Saturday, May 29, 2010

TEATRO TAPA FUROS APRESENTA-SE EM COIMBRA, NO PORTUGAL DOS PEQUENITOS

A partir de um convite da Fundação Bissaya Barreto, o Teatro TapaFuros apresentará em Coimbra o espectáculo Ciranda - Baú de Lendas, no Portugal dos Pequenitos. Criado para assinalar o 70º aniversário deste prestigiado local, faz parte de uma ampla programação que se encontra disponível no sítio da internet: www.portugaldospequenitos.pt.

«Da pedra sai estória. Histórias de tantos séculos, vozes de há muito tempo… Uma caravana colorida atravessa planícies, montanhas, vales, os cães ladram e a caravana vai passando. Nela vão barbas postiças e baús e capas e espadas. Vão vestidos de cetim e bolas de cristal! Saltimbancos de verbo fácil e olhar solto chegam às praças de vilas e cidades e contam de povos que aqui viveram, amaram, morreram…»

«Ciranda de gentes com lendas que foram plantando neste jardim à beira-mar, espelho d'água a saber a sal, tanta cor de Norte a Sul, de Este às Ilhas. Saltimbancos em ciranda, abrindo baús de lendas estranhas e belas. Correndo um Portugal também de pequenitos: desde Santa Maria da Feira a Beja, passando por encantos de Sintra ou da branca e antiga Lisboa… E o povo junta-se nas praças com olhos de ver e ouvido bem no ar. Com sorriso rasgado a desvendar segredo escondido. Com prazer no Cirandar!


de 1 a 7 de Junho

dias úteis - 14h30

fim-de-semana e feriados - 15h30


«A criação de um conceito de romance lendário guiou-nos na construção de Ciranda, Baú de Lendas. Partindo de lendas cuja origem se perde nas malhas do tempo, criaram-se textos de liberdade, dando asas à imaginação sem, porém, esquecer preciosos conteúdos e ensinamentos ancestrais. Será uma viagem mágica, guiados por povos que em terras lusas foram deixando a sua cultura, o seu imaginário, o espírito que nos molda… Uma Ciranda por tempos e espaços, um Baú de Lendas que abrimos para descobrir Portugal de Pequenitos e graúdos! Cirande connosco!»

Rui Mário

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Encenação / Texto Rui Mário; Música Original/Interpretação Pedro Hilário; Interpretação Flávio Tomé, Rui Mário, Rute Lizardo, Samuel Saraiva; Cenografia/Figurinos Flávio Tomé; Costureira Madalena Henriques; Produção Executiva Luísa Reis; Produção Marco Martin

É de ir!

No comments: