Singular
Colaborador da RDP-Antena 2
É de ir!

O MITO DA VELHICE ASSEXUADA. TEMPO DE AMAR. CIDADANIA E TERCEIRA IDADE, EM ALCOBAÇA, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Biblioteca Municipal de Alcobaça
sexta-feira / 28 de Novembro / 15 horas
Palestra
O Mito da Velhice Assexuada. Tempo de Amar. Cidadania e Terceira Idade
por
Maria do Rosário Ermida
natural de Pataias - Enfermeira Chefe do Centro de Saúde de Santa Clara (Coimbra)
organização da Usalcoa - entrada livre
é de ir!

NÃO TE PRIVES ASSINALA DIA INTERNACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA DE GÉNERO

Hoje, 25 de Novembro celebra-se o Dia Internacional Contra a Violência de Género. A Não Te Prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, com o apoio do Instituto Português da Juventude, assinala este dia através do lançamento da campanha Love Hurts?. Essa campanha consiste num postal que apela à responsabilização colectiva e individual em situações de violência no namoro. Nunca seremos pessoas a mais no combate face a todas a formas de violência de género. Está nas suas mãos associar-se. Divulgue e participe!
------------------------------------------------------
Não Te Prives - Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais
Apartado 3113

Tuesday, November 25, 2008

A CRIANÇA E O DIREITO À COMUNIDADE, NA JUNTA DE FREGUESIA DA CELA NOVA (ALCOBAÇA)

Quarta-feira / 26 de Novembro / 20 e 30 horas
Junta de Freguesia da Cela Nova (Alcobaça)
-A Criança e o Direito à Comunidade-
(funcionamento - intervenção - debate)
Sessão de divulgação e esclarecimento sobre o papel da Comissão de Protecção de Menores e das entidade com competência em matéria de infância e juventude.
É sempre útil saber como funcionam estas entidades. É de ir!

SEIS NOVOS MESTRADOS NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através do Instituto de Investigação, Desenvolvimento e
Estudos Avançados (INDEA), promove, para o ano lectivo 2008/2009, seis novos mestrados,
recentemente aprovados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).
As candidaturas decorrem de 1 a 12 de Dezembro em
www.ipleiria.pt.
Novos Mestrados 2008/2009:
-Biotecnologia dos Recursos Marinhos-
Visa aplicar os conhecimentos actuais da biologia marinha moderna e da biotecnologia
ao estudo, protecção e desenvolvimento dos recursos marinhos. Durante o curso, os
alunos desenvolverão investigação aplicada vocacionada para as necessidades do
tecido empresarial, incidindo prioritariamente na aplicação da biotecnologia à indústria
alimentar de pescado e aos recursos marinhos. Este mestrado proporcionará aos
alunos a aquisição de competências necessárias ao desempenho de actividades de
I&D, funções de coordenação ou direcção em empresas biotecnológicas nos ramos
industrial, ambiental, alimentar e das ciências da saúde.
-Computação Móvel-
A formação especializada Computação Móvel e tecnologias associadas são essenciais
ao nível do desenvolvimento tecnológico do país tendo em conta os investimentos
realizados quer na administração pública quer no sector privado, nomeadamente ao
nível do aperfeiçoamento de sistemas de informação que potenciem a melhoria da
qualidade dos serviços. A metodologia de ensino utilizada neste curso baseia-se em
projectos.
-Engenharia Automóvel-
A formação especializada em Engenharia Automóvel pretende qualificar os alunos para
uma área em que reconhecidamente se sente uma carência nacional de profissionais
especializados na medida em que todas as formas de veículos evoluíram para
equipamentos com incorporação de muitas tecnologias de ponta requerendo níveis de
sofisticação tecnológicas no controlo de diversas funções, onde se destacam as
emissões, o consumo energético, a segurança e o conforto.
-Intervenção para um Envelhecimento Activo-
Visa proporcionar conhecimentos e competências nas áreas-chave de promoção da
vida activa e do lazer, como meios de excelência para a saúde, bem-estar e qualidade
de vida dos adultos e idosos. No âmbito da promoção de competências técnicas
profissionalizantes de nível avançado no âmbito do Envelhecimento Activo/Qualidade
de Vida, incidirá particularmente nas áreas de Turismo e Lazer, Actividades Motoras
(Motricidade) e Estilos de Vida Saudável.
-Resolução Alternativa de Litígios-
Este curso pretende desenvolver competências técnicas profissionalizantes de nível
avançado no domínio da Resolução Alternativa de Litígios, nas áreas de
especialização de Direito, Mediação, Conciliação e Arbitragem. Nos últimos anos, em
Portugal, tem-se optado em termos políticos e legislativos pelo reforço dos meios de
resolução alternativa de litígios pelo que ao mestre em Resolução de Conflitos solicitase
hoje que desempenhe um papel activo na gestão de conflitos, sendo parte
integrante de equipas de tomada de decisão.
-Solicitadoria de Execução-
Visa transmitir conhecimentos avançados sobre engenharia do controlo, sistemas
inteligentes e robótica, área de energia, domínios técnicos de grande actualidade. É
dirigido a licenciados interessados em ganhar futuras competências nas áreas de
automação/energia e/ou robótica. O projecto final oferece a possibilidade de
iniciação/continuação de uma actividade de investigação em ambiente académico
e/ou empresarial, em várias árias científicas/ técnicas afins.
Aí está um estabelecimento nacional de ensino com muito boa saúde: é de aproveitar!

Monday, November 24, 2008

É A NOSSA APOSTA (DEMOCRÁTICA) DA SEMANA: BLOGUE DO PORTUGAL PROFUNDO COMEMORA QUINTO ANIVERSÁRIO COM UMA FESTA NO ARRAIAL DOS CAPUCHOS (ALCOBAÇA)

No próximo sábado, 29 de Novembro, pelas 13 horas, o proeminente bloguer António Balbino Caldeira promove uma Festa do V Aniversário Do Portugal Profundo, no arraial dos Capuchos em Alcobaça, destinada aos amigos e vizinhos do blogue, aos seus comentadores e aos seus leitores. A festa será, certamente, uma ocasião de conhecimento, convívio e troca de ideias da comunidade Do Portugal Profundo, blogue que continua a comportar-se como um dos paladinos da liberdade de expressão em Portugal. A ementa será local e humilde (no dizer do próprio bloguer): Sopa de Misturadas, Porco do Campo no Espeto com Broa de Milho ou Pão de Trigo, Vinho, Fruta, Café da Avó e Filhós. A entrada, comida e bebida, são gratuitas: basta que quem pretenda estar presente naquela festa previna para aquele blogue para o e-mail (a.b.caldeira@gmail.com ). Parabéns António Balbino Caldeira, e que a festa dure até às tantas! Lá estaremos!

ILGA PORTUGAL JÁ TEM UM CORO E PROMETE CANTAR

A ILGA Portugal já tem um coro e promete pô-lo a cantar com a maior brevidade possível. No próximo dia 26 de Novembro, quarta-feira, às 19 horas, o mesmíssimo coro promete [des]afinar em Lisboa, no centro LGBT (Rua de S. Lázaro, 88). Se gosta de cantar, apareça. E se não gosta de cantar, pode aparecer também, que algum dia poderá começar a gostar! Logo se verá...

CONGRESSO INTERNACIONAL FERNANDO PESSOA TAMBÉM INCLUI MÚSICA, TEATRO E CINEMA

O programa definitivo do Congresso Internacional Fernando Pessoa, que decorrerá entre 25 e 28 de Novembro, já se encontra disponível em: http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt - justifica-se chamar a atenção para os três eventos paralelos ao congresso, que terão lugar sempre às 22 horas, e excepcionalmente, na Casa Fernando Pessoa. O resto do congresso decorrerá, conforme já foi divulgado, na Associação de Turismo de Lisboa (Rua do Arsenal, Nº15). Esses três eventos serão os seguintes:
Dia 25, Camané canta Fernando Pessoa
Dia 26, A Carta da Corcunda ao Serralheiro (Teatro)
Dia 27, Conversa Acabada, de João Botelho (projecção DVD), na presença do realizador.
Estes três eventos, bem como todo o programa, destinam-se exclusivamente aos participantes e inscritos no congresso. Promete fazer história!

Sunday, November 23, 2008

RUAS DA AMARGURA, DE RUI SIMÕES, HOJE MESMO, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA - EXTENSÃO DO DOCLISBOA 2008

Cine-Teatro de Alcobaça / 21h 30
Extensão do DocLisboa 2008 a Alcobaça
Ruas da Amargura - Rui Simões
111´ - Portugal - 2008
As Ruas da Amargura são povoadas de homens e de mulheres, de todas as idades, com carências afectivas, financeiras, problemas mentais, alcoolismo, tóxicodependência, ou simplesmente pessoas que chegaram a Portugal à procura de uma vida um pouco melhor. Do outro lado da Rua há um formigueiro de voluntários, assistentes sociais e técnicos diversos que constroem e mantêm estruturas de apoio, uns pensando em dias melhores, outros institucionalizando a ajuda sem acreditar que o fenómeno possa ter cura. Um trabalho muitas vezes ingrato e com muito pouco sucesso, devido, entre outras razões, à falta de coordenação.
Rui Simões é um realizador de cinema e televisão, licenciado pelo Institut des Arts de Diffusion de Bruxelas. Recordo dois seus notáveis comentários de longa metragem exibidos em Portugal logo a seguir à Revolução dos Cravos, numa época em que tudo se passava muito depressa neste país: Deus, Pátria, Autoridade (1976) e Bom Povo Português (1980). Recordo-me de os ver na sede alcobacense do MDP/CDE e do entusiasmante impacto que esse visionamento teve em muitos dos que lá estavam a assistir, como eu... É essa atmosfera que espero reencontrar hoje à noite, no Cine-Teatro de Alcobaça, abordando um tema menos feliz mas não menos pertinente.
É de ir! Absolutamente!

AUGUSTIN DUMAY DIRIGE ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

GRANDE AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL DE BELÉM
Domingo - 23 de Novembro - 17 horas
ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
AUGUSTIN DUMAY - violino e direcção
O violinista francês Augustin Dumay dirige a Orquestra Metropolitana de Lisboa na interpretação de dois concertos para violino e orquestra de Mozart. O programa completa-se com a 5.ª Sinfonia de Schubert.
WOLFGANG AMADEUS MOZART
Concerto n.º 3 para Violino e Orquestra
Concerto n.º 5 para Violino e Orquestra
FRANZ SCHUBERT Sinfonia n.º 5
Mozart só compôs cinco concertos para violino e orquestra, contava então cerca de dezanove anos de idade e ainda não se havia radicado na cidade de Viena. Ele mesmo terá interpretado alguns deles na condição solista, uma faceta que lhe é bastante menos conhecida do que a de virtuoso do piano. Passados mais de duzentos anos, todos eles continuam a ser interpretados em todo o mundo, especialmente estes dois, não só pela sua música admirável, como também pela variedade de soluções com que é neles explorada a identidade do instrumento. Na segunda parte deste programa é interpretada a 5.ª Sinfonia de Schubert, o mais subtil compromisso entre o rigor do estilo clássico e a expressividade melódica do romantismo.
Promete! É de ir!

UMAR ASSINALA DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÈNCIA CONTRA AS MULHERES, EM LISBOA

ACÇÃO DE RUA 25 de Novembro Largo do Chiado 12h30 – 18h
Assinalando o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a UMAR estará no dia 25 de Novembro entre as 12h30 e as 18h no Largo do Chiado, à saída do metro da Baixa/Chiado, numa acção de denúncia e sensibilização para o fim da violência de género. Um Kit de Prevenção contra a Violência sobre as Mulheres será entregue a quem por ali passar! Este kit contém, entre outras coisas, a braçadeira da Marcha Mundial das Mulheres: Nem Mais Uma! Durante o ano de 2008 já morreram 43 mulheres vítimas de violência doméstica... Não fique indiferente! Solidarize-se! É necessário...

CULTURA CIENTÍFICA NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, DE 25 A 29 DE NOVEMBRO

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra apresenta o programa CULTURA CIENTÍFICA NO MUSEU DA CIÊNCIA, que decorre de 25 a 29 de Novembro, inserido na Semana da Ciência e da Tecnologia. Em mais uma semana absolutamente imperdível naquele que é um dos nossos museus favoritos a nível nacional são de destacar os seguintes eventos:
- CIÊNCIA AO VIVO: Contacto directo com algumas experiências espectaculares que permitem aos jovens participantes a observação de determinados fenómenos facilmente explicáveis pela ciência.
- CONVERSAS COM CIENTISTAS: oportunidade de conhecer de perto o trabalho de alguns cientistas e deste modo visitar os bastidores da ciência que se faz em Portugal.
25 de Novembro
Investigação num Centro de Biotecnologia
André Valente, Biocant
Novos materiais: adesivos para cirurgia
Paula Ferreira, Dep. Eng.ª Química, FCTUC
26 de Novembro
Poluição - têm os chapins algo a dizer?
Cláudia Norte, Dep. Zoologia, FCTUC
A atmosfera como cintilador cósmico
Luís Pereira, Dep. Física, FCTUC
27 de Novembro
Terapia genética: ficção científica ou realidade?
Ana Luisa Cardoso, Centro de Neurociências e Biologia Celular
Células estaminais no cérebro adulto
Fabienne Agasse e Liliana Bernardino, Centro de Neurociências e Biologia Celular
28 de Novembro
Nanotecnologias para preparação de pensos biomédicos
Lino Ferreira, Centro de Neurociências e Biologia Celular
Geometria e moléculas ao espelho
Daniel Pinto, Dep. Matemática, FCTUC
A semana dedicada à ciência termina no Sábado, dia 29 de Novembro, com o atelier ÀS VOLTAS COM AS CORES, dirigido a crianças a partir dos 5 anos, e com a exibição do último episódio da série NOS PASSOS DE MAGALHÃES.
Alguém disse que não se passava nada interessante em Coimbra?