Sunday, January 24, 2010

O CÉU DOS NOSSOS AVÓS, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

O céu dos nossos avós

26 de Janeiro . 15H00
Entrada livre
Inscrição recomendada

Depois de um ano de recolhas de textos, provérbios e lendas tradicionais, os parceiros do projecto "O céu dos nossos avós" reunem-se para fazer um balanço do projecto e partilharem com o público as suas descobertas.

PROGRAMA

LENDAS DE ASTRONOMIA DA AMAZONIA
Germano Afonso - Museu da Amazônia (MUSA) - Manaus (Brasil)
Germano Afonso e alguns estudantes indígenas de diversas etnias irão contar mitos de Astronomia das respectivas etnias (participação via Skype)

LENDAS DE ASTRONOMIA DO BRASIL
Ana Lúcia Liberato Tettamanzy - Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (Brasil)
Apresentação de alguns videos com recolhas de lendas e tradição oral sobre Astronomia recolhidos por diversos alunos da UFRGS. Um dos testemunhos é de um indígena kaingang, morador de uma aldeia incrustrada na cidade de Porto Alegre.
Comentários de Ana Lúcia Liberato Tettamanzy (participação via Skype)

O REBANHO DAS ESTRELAS (filme)
pelo Nucleo de Pastorícia do Fundão
«O Rebanho das Estrelas» é uma aproximação ao complexo mundo dos saberes e dos sentires dos ancestrais territórios pastoris. Assumindo-se como um curto apontamento visual, este discurso inscreve-se num projecto mais vasto que se encontra em desenvolvimento e aplicação na freguesia do Salgueiro - Três Povos do concelho beirão do Fundão.

HISTÓRIAS PORTUGUESAS DE ASTRONOMIA
Sandra Nabiça - Sindicato dos Trabalhadores Têxteis
Apresentação de um pequeno filme com histórias portuguesas de Astronomia, produzido no âmbito de um curso de formação profissional.

CONTA ESTÓRIAS
Isabel Silva - MACAPI
Contadores de histórias irão apresentar alguns contos portugueses sobre Sol e Lua.

A sessão será orientada por Ana Paula Guimarães (IELT) e Carlota Simões (MCUC) e será gravada e editada para publicação no site Memoria Media

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

No âmbito do Ano Internacional da Astronomia, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa promovem o projecto
O CÉU DOS NOSSOS AVÓS, a desenvolver em países de língua oficial portuguesa.

Este projecto consiste na recolha de histórias tradicionais relacionadas com astronomia, mas também com a identificação de conhecimentos empíricos de astronomia que possam ter sido usados - ou ainda sejam usados - por pescadores, pastores ou lavradores nos seus diversos ofícios. Pretendemos ainda recolher textos em forma de provérbio, adivinha ou lengalenga, desde que sejam de raiz popular e estejam relacionados com astronomia.
As duas instituições esperam poder contar com a colaboração de parceiros neste projecto, de modo a poder chegar o mais perto possível de pequenas comunidades rurais ou piscatórias, onde este conhecimento ainda não se tenha perdido. Instituições ou associações que pretendam ser parceiros neste projecto podem escrever para geral@museudaciencia.pt

Numa primeira fase, a recolha de textos e material audio-visual vai acontecer até ao dia 21 de Junho de 2009. Os materiais recolhidos até esta data vão ser apresentados no dia 18 de Julho numa iniciativa designada “Dia das Estrelas”.
Depois dessa data, e até ao final do ano de 2009, os interessados poderão continuar a enviar materiais, que serão publicados nesta mesma página e uma selecção será exposta no Museu em datas a indicar.

O envio de textos pode ser feito por e-mail para o endereço geral@museudaciencia.pt com a indicação O CÉU DOS NOSSOS AVÓS.

Organização:
- Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
- Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa

Este museu continua o máximo!

No comments: