Wednesday, September 05, 2007

TEMPORADA GULBENKIAN DE MÚSICA 2007/2008 INICIA-SE COM DOIS CONCERTOS COM OBRAS DE EMMANUEL NUNES

Situo-me entre os que continuam plenamente convictos de que um dos mais importantes acontecimentos culturais do próximo ano em Portugal será a estreia da ópera Das Märchen, de Emmanuel Nunes, em 27 de Janeiro, no Teatro Nacional de S. Carlos. Antes disso, a Fundação Calouste Gulbenkian iniciará no primeiro sábado de Outubro a sua Temporada de Música 2007/2008, cujos dois concertos inaugurais serão também essencialmente dedicados à interpretação de composições de Emmanuel Nunes, reverencial figura da música culta contemporânea e, certamente, o mais importante compositor português em termos de reconhecimento internacional (que este ano é tema de uma retrospectiva internacional no âmbito do Réseau Varèse). E se Emmanuel Nunes é reconhecido como relevante personalidade da música culta a nível mundial, o mesmo se passa com os agrupamentos que interpretarão a sua música nesses dois concertos: o português Remix Ensemble (que entre os seus principais solistas conta com o percussionista alcobacense Manuekl Campos) e o alemão Ensemble Modern.
No sábado, 6 de Outubro, pelas 19 horas, será apresentado o primeiro desses concertos, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, em que o Coro Gulbenkian e o Remix Ensemble, sob a direcção do maestro Peter Rundell, interpretarão Circundante Circunstância dos Círculos (1ª audição em Portugal), de Miguel Azguime, e as composições Duktus e Épures du Serpent Vert II, de Emmanuel Nunes, havendo ainda lugar a um Comentário Pré-Concerto, por Miguel Azguime, às 18 horas, no Auditório Três da Fundação Gulbenkian.
No domingo, 7 de Outubro, à mesmíssima hora e no mesmíssimo local, terá lugar o segundo desses concertos, em que o Ensemble Modern, sob a direcção do maestro Frank Ollu, interpretará duas composições de Emmanuel Nunes: Wandlungen e Épures du Serpente Vert IV, esta última em 1º audição absoluta. Esse espectáculo será também precedido de um Comentário Pré-Concerto, da responsabilidade de Jean Marc Chouvel (que falará em francês).
A Temporada Gulbenkian de Música 2007/2008 prepara assim uma autêntica abertura em grande, que, para os alcobacenses como eu, apresenta também a especialíssima virtude de nela participar um dos mais prestigiados instrumentistas alcobacenses da actualidade: Manuel Campos. Num ano em que a programação daquela temporada musical volta a prometer novos momentos de pura fruição musical ao seu público, não posso deixar de aqui fazer particular destaque ao concerto do Ciclo Grandes Orquestras Mundiais que em 29 de Janeiro prestará homenagem a Olivier Messiaen, um dos mais notáveis compositores do século XX, no centenário do seu nascimento, em que SWR Sinfonieorchester Baden-Baden Und Freiburg sob a direcção do maestro Sylvain Cambreling, interpretará uma das mais apaixonantes composições do passado século: a Turangalila-Symphonie de Olivier Messiaen. Bem hajam!

No comments: