Monday, May 21, 2007

EMOLAS E OS SEUS AMIGOS CONTINUAM VIVINHOS DA COSTA NO ORFEÃO DE LEIRIA E ATÉ PROMOVEM CONCURSO!

Na terça-feira dia 22 de Maio, o anfitrião dos Concertos para Bebés e Crianças vai precisar de muitas canções e de uma boa história para conseguir dormir! O Rato Emolas vai ter algumas insónias! Os convidados especiais neste concerto serão Daniel Marques na Tuba e Luís Casalinho no clarinete, para além dos intérpretes habituais do projecto, Diana Rolo e Flávio Cardoso. A realização e a direcção musical são da responsabilidade de Sandrina Milhano. Volta a ser no Orfeão de Leiria/ Conservatório de Artes, com espectáculos às 15h30, para crianças dos 0 aos 3 anos, e às 16h30, para as dos 4 aos 6 anos. As crianças poderão ser acompanhadas por um máximo de três pessoas.
Além desses espectáculos do Emolas para a criançada, o Orfeão de Leiria decidiu também promover um concurso destinado a esse público alvo, o Concurso Emolas e Amigos, cujos parâmetros seguidamente divulgamos:
O concurso “Emolas e Amigos” é uma iniciativa do Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes que tem por objectivos principais alargar as
possibilidades de participação das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico em realizações artísticas que propiciem o desenvolvimento de actividades de trabalho interdisciplinar e em grupo e, proporcionar oportunidades de assistência e de participação na autoria do argumento, numa produção musical destinada a um público infantil.
Nos concertos “Emolas e amigos”, a música é acompanhada por uma história. A personagem Emolas, anfitrião dos concertos, é um rato que vive escondido num buraco da cadeira n.º 44 da plateia de um teatro. Adora música e o que mais lhe agrada é que todos os dias tem a possibilidade de ouvir melodias diferentes, tocadas por vários instrumentos. Sonatas, prelúdios, canções, variações, cantatas, baladas e sinfonias ouvem-se por toda a parte e ecoam dias inteiros no seu teatro. Emolas gosta de aprender pela música.

Mensalmente e através de uma história, o Rato Emolas e os seus amigos convidam os bebés dos 0-3 anos e as crianças entre os 4 e 6 anos, a partilharem do seu mundo e das suas experiências repletas de timbres, formas, personagens e movimento.
Através do Concurso “Emolas e Amigos”, o Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes convida as crianças das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Leiria a criarem a história para o concerto de 3 de Junho que terá como título “Emolas e o Elefante Grandalhão”. O concerto contará com a participação de vários músicos que interpretarão repertório musical em voz, contrabaixo, piano e guitarra.

As crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, deverão na sua história, para além de caracterizar, descrever, dar um nome ao Elefante, criar situações e contextos de interacção entre esta personagem e o Emolas.
Destinatários do concurso:
Os destinatários desta iniciativa são todas as escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho de Leiria.
Modalidade:
Cada turma participante deverá elaborar uma história no tipo de texto compositivo que considerar mais adequado, integrando obrigatoriamente os personagens Emolas e um elefante grandalhão.
Critérios de avaliação dos textos:
O domínio das técnicas instrumentais de escrita;
As possibilidades de exploração sonora e musical da história produzida.
Prémio:
A turma vencedora, cujo texto constituirá a base do argumento para a produção do concerto “Emolas e o Elefante Grandalhão”será convidada a assistir e a participar na qualidade de autores na estreia a realizar-se no dia 3 de Junho, pelas 16h30 no auditório do Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes. As crianças da turma vencedora e respectivo professor poderão ser acompanhados por um máximo de dois convidados.
Os textos devem ser entregues, até 18 de Maio para o Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes (morada) ou via e-mail, como anexo para (e-mail):

Os trabalhos devem mencionar o nome da escola, do agrupamento, ano de escolaridade e nome dos autores. O Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes reserva-se o direito de efectuar pequenas alterações ou adaptações da história.
Mãos à obra, maltinha!



No comments: