Wednesday, December 16, 2009

1944.2009, UMA EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DOS 65 ANOS DA FUNDAÇÃO DO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

"1944.2009” é o nome da exposição que estará patente de 18 de Dezembro de 2009 a 22 de Março de 2010, no Cine-Teatro da cidade.

Uma exposição que celebra três datas importantes ao nível do plano Cultural do Concelho de Alcobaça como é o caso dos 65 anos da fundação do Cine-Teatro de Alcobaça, em 1944; dos 60 anos da morte de João d' Oliva Monteiro, fundador do Cine-Teatro, em 1949 e dos 5 anos da sua reabertura, em 2004. A inauguração está marcada para as 17h00 desta sexta-feira.

A exposição será dividida em duas partes distintas, sendo a primeira uma evocação histórica do Cine-Teatro de Alcobaça, e a segunda uma alusão aos últimos cinco anos da Programação Cultural do espaço. Compõem a exposição objectos como instrumentos musicais, documentação histórica, objectos em vitrina, maqueta da requalificação do CTA, objectos cedidos pelo Museu Nacional do Teatro (caricaturas e o programa da peça de teatro “A Velha Rabugenta” inaugural), fatos de cena da CeDeCe e a apresentação do programa inaugural do CTA de 1944, cedido pelo neto do Fundador João Filipe Oliva Monteiro.

MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO:

A presente exposição dá corpo à memória de um espaço que marcou e vai marcando a vida social e cultural de Alcobaça. Para além da evocação histórica que vai da sua origem até aos factos mais recentes como a requalificação patrimonial ou programação cultural, a mostra homenageia sobretudo os intervenientes que lhe foram dando vida ao longo dos anos ao assinalar com objectos e documentação o percurso de vida do edifício de 1944 a 2009. Concretiza igualmente um segundo propósito importante ao prestar tributo a João d’Oliva Monteiro no ano em que se cumpre a efeméride dos 60 anos da morte desta eminente figura da história local e principal impulsionador do Cine Teatro de Alcobaça.

Partindo de uma linha contínua entre passado e presente, a exposição reparte-se deste modo entre a memória descritiva e a memória vivida de um lugar onde pontificou outrora a expressão mais sofisticada do bem-estar da sociedade alcobacense mas onde pontifica ainda muito de bom do que vai passando por Alcobaça.

FICHA TÉCNICA

Organização . Município de Alcobaça e Pelouro da Cultura
Produção . Cine-Teatro de Alcobaça
Comissária Geral . Mónica Baptista (Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Alcobaça)
Comissários Técnicos . Alberto Guerreiro (Programação da Exposição e Museologia); Isabel Martins (Coordenação Executiva do Cine Teatro de Alcobaça) e Ana Alves (Arte Gráfica)
Textos . Alberto Guerreiro, Rui Morais e João Filipe de Oliva Monteiro
Documentação, Produção e Comunicação . Rosário Ribeiro, João Paulo Santos, Natália Ramos, Mafalda Cândido e Carlos Mendes

Montagem . Abílio Félix, Hélder Santos, Fernando Agostinho Sousa Duarte, José Marcelino e Mário Carvalho Santos
Apoio logístico . Biblioteca Municipal de Alcobaça, Gabinete de Comunicação e Relações Públicas e Divisão de Conservação do Património Municipal
Produção Gráfica . Loja das Ideias Marketing e Comunicação, Lda. e Arte Ataca
Colecções / Colaboração . Cine-Teatro de Alcobaça, Biblioteca Municipal de Alcobaça, Academia de Música de Alcobaça, CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea, S. A. Marionetas, Museu Nacional do Teatro, BFJ Arquitectos, Moscow Piano Quartet, João Filipe Oliva Monteiro, Sérgio Carolino e Mário Marques
Fotografia . António Guerra, Josezinha e Jorge Vasco
Agradecimento . Museu Nacional do Teatro, Academia de Música de Alcobaça, CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea, S. A. Marionetas, BFJ Arquitectos, Moscow Piano Quartet, João Filipe Oliva Monteiro, Rui Morais, Paula Anjos, Sérgio Carolino, Mário Marques, António Guerra, Josezinha e Jorge Vasco.

Colaboração:
Biblioteca Municipal de Alcobaça
Museu Nacional do Teatro
CeDeCe – Companhia de Dança Contemporânea
S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos

Associação de Música de Alcobaça
João Filipe de Oliva Monteiro
Sérgio Carolino
Mário Marques
Manuel Campos
Jozézinha Vasco e Jorge Vasco
António Guerra

É de visitar!

No comments: