Thursday, May 31, 2007

EMOLAS E AMIGOS OU O ELEFANTE GRANDALHÃO AO VIVO NO AUDITÓRIO DO ORFEÃO DE LEIRIA

A história “Edolina, a boneca bailarina”marcou a estreia do ciclo de Concertos para bebés e crianças da temporada 2006/2007 do Orfeão de Leiria/ Conservatório de Artes, contando com a participação especial de Maria Odete Neiva na viola de arco e Ivana Dimitrijevic no violino. Seguiu-se em Abril, “A Lagarta sonhadora” com Marta Mourão na harpa e Neuza Bettencourt na flauta transversal. No concerto de domingo 6 de Maio, através da história “O Polvo Rodolfo”, a amizade, a solidariedade, a tolerância, a afectividade, as emoções, a comunicação, a cumplicidade e a criatividade foram os indutores para cada movimento, cada canção, cada instrumento. Diana Rolo (voz), Flávio Cardoso (voz e guitarra), Katy Nascimento (dança), intérpretes da equipa do projecto, contaram com participação da convidada especial neste concerto, Neuza Felicidade em percussão.
Desta vez, no próximo domingo, dia 3 de Junho, o Emolas vai encontrar-se com o Elefante Grandalhão e ainda convidará para a festa o contrabaixista Miguel Leiria e o pianista Roberto Maddalena. Estarão também presentes os alunos do 4.º G da Escola 1.º CEB dos Marinheiros, já que ganharam o concurso do Emolas, por terem criado a história do Elefante Grandalhão, que será apresentada no próximo domingo. A realização e a direcção musical são da responsabilidade de Sandrina Milhano, também investigadora e docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria.
Em cada concerto, o Rato Emolas, que vive na cadeira 44 de um teatro, convida os bebés dos 0-3 anos e as crianças entre os 4 e 6 anos, a partilharem do seu mundo e das suas experiências repletas de timbres, formas, movimento e amigos. Pais, filhos, avós e familiares são transportados durante cerca de 45 minutos para um universo no qual os aspectos físicos e imaginativos da música se aliam no desenvolvimento das capacidades de aprender a ouvir, a compreender, a apreciar, a participar e a criar com música.
A música é acompanhada por uma história.
Volta a ser no Auditório do Orfeão de Leiria
/ Conservatório de Artes, sendo apresentado em duas sessões: uma às 15h30, par um público alvo dos 0 aos 3 anos, e outra às 16h30, para um público alvo dos 4 aos 6 anos. Tal como vem sendo usual, cada criança poderá ser acompanhadas por um máximo de três pessoas. É de ir!


No comments: