Wednesday, October 17, 2007

LIVRARIA ARQUIVO PROMOVE WORKSHOP -CRIAÇÃO DE PROJECTOS CULTURAIS-, EM LEIRIA

A Livraria Arquivo promove nos próximos dias 27 e 28 de Outubro o workshop Criação de Projectos Culturais. O workshop decorrerá na própria Livraria Arquivo, situada na Avenida Combatentes da Grande Guerra, 53, em Leiria e será ministrado por Rui Matoso-
Objectivos: Dotar os participantes de metodologias e ferramentas apropriadas para a elaboração de projectos culturais, privilegiando-se o saber-fazer através de exercícios práticos, acompanhados pela componente teórica necessária.
Destinatários:Responsáveis de organizações e instituições culturais públicas ou privadas: Associações, Cooperativas, Fundações, Câmaras Municipais, etc. Todas as pessoas interessadas em desenvolver projectos sustentáveis em diversas áreas/sectores. Salientamos a versatilidade desta formação em termos de idades, sendo adequada tanto para jovens, como para adultos ou seniores.
Conteúdos: - Apresentação/Introdução O que é um projecto? Fases e tarefas de um projecto O guião para o desenho de projectos culturais Fase emergente: as ideias e vontades iniciais-brainstorming Contextualização do projecto: finalidades;
- Análise da dinâmica territorial Análise da dinâmica sectorial Enquadramento no contexto das políticas e práticas culturais Análise interna da organização Diagnóstico;- Definição do projecto destinatários/públicos da cultura Conteúdos Objectivos e critérios de avaliação;- Estratégias Actividades Financiamento Produção do projecto Planificação da produção;- Estrutura organizacional e equipa Marketing e Comunicação Infra-estruturas e meios técnicos Aspectos jurídicos;
- Orçamentação e financiamento Gestão da qualidade Avaliação/Revisão Ferramentas para gestão de projectos: Excel e Ms Project.
Horário:Sábado : 10h às 13H 14h às 18hDomingo:10h às 13H 14h às 18h
Carga Horária:14 horas (2 sessões de 7 horas cada)
Número de vagas: 20
Data limite das inscrições: 22 de Outubro
Preço: 100,00 euros
Será entregue um certificado de frequência.A realização do curso está condicionada a um número mínimo de 10 participantes. Caso não se atinja este numero o valor da inscrição será devolvido na totalidade até ao prazo máximo de oito dias após a data prevista para a sua realização.
Rui Matoso é gestor e programador cultural, autor de diversos ensaios e artigos sobre arte e cultura, é director da revista Espaço Público editada pela Cooperativa de Comunicação e Cultura, onde vem programando diversas actividades. É membro da direcção da Associação Agostinho da Silva onde coordena o projecto Portal Agostinho da Silva, um pensamento a descobrir!. Cursa o Mestrado Práticas Culturais para Municípios, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo anteriormente realizado uma formação avançada (pós-graduação) em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP).
Só podemos escrever que valerá certamente a pena frequentar este workshop! Vale?

No comments: