Sunday, January 28, 2007

MOVIMENTO VOTO SIM NO REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO PASSOU POR ALCOBAÇA, COM DISTINÇÃO!

Realizou-se ontem ao fim da tarde, no Pequeno Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, a primeira sessão de debate e esclarecimento neste período de pré-campanha anterior ao referendo que no próximo dia 11 de Fevereiro dará oportunidade de os portugueses se pronunciarem sobre a possibilidade legal de Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez. Perante menos de 40 assistentes, as mandatárias daquele movimento Ofélia Moleiro e Sónia Fertuzinhos falaram sobre a sua experiência pessoal, partidária e legal sobre aquela questão, honrando em Alcobaça o modo distinto, urbano e civilizado com que a maioria dos movimentos em campanha pelo voto SIM naquele referendo tem protagonizado essa sua intervenção. Do lado do público, acabou por se registar idêntico procedimento, apenas com a desnecessária nuance de um jovem local ter subtilmente tentado desviar a atenção política para a intervenção do seu partido neste movimento, facto que em minha opinião não se deverá repetir, sob pena da possibilidade de causar divisões num movimento que até à data tem sido exemplar nesse campo, nomeadamente no âmbito da intervenção de deputados, militantes e simpatizantes do PSD, que não tiveram qualquer problema em fazer alunhar as suas convicções sobre o que estará em causa nesse referendo, junto a individualidades e personalidades do PS ou do BE. E aqui anoto que é esse posicionamento de muita gente alinhada com o PSD que tanto tem contribuido para amedrontar alguns sectores ligados ao voto -não- naquele referendo.
Os alcobacenses que assistiram a este debate foram poucos mas bons, tendo facilmente passado de assistentes a participantes, trocando também enriquecedoras experiências e opiniões. Posso então aqui escrever que esta presença do Movimento Voto Sim em Alcobaça mereceu nota alta e passagem com distinção, naquela que segundo as suas mandatárias nela presentes terá sido até esta data a sua sessão com menos público, mas com mais intervenção do público!

2 comments:

Alzira Henriques said...

Concordo, na totalidade, com a apreciação que faz da sessão realizada no Sábado, em Alcobaça.
Pensei que somente eu tinha reparado no "despropósito" político que refere mas, enganei-me...
No entanto, sei que o jovem não o fez com intenção de divisão. Apenas não pensou bem...
O importante é que todos saibamos lutar com "armas" dignas pelo humanismo e pela liberdade, no caso concreto, pela despenalização da IGV e consequente dignidade da mulher.

José Alberto Vasco said...

Cara Alzira: concordo consigo e agradeço muito o seu comentário. Tal como eu disse na sessão do passado sábado, a demagogia e a hipocrisia vão avançar ainda mais do lado do -não- e será muito importante que saibamos e consigamos responder-lhes com o civismo e a urbanidade de quem pensa estar do lado da razão, ou seja, do lado do SIM à despenalização da IGV nas condicionantes postas na questão que será referendada em 11 de Fevereiro!