Sunday, February 04, 2007

FALTA PRECISAMENTE UMA SEMANA PARA O REFERENDO SOBRE A DESPENALIZAÇÃO DA INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ EM PORTUGAL

Hoje é domingo, 4 de Fevereiro de 2007, e falta precisamente uma semana para o dia em que os portugueses serão chamados a pronunciar-se, em referendo, sobre um assunto importante e essencial para todos nós em termos de Saúde, Justiça e Dignidade. Muito se tem ultimamente dito, escrito e debatido sobre essa questão, provando que quase 33 anos depois do 25 de Abril os portugueses continuam a dar provas de uma maturidade democrática que muitos, infelizmente, teimam em reconhecer... A reflexão sobre tudo o que estará em causa no referendo do próximo domingo, 11 de Fevereiro, continua a marcar o dia a dia de muitos portugueses, embora alguns não pareçam muito esclarecidos sobre a maturidade democrática dos portugueses e sobre o que, efectivamente, estará em causa nesse dia, optando mesmo por posicionamentos marcados por uma hipocrisia e por uma demagogia impróprias para um início de século em que a cada segundo nos afastamos cada vez mais da Idade Média...
Como referia o historiador Rui Tavares na sua crónica ontem publicada no diário Público, os portugueses serão confrontados no referendo de 11 de Fevereiro com "Uma Pergunta Directa Para Uma Resposta Honesta". Não podíamos estar mais de acordo!
Sendo assim, aqui deixamos hoje novamente postada a pergunta a que todos iremos certamente responder no próximo domingo, aqui se renovando os nossos votos de que correspondam a esse referendo os mais de 50% de votantes necessários à sua validação e que maioria desses votantes responda SIM à questão que lhes será proposta, que será (muito claramente) a seguinte:
"Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?".
Para responder basta saber ler e interpretar um texto, ter ideias claras sobre o assunto e não esquecer que todos temos a liberdade individual de decidir o que pensamos...

No comments: