Monday, February 26, 2007

ORFEÃO DE LEIRIA REABRE CAFÉ DAS QUINTAS COM MÁRIO SOARES COMO PRIMEIRO CONVIDADO

Orfeão de Leiria reabre Café das Quintas trazendo como convidado a Leiria uma das personalidade mais fracturantes da História Portuguesa Contemporânea: Mário Soares.
Quinta-feira, 1 de Março, terá início a nova temporada do Café das Quintas. Mário Soares será o primeiro convidado desta iniciativa, que agora se apresenta num novo espaço. Tendo já sido realizado no Foyer do Teatro José Lúcio da Silva, na Galeria do Posto de Turismo de Leiria, no Teatro Miguel Franco – Centro Cultural Mercado de Santana e na sala de conferências do Hotel D. João III, o Café das Quintas apresenta-se agora num outro espaço nobre da cidade de Leiria – o Arquivo Distrital.
Esta tertúlia sempre apimentada pela participação musical de jovens músicos, proporciona no fim de tarde dois dedos de conversa com personalidades de renome. Mário Soares, conhecida figura a nível nacional e internacional apresenta-se por detrás do retrato que publicamente conhecemos. Com toda a certeza esta conversa serena, ajudará a conhecer o homem agraciado com todo o tipo de prémios e distinções internacionais (Prémio Internacional dos Direitos do Homem, Grã – Cruz da Ordem de Cristo, o Grande Colar da Ordem Militar Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito) e cidadão honorário de cidades de todo o Mundo.
Uma personagem histórica do Partido Socialista português que ocupou já os cargos mais importantes a nível nacional – Primeiro Ministro e Presidente da República. Um dos responsáveis pela adesão de Portugal à CEE que, presidiu também à Comissão Mundial Independente sobre os Oceanos, ao Comité dos Sábios do Conselho da Europa e, é ainda Conselheiro de Estado.
A luta contra o regime político liderado por António de Oliveira Salazar mobilizou-o durante toda a sua juventude e trouxe para o panorama político nacional uma personagem desta qualidade que, todos os dias, conta a história politica mais recente do País em que vive, na Casa - Museu João Soares que concebeu em homenagem ao pai, em Cortes – Leiria.

Esta primeira sessão de um novo ciclo do Café das Quintas permitirá conhecer doutro modo a história e a vida de mais uma figura pública com uma forte ligação a Leiria: Mário Soares estará às 18h00 do dia 1 de Março, no Arquivo Distrital de Leiria. Promete ser interessante...

No comments: