Thursday, May 14, 2009

XVII CISTERMÚSICA COMEÇA NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA

Com uma forte preocupação de serviço público, a XVII edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, que se prolonga de 16 de Maio a 20 de Junho, apresenta 12 concertos principais, nove dos quais dedicados ao Universo da Música de Câmara. Uma parceria entre o Câmara Municipal e a Academia de Música de Alcobaça. Este é o Cistermúsica mais ambicioso de sempre, tendo a sua qualidade sido reconhecida pelo Ministério da Cultura e pela Direcção Geral das Artes, que atribuiu a maior classificação no plano de apoio às artes.
EFEMÉRIDES
Na data em que se comemoram os 200 anos da morte de Haydn, os 200 anos do nascimento de Mendelssohn e os 250 anos da morte de Händel, o concerto inaugural reúne obras desses autores numa incursão pelo raro e fascinante reportório para quatro vozes e piano.A comemoração do bicentenário haydniano atinge o pleno com a audição da oratória A Criação, num concerto coral-sinfónico que junta o Coro Lisboa Cantat, a Orquestra Académica Metropolitana e três jovens solistas; oportunidade para ouvir uma das obras-primas da música europeia nesse cenário perfeito que é a nave central do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
JORDI SAVALL EXCLUSIVO EM PORTUGAL
Para encerrar o Festival, um dos nomes maiores da música antiga faz uma rara apresentação a solo: Jordi Savall traz à Nave Central do Mosteiro a sua viola da gamba, num programa que percorre alguma da mais bela música para esse instrumento, incluindo obras de Monsieur de Sainte-Colombe, que Savall tocou no filme Tous les matins du monde (será exibido dias antes).
A MÚSICA PORTUGUESA
A música portuguesa — outra das imagens de marca do Cistermúsica, destaca-se com a aposta no reportório para dois pianos, uma proposta original de Artur Pizarro e de Vita Panomariovaite, que reúne obras de Cláudio Carneyro, António Victorino d'Almeida, Tomás de Lima, Isabel Lupi e Fernando Lopes-Graça.
APOSTA NOS NOVOS VALORES
A aposta em jovens talentos é reforçada em 2009. O programa inclui a estreia de duas obras encomendadas às jovens compositoras Sofia Sousa Rocha e Vanessa Valério, dois dos nomes mais promissores da nova geração. Na sequência do 1.º Concurso de Música de Câmara «Cidade de Alcobaça, os vencedores do concurso: Trio Impressões (Portugal) e Messiaen Quartet (Rússia) irão também actuar nesta edição. Finalmente, e dando seguimento à parceria do Cistermúsica com o Concurso de Interpretação do Estoril, Rui Lopes, o jovem fagotista laureado recentemente, irá actuar com o conhecido clarinetista alemão Sebastian Manz.
LEVAR A MÚSICA CLÁSSICA ÀS FREGUESIAS
Para a organização, que conta com a Direcção Artística de Alexandre Delgado pelo oitavo ano consecutivo, esta edição destaca-se pela sua descentralização, uma vez que vai percorrer seis freguesias das 18 do Concelho.
QUATRO NOVAS SECÇÕES
“Cistermúsica Júnior”, “Concertos para famílias”, “Cistermúsica Off” e “O Cinema vai à Ópera” são quatro propostas alternativas ao programa principal que irão enriquecer este festival.
E AINDA...
Uma surpresa muito especial que será uma espécie de CISTERMÚSICA OFF, incorporado num concerto pelo agrupamento 2 Tubas & Friends e numa série de Dj/Set's que serão oportunamente anunciados...
COMEÇA JÁ NO PRÓXIMO SÁBADO:
16 de Maio (sábado) — 21h30 — Cine-Teatro de Alcobaça
Concerto Inaugural 5 euros
CARLA CARAMUJO (soprano)
SUSANA TEIXEIRA (meio-soprano)
FERNANDO GUIMARÃES (tenor)
RUI BAÊTA (barítono)
JOAO PAULO SANTOS (piano)
Obras para quatro vozes e piano de Händel, Haydn, Mendelssohn, Schubert, Saint-Saëns, Gounod e Rossini
É de ir! A tudo e mais alguma coisa!

No comments: