Sunday, March 18, 2007

ORFEÃO DE LEIRIA COMEMORA 60º ANIVERSÁRIO COM ESPECTÁCULO DE GALA NO TEATRO JOSÉ LÚCIO DA SILVA

O Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes está a comemorar o seu 60º aniversário. Por feliz coincidência outra efeméride se lhe sobrepõe neste ano, a 25ª edição do Festival Música em Leiria, que com tanto êxito tem promovido. Por isso mesmo se organiza um Espectáculo de Gala essencialmente recreativo (dividido em duas partes de 50 minutos cada). Será na próxima quinta-feira, 22 de Março, pelas 21.30 horas, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, que é hoje uma das salas mais modernas para as artes do espectáculo no nosso país.
O espectro de intervenções do Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes, é hoje muito amplo e sem paralelo no país. São trinta frentes que abarcam desde o ensino básico e vocacional da música, dança e outras artes – é a Escola com curricula oficiais com mais alunos no país – à produção artística, da animação cultural à edição multimédia:
Vários períodos de particular evidência, o relacionamento singular com um «cluster» de instituições de eleição, entre muitas outras, bem como um escol de personalidades, deixaram marcas no historial da casa.
Com a sua própria produção artística, amadora e profissional, apoiada pela colaboração amiga de outros artistas, individuais e em grupos, que ao longo dos anos participaram no Festival Música em Leiria, a Gala de Aniversário do Orfeão de LeiriaTeatro Nacional de São Carlos à Fundação Calouste Gulbenkian e ao Hot Club de Portugal, entre outras. Que por isso mesmo estarão presentes ao mais alto nível, e/ou com os seus artistas. Bem como o Governo e boa parte da comunidade artística e intelectual portuguesa.
O Galardão de Homenagem deste 60º aniversário do Orfeão de Leiria é uma estatueta em bronze, réplica em miniatura do monumento que será erguido em Maio em frente ao edifício principal do Orfeão de Leiria. A receita desta Gala reverte por inteiro para apoiar a obra social ímpar ainda que não suficientemente divulgada da Liga dos Amigos do Hospital de Santo André.

No comments: