Thursday, November 22, 2007

PAULA LEMOS APRESENTA NOVO LIVRO NA MARINHA GRANDE

A JORLIS, Edições e Publicações e a autora Paula Lemos promovem a sessão de lançamento do livro Vidas de Carvão - As Carvoeiras do Pinhal do Rei, no sábado, 24 de Novembro, às 15 e 30 horas, no Parque Florestal do Engenho, Marinha Grande. A obra será apresentada pelo Professor Doutor Moisés Espírito Santo. Paula Lemos nasceu na Marinha Grande, distrito de Leiria. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (variante Português/Inglês), pela faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1987, obteve o grau de Mestre em Estudos Portugueses (variante Culturas Regionais Portuguesas) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 2006. Lecciona há 20 anos a disciplina de Português. Actualmente integra o quadro da Escola Secundária José Loureiro Botas, em Vieira de Leiria.
Sinopse da obra:
No extremo norte do concelho da Marinha Grande situa-se a aldeia do Pilado. No meio do pinhal, isolada do restante concelho e sem quaisquer atractivos, desde sempre os seus habitantes se habituaram a viver em autarcia. Amanhavam a terra, trabalhavam nas fábricas da Marinha e, dada a proximidade do Pinhal de Leiria, dedicaram-se à arte de fazer carvão. "Vidas de Carvão - As Carvoeiras do Pinhal do Rei" resulta da adaptação para livro da sua tese de Mestrado em Estudos Portugueses (variante de Culturas Regionais Portuguesas) realizada pela autora, sob o título “
As Carvoeiras da aldeia do Pilado e o Pinhal do Rei – uma abordagem etnossociológica”, sob a orientação do Professor Doutor Moisés Espírito Santo, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, com a classificação de Muito Bom. O livro aborda o modo de vida de um grupo social desta aldeia: as carvoeiras – suas condições sociais, os segredos da produção artesanal de carvão, a relação destas mulheres com o meio envolvente, nomeadamente o Pinhal de Leiria. Com efeito, este Pinhal tem sido o seu maior aliado, pois dele tiravam lenha para o carvão, caruma para os animais, madeira para móveis e casas. Com uma história secular, este pinhal, tal como as pessoas, tem uma grande história para contar… Como se fabrica o carvão artesanal nesta aldeia no século XXI? Quem o faz? Será uma actividade em vias de extinção? Como foi a vida desta gente no passado? As respostas a estas questões podem ser agora encontradas nesta publicação.
Valerá certamente a pena. É de ir!

No comments: