Saturday, January 13, 2007

LEITURAS MUITO ACONSELHÁVEIS PARA UMA ADEQUADA REFLEXÃO ANTES DO REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO

Não tendo ainda começado o período de campanha propriamente dito antes do referendo de 11 de Fevereiro sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, não deixará de ser útil e adequada a leitura de documentos entretanto publicados sobre tão premente assunto. Não deixando novamente de aqui evidenciar que a nossa luta e o nosso empenhamento se posicionam pelo voto no SIM nesse referendo e pelo apelo a que ninguém nesse dia fuja às suas responsabilidades como cidadão de um país do chamado mundo civilizado, serve esta postagem para chamar a atenção sobre alguns desses imprescindíveis documentos.
Começo por chamar a atenção para um notável artigo de opinião da eurodeputada Assunção Esteves hoje publicado na página 7 do diário Público. Sob a intitulação e inspiração O Aborto, a Tragédia Grega e o Coro, Assunção Esteves assume a sua defesa pelo voto SIM a 11 de Fevereiro num texto em que navegando pela perspicaz moralidade da tragédia grega e por bem fundamentadas razões de justiça, aquela jurista defende o voto SIM "Não por razões de solidariedade ou piedade", mas por "razões de justiça". É um texto de leitura imprescindível!
Chamo aqui também a atenção dos nossos prováveis visitantes para o ensaio Sete Teses Sobre o Aborto, de autoria de Miguel Oliveira da Silva, há poucos anos editado pela Editorial Caminho. Embora os meus pontos de vista sobre a resolução legal do problema no nosso país não coincidam totalmente com os daquele professor universitário, não deixo de aqui aconselhar a leitura de uma obra que contribui para uma oportuna reflexão sobre a actualidade da despenalização da interrupção voluntária de gravidez em Portugal.
De leitura imprescindível é também o livro Por Uma Vida de Escolhas, esta semana lançado em Lisboa pelo Movimento Cidadania e Responsabilidade Pelo Sim. Esse livro é uma compilação de pertinentes textos que fundamentam algumas incontornáveis razões para votar SIM no referendo de 11 de Fevereiro. Por Uma Vida de Escolhas reune textos de personalidades como Alice Brito, Ana Vicente, Ana Luisa Amaral, Fernanda Câncio, Fina d'Armada, Helena Matos, Inês Lourenço, Inês Pedrosa, Júlio Machado Vaz, Leonor Xavier, Lídia Jorge, Maria Antónia Palla, Maria Teresa Horta, Miguel Vale de Almeida, Paula Moura Pinheiro, Possidónio Cachapa,
Rui Zink e Teresa Pizarro Beleza. É claro que esta é uma obra de essencial leitura para quem entenda que esta não será, acima de tudo, uma questão de liberalização mas sim uma questão de despenalização e justiça!

No comments: