Monday, December 14, 2009

MULHERES CIENTISTAS: UM OLHAR PARA A CIÊNCIA, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Tertúlias da Ciência
CICLO DE CONFERÊNCIAS
ENTRADA LIVRE
Numa tentativa de promover a ciência junto da comunidade estudantil bem como junto da sociedade em geral, o Núcleo de Estudantes de Química em colaboração com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra organizam as Tertúlias da Ciência, um espaço onde todos podem expor as suas ideias de acordo com o tema introduzido pelo orador convidado.
CONFERÊNCIA . 16 DE DEZEMBRO . 17H00
MULHERES CIENTISTAS: UM OLHAR PARA A CIÊNCIA
Maria da Graça Martins Miguel
Departamento de Química da Universidade de Coimbra
Desde há mais de 3000 anos, elas descobriram galáxias, formularam teoremas, sintetizaram elementos químicos e investigaram segredos da matéria e da biologia. Muitas cientistas do passado são desconhecidas, mas certamente que as suas descobertas foram decisivas para a Humanidade. Em Portugal, e na Europa em geral, as mulheres estão cada vez mais presentes em áreas da investigação científica, contudo, paradoxalmente, continuam longe do topo das carreiras, dos círculos do poder e dos centros de decisão, como reflectem as mais recentes estatísticas. Na realidade são necessárias estratégias, através da promoção de um justo equilíbrio, que revertam esta expressão, demasiado reduzida, de modo a optimizar a sua capacidade de intervenção na sociedade e a utilizar os enormes benefícios que daí poderão advir.
Vislumbram-se, no entanto, no horizonte alguns indicadores de esperança…
Com trabalho, afirmação e persistência, esperamos ver o aumento da auto-confiança e participação das mulheres na ciência e tecnologia e, simultaneamente, saber valorizada a sua imprescindível visibilidade.Um outro olhar para a Ciência vai ser uma questão de tempo. A Ciência pertence a toda a Humanidade e transcende a designação de género. Mulheres e homens compartilham uma linguagem e possuem objectivos comuns na busca da verdade e revelação dos mistérios da Natureza. É de ir!

No comments: