Friday, May 25, 2007

TRIO HANTAÏ ACTUA NA SACRISTIA DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA EM CONCERTO QUE PROMETE FAZER HISTÓRIA NA HISTÓRIA DO CISTERMÚSICA

Cerca de três anos e uma semana após o seu memorável recital em Alcobaça. durante o XII Cistermúsica, o notável cravista francês Pierre Hantaï regressa aos palcos do Cistermúsica na tarde do próximo domingo, 27 de Maio, actuando na Sacristia do Mosteiro de Alcobaça, às 18 horas. Nesta sua segunda participação no Festival de Música de Alcobaça, Pierre Hantai integrará o não menos renomado Trio Hantaï, juntamente com os seus irmãos Jérôme (viola de gamba) e Marc (flauta). O tema do concerto será O Barroco Instrumental Francês, com a interpretação do Trio em ré maior para flauta, viola de gamba e baixo contínuo de Jean-Marie Leclair, da Suite em lá para viola de gamba e baixo contínuo de Marin Marais, do 5º Concerto para cravo, flauta e viola de gamba de Jean-Philippe Rameau e de Excertos dos 2º, 3º e 1º Concertos do mesmíssimo Rameau, bem como do Trio em sol maior para flauta, viola de gamba e baixo contínuo. Prevendo-se que este seja, muito claramente, um dos mais notáveis concertos programados para esta edição do Cistermúsica, tudo se conjuga para que Alcobaça assista a mais um memorável concerto de música culta na tarde do próximo domingo! É probido ficar em casa...

EDITORIAL CAMINHO ACOMPANHA FEIRAS DO LIVRO DE LISBOA E DO PORTO COM UMA FEIRA DO LIVRO ON LINE



Feira do Livro online da Editorial Caminho, entre 24 de Maio e 10 de Junho, vendendo todos os títulos com desconto de 20% e os "Livros do Dia" com desconto de 40%:
Em simultâneo com as Feiras do Livro de Lisboa e do Porto, decorre entre 24 de Maio e 10 de Junho uma Feira do Livro online acessível a todos os visitantes do site da Editorial Caminho. Durante essa Feira do Livro, todos os títulos da Caminho terão um desconto de 20% sobre o preço de capa – a exemplo do que ocorre naquelas duas Feiras – e haverá diariamente quatro "LIVROS DO DIA", em que o desconto será de 40%. Para poder usufruir da situação excepcional do "LIVRO DO DIA", deverão fazer-se as encomendas no próprio dia ou até às 17 horas do dia seguinte.
Os portes de encomendas para Portugal (incluindo Açores e Madeira), superiores a 25 €, ficarão por conta da Editorial Caminho. Nas encomendas de valor inferior a 25 euros será debitado um porte único de 1 euro. Para efectuar as encomendas, basta procurar o título pretendido e efectuar a compra através da Loja Virtual do Site da Editorial Caminho. Podem também efectuar-se as encomendas através do e-mail: venda.postal@editorial-caminho.pt.
É tão simples e tão bom que até é impossível esquecer...

MINISTRY OF SOUND POTENCIALIZA NOITE DE SÁBADO EM GUIMARÃES, NA CUSTO LOUNGE DISCO

Jazzy M é um dos mais importantes DJ's britânicos da actualidade. O seu emblemático programa Jackin Zone foi o pioneiro da House Music na mítica London Weekend Radio. Jazzy M editou o seu primeiro single, Chime, em 1990, e foi ele que em 1991 inaugurou aquele que é provavelmente o mais conhecido clube mundial, o Ministry of Sound. Jazzy M foi o principal responsável pela mistura da compilação MoS's 15 th Birthday, comemorativa do 15º aniversário da Ministry of Sound. Será essa pura magia que na noite do próximo sábado, 16 de Maio, estará completamente à mão (e ao ouvido) dos vimaranenses (e não só), que nessa noite quiserem marcar presença na Custo Lounge Disco e partir noite fora sob os auspícios do DJ Jazzy M. Boooooooooaaaaaaaaaaaa!

Thursday, May 24, 2007

MIMETIC REGRESSA A PORTUGAL, EM LISBOA,, NO SAMIZDATA CLUB O ESPAÇO

A Thisco Associação em colaboração com a Industrial.pt têm o prazer de anunciar o muito aguardado regresso de Mimetic a Portugal. Mimetic é um dos mais importantes projectos electrónicos internacionais, quer pelo historial quer pela sonoridade única e demarcada, referencia e inspiração para muitos (XOTOX confessou-o muito recentemente...), e promete uma prestação ao nivel daquela que nos proporcionou há três anos atrás: densa, dançável e contagiante. Membro dos Von Magnet e Universe Zero, Mimetic tem edição frequente pelas labels Hands, Ant-Zen,.... e Thisco. A primeira parte estará a cargo de Structura e Mikroben Krieg.
O bilhete de entrada custa apenas 10 euros e garante também um CD Riyaz Master Thisco Compilation - Mimetic, Servovalve, Engine, Wild Shores, C-Drik, Sigmoon, Black Sifichi,... ). Para associados Thisco ou Industrial.pt o bilhete custa (muito compreensivelmente) apenas 8 euros. O Espaço situa-se na Rua Maria Andrade, nº 5, em Lisboa, aos Anjos (Eléctrico nº28, Metro Linha verde Anjos -Sul-). Imperdível!


MAXIME APRESENTA ESTREIA MUNDIAL DO AGUARDADÍSSIMO E BADALADÍSSIMO QUARTETO 4444

Numa tentativa inédita de bater o record “O Líder Que Tem Mais Bandas”, Lello Universal (que muito boa gente suspeita ser o Manuel João Vieira...) presenteia-nos este sábado, dia 26 no Maxime com o seu último e superlativo agrupamento, o aguardadíssimo Quarteto 4444!! Mas como um record nunca vem só, Lello concorre também ao galardão “O Líder Com Mais Concertos De Bandas Diferentes Numa Só Semana”, depois de arrasar a rufiagem do Cais do Sodré com outra banda sua, dois dias antes… Melhor que isto só Fernando Pessoa, que detém a marca de três bandas (sim! Fernando Pessoa tinha várias bandas!) a tocar na mesma semana. Mas isso foi no século passado…
Mas o que é o Quarteto 4444
? Isso, prezados concidadãos é um mistério que só pode ser resolvido por vocês próprios ao transpôr a porta do Maxime, na noite de 26 de Maio, pelas 23h! Uma coisa é certa: vai ser a estreia mundial de um formato que junta som e luz de uma maneira de tal forma tridimensional, que fará os Pink Floyd dar voltas na campa! Isto é arte, meus amigos! Um homem não frequenta a academia de belas-artes só para papar pintoras! Depois, vejam o peso do cartel: João Lucas no piano; Bat Muma na bateria, Pedro Gonçalves no contrabaixo, e ainda Pablo Escobar – que de tantas voltas na campa dar, decidiu vir curtir ao povoado!
Atenção: devido ao carácter artístico desta aparição, serão impressos apenas 4444 ingressos
, pelo que convém comprá-los quanto antes. A Agência Abelhão e o Cartel de Merdellin tratarão de tudo. Demos pois 4444 vivas ao Quarteto 4444!!
Todos (e todas) poderemos fruir essa noite pura e simplesmente inesquecível por apenas 10 euros e direito às mordomias do costume (uma bebida). Promete!

Wednesday, May 23, 2007

PERCUSSIONISTA PEDRO CARNEIRO LANÇA TRÊS NOVOS TRABALHOS DISCOGRÁFICOS QUE MUITO HONRAM A MÚSICA CULTA CONTEMPORÂNEA PORTUGUESA!

O percussionista Pedro Carneiro vai estar na Galeria António Prates, em Lisboa, para o lançamento dos seus últimos três trabalhos discográficos, no dia 25 de Maio, às 20h30. O álbum Oxymoron, sobre o qual já aqui escrevemos, é editado na etiqueta ECM New Series, View from Olympus pela Rattle Records e Improbable Transgressions, um duplo CD é o álbum de estreia na etiqueta portuguesa Sirr. Além do percussionista, vão estar presentes Leonel Moura, Paulo Raposo, Ivan Franco e André Sier, com quem Carneiro colabora regularmente.
Pedro Carneiro vai realizar também um pequeno recital, e discutir os novos trabalhos com o público. Oxymoron regista várias peças do compositor estoniano Erkki-Sven Tüür, uma das quais - "Ardor". Neste concerto para marimba e orquestra, dedicado a Carneiro, a interpretação a solo do musico português é acompanhada pela Orquestra Sinfónica Nacional da Estónia, dirigida por Olari Elts. Este disco marca a estreia de Pedro Carneiro na editora de Manfred Eicher, incluído na ECM New Series, dedicada à música contemporânea.
Entretanto, está previsto para Novembro deste ano novo trabalho para a ECM. Desta vez, com uma gravação da peça "Marimba/Vibraphone Concerto" de Michael Mantler, com o Kammerensemble Neue Musik sob a direcção de Roland Kluttig, em Berlim. View from Olympus (Rattle Records) foi gravado no fim de 2005 no esplendoroso Michael Fowler Centre em Wellington (Nova Zelândia). O álbum com música de John Psathas, inclui ainda o concerto para piano e o concerto para saxofone com Joshua Redman. View from Olympus é o título do concerto duplo para percussão, piano e grande orquestra, aqui na leitura de Carneiro e do pianista Michael Houston, com a New Zealand Symphony Orchestra, sob a batuta de Marc Taddei.
Improbable Transgressions é um duplo CD e o álbum de estreia na etiqueta portuguesa Sirr. O disco "solo marimba improvisations" contém 9 solos para marimba gravados ao vivo, sem edição. Cada improvisação é um convite aberto a um artista em particular para explorar diferentes modus operandi do seu próprio idioma. A estas improvisações de Carneiro, respondem os 9 "hacks", interpretações de músicos e artistas sonoros, provenientes de uma diversidade de géneros musicais. São eles: Convolution Brothers, Chris Brown, Ivan Franco, Brandon Labelle, Stephan Mathieu, João Pedro Oliveira, André Sier, Cristian Vogel e Ralf Wehowsky. Este disco apresenta o resultado final da transformação e reelaboração das suas respectivas improvisações. O booklet de 8 páginas contém textos de Pedro Carneiro, do artista Leonel Moura e dos próprios artistas sonoros.
Pedro Carneiro é um dos mais destacados músicos portugueses da actualidade, com um repertório extenso que abrange vários séculos de música, de Bach a compositores vivos e (todas!) estas são edições discográficas que muito honram os portugueses e a sua música culta contemporânea.

VOLTE FACE APRESENTA ÁLBUM DE POESIA & DESIGN EM LISBOA, NO SÍTIO DO CEFALÓPODE

Volte-Face é uma publicação sofisticada que se destaca pelo seu impacto visual arrojado e pela originalidade da escrita poética, apresentando trabalhos inéditos de diversos artistas nacionais. O segundo número do Volte-Face foi recentemente lançado, sendo que a partir da data do seu lançamento temos vindo a realizar diversos espectáculos de apresentação pública desta segunda edição. Estas actuações consistem em performances interdisciplinares que incluem a declamação/interpretação de onze poemas e uma declaração - seleccionados a partir do n.º 2 do Volte-Face - com acompanhamento musical ao vivo (contrabaixo, bateria digital e samplers) projecção de vídeo e animações multimédia, e dança contemporânea. O Volte-Face é produzido pela Conflito Estético - Associação Cultural e apresentará o seu álbum de poesia & design Volte -Face #2 em Lisboa, no Sítio do Cefalópode, na próxima sexta-feira, 25 de Maio, às 23 horas. É mesmo imperdível!

Tuesday, May 22, 2007

(MANUEL JOÃO) LELLO MINSK (VIEIRA) APRESENTA SONGS FROM OUTER SPACE EM LISBOA, NO MUSIC BOX

A abertura do Music Box (no mesmíssimo local onde antes funcionava o não menos afamado Texas Bar) trouxe realmente uma nova vida ao Cais do Sodré. Não duvidamos. E essa nova vida ganhará ainda nova vida na noite da próxima quinta-feira, 24 de Maio, quando o palco do Music Box estará por conta e risco do imparável, impagável e inapelável (Manuel João) Lello Minsk (Vieira), enormíssima grande figura da pop portuguesa (e europeia, pelo menos da portuguesa, que também o é...):
O alfacinha Manuel Lello Minsk Vieira converteu-se às couves? (leia-se: aos covers) Vai haver couves (leia-se: aos covers) na Ribeira? Não basta habitarmos na cidade das alfaces, ainda temos que levar com couves? (leia-se: aos covers) Homessa! Calma no cais! A coisa não é bem assim: Minsk jamais aceitaria converter-se às couves (leia-se: aos covers) e tocar reportório comercial contemporâneo por € 20 à noite. Jamais! O que se passa é que o “candidato Vieira” aceitou o convite do Music Box para participar no ritual mensal “Songs From Outer Space” (isto é nome de couve!), trazendo os seus convidados de luxo (todos alfacinhas!), ele que já participou numa festa semelhante a convite do grande (bebedor de minis) Jorge Palma. A Lello juntar-se-ão as lend(e)as vivas Vitor Gomes, Phil Mendrix, Chiquito, Roger Chains, e uma secção ritmica fornecida pela Farinha Amparo, de onde se destaca o baterista Bat Muma, que assim começa mais uma digressão mundial – a bater!. Esta combinação explosiva será capaz de tudo, e o cineasta Steven Carlsberg vai filmar tudo, para futura edição em cromos de € 01! Se juntarmos a isto a equipa de lesionados do Benfica, que vai fazer um campeonato de shots, já vemos que não há motivo para recusar as ditas couves (leia-se: os covers). Está na sua mão ir ao Music Box no dia 543 e evitar que que Lello vá para casa com mais que uns miseráveis € 20. Vivam as couves (leia-se: os covers)! Viva a cidade das alfaces!
O Music Box fica no nº 24 da Rua Nova do Carvalho, em Lisboa, e 8 euros (com oferta de bebida até aos 3) chegam e sobram para assistir a este espectáculo. Será muito melhor do que ir ver o Benfica, pois o Lello Minsk nunca anda a passo de caracol!

CONGRESSO IGUALDADE- CONTRIBUTOS DA EDUCAÇÃO E DA PSICOLOGIA

Vai realizar-se na Universidade de Coimbra, nos dias 28, 29 e 30 de Maio, o Congresso Igualdade- Contributos da Educação e da Psicologia. Na segunda-feira, dia 28, decorrerá um evento pré-congresso, com a apresentação do Ciclo de Vida no Cinema. Todo o evento decorrerá no Jardim Botânico, com entrada pela porta dos Arcos do Jardim. O congresso propriamente dito terá a sua sessão de abertura às 9 da manhã de terça-feira, dia 29, iniciando-se meia hora depois sob o tema Escola e (Des)igualdades, que terá a participação de João Boavida, João Amado, Ana Maria Seixas e José Rebelo, docentes da Universidade de Coimbra. O congresso continuará até quarta-feira, dia 30, debatendo problemas como Políticas e (Des)igualdades, Famílias e (Des)igualdades, (Des)igualdades: Pessoas e Contextos, Ensino Superior e (Des)igualdades, Avaliação Psicológica das (Des)igualdades, sempre com a participação de docentes da Universidade de Coimbra e de outras universidades portuguesas. Portugal bem precisa deste género de debates e que eles apresentem bons resultados, não é?

Monday, May 21, 2007

SALAZAR, O TAL, CONTINUA NA ORDEM DO DIA NUM CICLO DE DEBATES ORGANIZADO EM COIMBRA

Nos dias que correm, podemos defender que é evidente na sociedade portuguesa alguma falta de discussão sobre o período da História tão próximo de nós, e que para alguns parece ao mesmo tempo tão distante- o período denominado "Estado Novo". Caracterizado por uma ditadura conservadora, o "Estado Novo" retirou a liberdade e a democracia ao povo português e provocou um grande atraso do país, entre muitos outros problemas de ordem política, social, cultural e económica. A recente polémica em torno da provável criação de uma Casa– Museu António de Oliveira Salazar é um exemplo da falta de discussão e de algumas necessárias clarificações que se faz sentir. Na sequência de uma animada conversa, um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra decidiu promover um ciclo de encontros/debate com o objectivo de promover a discussão do período da ditadura portuguesa. Essas conferências estão a ter lugar em Coimbra, no foyer do Teatro Académico Gil Vicente durante os dias 15, 22 e 29 de Maio, sempre às 18 horas.
Na passada terça-feira, 15 de Maio, o debate foi subordinado ao tema Da Primeira República ao Estado Novo, Consolidação do Regime, nele tendo participado Reis Torgal (Professor Catedrático de História da FLUC e investigador do Instituto de História e Teoria das Ideias e do CEIS 20) e Álvaro Garrido (Professor Doutorado em História Económica e Social pela FEUC e investigador do CEIS 20). Amanhã, terça-feira, 22 de Maio, o tema em debate, a partir das 18 horas no Café-Teatro do Teatro Académico Gil Vicente será Valores do Estado Novo na Arquitectura e no Cinema, nele participando José António Bandeirinha (Professor Doutorado em Arquitectura pelo Departamento de Arquitectura da FCTUC) e Paulo Cunha (Mestre em História pela FLUC e colaborador do CEIS 20). Esse ciclo de debates em torno do Salazarismo terminará no dia 29 de Maio, terça-feira, à mesma hora e no mesmo local, tendo dessa vez como tema Juventude, Renovação Cultural, Movimento Estudantil e registando as participações de Rui Bebiano (Professor Doutorado em História Moderna e Contemporânea pela FLUC e investigador do Instituto de História e Teoria das Ideias e do Centro de Estudos Sociais) e Miguel Cardina (Mestre em História das Ideologias e Utopias Contemporâneas pela FLUC).
Espera-se que após tamanha discussão sobre o (raio do) homem e a (malfadada) obra dali saia alguma luz...

ORGANISTAS ALEMÃES DÃO CONCERTO NA SÉ CATEDRAL DE LEIRIA

No próximo dia 24 de Maio, às 21h30, Leiria recebe um concerto de órgão a cargo de três prestigiados organistas alemães – Sigrid Ricken, Joahannes Ricken e Peter Petermann. No âmbito do intercâmbio entre as cidades de Leiria e Rheine, com a colaboração do Orfeão de Leiria / Conservatório de Artes, a Sé Catedral de Leiria abre as portas e, ao som do seu órgão irão ecoar trechos da música alemã ao longo dos tempos. Este encontro surge no seguimento da actuação em Rheine, em Agosto de 2006, de dois organistas leirienses, professores de Órgão na Escola de Música do Orfeão de Leiria / Conservatório de Artes – Rute Martins e João Santos. É uma raridade por estas bandas e promete ser mesmo muito bom!

EMOLAS E OS SEUS AMIGOS CONTINUAM VIVINHOS DA COSTA NO ORFEÃO DE LEIRIA E ATÉ PROMOVEM CONCURSO!

Na terça-feira dia 22 de Maio, o anfitrião dos Concertos para Bebés e Crianças vai precisar de muitas canções e de uma boa história para conseguir dormir! O Rato Emolas vai ter algumas insónias! Os convidados especiais neste concerto serão Daniel Marques na Tuba e Luís Casalinho no clarinete, para além dos intérpretes habituais do projecto, Diana Rolo e Flávio Cardoso. A realização e a direcção musical são da responsabilidade de Sandrina Milhano. Volta a ser no Orfeão de Leiria/ Conservatório de Artes, com espectáculos às 15h30, para crianças dos 0 aos 3 anos, e às 16h30, para as dos 4 aos 6 anos. As crianças poderão ser acompanhadas por um máximo de três pessoas.
Além desses espectáculos do Emolas para a criançada, o Orfeão de Leiria decidiu também promover um concurso destinado a esse público alvo, o Concurso Emolas e Amigos, cujos parâmetros seguidamente divulgamos:
O concurso “Emolas e Amigos” é uma iniciativa do Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes que tem por objectivos principais alargar as
possibilidades de participação das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico em realizações artísticas que propiciem o desenvolvimento de actividades de trabalho interdisciplinar e em grupo e, proporcionar oportunidades de assistência e de participação na autoria do argumento, numa produção musical destinada a um público infantil.
Nos concertos “Emolas e amigos”, a música é acompanhada por uma história. A personagem Emolas, anfitrião dos concertos, é um rato que vive escondido num buraco da cadeira n.º 44 da plateia de um teatro. Adora música e o que mais lhe agrada é que todos os dias tem a possibilidade de ouvir melodias diferentes, tocadas por vários instrumentos. Sonatas, prelúdios, canções, variações, cantatas, baladas e sinfonias ouvem-se por toda a parte e ecoam dias inteiros no seu teatro. Emolas gosta de aprender pela música.

Mensalmente e através de uma história, o Rato Emolas e os seus amigos convidam os bebés dos 0-3 anos e as crianças entre os 4 e 6 anos, a partilharem do seu mundo e das suas experiências repletas de timbres, formas, personagens e movimento.
Através do Concurso “Emolas e Amigos”, o Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes convida as crianças das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Leiria a criarem a história para o concerto de 3 de Junho que terá como título “Emolas e o Elefante Grandalhão”. O concerto contará com a participação de vários músicos que interpretarão repertório musical em voz, contrabaixo, piano e guitarra.

As crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, deverão na sua história, para além de caracterizar, descrever, dar um nome ao Elefante, criar situações e contextos de interacção entre esta personagem e o Emolas.
Destinatários do concurso:
Os destinatários desta iniciativa são todas as escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho de Leiria.
Modalidade:
Cada turma participante deverá elaborar uma história no tipo de texto compositivo que considerar mais adequado, integrando obrigatoriamente os personagens Emolas e um elefante grandalhão.
Critérios de avaliação dos textos:
O domínio das técnicas instrumentais de escrita;
As possibilidades de exploração sonora e musical da história produzida.
Prémio:
A turma vencedora, cujo texto constituirá a base do argumento para a produção do concerto “Emolas e o Elefante Grandalhão”será convidada a assistir e a participar na qualidade de autores na estreia a realizar-se no dia 3 de Junho, pelas 16h30 no auditório do Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes. As crianças da turma vencedora e respectivo professor poderão ser acompanhados por um máximo de dois convidados.
Os textos devem ser entregues, até 18 de Maio para o Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes (morada) ou via e-mail, como anexo para (e-mail):

Os trabalhos devem mencionar o nome da escola, do agrupamento, ano de escolaridade e nome dos autores. O Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes reserva-se o direito de efectuar pequenas alterações ou adaptações da história.
Mãos à obra, maltinha!