Wednesday, October 03, 2007

SALVEMOS O CONCELHO DE ALCOBAÇA DE SER VIOLADO PELO TGV

A consulta pública sobre o (negativo e ofensivo) impacto da socraticamente (no pior sentido) anunciada Ligação Ferroviária de Alta Velocidade (TGV) entre Lisboa e o Porto continua até ao próximo dia 9 de Outubro. Os projectos em debate (?) anunciam que o concelho de Alcobaça e grande parte da sua população vão ser gravemente afectados pelo (cruel) impacto que o chamado Lote C1 do troço Alenquer (Ota)-Pombal irá ter nalgumas das suas freguesias. Um desses (lamentáveis) exemplos tem a ver com a autêntica violação que aquele projecto ameaça fazer ao Vale da Ribeira do Vale do Mogo, esventrando-o e prejudicando mortalmente muita da sua riqueza ambiental. Esse impacto vivencialmente negativo do projectado TGV à portuguesa (visto que parece teimar em satisfazer algumas capelinhas...) ofende patrimonial, financeira e moralmente uma boa parte do concelho de Alcobaça. É urgente que todos protestemos contra esse atentado à vivência do nosso concelho e todos temos ainda oportunidade de o fazer, até 9 de Outubro, junto de entidades como a Agência Portuguesa do Ambiente. Pode ainda tomar-se posição contra esse temível ataque ao nosso património em forma de TGV para o e-mail geral@iambiente.pt ou preenchendo impressos a esse facto destinados nas juntas de freguesia cujas zonas vão ser mais afectadas, como é o caso das de Prazeres e S. Vicente (Aljubarrota). É necessário que não nos calemos e façamos ouvir bem alto a nossa voz de protesto contra este crime (ambiental) prestes a ser cometido. É também isso que esperamos da Assembleia Municipal de Alcobaça na sua sessão de amanhã, 4 de Outubro, numa altura em que todos nos devemos preparar para lutar o mais arduamente possível (se necessário, politicamente) contra este atentado às nossas expectivas de futuro!

2 comments:

Nmita said...

Ai ai este TGV que não nos larga.

Neste momento qual é a parte do TGV que não nos é contada?
Se, se"existir a vinda" (longe vá o agoiro cruzes canhoto, lagarto, lagarto lagarto), do TGV quem irá assumir o Trono, ah peço desculpa, queria dizer o "tacho" ou "tachos"? Quem vai "ganhar" com toda esta destruição no concelho de Alcobaça. Para falar em política quem serão os "casamentos" a fazer? Para "unir" quem, à Ibéria? Acho que nem eles querem os portugueses.
Somos um país de fachada, já todos sabemos ou pelo menos eu já o sabia. Para quem acha que não somos país de "fachada" eu "espilico ou melhor talvez "compilique". Onde é que eu já ouvi isto?.
Deixando de brincar, que o tema não é para brincadeira, eu conto. Vou comparar este país aquelas pessoas que nós vemos diariamente, muito bem vestidas, de gravatas, penteadinhas,cheirosas etc etc... então eu peço a Deus que os proteja, que os não deixe cair, é que além de se magoarem isso seria o menos (pois cada um tem o que merece) eles ao ficarem estatelados no chão ficariam com os buracos dos seus sapatos á mostra. Que vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!.
Fechamos escolas, hospitais, temos anos de espera para cirúrgias, não aumentamos o numero de funcionários judiciais (depois mexemos nas férias judiciais) como se tivesse adiantado alguma coisa. Não adiantou NADA. Os processos continuam cada vez mais morosos. Se não temos dinheiro para a educação, para a saúde e justiça , que são os pilares mais importantes de um povo,como poderemos ser Justos? Mas queremos TGV'S, pois é o que se mostra para os outros, lá voltaríamos ao mesmo.
Ai D. Brites de Almeida, que tanta falta nos fazes, uma "GANDA MULHER", mulher diferente de todas as outras. Aljubarrota,Turquel,Benedita,Èvora,Pataias e todas as juntas afectadas, todo o concelho de Alcobaça se una, pegamos nas nossas "pás" e "entricheiramos" a ideia absurda e louca do TGV. Que desça à terra a nossa grande Senhora Brites de Almeida e todos juntos mostraremos a estes "senhores "TGVinianos" com que farinha se faz a massa para o "pão" que nos querem obrigar a comer. Desce cá abaixo Senhora D. Brites de Almeida. Vamos mostrar de novo que mas desta vez a Crise de Aljubarrota é nova e é extensiva a todo o concelho mas só que agora os "Castelhanos" são outros, apelidados de "TGVinianos".
Desce cá abaixo Grande Senhora.

Agradeço o seu blog e deixo -lhe um desafio, coloque a nossa grande Mulher Brites de Almeida nesta luta Anti - TGV.
Fico á espera. Obrigado

José Alberto Vasco said...

Olá! Muito obrigado pelo seu comentário! Ainda não coloquei a Brites de Almeida na nossa luta anti-TGV,mas, como poderá confirmar lendo uma minha postagem de 6 de Outubro,já coloquei o Astérix e os seus temíveis gauleses junto a nós... Falando mais a sério, é do povo das zonas do nosso concelho que serã afectadas por aquele monstro que deveremos esperar mais luta contra esse pavoroso e falível investimento do actual governo da nossa República. Ou seja, do mesmíssimo povo que há cerca de dois séculos se insurgiu contra os desmandos tributários dos Monges de Cister. O TGV não passará! Nem que tenha de ser à má fila...