Sunday, June 28, 2009

PEDRO TAVARES É O CONVIDADO DA V SESSÃO DAS CONVERSAS PÚBLICAS DA CANDIDATURA DA CDU NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS, EM ALCOBAÇA

V Sessão - Conversas Públicas da CDU/Alcobaça
30 de Junho - 21 e 12 horas
Auditório da Biblioteca Municipal - Alcobaça
Temática:
ALCOBAÇA E A QUESTÃO ESTRATÉGICA DO PATRIMÓNIO, DA ABADIA E DOS RIOS
Convidado especial:
-Pedro Tavares-
”Alcobaça torna-se num exemplo interessante de constatação histórica de interacção continuada entre o Homem, a Água e o Meio-Ambiente. Trata-se de um dos mais importantes e bem conservados Conjuntos Monásticos Cistercienses, com os seus registos e a sua memória e também um dos mais sensíveis aos efeitos das cheias seculares. O Ciclo da Água está bem marcado em Alcobaça. Foi a riqueza da água que tentou a localização dos Cistercienses no séc. XII e foi a sensibilidade local à água que os levou a desenvolver Sistemas Hidráulicos de protecção e de segurança, de utilização industrial e agrícola, de drenagem e saneamento e de lazer e utilização urbana. Em cenário porem de inesperado risco, mas de aliciante desafio. Em Alcobaça, a Arquitectura Cisterciense e a Hidráulica Monástica, como na maioria dos outros exemplos da Ordem, condicionam-se mutuamente. Ambas são “causa”, ambas se tornam “efeito”, num ritual e numa ligação indissociável, dependendo também da evolução geo-aluvionar da plataforma onde se desenvolvem e das peculiaridades dos Climas Mediterrâneos.”
A CDU começará estas "Conversas" indicando sumariamente o que tem defendido nesta temática. Depois, ouvir-se-á a lição de Pedro Tavares e seguidamente conversar-se-á abertamente com o convidado especial.A CDU agradece publicamente a aceitação por Pedro Tavares, que não quaisquer ligações àquela coligação, do convite que lhe endereçou para estas “Conversas”. Nas suas palavras, a causa do Património, em especial o de Alcobaça, é transversal a tudo e todos e bem supra-partidária, pelo que é com todo o gosto e empenho que acede em participar nesta acção, com olhos no Património e não na Política. A CDU promete anunciar mais alguns dos elementos para a sua equipa autárquica 2009/2013. Estas Conversas Públicas prometem voltar a ser muito interessantes. É de ir!

No comments: