Saturday, January 03, 2009

A OPERA IN MUSICA - CICLO DE CONFERÊNCIAS POR PAOLO PINAMONTI, EM LISBOA, NA CULTURGEST

-A Opera in Musica-
Apontamentos Sobre a Sua História
por
-Paolo Pinamonti-
Conferências
Terças-Feiras 6, 13, 20 e 27 de Janeiro
18h30 - Pequeno Auditório da Culturgest - Lisboa
Entrada Gratuita
(levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.)
6 de Janeiro - A Ópera na História
13 de Janeiro - Do Teatro da Palavra, das Novelas, até aos Libretos de Ópera
20 de Janeiro - Como a Ópera Sabe Contar Histórias
27 de Janeiro - O Empresário em Angústias
Há mais de 400 anos que a ópera lírica mantém uma extraordinária vitalidade e representa talvez hoje a verdadeira koinè artística e cultural da Europa, uma koinè artística que soube difundir-se para lá dos confins do velho continente. É interessante observar como o espectáculo lírico, nascido na magnificência da corte renascentista italiana no fim do século XVI, se foi progressivamente adaptando às mais diveras realidades económicas e sociais, mantendo inalterada através dos séculos a sua capacidade expressiva e a pluralidade de sentidos da sua valência simbólica. Durante os quatro encontros de Janeiro procurar-se-á entrar mais detalhadamente nos vários significados que a opera in musica assumiu no curso da sua vida já plurisecular: a história das diferentes formas de espectáculo, a história das transformações das fontes literárias nos diversos libretos de ópera, os artifícios dramatúrgicos específicos com os quais a ópera sabe contar a história e, enfim, a história do seu sistema produtivo. Esta última, uma história ligada ao paradoxo do teatro lírico, uma forma de espectáculo que por definição nunca foi auto-suficiente de um ponto de vista económico-financeiro, mas que apesar disso atravessou quatro séculos de história europeia, uma história também muito dramática, mantendo inalterada a sua força expressiva.
Paolo Pinamonti (1958) é professor de Elementos de História do Concertismo e de História da Música Contemporânea na Universidade Ca’Foscari de Veneza. A par do trabalho científico, desenvolveu actividade no campo da organização artística. De 1997 a 2000 foi Director Artístico do Teatro la Fenice de Veneza e de 2001 a 2007 foi Director do Teatro Nacional de São Carlos. Desde 2007 é Director Artístico do Festival Mozart na Corunha, Galiza.
Absolutamente imperdível!

No comments: