Saturday, February 03, 2007

TESTEMUNHO DE UM JOVEM QUE MUITO ADMIRO, PELO VOTO SIM CONSCIENTE EM 11 DE FEVEREIRO

No dia em que oo jovens promotores do Movimento Sim.Alcobaça organizam uma sessão de Conversa e Concertos Pelo Sim a 3 de Fevereiro, não posso deixar de aqui divulgar o testemunho que particular e pessoalmente recebi de um dos jovens que mais admiro. É um testemunho pelo voto SIM, que penso revelar uma extraordinária consciência sobre o que estará em causa, não só até à data do referendo, mas também no posterior relacionamento da sociedade portuguesa com o seu resultado.
Disse-me então esse jovem estudante universitário: "Não se trata apenas de votar SIM e pronto. Defendo a publicidade e a informação antes e após o referendo. Estando nós na -Idade da informação- não seria íntegro que a partir dos resultados do referendo, o aborto seja despenalizado ou não e -não se fala mais nisso-. Tem de haver a prossecução do objectivo, baseada na informação. Posso estar a dizer a maior das baboseiras, mas é o que penso. O meu voto vai para o SIM".
São testemunhos como o deste jovem que tanto admiro que me continuam a dar força e empenho para continuar a fazer campanha pelo voto SIM no referendo que em 11 de Fevereiro chamará os portugueses a decidir sobre a possibilidade de Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez no nosso país. Tendo sempre noção de que não poderemos faltar com o nosso voto SIM naquele dia e que depois disso não deveremos admitir que muitos tentem de novo colocar a questão debaixo do tapete. Força pelo SIM!

GUERRA DAS ESTRELAS MUDOU-SE PARA A EXPONOR

Foi ontem inaugurada em Matosinhos, na Exponor, a imperdível exposição Star Wars, que tem percorrido o mundo com imparável sucesso. Depois de ter recebido mais de 50.000 visitantes em Lisboa, aquela exposição de adereços originais da saga idealizada por George Lucas abre palco para novas aventuras de Darth Vader, C-3PO, Han Solo, Chewbacca, R2-D2, Princess Leia e todos os outros heróis e vilões daquela saga intergaláctica, agora bem junto ao Porto! A Guerra das Estrelas continuará a fazer das suas, no Pavilhão 7 da Exponor, até ao dia 15 de Abril, estando aberta de terça a domingo, entre as 10 e as 19 horas. Tal como em Lisboa, basta pagar 10 euros para entrar naquele universo e garantir alguns momentos de pura e inalienável diversão!

Friday, February 02, 2007

O ESPAÇO ACOLHE 13ª SESSÃO DO SAMIZDATA CLUB, SÁBADO, 3 DE FEVEREIRO

Samizdata Club, 13ª sessão/ Especial THISCOvery CCChannel ( Thisco + Chili Com Carne): Sábado, 3 Fevereiro 2007 - 22 horas / O Espaço - Centro de Desastres, Rua Maria Andrade 5 (aos Anjos), Lisboa. Concerto Jam session II - gravação para edição em CD com Euthymia + shhh + Thermidor + Structura + Mikroben Krieg + convidados especiais. Dando continuidade à aclamada jam da FNAC do Forum Almada que motivou todos os participantes, leva-se a cabo mais uma edição, com gravação para posterior edição em CD. Esperam-se mais de quatro horas preenchidas por musicalidades ambient, break beat, dark-ethno, spoken-word, electro-industrial, em contraponto, fusão ou pura sintonia. Música criada no momento ao sabor dos intervenientes. Oferta à Entrada (2€) de série de livros manuseados - limitado ao stock existente - uma óptima oportunidade para conhecer o catálogo de BD/literatura/ilustração da Chili e/ou dos seus associados como a MMMNNNRRRG. E ainda Bancas da Chili com Carne e da Thisco que fará uma oferta limitada do pack de EDIÇÕES de 2006 + sweat shirt “Thistroy!” por 30 euros:
"Thisco Compilation - The Shock of This Light"
CDx2 - 26 projectos e bandas num retrato actual do underground nacional.
shhh... - drum´n´bass singular e obscuro!
"Riyaz Master" CD com Mimetic, C-drik, Black Sifichi, XTO, DEF, Emgine, Negative Stencil,...
In Tempus - "Luna Sapiens" - CD Projecto de David Reis (ex-Phantom Vision), Pedro Morcego, Jorge Oliveira (Secrecy), André Ventura (Roncos do Diabo),...
Spies under Von Magnet influence - "Shape your Shade" Holeg (aka Spies) foi escolhido para realizar o trailer do próximo filme de Michal Bay (Armagedon, Amityville, A Ilha, Bad Boys II) de título “The Hitcher”.
Tore h. Boe/Anla Courtis - "Blot og Mono Middagshvil" CD EP limitado a 200 unid. Recente review na Wire (UK)
TatsuMaki / Devhour / City of Industry - "Seek and Thistroy!" CD - Bombástico!
Samuel Jerónimo - "Rima" CD (Um dos melhores do ano! Nas lista do semanário Expresso e web A Trompa)
Phil Von - "Deadline Now" CD Banda Sonora Original no espectáculo homónimo criada pelo pai dos Von Magnet.
Se tiver marcado outro sítio para estar nessa noite em Lisboa: desista e lance-se no Espaço! O Samizdata Club é mesmo irresistível e ainda por cima nunca pára no mesmo sítio!

MOVIMENTO VOTO SIM PRESENTE ESTA NOITE EM DUAS SESSÕES PÚBLICAS SOBRE O REFERENDO DE 11 FEVEREIRO, NO DISTRITO DE LEIRIA

O Movimento Voto Sim continua a sua campanha em defesa do voto SIM no referendo que no próximo dia 11 de Fevereiro chamará os portugueses a pronunciar-se sobre a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez. O distrito de Leiria acolherá esta noite duas sessões públicas que registarão a participação de personalidades que continuam a honrar aquela campanha com o seu empenho e participação.
Uma dessas sessões realizar-se-á em Avelar, na sede da Sociedade Filarmónica Avelarense, às 21 horas, registando a intervenção de João Paulo Pedrosa (Presidente da Federação de Leiria do PS) e Ofélia Moleiro (deputada do PSD), ambos mandatários do Movimento Voto Sim.
A outra sessão pública que esta noite registará a participação de personalidades ligadas ao Movimento Voto Sim no distrito de Leiria realizar-se-á em Porto de Mós, no Cine-Teatro local, também às 21 horas, assumindo-se como um debate que registará a intervenção de Élia Santiago (obstetra) e Gonçalo Moita (jurista), ambos pelo -não-, e de Odete João (deputada do PS) e Ana Narciso (professora e ex-deputada do PSD), ambas pelo voto SIM no próximo referendo de 11 de Fevereiro. Certamente que aquelas sessões proporcionarão um racional e civilizado debate sobre o que estará efectivamente em causa naquele referendo: a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez.

THE GIFT DÃO CONCERTO EXTRA HOJE À NOITE EM ALCOBAÇA, NO CLINIC!

Estava inicialmente previsto chamar a atenção, nesta postagem, para o concerto que a banda pop alcobacense The Gift dará amanhã, sábado, 3 de Fevereiro, em Alcobaça, no Clinic. Esse concerto será exclusivamente dedicado aos fans dos The Gift pré-seleccionados no seu site www.thegift.pt e a verdade é que as candidaturas foram tantas que a lotação desse concerto esgotou quase à velocidade da luz! Porém, os The Gift continuam exemplares no seu relacionamento com os amantes da sua música e não resistiram a proporcionar mais alguns instantes de felicidade aos seus fans que não conseguiram o seu lugar entre o público desse concerto. Pois é. Os The Gift anunciaram já que darão um concerto extra neste seu regresso à cidade que os viu nascer, concerto esse que se realizará também no Clinic, hoje, sexta-feira, 2 de Fevereiro, às 24 horas... O processo de inscrição será o mesmo e a esta hora é muito provável que o seu site esteja já povoado de (muito) mais candidaturas. Mas ainda vale a pena tentar...

Thursday, February 01, 2007

CONVERSA E CONCERTOS PELO SIM A 3 DE FEVEREIRO, NO CASAL DA AREIA, NO BAR LINHA VERDE

É com muito agrado que aqui noticiamos que os jovens promotores do movimento Sim.Alcobaça continuam a tentar levar a água ao seu moinho, que é, nem mais nem menos, fazer campanha pelo voto SIM à Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez no próximo referendo de 11 de Fevereiro junto dos jovens do concelho de Alcobaça. Sabemos que essa luta não tem sido nada fácil, mas já nos apercebemos de que esse grupo de jovens alcobacenses continua decidido a levar a sua luta até ao fim a que destina! Esse grupo de cidadãs e cidadãos de Alcobaça protagonizará na noite do próximo sábado, 3 de Fevereiro, a sua primeira grande acção desta campanha, organizado o evento Conversa e Concertos Pelo Sim, que terá lugar a partir das 22 horas, no Casal da Areia, no bar Linha Verde. Nessa noite de luta pelo voto SIM em 11 de Fevereiro, os jovens do Sim.Alcobaça associam-se ao Movimento Jovens Pelo Sim e ao Movimento Médicos Pela Escolha, organizando naquele local um Concerto e um Debate Pelo Sim. Não se sabendo ainda quem actuará naquele concerto, pode já adiantar-se que o seu painel de participantes incluirá Inês Vinagre (do Sim.Alcobaça), Pedro Rodrigues (Jovens Pelo Sim) e Teresa Martins (Médicos Pela Escolha), sendo moderado por Ricardo Moreira (do Sim.Alcobaça). Espera-se que compareçam e marquem presença muitos interessados nesta questão e que o debate seja mobilizador para o voto SIM em 11 de Fevereiro!
Podemos entretanto aqui divulgar em primeiríssima mão o Manifesto concebido pelo Movimento Sim.Alcobaça para apoio à sua campanha a favor de uma votação convincente (50%+1) a favor da Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez no referendo de 11 de Fevereiro. Reza assim esse Manifesto:

Decisão sem Prisão!
É já no próximo dia 11 de Fevereiro que as portuguesas e os portugueses vão decidir, em referendo nacional, se aceitam ou não que uma mulher possa ser sujeita a uma pena de prisão por ter feito aborto. Será que uma mulher, depois de ter tomado a dolorosa decisão de interromper a sua gravidez, deverá ainda passar por um humilhante e mediático julgamento,
podendo mesmo ser condenada a cumprir uma pena até três anos? Nós acreditamos que o estigma subjacente à interrupção voluntária da gravidez (IVG) é essencialmente reflexo dos conflitos morais e sociais implicados na escolha e não no acto em si. Assim, acreditamos que ninguém toma uma tão séria decisão de ânimo leve, e é por isso que acreditamos no direito da mulher à escolha. Defendemos, obviamente, a melhoria do acesso ao planeamento familiar, a
promoção da educação sexual e dos direitos reprodutivos, bem como o acompanhamento médico e psicossocial dos pais, para que nunca se confunda IVG com contracepção. Mas sabemos que todas estas melhorias não irão pôr fim ao aborto clandestino.
Estamos solidárias(os) com todas as mulheres que já abortaram e com aquelas que são forçadas, pelas circunstâncias, a fazê-lo; sabemos que quem tem dinheiro pode recorrer ao aborto no estrangeiro e que quem não o tem se sujeita aos perigos da clandestinidade e dos abortos de vão-de-escada. Queremos mais dignidade e respeito para com as mulheres. Compreendemos a importância do dia 11 de Fevereiro e o relevo que o seu resultado terá para o país, a região e cada um de nós, pelo que dizemos: SIM Alcobaça!
Recordamos que o Movimento Sim.Alcobaça dispõe já de um blogue, cujo endereço é: http://www.sim-alcobaca.blogspot.com, podendo ser contactado pelo e-mail: sim.alcobaca@gmail.com ou pelos telemóveis 96 316 82 03 (Ricardo Moreira) e 96 477 99 75 (Inês Vinagre)

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA INICIA INTEGRAL DAS SINFONIAS DE BRAHMS NO CCB, EM 2 DE FEVEREIRO

Quando me perguntam qual é o melhor exemplar da minha discoteca, respondo imediatamente que é um disco da Deutsche Grammophon em que a genial Wiener Philharmoniker interpreta a Sinfonia nº 4 em Mi menor Op. 98 de Johannes Brahms, sob a direcção do não menos genial maestro alemão Carlos Kleiber, recentemente falecido. Esse disco foi gravado em Março de 1980 na mítica e notável Grosser Saal do Musikverein, em Vienna, onde eu mesmo já tive o raro e inesquecível privilégio de assistir a um (outro) concerto em Maio de 2002, e é um daqueles divinos exemplos de como uma obra de arte consegue fazer um agnóstico da minha estirpe subir quase literalmente aos céus! (seja lá isso o que for...).
Amanhã, sexta-feira, 2 de Fevereiro, inicia-se às 21 horas no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, uma interessantíssima Integral das Sinfonias de Brahms, proporcionada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro Nacional de São Carlos. Nesse concerto inaugural daquela retrospectiva, aquela orquestra será dirigida pelo maestro Tomas Netopil, sendo o Coro do Teatro Nacional de São Carlos simultaneamente dirigido pelo seu actual maestro titular Giovanni Andreoli. Resta aqui escrever o principal, ou seja, que as composições interpretadas nesse concerto serão a Sinfonia nº 1 em Dó menor Op. 68 de Johannes Brahms e a Sinfonia nº 4 para coro e orquestra de Charles Ives, esta última em estreia absoluta no nosso país. Será certamente um concerto imperdível!

Wednesday, January 31, 2007

MOVIMENTO CIDADANIA E RESPONSABILIDADE PELO SIM PROMOVE SESSÃO PÚBLICA PELO VOTO SIM, NA NAZARÉ, A 2 DE FEVEREIRO

Sexta-Feira, 2 de Fevereiro, a partir das 21 horas, o Movimento Cidadania e Responsabilidade Pelo Sim promove uma sessão pública pelo voto SIM no próximo referendo de 11 de Fevereiro, no Centro Cultural da Nazaré. Essa sessão pública pelo voto SIM no referendo em que os portugueses se voltarão a pronunciar sobre a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez contará com a participação de Fábio Salgado, Isabel Castro, Jorge Barroso, Rosa Nunes e Vítor Esgaio, assumindo os seus promotores que "a sociedade nazarena, extremamente matriarcal, deverá dar o exemplo e mobilizar-se para o voto SIM, independentemente de convicções morais, políticas ou filosóficas". Um excelente e motivador exemplo desse género de posicionamento será a anunciada participação de Jorge Barroso, actual Presidente da Câmara Municipal, eleito em representação do PSD. Tal como nos temos continuamente apercebido, a participação de muitos autarcas, militantes e simpatizantes do PSD nesta campanha pelo voto SIM em 11 de Fevereiro, tem sido um dos factores mais moralizadores que a têm animado e lhe têm transmitido confiança no sentido de uma votação favorável no referendo de 11 de Fevereiro. Esse posicionamento contrasta, infelizmente, com o que parece registar-se em Alcobaça, onde, por exemplo, não se viu ninguém oficialmente ligado àquele partido, na sessão promovida pelo Movimento Voto Sim, sessão em que teve convincente participação a deputada social-democrata Ofélia Moleiro, mandatária daquele movimento...

PASSEIO TT TRILHOS DO ATLÂNTICO DE 3 DE FEVEREIRO DISPONIBILIZA RECEITA A BOMBEIROS DE S. MARTINHO DO PORTO

Sábado, 3 de Fevereiro, realiza-se em S. Martinho do Porto o Passeio Todo o Terreno Trilhos do Atlântico, organizado pelo Clube Oeste TT, entidade que se encontra em processo de formação e em que se agrupam maioritariamente praticantes de Todo o Terreno de S. Martinho do Porto, Caldas da Rainha e Lisboa. O Passeio TT Trilhos do Atlântico será dividido em duas fases, percorrendo na parte da manhã do próximo sábado as zonas de Salir do Porto, Serra do Bouro e (provavelmente) Foz do Arelho. Na parte da tarde, o passeio muda-se para a parte norte de S. Martinho do Porto, percorrendo as zonas de Serra dos Mangues, Serra da Pescaria, Famalicão da Nazaré, Macarca, Alfeizerão e (provavelmente) S. Martinho do Porto.
As inscrições para este Passeio Todo o Terreno Trilhos do Atlântico serão limitadas a 250 participantes, tendo já anunciado a sua organização que as receitas nele obtidas reverterão integralmente para os Bombeiros Voluntários de S. Martinho do Porto, atitude que aqui se regista com muito agrado. Já sentimos os motores a aquecer...

Tuesday, January 30, 2007

UM POEMA QUE ESTE BLOGUE NÃO GOSTARIA MESMO NADA DE PUBLICAR EM 11 DE FEVEREIRO...

DIA NÃO

De paisagens mentirosas
de luar e alvoradas
de perfumes e de rosas
de vertigens disfarçadas.

Que o poema se desnude
de tais roupas emprestadas
seja seco, seja rude
como pedras calcinadas.

Que não fale em coração
nem de coisas delicadas
que diga quando não
que não finja mascaradas.

De vergonha se recolha
se as faces tiver molhadas
para seus gritos escolha
as orelhas mais tapadas.

E quando falar de mim
em palavras amargadas
que o poema seja assim
portas e ruas fechadas.

Ah! que saudades do sim
nestas quadras desoladas.

JOSÉ SARAMAGO

RED LINE E CLUBE DE NATAÇÃO DE ALCOBAÇA DÃO BANHO AO ROCK ALCOBACENSE NO PRÓXIMO SÁBADO, 3 DE FEVEREIRO

A banda rock alcobacense Red Line continua imparável. O êxito da sua recente actuação de 16 de Dezembro em Alcobaça, na Pensão Mosteiro, ainda está fresquíssimo na memória do numeroso público que a ela assistiu, superlotando a sala de um modo que muitos fâs dos Red Line tiveram de os ouvir na rua, ao frio e à chuva... Esse êxito também não passou despercebido a quem não esteve lá, nomeadamente aos responsáveis do Clube de Natação de Alcobaça, que convidaram os Red Line para uma actuação no próprio espaço da Piscina Municipal da cidade, durante o aquecimento dos mais de 400 nadadores de todo o país que no próximo sábado, 3 de Fevereiro, participarão na XI Taça Cidade de Alcobaça. Os Red Line não foram convidados para ir lá fazer piscinas, nem o irão certamente fazer, prometendo antes mais uma desarrojada demonstração do seu novíssimo e viçoso rock! Já se sabe, mas vale sempre a pena repetir:
Sábado, 3 de Fevereiro, às 13 e 30, na Piscina Municipal de Alcobaça, concerto dos Red Line integrado na programação da XI Taça Cidade de Alcobaça- é de ir!

Monday, January 29, 2007

REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO: A PERGUNTA E OS SEUS CONCEITOS

Iniciando-se amanhã o período legal de campanha antes do referendo que 11 de Fevereiro chamará os portugueses a pronunciar-se sobre a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, achámos oportuno hoje aqui publicar um pertinente e esclarecedor texto incluido num folheto de propaganda da Juventude Socialista sobre esse assunto. O título/tema desse texto é A Pergunta e os Seus Conceitos, merecendo o mesmo leitura apurada, a fim de confirmarmos o que estará efectivamente em causa nessa votação, começando por relembrar a pergunta a que nesse dia iremos responder SIM ou -não-...
A pergunta é: Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?
O texto explica seguidamente, em cinco alíneas, os conceitos inerentes a essa questão, do seguinte modo:
a) Despenalização-
Apesar do crime de aborto ser punido com pena de prisão até 3 anos, encontram-se previstas diversas situações de interrupção da gravidez não punível na lei actual. A pergunta do referendo relaciona-se com o alargamento das situações em que a interrupção da gravidez não é punida. Não se trata, portanto, de liberalizar o recurso à interrupção voluntária da gravidez, mas sim de identificar mais um caso em que ela não deve ser punida.
b) Interrupção Voluntária da Gravidez-
A referência na pergunta aprovada pela Assembleia da República à interrupção voluntária da gravidez recorre ao conceito que já se encontra no Código Penal para os casos de não punição, tornando claro que a intenção da iniciativa é a de despenalizar a conduta. O artigo 142.0 do Código Penal refere-se à interrupção da gravidez não punível.
c) Até às Dez Primeiras Semanas-
Trata-se de identificar um limite temporal em que o recurso à interrupção voluntária da gravidez seja o mais seguro possível para a saúde da mulher que recorre ao procedimento, permitindo-lhe um período de tempo para ponderar a sua decisão, em termos semelhantes à legislação de outros países. Note-se até, que na maioria dos países europeus, o prazo mais comum é de 12 semanas.
d) Por Vontade da Mulher-
Esta referência na pergunta visa esclarecer que estamos perante uma decisão livre da mulher que pretende interromper a gravidez, sendo um elemento essencial a inesxistência de coação e a possibilidade de formular uma escolha consciente e acompanhada.
e) Em Estabelecimento de Saúde Legalmente Autorizado-
Finalmente, aexigência de que a interrupção tenha lugar em estabelecimento de saúde legalmente autorizado visa assegurar as condições de segurança e de saúde para a realização do procedimento, permitindo eliminar o flagelo do aborto clandestino e enquadrar a interrupção voluntária da gravidez no contexto global do sistema de saúde, assegurando aconselhamento, acompanhamento posterior e a introdução na rede de apoio ao planeamento familiar.
Devo confessar que este texto coloca todos os pontos nos iis sobre os conceitos inerentes ao que estará em causa no próximo referendo de 11 de Fevereiro. Basta sabermos ler, sabermos entender o que lemos e ter dois olhos na cara para nos consciencializarmos que votar SIM nesse referendo é um imperativo de ordem moral e nacional!

QUINTETO LUSOTANGO POTENCIA-SE COMO DIGNO REPRESENTANTE DA ARTE DE ASTOR PIAZZOLLA EM PORTUGAL

O Quinteto Lusotango foi fundado em 2001, ano em que se estreou num concerto em Palmela. Tendo Astor Piazzolla e a sua arte de renovação do Tango como fundamental referência, o Quinteto Lusotango foi criado à imagem do ensemble original do genial criador do Nuevo Tango, acrescentando-lhe o saxofone como enriquecimento de cor e carácter da sua sonoridade. O Quinteto Lusotango é formado por instrumentistas de apreciável valia técnica e interpretativa como o saxofonista João Pedro Silva, a pianista Alexandra Costa, o acordeonista Pedro Santos, o violinista António Miranda e o contrabaixista José Lúcio, todos eles músicos de créditos firmados e aprofundados nas melhores orquestras nacionais. Interpretando maioritária e essencialmente temas de Astor Piazzolla, o Quinteto Lusotango inclui também no seu repertório temas de alguns compositores de tango tradicional, como Alejandro Scarpino, Pedro Laurenz ou Mariano Mores.
O Quinteto Lusotango lançou em 2005 o seu carismático CD LusoTango Quinteto, continuando a actuar um pouco por todo o país, tendo também participado em Março de 2005 no VI Cumbre Mundial de Tango, em Sevilha, a que se seguiu um convite para tocar no I Festival Internacional de Tango de Viña del Mar, no Chile. A próxima actuação ao vivo e em concerto do Quinteto Lusotango ocorrerá já no próximo sábado, 3 de Fevereiro, no Teatro Municipal de Almada, que sucederá a uma sua convincente actuação no passado dia 20 de Janeiro no Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço. Sedução e encanto é o que o Quinteto Lusotango promete continuar a proporcionar a todos os apreciadores da arte do Tango!

Sunday, January 28, 2007

MOVIMENTO VOTO SIM NO REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO PASSOU POR ALCOBAÇA, COM DISTINÇÃO!

Realizou-se ontem ao fim da tarde, no Pequeno Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, a primeira sessão de debate e esclarecimento neste período de pré-campanha anterior ao referendo que no próximo dia 11 de Fevereiro dará oportunidade de os portugueses se pronunciarem sobre a possibilidade legal de Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez. Perante menos de 40 assistentes, as mandatárias daquele movimento Ofélia Moleiro e Sónia Fertuzinhos falaram sobre a sua experiência pessoal, partidária e legal sobre aquela questão, honrando em Alcobaça o modo distinto, urbano e civilizado com que a maioria dos movimentos em campanha pelo voto SIM naquele referendo tem protagonizado essa sua intervenção. Do lado do público, acabou por se registar idêntico procedimento, apenas com a desnecessária nuance de um jovem local ter subtilmente tentado desviar a atenção política para a intervenção do seu partido neste movimento, facto que em minha opinião não se deverá repetir, sob pena da possibilidade de causar divisões num movimento que até à data tem sido exemplar nesse campo, nomeadamente no âmbito da intervenção de deputados, militantes e simpatizantes do PSD, que não tiveram qualquer problema em fazer alunhar as suas convicções sobre o que estará em causa nesse referendo, junto a individualidades e personalidades do PS ou do BE. E aqui anoto que é esse posicionamento de muita gente alinhada com o PSD que tanto tem contribuido para amedrontar alguns sectores ligados ao voto -não- naquele referendo.
Os alcobacenses que assistiram a este debate foram poucos mas bons, tendo facilmente passado de assistentes a participantes, trocando também enriquecedoras experiências e opiniões. Posso então aqui escrever que esta presença do Movimento Voto Sim em Alcobaça mereceu nota alta e passagem com distinção, naquela que segundo as suas mandatárias nela presentes terá sido até esta data a sua sessão com menos público, mas com mais intervenção do público!

PCP EMITIU COMUNICADO SOBRE ENCERRAMENTO DO SERVIÇO DE PEDIATRIA DO HOSPITAL DE ALCOBAÇA: TARDE E A MÁS HORAS...

Os alcobacenses foram esta semana brindados com algo que não se via nem se lia há muito tempo pelas ruas de Alcobaça: um comunicado da Comissão Concelhia de Alcobaça do Partido Comunista Português. Sob o título Alcobaça: Que Saúde, Que Hospital?, aquele comunicado chorava baba e ranho acerca do recente encerramento do Serviço de Pediatria do Hospital de Alcobaça... Li esse comunicado de uma forma tão atenta quanto o necessário, e a verdade é que pensei cá para os meus botões: "mas por onde é que esta rapaziada tem andado?". O mesmíssimo comunicado alerta também para a possibilidade de proximamente poder também ser encerrado o Serviço de Ginecologia do Hospital de Alcobaça e só continuo a estranhar o eterno silêncio daquele partido sobre o longínquo encerramento da Serviço de Maternidade do mesmíssimo hospital. E lá pensei novamente cá para os meus botões: "mas estas senhoras e estes senhores continuam a não ter nada a dizer sobre o facto de há cerca de quatro décadas os alcobacenses nascerem em Caldas da Rainha, Leiria, Lisboa ou na Nazaré?".
Pois é. Formalmente, até gostei muito deste regresso aos saudosos tempos em que as comissões políticas locais dos maiores partidos nacionais emitiam regularmente comunicados sobre tudo o que então se passava e não se passava na nossa cidade e no nosso concelho. A única e fundamental diferença é que nessa época esses comunicados até tinham alguma pertinência política e alguma actualidade. É o que estranho neste comunicado do PCP/Alcobaça sobre o encerramento do Serviço de Pediatria do Hospital de Alcobaça. Que peca por tardio... É que eu ainda me lembro muito bem da época em que este grave problema se começou a levantar, já no final da década de 1990 e recordo-me até de uma minha crónica sobre essa questão, emitida em Fevereiro de 1999 aos microfones da Rádio Cister. Curiosamente, quer o PCP quer todos os outros partidos com assento em Alcobaça, andavam e continuaram muito caladinhos sobre o assunto, facto que como cidadão sempre estranhei... Relembrando sempre a minha opinião de que o enquadramento de todo este género de problemas estruturais que têm afectado Alcobaça, se tem aprofundado desde a época em que os alcobacenses começaram a nascer noutras cidades, nascendo logo com o seu cordão umbilical cortado às suas raízes naturais. Foi pena que também neste caso a Comissão Concelhia de Alcobaça do Partido Comunista Português apenas se tivesse lembrado de Santa Bárbara quando começou a trovejar...