Wednesday, May 23, 2007

PERCUSSIONISTA PEDRO CARNEIRO LANÇA TRÊS NOVOS TRABALHOS DISCOGRÁFICOS QUE MUITO HONRAM A MÚSICA CULTA CONTEMPORÂNEA PORTUGUESA!

O percussionista Pedro Carneiro vai estar na Galeria António Prates, em Lisboa, para o lançamento dos seus últimos três trabalhos discográficos, no dia 25 de Maio, às 20h30. O álbum Oxymoron, sobre o qual já aqui escrevemos, é editado na etiqueta ECM New Series, View from Olympus pela Rattle Records e Improbable Transgressions, um duplo CD é o álbum de estreia na etiqueta portuguesa Sirr. Além do percussionista, vão estar presentes Leonel Moura, Paulo Raposo, Ivan Franco e André Sier, com quem Carneiro colabora regularmente.
Pedro Carneiro vai realizar também um pequeno recital, e discutir os novos trabalhos com o público. Oxymoron regista várias peças do compositor estoniano Erkki-Sven Tüür, uma das quais - "Ardor". Neste concerto para marimba e orquestra, dedicado a Carneiro, a interpretação a solo do musico português é acompanhada pela Orquestra Sinfónica Nacional da Estónia, dirigida por Olari Elts. Este disco marca a estreia de Pedro Carneiro na editora de Manfred Eicher, incluído na ECM New Series, dedicada à música contemporânea.
Entretanto, está previsto para Novembro deste ano novo trabalho para a ECM. Desta vez, com uma gravação da peça "Marimba/Vibraphone Concerto" de Michael Mantler, com o Kammerensemble Neue Musik sob a direcção de Roland Kluttig, em Berlim. View from Olympus (Rattle Records) foi gravado no fim de 2005 no esplendoroso Michael Fowler Centre em Wellington (Nova Zelândia). O álbum com música de John Psathas, inclui ainda o concerto para piano e o concerto para saxofone com Joshua Redman. View from Olympus é o título do concerto duplo para percussão, piano e grande orquestra, aqui na leitura de Carneiro e do pianista Michael Houston, com a New Zealand Symphony Orchestra, sob a batuta de Marc Taddei.
Improbable Transgressions é um duplo CD e o álbum de estreia na etiqueta portuguesa Sirr. O disco "solo marimba improvisations" contém 9 solos para marimba gravados ao vivo, sem edição. Cada improvisação é um convite aberto a um artista em particular para explorar diferentes modus operandi do seu próprio idioma. A estas improvisações de Carneiro, respondem os 9 "hacks", interpretações de músicos e artistas sonoros, provenientes de uma diversidade de géneros musicais. São eles: Convolution Brothers, Chris Brown, Ivan Franco, Brandon Labelle, Stephan Mathieu, João Pedro Oliveira, André Sier, Cristian Vogel e Ralf Wehowsky. Este disco apresenta o resultado final da transformação e reelaboração das suas respectivas improvisações. O booklet de 8 páginas contém textos de Pedro Carneiro, do artista Leonel Moura e dos próprios artistas sonoros.
Pedro Carneiro é um dos mais destacados músicos portugueses da actualidade, com um repertório extenso que abrange vários séculos de música, de Bach a compositores vivos e (todas!) estas são edições discográficas que muito honram os portugueses e a sua música culta contemporânea.

2 comments:

marioneta said...

não consigo introduzir comentários na tua página desisto!

José Alberto Vasco said...

Bem, eu não tenho censura aos comentários. Penso que basta criar uma password para o efeito ou utilizar uma conta já existente no Google. É a primeira vez que me colocam esse problema...