Saturday, August 26, 2006

GATA BORRALHEIRA DE ROBERT WALSER VISITA ALCOBAÇA NO DIA DE TODOS OS SANTOS

Recebi ontem pela via postal o boletim com a programação da Culturgest para os próximos quatro meses. Uma leitura atenta revelou-me que essa programação inclui a apresentação da versão teatral concebida pelo escritor suiço de língua alemã Robert Walser (1878- 1956) sobre o conto de fadas A Gata Borralheira. Sob tradução de Célia Henriques essa versão teatral, quase psicanalítica, daquele conto estará em exibição no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa, entre 14 e 20 do próximo mês de Setembro. Sendo co-produzida pela Culturgest, pela Artemrede e pelo Teatro Viriato, essa produção teatral tem encenação de Ricardo Albéo, figurinos de Diogo Alves, desenho de luz de José Álvaro Correia e cenário de Joana Villaverde. Além dessas suas apresentações em Lisboa, esta produção nacional da Gata Borralheira de Robert Walser será também apresentada noutras localidades e noutros teatros nacionais, nomeadamente em Viseu, Torres Vedras, Almeirim, Baixa daBanheira e Alcobaça. Em Alcobaça, a sua apresentação decorrerá no Cine-Teatro, no próximo dia 1 de Novembro, aqui se chamando desde já a atenção para o seu interesse, dado que nesta sua Gata Borralheira Robert Walser volta a submeter um antigo conto de fadas a uma delicada e subversiva análise ctiativa, colocando subliminarmente em causa heróis da nossa infância, propondo-nos uma sua visão mais profunda, reflectindo mesmo algumas das nossas próprias limitações morais. Dentro do mesmo género de produção literária, o nem sempre devidamente apreciado e compreendido Robert Walser escreveu também adaptações de referência dos contos A Bela Adormecida e Branca de Neve. Esta última, foi em 2000 polémica e genialmente adaptada ao cinema, a negro, pelo não menos incompreendido João César Monteiro, filme que além de ter evidenciado a arte criativa de ambos os autores teve também o especial condão de lembrar ou dar a conhecer no nosso país a figura literária de um escritor que foi uma das maiores influências admitidas pelos não menos geniais escritores Franz Kafka e Elias Canetti. A produção literária de Robert Walser foi já beneficiada por várias traduções e edições em português e a verdade é que o Cine-Teatro de Alcobaça volta a estar de parabéns pela inclusão de um projecto teatral tão invulgar na sua programação dos próximos meses!

Sunday, August 20, 2006

PORTAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA ABRIU MESMO EM (20 DE) AGOSTO (DE 2006)!

Ora aí está, definitivamente à disposição do público, o novo portal da Câmara Municipal de Alcobaça! Espero agora que o referido portal consiga recuperar rapidamente o atraso na sua sua criação face a outras edilidades da região e do país. Para já e numa primeira apreciação, parece-me estar bonito, competente e funcional. Compete agora mantê-lo actualizado e actualizante, o que competirá, não apenas aos seus responsáveis directos mas também aos seus utilizadores, que deverão estar sempre atentos às suas prováveis virtudes e defeitos... Enaltecendo o que tiverem de enaltecer e criticando o que tiverem de criticar. É disso que se faz a Democracia e este novo portal será, necessariamente, um novo farol democrático no nosso concelho! O seu endereço é:
http://www.cm-alcobaca.pt
e esperamos agora que a sua vivência no espaço cibernáutico seja premiada com uma maré diária de visitantes. Eu serei certamente um deles!